Podcast Aborda História do Templo de Nauvoo

O Projeto Joseph Smith Papers lança série de podcast em português.

Joseph Smith nunca construiu uma capela ou outro local para as reuniōes cotidianas de seu movimento religioso. Ele foi, no entanto, um construtor de templos, locais sagrados para a execuçāo dos rituais mais sublimes do mormonismo.

Desenho do arquiteto William Weeks (1813-1900) para a planta orginal do Templo de Nauvoo.| Imagem: cortesia da Biblioteca de História da Igreja.
Mesmo após o assassinato de seu Profeta em 1844 e de terem decidido deixar sua cidade-estado em Illinois, mórmons prosseguiram com a construçāo do Templo de Nauvoo, dedicaram-no sem que estivesse totalmente finalizado e, em cerca de 60 dias, ministraram dia e noite todas as cerimônias templárias possíveis antes de deixar os Estados Unidos.

A história do Templo de Nauvoo, desde os dias de Joseph Smith até a sua reconstrução em 2002, é o tema de um podcast de oito episódios, lançado pelo Projeto Joseph Smith Papers, projeto documental do Departamento Histórico d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O podcast é apresentado pelo historiador Spencer W. McBride. Além dos episódios originais em inglês, a série de podcast também foi traduzida para o espanhol e o português, em excelente iniciativa do Projeto.

O podcast apresenta fatos históricos costurados por uma narrativa devocional, enfatizando os princípios de fé, lealdade e sacrifício. McBride entrevista outros historiadores, a maioria deles também membros da equipe do Joseph Smith Papers. Outros convidados ainda incluem o apóstolo SUD Dale G. Renlund, a presidente geral da Sociedade de Socorro Jean B. Bingham e Lachlan Mackay, Apóstolo da Comunidade de Cristo.

A tradução para o português apresenta algumas poucas escolhas linguísticas infelizes e um tom mais enfadonho e artificial, como é relativamente comum em dublagens e traduções de áudio. Mesmo assim, especialmente considerando a escassez de recursos culturais sobre mormonismo em língua portuguesa, o podcast certamente poderá constituir uma fonte importante de estudo por parte de membros da Igreja SUD e de todos aqueles interessados em entender o mais rico e complexo momento do mormonismo do século 19.

O podcast está disponível no site do Projeto Joseph Smith Papers, com transcrições para cada episódio. Ele ainda pode ser escutado na Biblioteca do Evangelho, iTunes, Google Play, Spotify e Amazon.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.