Morre o último Patriarca Presidente

eldred

Eldred G. Smith faleceu na noite de ontem, quinta-feira, aos 106 anos, em Salt Lake City. Ele foi o oitavo e último Patriarca Presidente, ofício dado primeiramente a Joseph Smith Sênior, em 1833, e passado, em 1840, a Hyrum Smith, de quem Eldred era descendente. O Patriarca Presidente (ou Patriarca da Igreja, como chamado anteriormente) era uma autoridade geral, apoiado como profeta, vidente e revelador.

Quando seu pai, o Patriarca Presidente Hyrum G. Smith, faleceu em 1932, o então jovem Eldred, de 25 anos, esperava ser chamado para suceder seu pai. Mas, para o presidente Heber J. Grant, Eldred não estava qualificado por diversos motivos: por sua idade, por estar solteiro, por não ter um diploma universitário e por ser um descendente do que Grant acreditava ser o lado “fraco” da família Smith. Já aos 35 anos e casado, Eldred viu seu direito ao ofício patriarcal ser dado a Joseph F. Smith II, desobrigado quatro anos depois por comportamento homossexual.

Eldred ocupou o ofício de Patriarca Presidente entre os anos de 1946 a 1979, quando foi então colocado em “status emérito”. Durante 32 anos como Patriarca Presidente, Eldred administrou cerca de 18 mil bênçãos patriarcais, algumas dadas durante viagens para países europeus, Canadá, Porto Rico, Hong Kong e Taiwan.

Nos últimos anos, Eldred participava como convidado das reuniões semanais da Primeira Presidência e Quórum dos Doze, no templo de Salt Lake, às quinta-feiras. Nesta semana, devido aos preparativos da Conferência Geral, a reunião foi realizada na quarta e contou com a participação de Eldred, usando uma cadeira de rodas.

Seu falecimento encerra uma era passada do mormonismo e leva embora a última evidência viva do sacerdócio patriarcal na Igreja sud.

2 comentários sobre “Morre o último Patriarca Presidente

  1. Mas quanto aos filhos do Patriarca Eldred G. Smith? Seu primogênito está vivo? A IJCSUD atualmente alega qual doutrina com respeito ao chamado de Patriarca Presidente? Qual relação tem o Sacerdócio Patriarcal que Eldred carregava com o Sacerdócio Patriarcal mencionado no templo? Pode a igreja continuar sem este sacerdócio?

    • Rob, excelentes perguntas.

      O herdeiro patriarcal de Eldred G. Smith é seu filho E. Gary Smith. Ele vive na Califórnia, onde trabalha com advocacia. Ele foi coautor do excelente livro Lost Legacy: the Mormon Office of Presiding Patriarch, que narra a história do ofício, com vários documentos e relatos oferecidos por seu pai. E. Gary Smith cresceu sendo preparado para assumir um dia o ofício de seu pai.

      O ofício de Patriarca Presidente é uma doutrina esquecida na Igreja SUD. Teoricamente, a posição estaria em aberto. Na prática, foi extinta em 1979 quando Eldred foi colocado em status emérito. O argumento utilizado foi que havia um grande número de patriarcas de estaca ao redor do mundo. Lembremos, porém, que o Patriarca era apoiado como profeta, vidente e revelador.

      As três ordens do sacerdócio ensinadas por Joseph Smith estariam presentes na hierarquia da Igreja: o sacerdócio aarônico representado no bispado presidente, o sacerdócio de Melquisedeque representado na Primeira Presidência e o sacerdócio patriarcal na figura do Patriarca. Ao contrário do Presidente da Igreja e do Bispo Presidente, o Patriarca não possuía conselheiros.

      Provavelmente há muitas relações entre o ofício patriarcal e as bênçãos prometidas na investidura e selamentos. Falando do sacerdócio patriarcal, Joseph Smith disse que Deus revelaria mais sobre essa ordem com a construção do templo de Nauvoo. O patriarca seria aquele que possuiria as chaves do poder selador:

      “Que de agora em diante [Hyrum Smith] retenha as chaves das bênçãos patriarcais sobre a cabeça de todo o meu povo,

      Para que quem ele abençoar seja abençoado; e quem ele amaldiçoar seja amaldiçoado; para que tudo que ligar na Terra seja ligado nos céus e tudo que ele desligar na Terra seja desligado nos céus. (…)

      Primeiro dou-vos Hyrum Smith como vosso patriarca, para portar as bênçãos de selamento de minha igreja, sim, o Santo Espírito da promessa pelo qual sois selados para o dia da redenção (…)” (D&C 124:92-14;123-124).

      De acordo com Wilford Woodruff, o ofício de Patriarca estaria entre aqueles essenciais para a organização da Igreja: “Aprendemos do ensinamento do Presidente Young que era necessário manter uma organização completa da Igreja o tempo inteiro até onde fosse possível. Pelo menos os três [da] primeira Presidência, quórum dos Doze, Setentas, e Patriarca sobre toda a Igreja etc. de modo que o diabo não pudesse tirar vantagem de nós” (Diário de Wilford Woodruff, 27 de dezembro de 1847).

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.