Mulheres Mórmons

Celebrando as mulheres Mórmons!

Eis uma série de artigos no Vozes Mórmons que celebram as mulheres Mórmons, seus desafios, seus dons, seus sacrifícios, suas contribuições, e sua importância para o Mormonismo.

Kristy Money

Por que Rapazes Fazem Missão e Moças Fazem Bolos?

Quem Eu Acho Que Sou?

Imposição de mãos (femininas)

Por Que As Mulheres Não Foram Incluídas?

Mãe e solteira

Jane Manning James

Ordenação às Mulheres

Assédio sexual na missão

Amamentando na sacramental

Uma SUD pode ser modelo?

Autonomia: juízas em Israel

Autonomia: investidura e cura

Mulheres e o Sacerdócio

Emma Smith

Reações Contra Mulheres

As Mulheres de Joseph Smith

A Encantadora de Baleias

Origem e Destino da Mulher

Machismo no Mormonismo

Mulheres Mórmons

A Profetisa Eliza R. Snow

Sacerdotisas

Há abuso nas entrevistas?

A Conversação na Capela e seus Excessos

Mitos Mórmons: Poligamia

Fubecagem

Ordain Women (Ordene as Mulheres) I

Ordain Women (Ordene as Mulheres) II

Missionárias Terão Chamados de Liderança

Professor da BYU Criticado por Livro Sobre Mulheres

Encorajamos mais autores, especialmente mais autoras, a submeterem textos que discutam o tema de mulheres e feminismo dentro do contexto Mórmon.

Mulheres, aqui no Vozes Mórmons queremos muito ouvir as suas vozes!

mulheres

33 comentários sobre “Mulheres Mórmons

  1. Eu sou uma mulher Sud, fui batizada com 8 anos e hoje tenho 26. Meus pais são hoje afastados e 3 de meus irmãos tbm. Sou casada com um missionário retornado que está passando por uma serie de duvidas e confusões referente as escrituras, revelações e mandamentos. Temos estudado sobre o ” Novo e eterno convenio” casamento, poligamia, etc… Sabe é dificil entender e aceitar a poligamia! Achamos extremamente injusto com as mulheres que devem se submeter a isso!! E ainda mais, como diz em DeC SEREMOS DESTRUÍDAS assim como Emma se não aceitarmos!!! Isso vos parece justo?? Podemos dizer que temos um AMOROSO PAI CELESTIAL?? lemos muitas escrituras na biblia que fala que a mulher é dada para os homens tipo somos objetos?? Deus mandou matar um certo povo mulheres e homens e crianças e as virgens?? Podem pegar para voces disse o Senhor?? Como assim?? Fiquei revoltada com muitas escrituras da biblia que falam sobre as mulheres, que Deus e Deus dos homens! Hoje os homens podem se selar no templo com quantas esposas quiser depois que uma morre vem outra e assim por diante. Isso quer dizer que a primeira companheira, vai ter que aceitas as outras esposas depois que todos ja nao estiverem mais aqui nesta Terra?? E se ela não aceitar sera destruida?? Alguem pode dar sua opinião sobre esses assuntos? Por favor estamos muito confusos!

    • Querida irmã, acredito que você esta confusa em relação as escrituras, elas não falam da forma como você as esta colocando, os convênios do Senhor são sagrados, não fique com o seu coração tão apreensivo. Você já esteve no Templo e você sabe que estes ensinamentos são sagrados. A Bíblia relata a história do povo antigo e o Livro de Mórmon a história do povo das Américas. O Pai Celestial nunca fez acepção de mulheres ou as colocou abaixo dos homens ou qualquer coisa deste tipo. Você não esta entendendo as escrituras.Você precisa buscar o Espirito Santo para entender escrituras e convênios sagrados. Pena que não nos conhecemos para sentarmos e conversarmos pessoalmente, esta sua confusão é arrasadora…mas tenho certeza que se você buscar entendimento e conhecimento achará, peça ao Pai Celestial e Ele te dará . Tiago 1:5.
      Cuidado com que você ouve da boca alheia, muitos falam mentiras e calunias contra a Igreja para destruí-la. Mesmo alguém que é leigo e não membro não deve acreditar em tudo que publicam na internet, o conhecimento esta dentro da Igreja e nas escrituras. Antes de tirar conclusões, busque saber quem são estes profetas e o contexto dentro da história.Você costuma votar em alguém que você não conhece ou comprovou as suas obras? A maioria votas as cegas….por isso que não há progresso. Cristo disse: examinai as escrituras…examinar significa ler cada detalhe e entender. Esqueça esse papo de destruição, você é membro e sabe que a Igreja não tem poligamia, porque sofre tanto?

    • Gênesis 2:24
      Portanto deixará o ( homem ) o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á ( à sua mulher ),
      e serão ( os dois uma só carne ).

      Aqui é o princípio da Ordem do ” Pai Celestial “e que seja os dois um só corpo !!
      o ( homem e a mulher ) os dois um homem e uma mulher juntos serão Um !!
      Não diz um homem e duas mulheres ou mais !!

      O Pai Celestial fez o homem perfeito mais ele procurou invenções !!

      O primeiro homem a não observa este bom conselho de Deus foi
      ( Lameque filho de Caim ) que não observou e tomou duas mulheres !!

      Gênesis
      4:19 E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.

      Agora de Adão por meio de seu filho Sete até os filhos de Noé todos observaram o bom conselho de Deus e tiveram uma esposa !!

      Lembro que uma vez Jesus disse quando perguntado sobre o divorcio !!
      Ele respondeu no ( Princípio não era Assim ) lembrando que podemos fazer
      bom uso dos bons conselhos de Deus do Princípio de seus Conselhos ao homem !!

      Mateus 19:4
      Ele, porém, respondendo, disse-lhes:
      ………………… Não tendes lido que Aquele
      que os fez no ( princípio ) macho e fêmea os fez,

      19:5 … E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe,
      e se ( unirá a sua mulher ), e serão ( dois numa só carne ) ?
      19:6 ………………. Assim não ( são mais dois ), mas ( uma só carne ).
      …………………………Portanto, o que ( Deus ajuntou ) não o separe o homem.

      Bom irmã seu pensamento é bom eu penso semelhante !!
      Estas passagens mostra que no principio era um homem com uma mulher !!

      Jerusalém Celestial O:) SJC

    • Irmã, neste fim de semana em Curitiba tivemos a visita do irmão Claudio R.Costa dos 70 e a irmã Costa em seu discurso nos fala uma idéia muito clara e simples de obtermos respostas onde aprendeu com o Irmão Bednar …. Você pega um Livro de Mórmon novo, sem nenhuma anotação em oração o começa lendo com suas perguntas anotadas em um papel você verá que em pouco tempo entenderá o que lhe aflige o espírito é muito forte.. se não o sentir então o faça com oração sincera e jejue mostre ao Senhor que precisa de respostas e assim fortalecerá seu testemunho de tal forma que não restará dúvidas quando as obtiver … Querida irmã seu testemunho será como um punhal no peito mas tem de ser alimentado com a doutrina, as vezes isso acontece com nossos próximos (duvidas) o Senhor nos testa tambem, quando surgirem questionamentos significa que precisamos correr atrás das respostas é um mal que cresce no peito e contamina como uma erva-daninha . Tenho certeza que o Senhor tem uma benção muito grande a vocês mas precisa saber se são merecedores de tal benção mostre a ele que você o ama o conhecendo melhor e somente com a leitura verá que tudo valeu a pena Muitas vezes não encontramos respostas na luz dos outros mas sim acendendo a nossa novamente. A mulher tem este dom e consegue tudo o que ela quer se for bom e amável na vista do Senhor, passei por isto em minha família mas o orgulho foi tão forte que tive que me afastar de meu marido hj sou divorciada por vários motivos, frequento o templo com meus filhos que estão comigo e firme no evangelho e lhe digo fácil não é mas não é difícil tambem, então destrua o mal no seu lar não o deixe entrar estas coisas estão destruindo famílias inteiras, lembra da barra de ferro? então alí é palavra de Deus lembra da névoa? então ali é o embaraço que nos faz rodopiar sem progresso, lembra da água suja? então é o inferno, e você lembra o grande edifício que a história nos conta? então alí mora o orgulho …..não sei dizer qual é o pior para nós como família hoje por isso somos chamados Santos dos últimos dias, cada época teve suas provações. Irmã isso é amor por sua família o resgate é muito valoroso na vista do Senhor Resgate sua família o quanto antes …. boa sorte e mãos a obra não espere …
      ………………………………………………..

    • Boa Tarde, Meu nome é Eduardo Gomes, sou de SC e nunca tinha entrado nesse site, suas dúvidas eu entendo plenamente e sei a confusão que passas no momento. Antes de me tornar mormon com 17 anos estudei o mormonismo e procurei a falha nesta instituição religiosa, mas até hoje nunca encontrei. Muitas dúvidas me apareceram, mas depois de uma busca encontrei e encontro até hoje todas as respostas para as minhas dúvidas. Gostaria muito de te ajudar, mas você precisa ter a desejo e vontade de saber sempre a verdade. Meu mail é eduardo.sud.gomes@hotmail.com. Podemos conversar mais.
      Att: Eduardo

    • Se hoje ainda existe a poligamia, é apenas por mera vontade dos homens e determinação deles, sabem por? porque eles querem apenas que tudo, devem ser como era antes de CRISTO.E isso é prazeroso pra eles,eles não se dão conta que nós sofremos como isso, ou apenas finge que não se dão,só que nós mulheres mesmo sendo mórmons ou outra denominação qualquer, não devemos aceitar, O estudos nos ensinam que Joseph Smith é o nosso novo profeta depois de Cristo, então porque cultivar os velhos costumes da era de Moisés? se Jesus veio para escrever uma nova historia e escreveu, e é essa nova era que devemos obedecer…A era de Jesus Cristo. Portanto é inaceitável que os homens queiram ainda se aproveitarem desses costumes antigo para seu mero prazer, usando assim o argumento de que DEUS permitiu,que seria assim… Isso não existe, Jesus aboliu ou seja varreu esses velhos costumes da face da terra, mas o homens simplesmente não querem se desfazer daquilo que lhes convém a sua vida mais prazerosa no que se diz a esse respeito. E nós mulheres? como ficamos, que amamos nossos esposos, adoramos té-lo como nosso maridos, temos que aceitar essa sem-vergonhice? Se perguntássemos a eles, o que ele acharia se fosse assim também com as mulheres? será que o aceitariam? Não… sabem porque, porque eles querem ser o machão, mostrar que pode tudo e que tem direito a tudo, e nós pra eles temos que ser apenas, boa esposa, boa mãe e submissa a seus caprichos.
      Vamos acordar amadas,dar o grito e dizer a eles que seremos sim sempre, boas esposas,boas mães, que o amaremos mas não acetaremos essa regalias indecente que eles mesmos criaram… Beijo a todas vocês.

    • Querida irma Liliane vc escreveu a mais de um ano e eu li seu desabafo somente hoje. Irma querida, todas essas duvidas tem respostas satisfatorias. Eu gostaria de conversar coma irma sobre suas duvidas e sanar todas elas. Pode ter certeza de uma coisa, o Senhor eh justo e jamais vai beneficiar o homem e negligenciar os direitos das mulheres, cofie Nele e continue estudando e frequentando o templo. Se quiser entrar em contato comigo meu facebook eh …. ligia oliveira lilica … obrigada!

  2. Aonde está escrito q Ema vai ser destruída???? O homem pode casar com mais de uma mulher no templo pq existe muito mais mulheres firmes no evangelho q homens… seria justos com esses mulheres serem fieis ate o fim e não receber o maior grau de gloria por não encontrarem alguem digno aqui na terra??? não precisamos ficar descutindo doutrinas profundas , vamos fazer o básico e chegar lá . Quando nos chegarmos lá o pai celestial vai dar o entendimento q precisamos 😉

    • Você acha que Deus não conseguiria “fazer” mais filhos “firmes” para suas filhas “fiéis”?

      Onde está escrito que Emma seria destruída? D&C 132. Emma Smith não estava aceitando poligamia, vivia brigando com seu marido, vivia tentando descobrir suas esposas secretas, e as que ela conseguiu descobrir ela atormentava. Para acalma-la, Joseph ditou a revelação que hoje conhecemos como seção 132 e nela diz que Emma seria destruída se não aceitasse poligamia. Ela nunca aceitou. Alguns meses depois, numa tentativa de chantagea-lo, forçou Joseph a pedir que William Law, Segundo Conselheiro na Primeira Presidência, servisse de marido ou concubino de Emma, mas o casal Law não aceitou a proposta de Joseph.

      Aliás, temos isso de Brigham Young: “… [Joseph] disse a [Emma] que ela era uma filha do inferno, e literalmente a mulher mais iníqua na face da terra, e que não havia outra mulher mais iníqua que ela.”

      • Olá Marcelo!
        Gostaria de comentar a cerca de seu também comentário se assim me permitir.
        Entao vamos lá……Ja foi comprovado que existe hj na terra cerca de 7 mulheres para cada homem, oq ja nos da a idéia de que tem mais mulheres que homem na terra. Partindo deste presuposto, se observar na igreja tbm existem mais mulheres que homens oq nos faz admitir q é mais fácil uma mulher aceitar o evengelho do que os homens. Entao se a doutrina mormon ensina que pra alcançar o mais alto grau de glória é atraves do casamento ou selamento eterno, como se espera q isso possa acontecer se existe na terra mais mulheres que homens?!
        Já diz a escritura: E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio.
        O Senhor é justo em todas as coisas mas nem sempre sua justiça se apresenta qdo queremos ou desejamos, lembrando que em eclesiastes 3 o Senhor diz que a tempo pra todo proposito debaixo dos céus e em isaías 55 ele diz que os seus pensamentos nao sao como os nossos pensamentos, entao por mtas vezes temos que ter paciencia pra entender a vontade do Senhor e sua justiça.
        Certamente o Senhor nao deixaria que suas filhas nao alcançacem o maior grau de glória só pq existem mais hoemns na terra do que mulheres, e irmao Marcelo Jun se é que me permiye chama-lo de irmao, Deus nos deu o livre-arbítrio como vc bem sabe entao ele nao vai fazer com que haja mais hoemns fiéis pra se iguslar ao número de mulheres pois as pessoas tem o seu arbítrio para escolher oque seguir e como seguir sem conta que se existe mais mulheres na terra que homens, mesmo que todas as mulheres e todos os homens aceitassem o evangelho ainda nao teria como formar os casais sem que se sobrassem mulheres solteiras pois faltaria homens, é uam questso de lógica e matemática.
        Acredito que deixei tudo bem claro.

      • George, o seu argumento inteiro é baseado em uma enorme mentira.

        Eu não sei de onde você tirou que “[já] foi comprovado que existe [hoje] na [T]erra cerca de 7 mulheres para cada homem”, mas quem lhe passou essa afimarção lhe estava mentindo. A realidade é que a população mundial é composta de 50.4% homens e 49.6% mulheres, ou 1,014 homens para cada 1 mulher, ou seja, há mais homens que mulheres! Além da população total incluir mais homens que mulheres, estudos científicos comprovam que nascem mais homens que mulheres, já que a média biológica é de 1,06 meninos para cada 1 menina nascida-viva.

        Ademais, a sua linha de raciocínio ignora o fato de que Joseph Smith introduziu o conceito de casamento celestial (i.e., “selamento eterno”), em conjunto com o conceito de exaltação (i.e., “mais alto grau de glória”) após a introdução de poligamia! Em grande parte, Smith utilizou este conceito recém-introduzido para convencer (coagir?) a dúzia de adolescentes (e a outra dúzia de mulheres já casadas com outros homens) a se casarem com ele em completo segredo.

        E, finalmente, a sua interpretação de Isaias completamente deturpa a passagem, arrancando-a de seu contexto e desfigurando seu significado. Isaias está comentando sobre a eminente invasão Assíria e está profetizando sobre as calamidades que uma guerra entre a aliança Siro-Efraimita e o Império Assírio trariam aos judeus, e não estå falando de poligamia 2,600 anos depois. Você precisa ler o livro inteiro para entender uma passagem, e não apenas o versículo fora de contexto.

        Lógica e matemática. E conhecimento histórico. Sem isso, nada fica claro.

      • Nao publicou minha contra resposta pq?! Ta.pensando em uma resposta?! Assim.fica facil vc manter um blog falando do mormonismo como bem entende, qdo alguem que escreve algo q te desagrada ou te defronta vc.pode simolesmente escolher nao publicar em seu blog. Vejo a nao tem nada de sério nesse blog, maior perda de tempo eu ter entrado la…..francamente. A proposito …..nem se de ao trabalho de me responder, tenho mais oq fazer do q responder a penasamentos pequenos, e.a quem tem falta de visao.

      • Porque eu tinha ficado com pena de você, George.

        A sua resposta era de uma qualidade intelectual ainda inferior e vergonhosamente inepta. Eu pensei em lhe mandar um email pessoal para dissuadi-lo de publicar tal comentário, e assim evita-lo o constrangimento público.

        Contudo, já que você se sente tão afrontado de não haver sido publicado, supero este pudor e ofereço-lhe a tréplica (abaixo da sua réplica).

        Abraços.

  3. O receio de uma cultura de submissão feminina foi um dos fatores para que eu não me aprofundasse na doutrina/fé SUD. Não deveria ser assim, esta afirmação soa até pueril, uma vez que a submissão feminina não é uma prerrogativa desta igreja ou de qualquer outra. A inclusão feminina na religiosidade em geral é espinhosa e por vezes controversa. Na mesma medida que ouvimos que somos importantes, nossa voz tem de vir representada ou amplamente apoiada por um homem para ser considerada.
    Há vinte anos simpáticas missionárias me abordaram e eu as ouvi. Concordei com as visitas, achei algumas colocações ministradas coerentes e críveis e outras nem tanto. Fui convidada a conhecer a igreja. Não sei quantas visitas fiz à igreja, mas creio que foram duas ou três. Sei apenas que duas coisas me marcaram. Uma delas foi a aula de um rapaz que, dentre muitos conceitos que eram inteiramente novos para mim, disse que Deus e Sua Esposa NOS fizeram a (s) sua (s) imagem e semelhança. Eu nunca tinha ouvido alguém incluir o feminino no princípio da criação. Aquela afirmação, a priori, causou-me um sentimento de inclusão no plano divino, com foco sempre tão masculino. Não sei se o que foi dito é doutrinário ou visão interpretativa própria do professor, mas causou-me mais bem estar do que ouvir sobre “costelas e afins”. Entretanto, nas aulas da Soc. Socorro, percebi que os temas giravam mais em torno de não conflitar com o marido do que com religiosidade propriamente dita. E piorou quando a Presidente teve de abordar um assunto que estava circulando de que a esposa de um líder (não sei que tipo de liderança, nem de qual lugar) estava acusando-o de tortura e maus tratos físicos. Óbvio que isso era horrível, mas denegria a imagem tão somente do homem (em minha opinião) e não da igreja. Mas a mulher parecia consternada ao ter de falar do assunto. Até que ela virou-se para as novatas (inclusive eu): “mas não se esqueçam, nem se preocupem, porque mesmo o pior homem da igreja ainda é muito melhor do que o melhor homem do mundo”. Aquilo repercutiu tão mal em mim que eu nunca mais me esqueci da frase. Era como se ela estivesse endossando a atitude do homem por ele ser quem era. Ser esposa de uma pessoa capaz de te maltratar era mais digno do que ser solteira ou casada com um homem bom e decente, mas não “mórmon”? Era isso que eu estava ouvindo? O pior é que no dia seguinte, na faculdade, uma colega que antes nunca tinha falado comigo veio apresentar-se como membro da igreja da cidade vizinha. E do nada, no meio da conversa soltou a mesmíssima frase. Todos os meus sinais vermelhos acenderam! Como ela sabia que eu estava visitando a igreja? Quem a mandou/”sugeriu” falar comigo? Eu seria vigiada se virasse membro? Parei para pensar por uns dias sobre aquilo e me ocorreu o peso que tinha para elas: o papel-meta da mulher na igreja era exclusivamente matrimonial. Casar-se com um membro. Cedo. Ser a esposa. Sem nome, somente a esposa e mãe. Era isso que uma mulher deveria fazer para merecer o melhor Céu. De repente, a aula do rapaz perdeu a força que teve em mim. Pelo que li aqui neste site, essa mãe e esposa sem nome não tem sequer o direito de segurar o filho durante uma benção. Não tem o direito de ministrar uma benção de saúde aos próprios filhos, que ficam confiados a ela o dia inteiro quando sãos e cuidados por ela quando doentes. E pelo que andei lendo, isso não foi sempre assim. Por que o é hoje? Bom, eu não me tornei membro, mas continuo a orar do mesmo jeito que aprendi na IJCSUD: Querido Pai Celestial… porque acredito que um dia nós mulheres seremos ouvidas, respondidas e acolhidas, espero que pelo Pai e pela Mãe também.

    • Eu segurei meu filho durante a benção dele…vc precisa entender que ser mãe e esposa não é ser menor que o homem…pelo contrário…a mulher é o pilar de um lar…eu sou mormon e sou mãe e trabalho tanto dentro como fora de casa…meu esposo tbm…dividimos todas as tarefas do nosso lar…quanto a dar bençãos de saúde…o homem é portador do sacerdócio que a autoridade e poder do Pai Celestial na terra…cada um tem seu papel… Bom a mulher tem o poder de procriar…poder esse que nenhum homem tem…o homem tem o sacerdócio…por que é tão humilhante ser mãe e esposa pra vc?

    • Bom…..certamente a colocaçao destes membros da igreja é errônea em se tratando de dizer que qualquer homem mórmom é melhor do que o melhor homem nao mórmom, acredito que foi um comentário infeliz e opinao inequivoca de alguns que nao deve ser generalizada e levada ao pé da letra.
      A igreja assim como as autoridades gerais entendem que existem no mundo mtas pessoas boas sendo nao membros da igreja e se Deus nao faz acepçao de pessoas a igreja tbm assim nao o fará. Vc parece ser uma pessoa inteligente irmã, me admira vc levar em consideraçao a opiniao de uma ou duas pessoas sobre esse assunto.
      Lembrando que na igreja as pessoas sao falhas mesmo estando buscando melhorar elas sao passiveis de erros portando mtos membors da igreja tem opinioes erradas sobre a doutrina passando isso adiante como se isso fosse a posiçao oficial da igreja.

  4. Cristiane
    Voltei e ser um membro Sud há 10 anos.
    Uma somatória de fatos subseqüentes e infelizes, causaram má impressão sobre o maravilhoso papel da mulher no contexto da criação.
    Te parabenizo pela força de vontade em perguntar ao nosso Pai Celestisl e a encorajo a continuar perguntando até conseguir uma resposta, pois é um direito seu. Não desista!
    Confie que temos um Deus justo e justiça é eqüidade de privilégios e reponsabilidades. Talvez em esferas diferentes.
    Subserviência e princípios não compreendidos resultantam em ignorância e fanatismo. Isso não é saudável a ninguém.
    Pergunte com coração sincero que garanto que obterá suas resposta. Consegui as minhas da mesma forma.

  5. A mulher foi arrancada de dentro do homem e este ficou incompleto. O homem no princípio era andrógeno e depois foi dividido para que cumprisse os propósitos da criação, para depois tornar-se um simbolicamente, no final, por merecimento serão um novamente: duas inteligências unidas para não mais se separarem. A doutrina da poligamia foi necessária para seus fins e Deus concedeu para alguns. É difícil de conceber em nossas mentes a poligamia porque vemos o nosso futuro na “eternidade” como dois seres que irão copular como as raças dos mamíferos inferiores e seus cérebros reptilianos. O sexo não será como visto aqui, na condição de “deuses”, toda vez que houver a manifestação do amor entres os unidos eternamente, a virtude do espírito cobrirá nossa companheira ou companheiras e o amor será mútuo e puro como Deus e a virgem Maria. As mulheres vieram para essa terra para servirem de portal de luz e geradoras de filhos espirituais, os homens vieram nessa condição: mendigos de uma parte do poder de Deus que para tê-lo precisamos nos submeter a certos requisitos e a mulher precisa fazer o que pra ser “salva” quase nada! Deixo aos homens: “O que acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do SENHOR”. Pv 18.22

  6. Ah, numa boa…nunca vi tanto besteirol religioso… primeiramente as escrituras que existem na Bíblia são muito contraditórias entre elas… é um livro bonito que quando falamos o seu nome soa como poderoso… especialmente para os fracos, mas numa boa, quando eu compro um livro uma dos aspectos do livro que me chamam mais a atenção é o do autor, o que ele faz? De que lugar do mundo ele é? quantos livros ele já escreveu? mas a bíblia passou na mão de tanta gente que não da pra acreditar, só tem besteira… mas confesso que tem historinhas surreais que aparentemente nos motivam assim como grandes autores que existem por ai… se Deus tão grandioso que é precisaria muitas vezes cometer barbáries pra “executar a obra dele” que lei é essa que Ele vive? e vocês mulheres mormons não adianta falarem que “ai, nós não temos o sacerdócio mas nos muitas vezes agimos em nome dele”… “ai, a mãe celestial não é comentada porque ela é sagrada” ou muitos “MITOS” ridículos que os próprios membros inventam… vocês sempre serão submissas aos homens, prestem sempre bem a atenção nas suas aulas da soc soc 😀 e questionem a si mesmas… se vocês forem conversar com algum líder eles irão encher de moral e falar que não é bem assim… amo as mulheres e sei que vocês são melhores que os homens, mas acho que se fosse alguma mulher “Profetisa” kkkkkkk???? talvez mudaria o “visual” do plano 😛 vocês já pararam pra pensar e verem o seu maridão com várias outras? se isso vai ser natural… com certeza isso é a maior gloria para um homem kkkkkk

  7. Sou membro da Igreja faz 19 anos,sempre procuro ter mais conhecimento sobre minha fé,sou extremamente feliz por ter escolhido ser uma mulher SUD.Sabemos que em todos os lugares existem pessoas ruins e que cometem inúmeros erros,não julgo a igreja por seus membros mas por sua doutrina que é voltada para a Família.Nunca me senti submissa ou menor que meu esposo tomamos decisões juntos,assim como ele tenho grandes responsabilidades na igreja o que realmente sei é que Deus criou o Homem e a Mulher com propósitos distintos e cada um cumpre o seu propósito!

  8. Bom…..pra meu texto nao fica extenso vou só colar uma link de pesquisa onde diz q só no brasil existem 5 milhoes de mulheres a mais que homens.
    Acredito q eu nao precise mais comentar sobre isso.
    Agora vamos as tais escrituras isoladas como vc mencionou, pelo q me consta eu nao sei de onde vc tirou a ” idéia deturpada ” de que eu nao possa usar de escrituras isoladas para demonstrar uma idéia como por exemplo qdo o Senhor menciona a respeito da fé para agradar a Deus ou até mesmo sobre seus pensamentos nao serem como os nossos ou o tempo do Senhor nao ser como o nosso.
    Por acaso teus pensamentos sao como o Senhor? Vc vê as coisas tao claras como ele? Por acaso vc nao utiliza da fé para todas as coisas? Ou por acaso o tempo de deus nao é diferente do nosso? Entao pq nao posso usar de uma escritura isolado para exempligicar a poligamia ou qualquer outra coisa?! E se tratsndo de conhecer contextos ou no livro inteiro lhe asseguro q conheço mto bem. Portando posso usá-lo sim pra exemplicar mto bem e dar exemplos de suas idéias inequivocas e visao distorcidas do mormonismo.
    Pra encerrar vou citar 1 timoteo nonqual talvez se encaixe perfeitsmente pra vc irmao, onde diz:
    Torno a lembrar-te a recomendação que te dei, quando parti para a Macedônia: devias permanecer em Éfeso para impedir que certas pessoas andassem a ensinar doutrinas extravagantes,
    E a preocupar-se com fábulas e genealogias. Essas coisas, em vez de promoverem a obra de Deus, que se baseia na fé, só servem para ocasionar disputas.
    Esta recomendação só visa a estabelecer a caridade, nascida de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.
    Apartando-se desta norma, alguns se entregaram a discursos vãos.
    Pretensos doutores da lei, que não compreendem nem o que dizem nem o que afirmam.
    Tenha mais fé irmao…..
    Abraço

    • George, permita-me explicar-lhe as muitas maneiras como o seu comentário está grosseiramente equivocado.

      1) Você não leu os dados populacionais estatísticos.

      Você escreve a absurda afirmação de que há 7 mulheres no mundo para cada homem. Eu lhe mandei, de duas fontes diferentes, estatísticas populacionais globais demonstrando que há mais homens que mulheres, e você obviamente não se deu o trabalho de ler nenhuma das fontes. Tivesse lido, não teria repetido o mesmo estúpido argumento novamente, de maneira ainda mais primária. Isto é um fato demográfico e argumentar contra ele é o mesmo que argumentar que a Terra é plana!

      Você precisa se informar e se educar sobre os fatos antes de tentar defender uma opinião.

      2) Você não leu o próprio artigo que você citou para tentar salvar face com a sua ridícula afirmação.

      Se você tivesse lido, teria se dado conta de que o artigo explica que o crescimento demográfico de mulheres no Brasil se deu por causa de aumento assimétrico na expectativa de vida, com mulheres vivendo mais do que homens. Isso significa que há mais idosas que idosos. O mesmo artigo delinea claramente que as relações nas faixas etárias infantis e adulto-jovens permaneceram estáveis, isto é, com assimetria em favor de mais homens. Ou seja, o artigo que você citou para defender a sua fantasiosa afirmação de que há mais mulheres (700% a mais) prova justamente o contrário, de que há (em idades reprodutivas) mais homens no Brasil!

      Você precisa ler os artigos, e não apenas as chamadas!

      3) Você não se deu o trabalho mínimo de checar os dados do IGBE, que claramente demonstram o que eu lhe expliquei acima. Nasce-se mais homens que mulheres e mulheres vivem mais tempo. Mais homens nascem que mulheres no Brasil (1,05 pra cada uma)! Há mais homens no Brasil em fase reprodutiva que mulheres. Aliás, isto é um fato da Natureza, e não apenas um fenômeno brasileiro ou do século XXI!

      Concluindo o seu argumento de que poligamia é relevante ou importante ou necessária, ele não tem nenhum mérito com a realidade! Para usa-lo é necessário uma tremenda ignorância dos fatos estatísticos. Para insistir nele depois de exposto aos fatos é uma estupidez incrível. Não insista!

      4) O seu contra-argumento sobre as citações bíblicas é praticamente incompreensível pois você não usa nenhuma pontuação ou estrutura gramatical consistente.

      Eu suponho que você esteja querendo dizer que Deus pensa de um jeito diferente do meu, e por isso eu não posso entender o que Ele quer dizer. Ou algo do gênero. Se realmente é isso que você está querendo dizer, então você naturalmente não acredita que Deus seja um Ser racional, coerente, consistente, ou honesto. Porque, de acordo com a sua hipótese, Deus escreveu textos bíblicos com sentidos determináveis por mentes racionais e lógicas, mas com a intenção de engana-los e com sentidos secretos e obscuros que apenas as mentes irracionais poderiam decifra-las.

      Eu entendo que muitas pessoas subscrevem a esse tipo de visão de Deus. Contudo, essa visão de Deus nada mais é que uma justificativa ex post facto para manter crenças que são incompatíveis com fatos históricos, fatos científicos, razão e lógica. O conhecimento humano evolui com o tempo e, por isso, é natural que aquilo que foi crido no passado seja desacreditado no presente. (Ver 1 Co 13:1)

      A sua interpretação de Isaías é simplesmente ignorante. Se você se desse o trabalho de ler os primeiros 10 capítulos do Livro de Isaías, veria de que o trecho que você citou está falando de outra coisa completamente diferente. Como eu já lhe disse acima, ler é importante!

      5) A sua citação de 1 Timóteo é a perfeita ironia que ilustra o quanto você está errado.

      1 Timóteo é uma das cartas que acadêmicos chamam de “pseudo-paulinas”, porque ela foi escrita por alguém que fingia ser o Apóstolo Paulo. O autor de 1 Timóteo, com suas cartas pastorais, tentava convencer suas comunidades-alvo a desacreditar de determinadas doutrinas e ensinamentos populares em sua região de determinados líderes, entre eles o Apóstolo Paulo. A ironia dupla é de um autor fingindo ser Paulo para desacreditar ensinamentos de Paulo com os quais ele não concorda e você citando este engodo para argumentar contra fatos com os quais você não concorda.

      Você saberia disso se lesse o Novo Testamento. Você certamente saberia disso se estudasse sobre o Novo Testamento. Como nunca fez nenhum dos dois, se expõe ao ridículo de citar passagens que significam outra coisa completamente diferente e/ou que demonstram o quão equivocados os seus argumentos são. Novamente, a moral principal que deveria ficar com você é que ler e estudar é crucial, especialmente para poder ter e argumentar opiniões que sejam factuais, relevantes, coerentes, ou minimamente inteligentes.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s