Icônico Templo Mórmon Fechará Por 4 Anos

O Profeta d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Russell Nelson, anunciou que o famoso templo mórmon de Salt Lake City será fechado em dezembro de 2019 para profundas renovações estruturais que devem durar não menos que 4 anos.

Templo de Salt Lake, em Salt Lake City, Utah (Foto: Ken Lund)

Nelson anunciou que o templo echará em 29 de dezembro de 2019 e permanecerá fechado por aproximadamente quatro anos, enquanto passa por uma enorme e profunda renovação estrutural e sísmica. O templo deve reabrir em 2024 com uma casa aberta pública. Em seu anúncio, Nelson explicou que além de mudanças estéticas, e além de manutenção e atualização dos sistemas de suporte (elétrico, encanamento, etc.), a renovação é muito mais profunda, estrutural, e reconstrutiva.

“Este projeto irá melhorar, atualizar e embelezar o templo e seus arredores. Sistemas obsoletos dentro do edifício serão substituídos. Questões de segurança e questões sísmicas serão abordadas. A acessibilidade será aprimorada para que os membros com mobilidade limitada possam ser mais bem acomodados.”

A magnitude da extensão da reconstrução do templo é indicada pela promessa de Nelson em tentar manter elementos originais de sua construção histórica no século 19:

“Esforços serão feitos para preservar a historicidade única de cada templo, sempre que possível, preservando a beleza inspiradora e a habilidade única de gerações passadas.” (ênfase nossa)

A área ao redor da Praça do Templo e a praça próxima ao prédio da Igreja também serão afetadas, e os prédios existentes serão demolidos, e toda a área será reformada e restaurada.

A renovação do templo envolverá a substituição dos antigos sistemas mecânicos, elétricos e hidráulicos, bem como uma profunda atualização sísmica necessitando a reconstrução de toda sua base estrutural para permitir que o prédio possa resistir a um terremoto de grande magnitude. A instalação deste sistema de isolamento da base exigirá escavações profundas em torno das fundações históricas do templo, e também exigirá reconstrução para o fortalecimento das torres e das paredes de pedra.

Explicou Brent Roberts, diretor-gerente do Departamento de Projetos Especiais da Igreja:

“Esta atualização incluirá um sistema de isolamento de base, que é um dos meios mais eficazes para proteger uma estrutura contra as forças do terremoto. Esse sistema único preservará a base histórica do templo. Depois de concluído, ajudará a proteger as pessoas, o prédio histórico e os belos acabamentos interiores no caso de um terremoto.”

O templo, cuja construção durou 40 anos (1853-1893), foi renovado várias vezes durante as décadas subsequentes. A reforma mais extensa ocorreu entre 1962 e 1966, quando foram instalados novos sistemas de encanamento, eletricidade, aquecimento e ar condicionado, além das construções adicionais de um anexo com salas de selamentos ao norte do templo, e um novo e maior anexo no lugar do demolido anexo original do templo.

Contudo, nada tão profundo e estrutural como as renovações planejadas para os próximos 4 anos. O plano profético de Brigham Young, que afirmara em 1853 haver recebido visões divinas sobre como deveria ser construído o templo em Salt Lake City, era para que sua construção demorasse o quanto fosse necessário para que ele perdurasse por séculos:

“Eu não sou um homem visionário, nem sou dado muito a profetizar. (…) Quase nunca falo muito sobre revelações, ou visões, mas basta dizer que cinco anos atrás, em julho passado, eu estava aqui e vi no Espírito o Templo a menos de três metros de onde nós colocamos a Pedra Angular. Eu não perguntei que tipo de templo deveríamos construir. Por quê? Porque me foi representado diante de mim. Eu nunca olhei para aquele chão, sem que a visão estivesse lá. Eu vejo isso tão claramente como se fosse em realidade diante de mim.” (Journal of Discourses 1:132-133)

Em 1867, o Profeta Brigham Young deixou claro que suas intenções eram construir o templo de Salt Lake para durar por mais de mil anos:

Nós começamos um Templo que eu quero ver por mil anos quando a terra repousar. Nós não calculamos que este edifício irá cair. Vocês sabem que eu estava tão desconfiado de sua fundação, havia tantas coisas sobre isso que eu fiz que eu não gostei, que nós removemos tudo e tivemos que começar de novo. Nós começamos agora, e eu acho que é seguro. Quando o Templo for construído, eu quero que ele permaneça ereto por todo o Milênio … “ (Journal of Discourses 11:371-372, ênfases nossas)

Em 1863, Young havia deixado ainda mais explícito que sua intenção era construir um templo que permanecesse intacto em sua construção original por mais de mil anos:

“Nós gostaríamos, portanto, de ter um templo, mas estou disposto a esperar alguns anos por ele. Quero ver o templo construído de modo a durar por todo o Milênio. Esse não é o único templo que vamos construir; haverá centenas deles construídos e dedicados ao Senhor. Este templo será conhecido como o primeiro templo construído nas montanhas pelos Santos dos Últimos Dias.Quando o Milênio terminar, e todos os filhos e filhas de Adão e Eva até a última de sua posteridade, que estão ao alcance da clemência do Evangelho, forem redimidos em centenas de templos através da administração de seus filhos como representantes para eles, eu quero que este templo ainda permaneça como um monumento orgulhoso da fé, perseverança e indústria dos Santos de Deus nas montanhas, no século 19. (Discourses of Brigham Young, p.395, ênfases nossas)

Mórmons gostam de criar mitos e lendas urbanas com o seu passado para confirmar sua fé nos profetas e suas visões proféticas, e o Templo de Salt Lake é um alvo favorito. Talvez o mito mais famoso sobre o templo, que perdura até hoje, seria que Brigham Young teria ordenado a construção de vãos em posições estratégicas por motivos inexplicáveis e desconhecidos, que seriam aproveitados muitas décadas depois para inserir elevadores que só foram inventados muito depois da morte de Young.

“Quando Brigham Young estava projetando o Templo de Salt Lake, ele se sentiu inspirado a deixar vãos vazios em vários lugares do templo. Ninguém sabia por que eles foram colocados lá originalmente, mas anos depois os engenheiros do templo descobriram que os eixos eram exatamente do tamanho necessário para instalar elevadores no templo.”

Tais lendas impressionariam por provar o poder profético de profetas, se não passassem meramente de lendas. Não obstante, a crença de Brigham Young que o templo em Salt Lake perduraria por mais de mil anos como construído no século 19 não é uma dessas lendas, mas fato histórico comprovado.

Enquanto a visão de Young de um templo construído no século 19 perdurando por mil anos não parece razoável à liderança atual da Igreja Mórmon, eles certamente estão investindo caro para que parte da visão se cumpra com essas renovações estruturais.

10 comentários sobre “Icônico Templo Mórmon Fechará Por 4 Anos

  1. Quanto custará aos cofres da igreja e, em consequência, aos dízimos dos membros, toda essa reforma? Não seria mais proveitoso investir em Universidades em outros paises? Porquue as revelações só acontecem para o fortalecimento e embelezamento da igreja nos EUA?

    • Porque os NORTE AMERICANOS são os únicos escolhidos aos olhos de Deus, eles investem muito dinheiro por mês para manter tudo perfeito, mas depois inventa de derrubar tudo para fazer de novo, o dinheiro não pode ficar parado, eles nunca vão fazer uma BYU no Brasil, não vale a pena.

      • O povo dos Estados Unidos doam muito dinheiro para construção de templos. Existem doações na casa de Um milhão. São autossuficientes neste quesito. As doações deles de construção de templos contribui para muitos templos fora dela.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.