Gary Stevenson: Negros Possuem Gene Extra para Espiritualidade

O Apóstolo Gary Stevenson recentemente afirmou em discurso de devocional no Distrito Dar Es Salaam Tanzania, na cidade de Dar Es Salaam, Tanzania, que negros teriam geneticamente mais espirituais que outras raças.

Apóstolo Gary Evan Stevenson do Quórum dos Doze Apóstolos d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias desde outubro de 2015 (Foto: LDS.org)

Ou que tanzanianos seriam geneticamente mais espirituais que outros povos? Não ficou absolutamente claro. Veja por si, mesmo:

“Tivemos uma reunião com os missionários e depois nos reunimos com vários repórteres, repórteres jornalistas, do seu país. Jornais e televisão e rádio. Eles fizeram algumas perguntas muito boas. Eles fizeram uma pergunta sobre como nós – como eu me sentia em estar neste lindo país. Eu disse a eles como estávamos empolgados em vir, eu disse a eles que éramos gratos por estar aqui e que tínhamos impressões sobre o povo da Tanzânia. Eu até disse que eu acho que as pessoas daqui têm um gene extra em seu DNA delas, que o gene extra no DNA delas é um gene espiritual, que muitas outras pessoas no mundo não têm. E é isso que sinto sobre vocês.” (ênfases nossas)

Assista o clipe original:

A Tanzânia é um país da África Oriental, assolado por crônica e sistêmica pobreza, má nutrição generalizada, e uma robusta epidemia de HIV/AIDS. Não obstante as aparências superficiais para um homem branco norte-americano, a Tanzânia não é um país composto predominantemente de uma população homogênea de “negros”, mas sim composto por mais de 120 etnias distintas falando mais de 35 línguas distintas.

Colocando de lado o explícito racismo benevolente dos comentários do Apóstolo Stevenson, em termos literais eles se contrapõe teologicamente aos ensinamentos de profetas e apóstolos do passado. A noção de que geneticamente (i.e., o “sangue”) de africanos negros lhes conferiam um determinado status espiritual permeou a teologia mórmon por mais de 120 anos:

Brigham Young

“Veja que algumas classes da família humana são negras, rudes, feias, desagradáveis e de hábitos ruins, selvagens, e aparentemente desprovidos de quase todas as bençãos da inteligência que é doada à humanidade…. o Senhor colocou a marca em Caim, que é o nariz achatado e a pele negra. Rastreie a humanidade até o Dilúvio, e então outra maldição foi imposta à mesma raça — que eles seriam ‘servo dos servos’; e assim serão até que a maldição lhes seja removida.” — Brigham Young (Journal of Discourses 7:290)

John Taylor

“E depois do Dilúvio sabemos que a maldição pronunciada sobre Caim continuou-se através da esposa de Cão, pois este casou-se com uma mulher daquela linhagem. E por que passou-se a maldição adiante depois do Dilúvio? Porque era necessário que o Diabo tivese um representante na Terra, assim como Deus.” — John Taylor (Journal of Discourses 22:304)

B.H. Roberts

“Que o Negro é obviamente inferior ao Branco está provado tanto craniologicamente como por 6000 anos de experimentação planetária.” — B. H. Roberts (Manual dos Setenta 1:233)

Joseph Smith

“Perguntei [a] Jos[eph] F. Smith por que foi que o filho de Cã[,] Canaã[,] fora amaldiçoado ao invés de Cã para expor a pessoa do seu [p]ai. Ele disse que o Profeta Joseph é citado como havendo dito que o pecado de Cã consistiu em tentar castrar seu pai, Noé, e matar seus irmãos, Sem e Jafé, para que ele pudesse se tornar o cabeça das nações da terra. Cã havia se casado com uma filha de Caim, e através dele a maldição foi propagada através do Dilúvio. A semente dessa união é os egípcios, que não são negros, mas após a maldição de Cã, seus descendentes foram inteiramente de negros. Daí a diferença entre as raças que agora habitam a África.” (Diário de Abraham H. Cannon, vol. 17: 1892)

Brigham Young

Devo contar-lhes a lei de Deus no que diz respeito à raça Africana? Se o homem branco, que pertence à semente escolhida, misturar o seu sangue com a semente de Caim, a pena, nos têrmos da lei de Deus, é a morte imediata. Isso vai ser sempre assim.” — Brigham Young (Journal of Discourses 10:110)

Joseph Fielding Smith

“Há uma razão para um homem nascer preto e com outras desvantagens enquanto outro nasce branco com grandes vantagens. A razão é que nós tínhamos um outro estado antes de virmos para cá, e fomos obedientes, mais ou menos, às leis que lá nos foram dadas. Aqueles que lá foram fiéis em todas as coisas receberam bênçãos maiores aqui, e aqueles que não foram fiéis receberam menos.“ — Joseph Fielding Smith (Doutrinas de Salvação Vol. 1, 67)

“Não houve neutros no céu. Não houve neutros na guerra no céu. Todos tomaram partido, fosse com Cristo ou com Satanás. Cada homem tinha o seu livre arbítrio lá, e os homens recebem recompensas aqui com base em suas ações lá, exatamente como eles receberão recompensas no mundo vindouro pelos atos feitos no corpo. O Negro, evidentemente, está recebendo a recompensa que ele merece.” — Joseph Fielding Smith (Doutrinas de Salvação Vol. 1, 73)

Brigham Young

“Adão teve dois filhos, Caim e Abel. Caim era mais inclinado para o mal do que Abel. Adão foi chamado para oferecer sacrifício assim como seus filhos. O sacrifício de Abel foi mais aceitável do que o de Caim, e Caim pôs em seu coração tirar Abel fora do caminho, de modo que ele matou Abel. O Senhor disse que não iria matar Caim, mas que iria colocar uma marca sobre ele e ela é vista no rosto de cada Negro sobre a terra, e é o decreto de Deus que essa marca deva permanecer sobre a semente de Caim e a maldição até que toda a semente de Abel seja redimida e Caim não irá receber o Sacerdócio ou a salvação até que toda a semente de Abel seja redimida.

Qualquer homem que tenha uma gota da semente de Caim nele não pode portar o Sacerdócio, e se nenhum outro profeta jamais disse isso antes, eu vou dizer agora, em nome de Jesus Cristo. Eu sei que é verdade e outros sabem disso. O Negro não pode portar uma parte do Governo. Mas o dia virá em que toda a descendência de Caim será redimida e terá todas as bênçãos que temos agora e muito mais. Mas a semente de Abel estará à frente da descendência de Caim por toda a eternidade. Deixe-me concordar hoje em misturar a minha semente com a semente de Caim, e isso traria a mesma maldição sobre mim. E isso serve para qualquer homem.

E, se algum homem misturar sua semente com a semente de Caim, a única maneira através da qual ele poderia se livrar dela ou obter salvação seria vir adiante e ter sua cabeça cortada e derramar seu sangue sobre o chão. Significaria também tirar a vida de seus filhos. 

(…)

Não há um descendente do velho Caim que será permitido governar e reinar sobre a semente de Abel e nem você, nem eu podemos ajudá-los. Aqueles que os governam devem fazê-lo em justiça. Sou contra o atual sistema de escravidão. O Negro deve servir a semente de Abrão, mas isso deve ser feito corretamente. Não abuse do Negro e não o trate com crueldade. Tem sido instado aqui que muitos dos judeus eram negros. Sempre que a semente de Judá foi misturada com a semente de Caim, eles perderam o seu Sacerdócio e todas as suas bênçãos.

Como um exemplo, deixe a Presidência, os Doze, os Setenta, os Sumos Sacerdotes, os Bispos e todas as autoridades dizerem agora: Vamos todos nos misturar com a semente de Caim, e eles poderão ter todos os privilégios que eles quiserem. Assim que nós levantarmos nossas mãos para o céu em apoio a isso, naquele momento perderemos o Sacerdócio e todas as suas bênçãos e nós não seríamos redimidos até que Caim o fora. Eu nunca vou admitir isso por um momento.

Alguns podem pensar que eu não sei tanto quanto eles sabem, mas eu sei que eu sei mais do que eles sabem. O Senhor vai nos vigiar a todos nós; o Diabo gostaria de governar parte do tempo, mas estou determinado que ele não nos governará em nada, e os Negros não governarão sobre nós. Não vou admitir a que o Diabo governe em nada. Eu não vou consentir para que a semente de Caim vote em mim e em meus irmãos. Se você quer saber por que não falamos sobre isso na Constituição, foi porque não era da conta deles. Qualquer homem é cidadão, preto, branco ou vermelho, e se os judeus vêm aqui com uma parte do sangue cananeu neles, eles serão cidadãos e terão seus direitos, mas não para governar sobre mim e meus irmãos. Essas pessoas das ilhas e de países estrangeiros não sabem nada sobre governar o povo. Os cananeus não têm a sabedoria necessária para fazer as coisas como o homem branco tem. Devemos precaver-nos contra todo o mal. Eu não vou deixar este povo condenar-se conquanto eu possa ajudá-lo.” — Brigham Young (Diário Pessoal de Wilford Woodruff, Jan 1852, Escritório do Historiador da Igreja, reproduzido em compilação da Kraut’s Pioneer Press sob permissão do Historiador da Igreja como Wilford Woodruff’s Journal Selections, tipografado por Anne Wilde. Ênfases nossas)

De amaldiçoados a “gene extra para espiritualidade”, pode-se dizer que houve progresso na teologia mórmon de como o “sangue negro” é visto?

11 comentários sobre “Gary Stevenson: Negros Possuem Gene Extra para Espiritualidade

  1. “De amaldiçoados a “gene extra para espiritualidade”, pode-se dizer que houve progresso na teologia mórmon de como o “sangue negro” é visto?”

    Sim!

  2. Por essas e outras que abandonei a Igreja.
    Desde quando Jesus em seu apostolado fez acepção de pessoas?distinção de etnias?
    Os apóstolos como Bringham Young são extremamente racistas e excludentes em relação a outros povos que não os anglo saxôes.
    Até mesmo contra os hebreus….é tão desvairado o que dizem que esquecem que a Bíblia e seus patriarcas são hebreus!!!!!?
    Como explicar então

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.