Igreja publica fotos da pedra de vidente de Joseph Smith

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias divulgou hoje pela primeira vez fotos da pedra de vidente que acredita ter sido utilizada por Joseph Smith.

seer-stone-joseph-smith-ensign-liahona-october-2015_1512979_inl

Pedra de vidente que a Igreja acredita ter pertencido a Joseph Smith e ilustra o artigo da revista Ensign. (Imagem: Welden C. Andersen e Richard E. Turley Jr.)

As fotos foram mostradas no anúncio de lançamento do próximo volume do Projeto Joseph Smith Papers, intitulado Revelações e Traduções, Volume 3: o Manuscrito do Tipógrafo do Livro de Mórmon (em tradução livre). O volume traz fotos da pedra oval de cor marrom que teria sido utilizada na tradução do Livro de Mórmon, bem como de uma bolsa de couro utilizada para guardá-la, feita provavelmente por sua esposa Emma Smith.

A pedra tem tamanho próximo ao de um ovo. (Imagem: Rick Bowmer/AP)

A pedra tem tamanho próximo ao de um ovo. (Imagem: Rick Bowmer/AP)

Simultaneamente, a revista Ensign publicou em seu site o artigo “Joseph, o Vidente“, o qual discute o uso do Urim e Tumim e da pedra de vidente por Joseph Smith. A matéria foi escrita por Richard E. Turley Jr., Historiador Assistente, Robin S. Jensen e Mark Ashurst-McGee, do Departamento de História da Igreja. O artigo sairá na versão impressa de outubro e inclui também uma foto da mesma pedra que faz hoje parte do acervo da Igreja.

Pedras para receber revelação

Parte do texto afirma:

Fotos da pedra de vidente no novo volume do Joseph Smith Papers. (Imagem: Rick Bowmer/AP)

Fotos da pedra de vidente no novo volume do Joseph Smith Papers. (Imagem: Rick Bowmer/AP)

(…) evidências históricas mostram que além das duas pedras de vidente conhecidas como “intérpretes”, Joseph Smith usou pelo menos uma outra pedra de vidente ao traduzir o Livro de Mórmon, frequentemente colocando-a em um chapéu para bloquear a luz. De acordo com contemporâneos de Joseph, ele fazia isso para ver melhor as palavras na pedra.

Por volta de 1833, Joseph Smith e seus associados começaram a usar o termo bíblico “Urim e Tumim” para se referirem a quaisquer pedras usadas para receber revelações divinas, incluindo os intérpretes nefitas e a pedra de vidente. Essa terminologia imprecisa tem dificultado tentativas de reconstruir o método exato pelo qual Joseph Smith traduziu o Livro de Mórmon. Além de usar os intérpretes, segundo Martin Harris, Joseph também usou uma de suas pedras de vidente por conveniência durante a tradução do Livro de Mórmon.  Outras fontes corroboram Joseph variando os instrumentos de tradução.

Ilustração de Robert T. Barrett no artigo da Ensign.

Ilustração de Robert T. Barrett no artigo da Ensign.

O artigo da revista oficial SUD traz ilustrações do processo de tradução do Livro de Mórmon como imaginado por artistas – incluindo o Urim e Tumim como óculos, baseada na descrição dada pela mãe do profeta, Lucy Mack Smith. Nenhuma ilustração, porém, aludindo ao uso da pedra dentro no chapéu, o qual até o momento não fazia parte do imaginário comum do mormonismo.

Várias ilustrações, em publicações SUD durante as décadas, da tradução do Livro de Mórmon, todas omitindo a pedra de vidente realmente utilizada por Joseph Smith

20 comentários sobre “Igreja publica fotos da pedra de vidente de Joseph Smith

  1. Este artigo é importantíssimo, pois desmitifica o processo de tradução. A maioria dos membros da Igreja não faz a menor ideia e até mesmo se revolta quando falamos algo sobre pedra do vidente, chapéu, etc. Qual seria o objetivo da Igreja ao trazer à luz tantos assuntos polêmicos em seu site oficial ultimamente, depois de quase dois séculos de silêncio? Essa é a minha maior dúvida.
    Obrigada, VM.

    • É que a mentira já ta fedendo, já se pode encontrar em tudo que é canto da internet praticamente todas as mentiras contadas pela igreja, e para parecer mais justa ela revela parte da verdade.

  2. Suzana, as escrituras nos dizem que tudo será revelado no seu devido tempo. Esse tempo chegou para as pedras de vidente.

  3. De todas as informações contidas no artigo, segundo os historiadores da Igreja, considero o fragmento abaixo o mais relevante.

    “The most salient point Joseph Smith made about the translation of the Book of Mormon was that he did it by the gift and power of God.”
    Joseph Smith salientou a respeito da tradução do LM que a mesma foi feita por ele através do dom e poder de Deus.

      • Antônio T. Teixeira
        É impossível adquirir desconhecimento, como colocou. Acredito que o senhor quis dizer que eu não possuo conhecimento dos SUDs… Ok, opinião sua. Cada um que busque informações de todos os lados (e não apenas de um) e tire suas conclusões.

      • Verdade, Leandro. Tentei parafrasear sua afirmação (sem os três pontinhos, claro!), mas fui mal sucedido. Há muito que ler sobre a relação entre mormonismo e maçonaria. Alguns textos aqui no Vozes Mórmons podem ser um bom começo. Só não tente colocar a conclusão antes do estudo. A não ser que queira justificar a falta do mesmo.

      • Antônio Trevisan,
        Já possuo minhas conclusões diante do que já estudei e presenciei na Igreja, por isso postei meu primeiro comentário.

  4. Aos poucos a verdade está sendo revelada. Essas pedras aí não se parecem nem um pouco com o que é descrito nos manuais da igreja, e a forma de “tradução” usada pelo smith tb não. Deveriam falar tb sobre a mentira do livro de Abrão e os facsimiles. Deveriam falar nas capelas sobre a poligamia e a questão dos negros, não é justo ficar escondendo essas coisas das pessoas.

    • Júlio, Joseph Smith possuía uma outra pedra de vidente, que era branca (ou acizentada ou não inteiramente branca – as descrições variam), anterior à pedra marrom. Esse fato talvez nos faça ler com outros olhos o que ele disse em 1843 sobre uma pedra branca na qual está escrito um novo nome (D&C 130:10-11).

      • Essas pedras são apenas amuletos que não influenciam em nada na vidência, Joseph Smith era médium e recebia informações do plano espiritual, recebia informações de espíritos enviados por Deus, essa é a grande revelação.

  5. Tudo blá blá deveriam dobrar seus joelhos e orar e pedir que o Senhor também mostre a cada um de vocês pelo poder do Espírito Santo…..

      • Leandro,
        Em resposta a vosso comentário,roubado da Mac.’. ,coube ao G.’. Or.’. Norte Americano julgar,simbologias adotadas no Templo Mórmon,são sacerdotais,significados,sentidos e propósitos distintos da Ord.’.
        Para vossa informação Glen Cook ,membro ativo na Igreja foi G.’.M.’. da G.’. L.’.de Utah,
        Em se tratando de um fato ocorrido no Or.’. e jurisdição Norte Americano,nada mais J&P do que eles próprios julgarem.
        Neste quesito,asseguro-lhe que membros da Igreja que também são Ir.’. ,não tem impeditivo algum,de adquirir L.’. entre C.’. tampouco ouvem críticas a Igreja lá.
        TFA

  6. Meus irmãos em cristo e IIr.´. Maç.´. gostaria só de salientar que tenho total credibilidade de falar sobre essa Aug.´. Res.´. Ord.´. na qual sou membro e sou também mormom. na verdade acredito que o dito Profeta tinha o dom da mediunidade que nada mais é ser um mediador entre o mundo material e o espiritual, e em relação ao dom do espirito santo gostaria só de fazer uma observação quando os membros da igreja dizem que só eles podem possuir o verdadeiro espirito santo porque alguem com autoridade colocou a mão sobre suas cabeças… ( negativo ) lembrem-se meus irmãos o espirito santo é e foi um dom gratuito que jesus nos deixou lembra quando ele disse: Vou mas vos deixarei o consolador o espirito santo. Em momento algum ele criou exclusividade. Aos irmãos um T.´.F.´.A.´.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s