Dallin Oaks: Evite Pesquisar a História da Igreja

O Presidente Dallin H Oaks ofereceu conselho a jovens casados em Chicago sobre como lidar com perguntas que ameaçam a fé.

Dallin Oaks

Dallin Harris Oaks, Primeiro Conselheiro da Primeira Presidência e Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja SUD, ao lado de Russell Nelson (à direita)

Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência e Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja SUD, Oaks afirmou em devocional nesse 2 de fevereiro p.p. que a melhor estratégia para se manter a fé intacta na era das “informações” é se esforçar para permanecer ignorante dos fatos.

Oaks, de acordo com o relatório publicado pelo jornal da Igreja SUD The Church News, sugere que a melhor maneira para evitar “dúvidas” e manter “a fé” é nunca estudar os fatos históricos, evitar pesquisas, simplesmente acreditar no que os líderes da Igreja falam ou publicam no site oficial da Igreja, e dedicar-se com afinco às atividades da Igreja (ênfases nossas):

“Sua geração cresceu com uma avalanche de informações sobre a história da Igreja que é nova para muitos e preocupante para alguns”, disse ele. “Os princípios consagrados pelo tempo de depender de, e confiar, no Senhor e em Seus servos são questionados por alguns”.

Além disso, muitos membros – “e vocês certamente estão entre eles” – vivem em áreas onde são uma pequena minoria. Cada dia eles se associam e às vezes são governados por pessoas que têm crenças e padrões “radicalmente diferentes”.

“Somos ensinados a amar nossos vizinhos, mas não é fácil amar e viver com aqueles que têm padrões diferentes e, às vezes, desafiam-nos e nossos padrões de maneira persuasiva ou ameaçadora”, disse ele.

(…)

Ele reconheceu que alguns casais [de Santos dos Últimos Dias] enfrentam conflitos sobre valores e prioridades importantes. Assuntos sobre a história da Igreja e questões doutrinárias levaram alguns cônjuges à inatividade. Alguns cônjuges se perguntam sobre a melhor maneira de pesquisar e responder a essas questões.

“Eu sugiro que pesquisa não seja a resposta”, disse ele.

A Igreja oferece respostas a muitas perguntas familiares através dos Ensaios dos Tópicos do Evangelho, encontrados em lds.org.

“Mas a melhor resposta para qualquer pergunta que ameace a fé é trabalhar para aumentar a fé no Senhor Jesus Cristo”, disse ele. “A conversão ao Senhor precede a conversão à Igreja. E a conversão ao Senhor vem através da oração e estudo e serviço, promovida pela paciência amorosa da parte do cônjuge e de outros membros da família envolvidos”.

(…)

Quando lhe for feita uma pergunta difícil, do tipo que quebra a cabeça sobre a história da Igreja, seja honesto e, se necessário, diga que não sabe. Mas então não se esqueça de dizer o que você sabe: “Eu sei que Joseph Smith foi um profeta de Deus”.

19 comentários sobre “Dallin Oaks: Evite Pesquisar a História da Igreja

  1. Eles, verdadeiramente, ainda pensam que os membros são burros, que patético. Pesquisem sim, e quando descobrirem que é tudo farsa, saiam!

  2. “Quando lhe for feita uma pergunta difícil, do tipo que quebra a cabeça sobre a história da Igreja, seja honesto e, se necessário, diga que não sabe.”
    Tá, mas….e se eu souber? Devo ser honesta também e dizer o que sei?
    Acho que a errada sou eu, então, por saber.

  3. Eu sei que a doutrina cristã é verdadeira, sei que Jesus veio no limiar dos tempos trazer luz a humanidade, resignificando a lei, trazendo o sentido verdadeiro de Deus. Isto está gravado no meu coração e nada vai mudar o que aprendi.

    Bem como nada vai mudar os atos e fatos que fizeram com que eu saísse da IJCSUD, e continue pesquisando sobre ela. Por que só os homens sacerdotes podem saber a história da Igreja???

    Não aceito, como não aceito as mulheres não receberem o sacerdócio.

  4. É lamentável essa declaração…. De uma pessoa que se diz um apóstolo de Jesus Cristo. Eu não sou grande conhecedor porém as histórias de Cristo provém de qual fonte? De fatos históricos.

    Cada dia que passa me sinto triste com algumas declarações e isso me dá muita saudade do presidente Gordon B. Hinckley. Parece que naquela época era uma outra igreja.

    • Anderson, eu também penso dessa forma. Aliás, antes mesmo do falecimento do Presidente Hinckley eu já estava sentindo que o próximo iria fazer algo que não seria bom para os jovens da igreja. Depois que vi que o Monson frexiblizou a vida dos missionários; tornando mais conveniente a eles, já fiquei triste pois isso só fez esses missionários ficarem mais mimados que já eram. Praticamente fez a missão virar uma atividade turistica ao permitir missionários de usar PCs e smartphones. Isso também vai de contramão pelo que P. Hinckey incentivava que era a busca de conhecimento e aperfeiçoamento profissional através da educação e grandes esforços. Basicamente dizendo, os “profetas”de hoje estão incentivando os jovens a serem ignorantes a respeito do mundo e de suas responsabilidades na sociedade.

  5. Lamentável… Diga que não sabe e condicione seu cérebro a não duvidar…. EU SEI…. Seria isto manipulação ? é possível pensar por si só no mormonismo ? sentimentos são falíveis ?

  6. A história da igreja está bem acessível e fácil de entender, através do livro Santos, acredito que se alguém me perguntar sobre algo da história da igreja, se eu li a respeito do assunto, o melhor é mostrar os registros disponíveis, agora se eu não li e não sei sobre o assunto é melhor eu não dar uma resposta evasiva ou inventar.

  7. Não consigo encontrar respostas para o fato de Joseph copular com mulheres casadas, até mesmo realizando ordenanças com essas (fonte: Family Search).
    Teria Deus permitido o Adultério ou teriam essas mulheres seus familiares e lideres da época mentido sobre os casos extraconjugais do General Smith, nos seus diários ?
    Pelo estudo e pela Fé ? Será mesmo ?

  8. Sério isso? Como assim não pesquisar a história da igreja já que eles dizem ser verdadeira pq não? Muito estranho isso eles estão e com medo do povo começar a abrir os olhos e verem a grande mentira que são.

  9. “Não podemos ser salvos em ignorância”; já dizia os líderes da igreja SUD há mais de 2 décadas atrás. Quando entrei na religião este era um lema que gostava pois penso que temos que ter conhecimento para que possamos estar preparado para vida seja no dia-a-dia como também na area profissional e educacional.
    Hoje vemos lideres em claro desespero tentando fazer os jovens a não conseguirem esse conhecimento. Até mesmo no site lds.org certos textos que eram de fácil acesso foram de forma inexplicavel retirados do site alguns anos atrás.
    O que posso notar que a igreja sud está em claro desespero pois sabe que as informações antigas são hoje muito acessível para jovens mormons e isso não é algo bom para a igreja, não no que acerca o lado de converter pessoas à sua crença.
    Mas, é como eu digo, a melhor coisa que a igreja deve fazer é simplesmente reconhecer os erros do passado, pedir desculpas pelas mentiras e fatos vergonhosos que fizeram e fazer uma limpa na igreja. Ao fazer isso, nada que os jovens descubram na net sobre a igreja irá modificar algo pois permanecerá quem quiser permanecer. Enquanto mentiras continuarem e a vã tentativa de esconder a verdade continuar, a interrogação na mente de membros inteligentes continuarão e isso não será bom para membros e muito menos para a instituição religiosa descrita.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.