A Companhia Pioneira de Brigham Young

Erastus Snow e Orson Pratt

Erastus Snow e Orson Pratt

Em 21 de julho de 1847, os dois batedores da companhia pioneira de Brigham Young celebraram gritando “hosana!”. Após cerca de três meses de viagem, eles haviam avistado o vale ao norte do Grande Lago Salgado. O mais velho, de 35 anos, estava a cavalo; o de 28, a pé. Orson Pratt e Erastus Snow estavam abrindo assim o caminho para mais de 30 mil mórmons fugindo dos Estados Unidos em busco de um novo lar.

No dia seguinte, a maior parte dos carroções da companhia desceu ao vale. Mas Brigham Young, doente, só chegaria no dia 24, data celebrada até hoje em Utah como o Dia dos Pioneiros.

Sua companhia de 72 carroções era formada por 148 pessoas: 143 homens, três mulheres e duas crianças. O grupo era bastante jovem: a idade média entre os adultos era de aproximadamente 32 anos. Dentre os oito apóstolos, Brigham Young e Heber C. Kimball eram os mais velhos, com 46 anos; o mais jovem era George A. Smith, com 30.¹

As mulheres eram Clarissa Decker Young, com 19, a esposa plural mais jovem de Brigham; Ellen Sanders Kimball, com 23, esposa plural de Heber; e Harriet Decker Young, com 41, esposa de Lorenzo D. Young.

Green Flake

Green Flake

Dentre os homens, havia três escravos negros: Green Flake, de 19 anos; Hark Lay, 22, escravo de William Lay; e Oscar Crosby, 32. Os três faziam parte da “vanguarda” da companhia, liderada por Pratt. Do pouco que se sabe desses três homens, Green Flake é quem tem a história um pouco mais documentada.

Além dos oito apóstolos, outros dez membros da companhia faziam parte do “Reino de Deus e suas Leis, com as suas chaves e poder, e julgamento nas mãos de seus servos, Ahman Cristo” – organização secreta mais lembrada pelo apelido Conselho dos Cinquenta. Dois meses antes da sua morte o profeta Joseph Smith havia dito que pretendia ser “um dos instrumentos no estabelecimento do Reino” de Deus e que lançaria uma “fundação que revolucionará todo o mundo”.² Brigham Young, que considerava ser um apóstolo de Cristo e de Joseph Smith,³ e os demais membros restantes dos Cinquenta estavam decididos a concretizar, à sua maneira, o sonho vislumbrado por Joseph Smith.

NOTAS

1. Uma lista completa dos componentes pode ser encontrada no site Mormon Pioneer Overland Travel.  Há erros nas idades dos indivíduos listados pelo site.

2. History of the Church 6:365.

3. Journal of Discourses 5:269

Um comentário sobre “A Companhia Pioneira de Brigham Young

  1. Muito interessante alguns detalhes mesmo. Muitos membros penam que essa empreitada foi feita de qualquer jeito mas, foi muito bem planejada como podemos ver. Em partes o sonho do Presidente Joseph Smith Jr. foi concretizado.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s