A pedra e a vidraça

stoneAs fotos de uma das pedras de vidente usadas por Joseph Smith divulgadas pela Igreja ontem estão gerando reações variadas. Há aqueles que expressam o prazer da descoberta ou o alívio de verem a informação divulgada mais amplamente. As reações mais visíveis, porém, são de deboche (por parte de críticos rasos) e medo (por parte de crentes rasos). Reações infelizmente bastante previsíveis.

Por que muitos santos dos últimos dias sentem medo? Fazendo de Joseph Smith uma Autoridade Geral engravatada e/ou fazendo de Deus um mórmon ortodoxo, muitos parecem sentir uma ameaça na pedra marrom. Talvez ela não pareça especial o suficiente. Talvez seja trabalhoso demais reimaginar uma narrativa. Talvez pensem que ela será jogada contra sua vidraça.

Muitos mórmons têm uma postura altamente defensiva, reagindo a ataques reais e imaginários. Não é raro ouvir que determinado tema não deva ser discutido porque os não-membros não entenderão. Ou os membros novos da Igreja se afastarão. Ou os anti-mórmons ganharão mais munição. Esse tipo de pensamento, creio, apenas esconde o preconceito dos próprios mórmons e suas expectativas sobre o mormonismo.

O historiador mórmon Richard Bushman comenta:

Por que então a foto de uma pedra rajada marrom nos incomoda? Acho que porque cruza uma divisão que tínhamos entre religião e superstição. Sabíamos sobre o anjo e o Urim e Tumim por tempo o suficiente  para assimilá-los em uma religião respeitável. Esses são os caminhos de Deus. Do outro lado da divisão estão bruxaria e encantamentos e cartas de tarô.  Essas são superstições tolas em que o inculto acredita. Não queremos nada disso.

O medo irá prevalecer a ponto de impedir que informações históricas reconhecidas ontem cheguem no cotidiano da Igreja? Eu vejo dois cenários possíveis:

  1. A informação de que Joseph Smith utilizou uma pedra como instrumento revelatório virá a ser popularizada entre os membros da Igreja SUD nos próximos anos, sendo mencionada em materiais do Seminário, Instituto e Escola Dominical. Obras de arte representando o uso da pedra ilustrarão publicações da Igreja. E, para começar, o artigo da Ensign também estará em português (e em outros idiomas) na Liahona do próximo mês de outubro.
  2. A informação divulgada ontem não será incluída em outro materiais da Igreja. O artigo mencionando a pedra de vidente não chegará à Liahona.

Qual você acredita ser o cenário mais provável? Qual seriam as reações na sua ala, ramo, entre familiares e amigos SUD? Quais as reações nos fóruns e comunidades online no Brasil? A “descoberta” da pedra de vidente será um passo para que mórmons abracem sua própria história e sejam mais abertos ao estudo da mesma?

Veja aqui as fotos da pedra

6 comentários sobre “A pedra e a vidraça

  1. Temos que encarar o fato com maturidade e humildade.Afinal quando encontrarem a ARCA do CONCERTO qual será a reação e o SANTO GRAAL ? Guardar estes objetos somente no campo das idéias, supertições,lendas e contos somente nos limita como seres reflexivos e analíticos , ora se recebemos uma benção que vísivel porque não disfrutar ? Queremos viver para sempre no mundo sombrio,onde nada é mostrado ? Nada é comprovado ? Disfrutemos nossas descobertas! Busquemos mais coisas edificantes na terra e no Céu.Sejamos desbravadores! Sejamos inconformados! Sejamos sedentos de verdade, luz e conhecimento! Como diz na Bíblia “Examinai tudo retém o que é bom”

  2. Aqui na minha ala já está o maior bafafa. Alguns acreditam, outros já sabiam e comemoraram a divulgação, e tem uns que não acreditaram. Acham que é coisa de antimormons. Acredito que a Igreja não vai divulgar maciçamente e este assunto vai morrer. Como a pesquisa não é o forte do povo Sud, acredito que vai ficar por isso mesmo. Na minha opinião, assuntos muito mais polêmicos teológica, doutrinária e historicamente, divulgados recentemente, já foram ignorados.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.