Templo em Vitória, ES, Anunciado na Conferência Geral

Planos para a construçāo de um templo na capital do Espírito Santo foram anunciados no último domingo por Russel M. Nelson, durante a 191a Conferência Geral Semianual d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O futuro templo em Vitória foi um dos treze anunciados por Nelson, Presidente da Igreja, no último domingo (03/10), no Centro de Conferências em Salt Lake City.

A icônica estátua do Anjo Morôni no Templo de San Antonio, Texas. Estátuas similares nāo fazem parte dos novos templos planejados ou atualmente em construçāo | Imagem: Shutterstock

No Espírito Santo, a Igreja SUD possui apenas um distrito e três estacas, atualmente servidos pelo Templo de Campinas, dedicado em 2002. Uma viagem de Vitória ao Templo de Campinas pode durar mais de 15 horas. A localizaçāo do futuro Templo de Vitória ou planos concretos para o início de sua construçāo ainda nāo foram divulgados pela Igreja.

O Espírito Santo conta com 2.853 membros da Igreja SUD, número superado em diversas outras unidades da federaçāo onde nāo há templos, de acordo com amostras do mais recente censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Templos prometidos para áreas com menos membros não parecem ser uma anomalia nestes últimos quatro anos da presidência de Nelson. E talvez apontem para uma nova estratégia da hierarquia mórmon.

Segundo a pesquisadora Jana Riess, os templos SUD são parte importante da publicidade positiva acerca da Igreja e poderiam estar sendo usados pelo seu potencial de atrair conversos:

Se o templo de ontem era um prêmio concedido aos membros da área quando alcançassem certos marcos relacionados ao crescimento, o templo de hoje é um cabo auxiliar, uma ferramenta para reenergizar o motor crepitante do crescimento numérico da igreja. Cada templo anunciado representa nossa esperança de que um interesse positivo da comunidade hoje possa se traduzir em conversos amanhã.

Desde 2018, após suceder oficialmente Thomas S. Monson como líder máximo da organizaçāo, 83 templos foram anunciados por Russel Nelson, incluindo outros três em cidades brasileiras: Salvador, São Paulo Leste e Belo Horizonte.

Em maio passado, Nelson quebrou a moderna tradiçāo SUD de anunciar novos templos durante as Conferências Gerais. O anúncio parece ter sido uma reação à impopularidade dos planos de desfazer-se de murais no histórico Templo de Manti, em Utah. Foi prometido um templo com maior capacidade na cidade vizinha de Ephraim.

Com o recente anúncio do templo em Vitória, os quatro estados do Sudeste brasileiro terāo futuramente ao todo seis edifícios dedicados às cerimônias mais sagradas da religião: três no estado de Sāo Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais.

Dentre os demais treze templos anunciados no último domingo, ainda estão os primeiros templos a serem construído na Libéria e Madagascar, e o 28o templo para o estado de Utah.

4 comentários sobre “Templo em Vitória, ES, Anunciado na Conferência Geral

  1. Todos esses templos são eternos elefantes brancos, como diz na bíblia, sem utilidade alguma, cada vez mais vazios.

  2. Os templos são muito importante para aqueles que tem grande fé e crença sobre as ordenanças feitas. É bom para quem reside em Espírito Santo tal construção. Agora, é o povo de lá dar valor ao edifício frequentando o local.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.