Sobre Nós

O site Vozes Mórmons busca promover a informação e reflexão sobre temas relacionados à tradição mórmon em um ambiente de liberdade intelectual e respeito a crenças.  O Vozes Mórmons é mantido pela ABEM – Associação Brasileira de Estudos Mórmons. O conteúdo de cada artigo ou comentário é de responsabilidade do seu autor, não representando necessariamente a visão oficial da ABEM ou das diversas denominações que compõem o movimento mórmon. O Vozes Mórmons não representa nem recebe respaldo de nenhuma igreja.

ABEM

A ABEMAssociação Brasileira de Estudos Mórmons – tem como missão incentivar, promover e divulgar estudos acadêmicos e expressões artísticas sobre mormonismo no Brasil. Ela cumpre sua missão ao impulsionar os estudos mórmons, incentivando a produção de conhecimento pela qual a tradição mórmon possa ser lida, debatida, interpretada, e analisada de maneira aberta, honesta, e diversificada, além de criar um espaço para compartilhar essa produção dentro de uma comunidade de aprendizado e produção intelectual entre mórmons brasileiros e estrangeiros, bem como entre mórmons e não-mórmons, e entre a comunidade acadêmica brasileira. Para tanto, ela também organiza anualmente a Conferência Brasileira de Estudos Mórmons. A ABEM não representa nem recebe respaldo de nenhuma igreja.

O Conselho da ABEM é formado, atualmente, por quatro membros:

Antonio Trevisan Teixeira (RS) é formado em Letras pela UFRGS e trabalha com ensino e tradução. Descobriu o mormonismo em 1999, tendo servido como missionário no Japão. Seus artigos sobre tradução, história do templo, políticas raciais e a interação religião e política buscam explorar a doutrina e história mórmons de um jeito que – ele pretensiosamente imagina – você nunca viu.

Emanuel SantanaEmanuel Araújo Santana (CE) é dentista formado pela UFC. Nascido na condição de membro da Igreja, teve o mormonismo como herança materna. Serviu uma missão de tempo integral no Rio Grande do Sul (2005-2007). Seus artigos, entre outras coisas, exploram a história local da Igreja, o estudo comparado das religiões e a construção das crenças, práticas e escrituras mórmons.

Kent LarsenKent Larsen (EUA) é editor e livreiro de livros em português para o mercado dos Estados Unidos e de livros mórmons. Mórmon de seis gerações, serviu uma missão em Portugal nos anos 80. Formado em contabilidade e em português na BYU, também possui MBA na New York University. Trabalha no mercado editorial nos Estados Unidos durante mais de 20 anos. É membro fiel da Igreja, sumo sacerdote e, em 2012-2013, professor do seminário. Em geral seus artigos tratam da cultura e vida mórmon e seu desenvolvimento através do mundo, bem como da história regional da Igreja no Brasil e em outros lugares no mundo.

MarcelloMarcello Jun de Oliveira (SP) é médico formado pela UNICAMP, mas sua paixão de infância é História. Nascido e criado como Mórmon de terceira geração, serviu uma missão de curto prazo no Espírito Santo, e uma missão de longuíssimo prazo na Eslováquia e na República Tcheca. Seus artigos costumam focar em História Mórmon, História Cristã, e a intercessão entre Ciência, Religião, e Justiça Social, embora episodicamente pareça que sarcasmo e ironia sejam os focos principais.

Publique Conosco

Vozes Mórmons incentiva contribuições dos seus leitores. Envie seus relatos, entrevistas, textos de opinião, fotos, vídeos, etc.

Contate-nos pelo contato@vozesmormons.org ou através do formulário abaixo:

53 comentários sobre “Sobre Nós

  1. Pingback: Manuais da Primaria e Dieta Vegetariana | Vozes Mórmons

  2. Pingback: Investidura | Vozes Mórmons

  3. Olá Larsen, sou um membro da Igreja há 36 anos, Sou empresário no Rio e em São Paulo. Gostaria de conhecer mais sobre a ABEM ,O que é o que se trata? Conheci o Marcelo Jun Oliveira quando ele era apenas um bebê rsrsrsr!!! Conheço muito bem seus pais. Ele está neste fórum ? Abs Ricardo Enéas

  4. Obrigado! Seria uma honra poder contribuir de alguma forma! Aceitarei de bom grado um convite para escrever, dentro das minhas limitações 🙂

  5. Comecei a ler alguns estudos desses site. Uns interessantes de se discutir. Mas ao me aprofundar em alguns tópicos, principalmente os do Marcello, cheguei a conclusão de que trata-se mais de um blog anti-mormon, como o equivalente Mormon Think dos Estados Unidos. Ele não nutre a fé e o Evangelho de Jesus Cristo. Ao contrário, ele induz à descrença e demasiado apego ao ceticismo, ao invés do Espírito de Cristo. Gostaria somente de deixar registrado meu descontentamento. Obrigado e boa sorte a todos.

    • Fábio, parece-me que você tem uma ideia errada do Vozes Mórmons. Não é nada parecida com o Mormon Think, que sim tem o propósito de induzir descrença no Mormonismo.

      O Vozes Mórmons tem um propósito mais acadêmico de que “nutritiva”. Queremos encarar o Mormonismo como um movimento para ser estudado. E queremos ficar abertos a qualquer pessoa que tenha interesse em estudar o Mormonismo, seja qual for sua religião ou crença. Também estamos prontos para aceitar artigos escritos por leitores e outros que possam enfrentar o Mormonismo de um ponto de vista mais acadêmica.

      Se você discorda do que um artigo aqui diz, está bem vindo a escrever comentários e discordar do artigo (desde que siga a política de comentários do site).

      • Olha vcs sao apostatas pois nenhuma publicaçao nesses artigos sao para promover a fe, e sim para confundir aqueles que nao conhecem o verdadeiro caminho. Vcs ja sabem oque o esperam no ultimo dia nao e mesmo ? Acho que seus nomes nao estao nos registros da Igreja nao e mesmo? Bom se nao estao nao foram fieis aos convenios que fizeram com o senhor.

      • Fabio
        Temos que ter porém cautela w discernimento, ao contrario do que muitos pensam, cada um tem sua medida pra o conhecimento pois é uma faca de dois gumes, pois atrás de muitos conhecimentos tem coisas sinistras, perigosas e espiritualmente comprometedoras e que atrai grande fluxo de energias densas, insalubres a mente, psiquismo que se somatizam e até contatos com seres tenebrosos, onde podemos nos afundar até levar a loucura.

        Só cautela por esses caminhos que pra muitos não tem volta.

      • As falanges Satânicas induzem por radiações, magnetismo e telepatias como uma simbiose através da autossugestão e hipno-sugestão ideias que parecem brilhantes mas ambíguas e esse site pode ser um tiro no próprio pé de seus Criadores.

        Semelhante mente o filme Crepúsculo, escrito por uma membro da igreja nos estados unidos, que por induções mentais e através de sonhos passou a psicografar em contos de romance toda uma historia sinistra de Vampiros bonzinhos e românticos com aparência do bem , a autora sem saber o significado e o que existe por traz dessa cortina sombria.

        Temos que evitar a aparência do mal – com o intuito de (acadêmico) esse site, tem promovido discórdia e conflitos internos e ceticismo e arrastando muitos.

    • Estou horrorizada com estes ensinamentos, e concordo com o que a Adriana S. Santos Mencionou abaixo…
      Vocês apoiam e incentivam Gays? Casamentos Gays! Caramba… Onde chegamos!
      Não sou homofóbica, mas está bem claro na bíblia sobre tal assunto… Devemos amar nosso próximo, e não suas atitudes/ escolhas sendo elas aversas aos ensinamentos biblicos.

  6. Gostaria de perguntar para os estudiosos a respeito da doutrina mórmon, na qual é aceita a ideia de que Deus teria sido um ser exaltado sendo dessa forma Ele mesmo posto sobre o comando de outro, haja vista, teria Ele sido obediente a algum outro. Se Deus foi criado por outro então Ele não é o criador de todos as coisas já que antes dele alguém já tinha sido criado , no entanto se estudarmos a Bíblia entendemos que Deus é principio de tudo e que antes dele NADA existia, então como posso crer que existia outro ou outros antes dele? Deus dos mórmons é o mesmo da Bíblia? estou equivocada em algo? como os estudiosos defendem esta doutrina, gostaria de saber do ponto de vista daqueles que conhecem tanto a doutrina mórmon como a Bíblia, não de forma especulativa, mas estudiosa.

    • Cara pesquisadora acredito e pelo que sei que quando é falado sobre isso na bíblia de que “Deus é principio de tudo e que antes dele NADA existia e criou tudo que existe,na bliblia diz que: “ele criou os céus e a Terra” na bilbia não fala nada sobre ele ter criado todo o universo e se ele é principio de tudo e que antes dele NADA existia como ele veio a existir?como as coisas se criam sozinhas?Acredito que só ele sabe dizer isso.

    • Deus e Jesus Cristo criaram a terra e muitos outros planetas dentro de uma determinada esfera cuja existencia e eterna em sua natureza. Sim supomos que Deus obedeceu os mesmos principios que ele nos esnina para se tornar Deus, todos aqueles que forem fieis e obedecerem os mesmos principios algum dia se tornarao Deuses. Quando as escrituras dizem que ele criou todas as coisas isso esta correto, ele criou tudo que esta dentro de sua esfera e isso pode ser muitas criacoes que nossa mente humana nao pode compreender.

      • Certa vez quando eu iniciava os estudos do seminário, quando estava nas Moças, eu questionei a respeito dessas outras criações. Não ficava claro pra mim, e infelizmente minha professora não tinha esse conhecimento no momento.
        Eu era muito pentelha no quesito querer saber tudo, rsrsrs… Daí recebemos a visita do patriarca que me explicou sobre justamente isso. Que o Pai Celestial e seu filho criaram não só a Terra e tudo que há nela, criaram outros mundos também. E me explicou também da nossa evolução até nos tornarmos perfeitos. O que teoricamente nos tornaria aptos a criarmos nossas próprias coisas

    • Tentar compreender, ou mesmo sequer ter um breve entendimento da natureza de
      Deus é simplesmente impossível,seria como um bebê recém-nascido querer tomar o lugar do médico que o colocou no mundo e dar conselhos a esse médico, não usamos nem 10% do nosso cérebro,não resolvemos nem os problemas de nossas vidas doentes e insanas pelas loucuras deste mundo….e ainda achamos que podemos tentar compreender os segredos do universo….se não formos humildes como uma criancinha como disse nosso senhor de forma alguma entraremos no reino dos céus….um dia se formos dignos da vida eterna tudo será nos revelado, até lá busquemos por nossa salvação e ajudar a nossos irmãos a entender isso, busquemos por obediência igual a do nosso senhor Jesus Cristo que nunca voltou atrás de sua missão, seguiu fiel até a cruz, sofreu dor incrível por cada um de nós, aceitar esse sacrifício maravilhoso e inigualável e ao invés de darmos ouvidos a vozes diabólicas que tem o único propósito de abalar nossa fé e nos arrastar para o mais profundo dos poços da miséria, descrença e vaidade intelectual, pois esse é o objetivo do diabo e dos seus servos, cuidemos para não servos parte desse “time”.
      Eu sei do fundo do meu coração e por experiência real,divina e sagrada de que Deus existe, de que ele ama cada um de nós, de que Jesus Cristo é o nosso Salvador, de que José Smith foi um profeta de Deus escolhido para nos trazer o evangelho eterno e suas ordenanças e de que o livro de mórmon é a palavra de Deus que nos conduz a vida eterna e oro para que cada um de vocês neste site orem a Deus eterno e perguntem a si próprios se estão fazendo algum bem àqueles que leem seus comentários e se receberem a resposta de que “não” que em nome de Jesus Cristo cessem de falar e escrever qualquer coisa que poderá e será usada contra si no último dia, que não hajam como os fariseus que achavam que estavam certos e por causa da vaidade de suas intelectualidades e por darem ouvidos as paixões da carne que foram sussurradas pelos demônios, PERSEGUIRAM E CRUCIFICARAM O DEUS VIVO e trouxeram condenação para suas almas, cuideis com suas palavras pois elas nunca serão apagadas e poderão ser elas usadas para o sepultamendo de suas almas eternas.
      Em nome de Jesus Cristo.Amém.

  7. Entrei no site agora e me lembrei que aqui procura-se ter, entre outras coisas, um debate acadêmico. E isso me fez recordar de um debate entre pensadores em um programa de televisão. Era um programa estrangeiro transmitido pela TV Cultura. Eu não me lembro exatamente sobre o que debatiam, mas o que me chamou a atenção foi o respeito que um tinha pelo outro, quando um falava ninguém interrompia; quando este terminava outro falava em seguida e muitas vezes discordando do anterior, ou seja, quando isso acontecia ele não se intrometia mas aguardava a sua vez. Diferente, até então, de muitos debates puramente sensacionalistas que eu havia visto, em que tinha gritaria, xingamento, etc. Isso tudo remete a mim mesmo, muitas vezes neste site me comportei como um debatedor sensacionalista e outras como um debatedor respeitoso.

  8. Cadê o David A. Santos Marques? Precisamos de alguém para apontar pontos positivos da Igreja. Nada contra se discutir os pontos negativos, mas porque não mostrar os dois lados da moeda?

      • Ainda não me deu vontade de escrever uma publicação, mas não descarto a possibilidade. Quanto á você Jun, em muitos do seus textos você até aponta alguns pontos positivos, mas sempre tem um porém. Eu sei que dever ser mais interessante debater os pontos negativos, sei também que muitos pontos positivos que a Igreja tem encontramos em outras denominações, Mas, mesmo assim, desafie a você mesmo e escreva um artigo que fale somente de pontos positivos da Igreja sem nenhum porém, assim você estará contribuindo para os dois lados da moeda.
        Outra coisa, ja que o site é sobre o mormonismo, porque não tem artigos específicos falando da história passada e presente de outras denominações mórmons? Apesar do site ser teoricamente sobre o mormonismo, ele foca na Igreja SUD.

        Hasta la vista!

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s