Arco-Íris Mórmon

Anotem a data: 05 de junho de 2016.

Arco-Íris

Nesta data, membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias vestirão laços de fitas arco-íris às reuniões dominicais, em solidariedade aos jovens da Igreja que sofrem com  preconceito, discriminação, e abandono em suas comunidades SUD por serem LGBT.

Através do projeto “Arco-Íris Mórmon“, membros da Igreja serão encorajados a vestir os laços para demonstrar apoio aos jovens, deixando-lhes claro que existem aliados entre seus correligionários. A data foi escolhida por marcar o quinto aniverário do vazamento ao público da nova política oficial de discriminação contra famílias LGBT.

Além de vestir os laços nesta data, membros serão incentivados a vesti-los todos os domingos, como sinal de apoio, e para promover conversas e debates entre membros que talvez não tenham se conscientizado ou sensibilizado para os desafios que jovens LGBT encaram dentro de suas comunidades SUD.

Ademais, membros são convidados a doar roupas e cobertores para a ONG Ogden Youth Futures, um abrigo no norte de Utah para jovens SUD que são expulsos de seus lares e encontram-se sem teto por haverem “saído do armário” para suas famílias.

Kristy Money, organizadora do projeto, recebeu sua inspiração enquanto escrevia sua tese sobre prevenção de suicídio em Utah. Por causa de um aumento súbito na taxa de suicídios entre jovens SUD,  Money notou vários grupos, e diversos membros individuais, lutando para encontrar modos para ajudar a deter o problema, como por exemplo as Mamães Dragões, e percebeu a necessidade de unir esses grupos para se organizarem melhor e, assim, servirem aos jovens de maneira mais eficiente.

“O Projeto do Arco-Íris Mórmon é uma tentativa para ganhar visibilidade para as questões de mórmons LGBT dentro das alas onde as discussões sobre a política ainda não começaram. É uma tentativa de mostrar amor aos membros mais negligenciados e maltratados de nossa igreja, como Cristo mostrou amor aos mais odiados dos pecadores, comia com publicanos e as prostitutas, porque Ele sabia que todos nós somos pecadores e todos precisamos da Expiação. Mórmons Arco-Íris são aqueles que amam as pessoas LGBT em nossas próprias vidas e querem mostrar-lhes que somos aliados e podemos ser chamados para apoiar aqueles que têm medo de sair do armário dentro da Igreja Mórmon e para aqueles que foram rejeitados pela família, e fugiram ou foram forçados a sair de suas casas como resultado de sua orientação sexual.”

Perguntada sobre o que leva pais a expulsarem seus filhos LGBT de casa, Money explica:

“[Os pais] estão tentando fazer a coisa certa e a Igreja está passando mensagens contraditórias. A Igreja ensina que o comportamento homossexual é errado e que excomungar é um gesto de amor para parar o pecado, e os pais passam a acreditar nisso também, e fazem a mesma coisa (expulsão de casa) esperando que vai ter o mesmo efeito que a Igreja esperar ter (arrependimento, obediência). [No entanto], psicólogos descobriram que justamente o oposto acontece, pois adolescentes rejeitados se sentem sozinhos e abandonados, e não tendem a voltar.”

Sobre o projeto, Money explica o seu propósito principal e sua fundamentação racional:

“É preciso apenas uma pessoa para levantar-se para o que é certo, e em seguida mais algumas que concordam e têm silenciosamente observado apenas a se levantar com ela, também. O simples ato de vestir uma fita do arco-íris faz uma mudança para melhor. Ele sinaliza para outros que há espaços seguros para aqueles que estão em crise, e embora possa parecer que todos os mórmons LGBT já deixaram a Igreja… devemos pensar naqueles que são mais jovens e não saíram ainda… essas crianças estão olhando ao redor, o que está acontecendo agora na nossa comunidade mórmon, elas estão nos observando, procurando por esperança, e nós estamos em uma posição para ajudá-los, com algo tão simples como uma fita, um sinal como o de Noé de que há de fato esperança, e que eles têm um amigo e aliado em você. Eu realmente acredito que isso pode salvar vidas.”

O que podem os membros da Igreja no Brasil fazer para também apoiar os jovens LGBT na Igreja brasileira?

26 comentários sobre “Arco-Íris Mórmon

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.