Primeira Presidência: Mórmons Não Podem Ser Comunistas

A Primeira Presidência d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias publicou um editorial proibindo membros da Igreja de serem comunistas sob o título “Advertência aos Membros da Igreja” no seu jornal Deseret News em julho de 1936, e novamente no seu periódico The Improvement Era em agosto de 1936.

A Primeira Presidência da Igreja SUD (Out 1934 – Mai 1945): 1o Conselheiro Reuben Clark, Presidente Heber Grant, 2o Conselheiro David McKay


Editorial

Advertência aos Membros da Igreja

É com grande pesar que descobrimos de fontes confiáveis, tanto governamentais como outras, que alguns membros da Igreja estão se unindo, direta ou indiretamente, aos comunistas, e estão participando de suas atividades.

A Igreja não interfere, e não tem intenção de tentar interferir, com o exercício político pleno e livre de seus membros, sob a égide da nossa constituição, que o Senhor declarou: “… Eu estabeleci … pelas mãos de homens sábios que Eu criei justo para esse propósito … ” (D&C 101:80), e que, quanto aos princípios do mesmo o Profeta, ao dedicar o Templo de Kirtland, orou que devesse ser “estabelecido para sempre”. (Ver D&C 109:54)

Mas o comunismo não é um partido político nem um plano político sob a constituição; é um sistema de governo que é o oposto do nosso governo constitucional, e seria necessário destruir nosso governo antes que o comunismo pudesse ser estabelecido nos Estados Unidos.

Uma vez que o comunismo, estabelecido, destruiria nosso governo constitucional americano, apoiar o comunismo é uma traição contra nossas instituições livres, e nenhum cidadão americano patriótico poderia se tornar comunista ou apoiador do comunismo.

Aos membros da nossa Igreja dizemos: O comunismo não é a Ordem Unida e tem apenas a semelhança mais superficial com a mesma; O comunismo é baseado na intolerância e força, enquanto a Ordem Unida no amor e na liberdade de consciência e ação; O comunismo envolve uma forte espoliação e confisco, enquanto a Ordem Unida a consagração e o sacrifício voluntários.

Os comunistas não podem estabelecer a Ordem Unida, nem o comunismo a trará. A Ordem Unida será estabelecida pelo Senhor em seu devido tempo e de acordo com a ordem regular prescrita pela Igreja.

Além disso, é dito universalmente, o que não é contradito ou desprovado com sucesso, que o comunismo se compromete a controlar, se não prescrever, a vida religiosa das pessoas que vivem dentro de sua jurisdição, chegando até a santidade do próprio círculo familiar, interrompendo o relacionamento normal de pai e filho, tudo de uma maneira desconhecida e não sancionada sob as garantias constitucionais sob as quais nós, na América, vivemos. Tal interferência seria contrária aos preceitos fundamentais do evangelho e aos ensinamentos e ordem da Igreja.

O comunismo sendo assim hostil à cidadania americana leal e incompatível com a verdadeira filiação à Igreja, portanto nenhum cidadão americano leal e nenhum membro fiel da Igreja pode ser um comunista.

Convocamos todos os membros da Igreja a abster-se completamente do comunismo. A segurança de nosso governo constitucional divinamente inspirado e o bem-estar de nossa Igreja exigem, imperativamente, que o comunismo não tenha lugar na América.

[Assinaturas]
Heber J. Grant
J. Reuben Clark Jr.
David O. McKay

A Primeira Presidência

(Publicado em Deseret News 3 Julho 1936 p. 1, republicado em The Improvement Era Vol 39 No. 08 Agosto 1936 p. 488)

Editorial da Primeira Presidencia sobre Comunismo publicado no The Improvement Era


Leia mais sobre a crítica ao capitalismo em um manual da Igreja SUD.

Leia mais sobre a crítica ao capitalismo e corporativismo dentro da Igreja SUD no diário de Brigham Young, Jr.

Leia mais sobre o que Lorenzo Snow pregou sobre Comunismo e a Ordem Unida.

Leia mais sobre A Ética Mórmon e o Espírito do Capitalismo.

Leia mais sobre Como o camelo passou pela agulha?

3 comentários sobre “Primeira Presidência: Mórmons Não Podem Ser Comunistas

  1. Tendo em vista que a Igreja SUD sempre precisou do apoio de governantes para se estabelecer e manter suas propriedades, é mais que óbvio que a campanha contra o comunismo era movido mais por motivos de interesse do que pela ideologia em si. Muitas pessoas acham ruim quando falo isso, mas a Igreja SUD nunca de fato se preocupou com as pessoas sem pensar em interesses e vantagens que poderiam levar. Seria de forma ingênuo acreditar que a Igreja iria se posicionar a favor das pessoas de bem sem pensar nos seus interesses.

    Que diga a época do nazismo na Alemanha. Naquele tempo qualquer grupo poderia se posicionar contra o que de fato ocorreu com alguns grupos seja religioso, esportivo, empresarial e outros, mas assim como a maioria covarde a Igreja se manteve em cima do muro; salvo um ou outro membro que salvou alguns Judeus por baixo do pano. Lógico que naqueles tempos era conveniente para a Igreja fazer isso uma vez que a Igreja era bem pequena em número de membros.

    Voltado ao assunto, da mesma forma que a igreja não lutava contra o nazismo pensando em seus interesses, a mesma se dá a questão de criticar o comunismo para agradar o governo norte-americano que vivia o medo de tal sistema se tornar o sistema mandante no planeta.

    Em outras palavras, nada que Igreja faz e fala é feito sem pensar em interesses no caso religioso.

    • Concordo plenamente. E sob este prisma, é errado ser comunista porque vai contra o modelo de governo estabelecido….a não ser que você viva em um país comunista, né? Se fosse lá, seria errado ser capitalista?
      Você está correto, mais uma vez a demanda factual, temporal e historica precede a revelação.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.