Joseph Smith: Significado da Palavra Mórmon

O Profeta Joseph Smith explicou como ele, pessoalmente, define o termo “Mórmon” em uma carta aberta para o jornal oficial da Igreja Times and Seasons e seu diário oficial History of the Church.

Enquanto o atual Profeta Russell Nelson afirma que o uso do termo “mórmon” é ofensivo para Deus e uma “vitória para Satanás”, o Profeta Joseph Smith o definia assim¹:

“Editor do Times and Seasons:

Senhor – Por meio de seu trabalho, desejo corrigir um erro entre homens que professam ser instruídos, liberais e sábios; e faço isso com mais alegria, porque espero que as pessoas de pensamento sóbrio e de raciocínio sólido, antes, escutem a voz da verdade do que se deixem enganar pelas pretensões vãs do egoísta.

O erro de que falo é a definição da palavra “Mórmon”. Afirmou-se que esta palavra foi derivada da palavra grega mormo. Este não é o caso. Não havia grego ou latim nas placas das quais eu, pela graça do Senhor, traduzi o Livro de Mórmon. Deixe a linguagem do livro falar por si.

Na 523ª página da quarta edição, lê-se: “E agora, eis que escrevemos este registro de acordo com nosso conhecimento dos caracteres que são chamados entre nós de egípcio reformado, sendo transmitidos e alterados por nós, de acordo com nossa maneira. E se nossas placas fossem suficientemente grandes, teríamos escrito em hebraico, mas o hebraico também foi alterado por nós, e se pudéssemos ter escrito em hebraico, eis que não haveria nenhuma imperfeição em nosso registro. Mas o Senhor sabe as coisas que escrevemos, e também que nenhum outro povo conhece a nossa língua, por isso preparou meios para a sua interpretação.”

Aqui, então, o assunto é colocado em silêncio; porque “nenhum outro povo conhece nossa língua”; portanto o Senhor, e não o homem, teve que interpretar, depois que todas as pessoas morreram. E, como Paulo disse: “O mundo pela sabedoria não conhece a Deus”; então o mundo pela especulação é destituído de revelação; e como Deus em Sua sabedoria superior sempre deu a Seus Santos, onde quer que eles estivessem na Terra, o mesmo espírito, e esse espírito, como João diz, é o verdadeiro espírito de profecia, que é o testemunho de Jesus. Posso dizer com segurança que a palavra “Mórmon” é independente da sabedoria e da aprendizagem desta geração.

Antes de dar uma definição, no entanto, à palavra, deixe-me dizer que a Bíblia, no seu sentido mais amplo, significa bom; pois o Salvador diz de acordo com o evangelho de João “eu sou o bom pastor”; e não será além do uso comum de termos dizer que o bem está entre os mais importantes em uso e, embora conhecido por vários nomes em diferentes idiomas, ainda assim seu significado é o mesmo e sempre está em oposição ao mal. Nós dizemos do saxão, good; do dinamarquês, god; do godo, goda; do alemão, gut; dos holandeses, goed; do latim, bonus; do grego, kalos; do hebraico, tob; e do egípcio, mon. Assim, com a adição de mais², ou da contração, mor, temos a palavra mórmon; o que significa literalmente mais bom.

Seu,

Joseph Smith”


NOTAS
[1] Ênfases nossas.
[2] More no original, que é a palavra inglesa para mais em português. Smith afirma, portanto, que a palavra mórmon vem da conjunção da palavra inglesa more com a palavra egípcia³ mon para formar mormon.
[3] A língua morta egípcia não havia sido decifrada quando Smith ditou o Livro de Mórmon, porém ela já o foi desde então. O Chicago Demotic Dictionary, um dos melhores dicionários do demótico, o egípcio “reformado” em uso entre os anos 650 AEC e 450 EC, sugere que a contração mon era utilizada como negativa do tipo “não”, “sem”, “nenhum”, etc.

4 comentários sobre “Joseph Smith: Significado da Palavra Mórmon

  1. É impressão minha ou já ouve um poste tratando deste assunto? Me tirem essa duvida talvez eu esteja enganado.

    Mas é bem interessante hoje esse desuso da palavra Mórmon que foi anunciado recentemente visto que é um termo profundamente ligado a igreja desde o inicio.

  2. As facilidades da era da informação, trouxeram a possibilidade de entendermos melhor a História Mórmon, inclusive por documentos oficiais da própria instituição. Percebo que é recorrente a tentativa de maquiar a História… A questão do nome mórmon levantada pelo Líder máximo é uma reação as conjunturas negativas que atravessa a Igreja…. para entender melhor é preciso pesquisar… o que nem sempre os seguidores fazem por estarem tão envolvidos pelo modelo Teocrático, o conhecimento inquestionável….resumindo dissonância cognitiva….

    • Que interessante, Ricardo.

      Então você acha que o Nelson quer desassociar os membros da Igreja do nome “mórmon” para evitar sua exposição aos materiais publicados sobre mórmons na internet?

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.