O Amor de Muitos Esfriará

Eu sou moderador de um grupo de membros da Igreja SUD que conta com aproximadamente 11 mil pessoas. Frequentemente, coloco alguns artigos para instigar a opinião crítica, estimular o estudo do Evangelho e da história da Igreja, bem como de sua doutrina.

Contudo, percebo na maioria esmagadora dos comentários (9 em cada 10) um comportamento nos Santos dos Últimos Dias que me tem causado grande espanto: o esquecimento do amor cristão.

Notadamente, os comentários que me deixaram mais surpreso foram os relacionados com o artigo recente sobre o êxodo dos jovens entre 14 a 30 anos da Igreja. Fiz uma pergunta simples usando o texto em questão, ipsis litteris: “O que vocês acham disso? Há alguma forma de reverter esse quadro sem mudanças substanciais? Quais mudanças?”.

Os comentários mais frequentes que se seguiram foram: “uso errado do ‘livre’ arbítrio”, “Deus está separando o joio do trigo”, “a Igreja está certa em separar os que apoiam a causa LGBT dos que não apoiam por meio do endurecimento das leis contra os homossexuais”, “estamos nos últimos dias e os fracos não permanecem na Igreja pq grande é a porta estreita e apertada” e variantes dessa forma de pensar,  bem como ataques e acusações diretas sobre minha dignidade e condição de membro, além de ataques pessoais ao Vozes Mórmons.

É algo surpreendente que simplesmente as pessoas achem que a inativação de jovens e membros são frutos diretos da própria pessoa em escolher as “atrações do mundo”.  Será que nós Santos dos Últimos Dias, enquanto “corpo de Cristo”, realmente somos cristãos?

Jesus, ensinando um dos presságios sobre o fim dos tempos, declarou:

“Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” (Mateus 24:10-14)

A importância da caridade como sinal de condenação, salvação, apostasia, etc., é vista em diversas passagem das escrituras.

Alguns ensinamentos do Mestre sobre o assunto foram:

“Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la? E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso; E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” (Lucas 15:4-7)

Há muito mais alegria no céu por um inativo que volta pra o redil da Igreja do que pelos 99 membros ativos e “fiéis”.

Outra passagem interessante:

“E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos. E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” (João 21:14-17)

O que essas passagens tem em comum? A resposta é simples: o resgate das almas. Frequentemente essas passagens são interpretadas como referente às pessoas que ainda não conhecem o Evangelho, que ainda não se batizaram. Essa interpretação é parcial e incompleta. Para Deus, o batismo é irrelevante se não vier acompanhado da salvação da alma de Seus filhos. O propósito de Deus não é conceder batismo para as pessoas, mas “imortalidade e vida eterna”. O batismo é apenas um dos passos para se alcançar esse objetivo.

O cristianismo se tornou popular, e espalhou-se rapidamente entre judeus e gentios, porque, ao contrário do judaísmo que pregava a salvação apenas para o povo do convênio e havia criado “castas” com o passar dos anos, o cristianismo pregava  o amor a todos, viviam sem ricos ou pobres, tudo era repartido entre eles, e a igualdade e o amor ao próximo eram centrais no comportamento social dos primeiros cristãos. Essa nova ótica que mudava a visão do Deus Abraâmico de cruel e sanguinário, o Senhor dos Exércitos, para um Deus de amor, de compaixão, que amava a todos, não apenas os judeus, mas os gentios também. Todos eram filhos de Deus.

 

James E. Talmage, um apóstolo SUD famoso por livros mais racionais, embasados em conhecimento cientifico e histórico disponíveis na época, escreveu:

“Deve ser lembrado que a grande transformação pela qual a Igreja foi elevada a um lugar de honra no estado, ocorreu na primeira parte do quarto século. É erro popular presumir que a decadência da Igreja como instituição espiritual data daquela época. O quadro da Igreja declinando em seu poder espiritual na razão direta de seu aumento de riqueza e influências materiais, tem sido atraente aos retóricos e escritores de histórias sensacionalistas; mas tal quadro não representa a verdade. A Igreja estava saturada com o espírito da apostasia bem antes de Constantino tomá-la sob sua poderosa proteção, concedendo-lhe posição oficial no estado. Em apoio a essa declaração, cito novamente Milner, o declarado amigo da Igreja:

“Sei que é comum autores representarem o grande declínio do cristianismo como tendo lugar somente após seu estabelecimento externo sob o reinado de Constantino. Mas a evidência da história compele-me a discordar dessa visão das coisas. De fato, vimos que, durante uma geração inteira antes da perseguição deocleciana, apareceram poucos sinais de piedade superior. Rara era a centelha de caridade existente; e não é comum em qualquer época que uma grande obra do Espírito de Deus seja exibida apenas pela conduta de alguns grandes santos, pastores e reformadores. Todo esse período, bem como todo o cenário da perseguição, é bem estéril em tais caracteres. As instruções morais, filosóficas e monásticas não efetuarão pelos homens o que é de se esperar da doutrina evangélica. E se a fé em Cristo declinara tanto (e seu estado decadente devia datar do ano 270, aproximadamente), não nos devemos admirar de que cenas como as sugeridas por Eusébio, sem quaisquer minúcias circunstanciais, se tenham verificado no mundo cristão… Ele fala também do espírito ambicioso de muitos, aspirando os cargos da Igreja, das ordenações indevidas e ilegais, das querelas entre os próprios confessores e das contendas insufladas por jovens demagogos nas próprias relíquias da Igreja perseguida, e dos múltiplos males que seus vícios criaram entre os cristãos. Quão triste deve ter sido a decadência do mundo cristão para merecer a própria vara da vingança divina? Entretanto, que não triunfe o mundo infiel ou profano. Não foi o cristianismo, mas sim o seu abandono, a causa destes males”.” (Milner, “Church History”, Sec. IV, cap. I, em Talmage, James E., A Grande Apostasia, pg 52-53 Tópico 13, 1909.)

As principais causas da apostasia geral do cristianismo não se deu por causa da morte dos apóstolos ou pela tutela do Estado em 325 AD com Constantino. O cristianismo já não existia mais antes disso, perdeu-se a caridade, as pessoas não se importavam uns com os outros, as pessoas aspiravam cargos na Igreja, ordenações indevidas e ilegais (nepotismo na Igreja, ordenação de liderança baseado em laços de amizades, parentesco, etc). Nesse trecho das causas internas da apostasia da Igreja Primitiva vemos o mesmo cenário na Igreja SUD atualmente.

A destruição de Sodoma e Gomorra, ao contrário do que se prega no cristianismo atual (i.e., que foram destruídas devido à homossexualidade), ocorreu por causa da ausência de caridade conforme aponta o Judaísmo.

Quando Deus e Jesus apareceram a Joseph, conforme o relato oficial da Igreja SUD em Joseph Smith História, é dito, citando Isaias:

“Foi-me respondido que não me unisse a qualquer delas, pois estavam todas erradas; e o Personagem que se dirigia a mim disse que todos os seus credos eram uma abominação a sua vista; que aqueles religiosos eram todos corruptos; que “eles se aproximam de mim com os lábios, mas seu coração está longe de mim; ensinam como doutrina os mandamentos de homens, tendo aparência de religiosidade, mas negam o seu poder.”

Nesse trecho denuncia-se a hipocrisia dos religiosos, pois tinham a aparência de religiosidade, tinham a aparência do cristianismo, mas negavam o poder de Deus. Qual é a aparência do cristianismo se não a caridade? O amor a Deus e ao próximo como a si mesmo?  As pessoas, contudo, estão mais preocupadas com a sua aparência de religiosidade.

A maior abominação é esquecer o aspecto mais importante do cristianismo, o amor a Deus e ao próximo. Não adianta “aceitar Jesus” como seu Salvador, ser batizado, etc., se não O ama, pois “Se [O] ama[rmo]s, guarda[remos] os [S]eus mandamentos”. E os dois maiores mandamentos de Cristo é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Não existe cristianismo ou amor a Cristo sem o amor genuíno ao próximo.

O profeta Moroni escreveu (também antecedendo um período de apostasia):

“De modo que, meus amados irmãos, se não tendes caridade, nada sois, porque a caridade nunca falha. Portanto, apegai-vos à caridade, que é, de todas, a maior, porque todas as coisas hão de falhar — Mas a caridade é o puro amor de Cristo e permanece para sempre; e para todos os que a possuírem, no último dia tudo estará bem. Portanto, meus amados irmãos, rogai ao Pai, com toda a energia de vosso coração, que sejais cheios desse amor que ele concedeu a todos os que são verdadeiros seguidores de seu Filho, Jesus Cristo; que vos torneis os filhos de Deus; que quando ele aparecer, sejamos como ele, porque o veremos como ele é; que tenhamos esta esperança; que sejamos purificados, como ele é puro. Amém.” (Moroni 7:46-48)

Para finalizar, a profecia sobre a apostasia da Igreja restaurada feita pelo próprio Livro de Mórmon em 3 Néfi 16:10-11:

“E assim ordena o Pai que eu vos diga: No dia em que os gentios pecarem contra meu evangelho e rejeitarem a plenitude do meu evangelho e exaltarem-se por causa do orgulho de seu coração sobre todas as nações e sobre todo o povo de toda a Terra; e estiverem cheios de toda sorte de mentiras e de enganos e de injúrias e e toda sorte de hipocrisia e homícidios e artimanhas sacerdotais e libertinagens e abominações secretas; e se fizerem todas estas coisas e rejeitarem a plenitude do meu evangelho, eis que, diz o Pai, retirarei a plenitude do meu evangelho dentre eles. E então me lembrarei do convênio que fiz com meu povo, ó casa de Israel, e levar-lhes-ei meu evangelho.”

Quão perto estamos do cumprimento dessa profecia? Será que ela já se cumpriu? O coração das pessoas já esfriou? Como podemos evitar que isso aconteça em nossas vidas e assim poder estar cheios de caridade e amor ao próximo, para não sermos condenados na ocasião da vinda de Cristo? Será que nossa caridade é realmente demonstrada quando apenas dizemos “vamos orar pelo irmão”?  Será que estamos realmente vivendo a caridade conforme Cristo exemplificou? Somos nós, na metáfora de Cristo, o levita ou o samaritano?

18 comentários sobre “O Amor de Muitos Esfriará

  1. Eu sinceramente gostaria de dizer que existe esperança para a instituição ( a corporação IJSUD) que mais programas de caridade, atividades centradas no amor, manuais e treinamentos focados na vida de Cristo (como se amor ou Deus pudessem ser empacotados em uma caixinha e colocados na prateleira, pensamento tolo corporativista). Mas a verdade é que a “doença” da corrupção e ganância humana infelizmente está minando as veias e artérias da instituição que ao meu ver ainda (e por mais algumas décadas talvez) mantenha sua aparência saudável seu belo corte de cabelo seu terninho e camisa bem passados enquanto por dentro já começa a sentir calafrios e dores de uma doença que certamente se não há matar vai dividi la em centenas de pedaços. Agora a “Igreja” o corpo de Cristo este sempre tem solução, este se quiser, encontra seu amor irá conseguir. Sim talvez alguns pedaços terão que ser removidos, haverá certo sofrimento em abandonar dogmas, doutrinamento vazio, idolatria de homens, solidão, desprezo, ostracismo mas no fim o resultado é incrível Adão encontra Cristo, sempre encontra! e no meu modo de ver o santuário não será um templo magnifico branco e radiante de pedra e ouro feito por homens, mas de novo, e como sempre foi, o encontro se dá no bosque, sempre lá!

  2. Gostaria de ter esta mesma fé do Richard, mas acho que não tem como haver mudança tão grande de norte estou vendo estas evidencias há muito vindo la dos EUA, Teve um profeta que preveniu muito sobre o orgulho insano que poderia se apoderar de lideres e lideres gerais da Igreja foi o profeta Benson ou estou errado,Que Deus nos salve de toda esta arrogância.

  3. Ótimo texto. Como um frequentador do grupo, e de outros grupos, percebo essa falta de amor ao próximo.

    Uma parábola que ilustra bem isso é a do fariseu e o publicano:

    “E contou também esta parábola a alguns que de si mesmos confiavam que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo para orar: um fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia em seu peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.” (Lucas 18:9-14)

  4. Sou fã de Zygmund Bauman ele estuda a sociedade pos moderna como a era do descartável, do imediatismo e das relações “liquidas” significa que o coração do homem moderno esta mais prático . Se me interessa… Amo! se ficar incomodo jogo fora…preciso das pessoas para meus interesses pessoais e bem estar urgente, essas são “objetificadas” na minha mente e coração. O prazer e a alegria deve ser imediata e o conforto rápido.Os programas e projetos não podem parar, a máquina e o sistema são mais importantes que o ser humano.

  5. Pois é meus amados irmãos a igreja SUD não só ele mas muitas outras vem sofrendo com essa crise politica mas tratando-se da igreja de cristo a crise é a grande ambição dos homens. Capelas sendo fechadas, terrenos sendo vendidos, o dizimo da igreja caiu mais da metade os lideres estão com a mão na cabeça consequentemente vem acocho de todo lado.

  6. A igreja não cresce por culpa dos membros, nossas aulas e discursos citamos mais autoridades gerais e filósofos (e ultimamente frases do livro do Carlos Wizard) do que a Cristo, a pregação do evangelho está cada vez mais raza! Fique 7 anos inativo, por causa de um bispo que quase me bateu (literalmente) em um conselho disciplinar,e agora vivendo em outro estado, tive que ouvir dezenas de comentários carregados de ódio, no grupo de whatsapp da ala, simplesmente por ser um paulista vivendo no nordeste. Do nada uma irmã postou um texto exaltando as qualidades da cultura nordestina e ofendendo paulistas e sulistas!!! E acreditem, eu sou o único paulista da ala. Estamos tão inchados de orgulho pela possibilidade da exaltação que esquecemos que não somos exaltados ainda.

    “Fora da caridade não há salvação”

    • Sim, tenho dito que estamos muito mais próximos do comportamento dos Zoramitas, inchados de orgulho, pisando os pobres (discursos inflados sobre a autossuficiência que faz pobres saírem ofendidos de nossas capelas), agradecemos em nosso Rameumpton todo primeiro domingo do mês sobre quão grato estarmos no verdadeiro Evangelho de Cristo, que esquecemos de chorar com os que choram, amar nosso semelhante, não permitir pobres e famintos em nossa comunidade.. infelizmente é fácil se dizer mórmon ou cristão, o difícil é agir como Cristo…

    • Concordo plenamente com seu comentario! Os manuais e outros livros estao substituindo a palavra revelada por Deus nas escrituras. Creio mais do que nunca que as palavras de Moroni ao terminar o registro de seu pai Mormon, sao direcionadas especificamente aos gentios da igreja de Cristo nos ultimos dias.

      35 Eis que eu vos falo como se estivésseis presentes e, contudo, não estais. Mas eis que Jesus Cristo vos mostrou a mim e conheço as vossas obras.

      36 E sei que andais segundo o orgulho de vosso coração; e poucos há que não se exaltam no orgulho de seu coração, a ponto de vestirem-se com trajes finos, entregarem-se a inveja e contendas e malícia e perseguições e a toda sorte de iniquidades; E VOSSAS IGREJAS, SIM, TODAS ELAS SE TORNARAM CORRUPTAS POR CAUSA DO ORGULHO DE VOSSO CORAÇÃO.

      37 POIS EIS QUE AMAIS O DINHEIRO E VOSSOS BENS E VOSSOS TRAJES FINOS E O ADORNO DE VOSSAS IGREJAS MAIS DO QUE AMAIS OS POBRES E OS NECESSITADOS, OS DOENTES E OS AFLITOS.

      38 Ó vós, impuros, vós, hipócritas, vós, mestres, que vos vendeis por aquilo que corrói, por que haveis corrompido a santa igreja de Deus? Por que tendes vergonha de tomar sobre vós o nome de Cristo? Por que não considerais que maior é o valor de uma eterna felicidade do que o da miséria que nunca tem fim — por causa dos louvores do mundo?

      39 Por que vos adornais com aquilo que não tem vida e, contudo, permitis que passem por vós os famintos e os necessitados e os nus e os enfermos e os aflitos, sem notá-los?

      40 Sim, por que estabeleceis vossas abominações secretas, com o fito de obter lucro, e fazeis com que as viúvas e os órfãos se lamentem perante o Senhor? E também que o sangue de seus pais e de seus maridos clamem ao Senhor, desde a terra, por vingança sobre vossa cabeça?

      • Para mim, Moroni profetiza a apostasia da Igreja restaurada antes da Segunda Vinda de Cristo. A história do livro de Mórmon é um ciclo de orgulho, não tem pq ser diferente nos últimos dias. Principalmente essa parte aqui “por que haveis corrompido a santa igreja de Deus? ”
        Muito bem lembrado a escritura!

  7. Nós que temos chmados de liderança ou no ensino, devemos tentar mudar algumas práticas, ensinar mais o evangelho e menos manuais, os manuais não devem ser o centro de nossa pregação e sim o evangelho! Deixar de idolatrar líderes como Carlos wizard (trabalhei na empresa dele, acreditem, não é um céu na terra) na minha antiga estaca já fizeram 2 serões sobre o Carlos Wizard! Vamos tirar a pompa de seres quases exaltados que temos, e vamos ser cristãos!

    • Muito bom seu comentario! O “evangelho da prosperidade” como muitos dizem nao condiz com o verdadeiro evangelho de Cristo, ja temos o Bispo Macedo no Brasil e o Joel Osteen nos EUA, nao precisamos de mais um desses.

    • Precisamos sair e pregar o evangelho, estamos fazendo o que é mais fácil. Os manuais servem para nos mostrar como fazer, o problema é que não fazemos. Nos manuais encontraremos como agir com caridade e amor ao próximo, cuidar das famílias, ser verdadeiros cristãos etc. Isso não é problema algum só ensina coisas boas o problema é que nós não cumprimos o básico que é: Leitura das escrituras, visita de mestre familiar, pagar o dízimo, oração ( amar da Deus e ao próximo). Tudo isso, nos tira do nosso conforto e aumenta o nosso poder espiritual nos aproximando de Deus. A igreja nos mostra o caminho o problema é se eu quero andar nele. Há vários erros dos nossos líderes sim, porém costumo dizer que erram por estar aprendendo como fazer o que é certo. O termômetro da nossa espiritualidade são essas coisas simples e fáceis que não fazemos, até mesmo mede a espiritualidade das nossas alas porém há pessoas que fazem tais coisas, precisamos ser como elas e para melhor simplificar; Devemos ser como Cristo. O problema não é o que esta sendo ensinado, o problema é o que eu estou fazendo com o que me é ensinado. Temos o sacerdócio, o que estamos fazendo com ele? Geralmente quando uma pessoa se afasta é só ver se ela fazia essas coisas simples. Fui presidente do quorum de elderes vários anos e todos os homens que se afastavam da igreja ou que não eram firmes, eram aqueles que não faziam suas visitas de mestre familiar, geralmente faltavam a igreja, não tinham um cargo na igreja e quando tinham não davam tanta importância. Há pessoas que se afastaram da igreja por vários motivos: Desavença com os líderes, não aceitar alguma doutrina, não aceitar que um determinado líder o lidere, achar que a igreja não é verdadeira, querer ser líder e não é., achar isso ou aquilo dos líderes e da igreja… ( Tudo isso por culpa da própria pessoa ou até dos líderes e nossa mesmo como membros). Porém o que realmente nos afasta da igreja e do Senhor são essas coisas simples que não fazemos. A igreja é bem mais simples do que pensamos, nós é que complicamos o processo de ser feliz.

      • Marcos voce esta fazendo uma enorme confusao com estar ativo na igreja (instituicao) e estar ativo no Evangelho (amar o proximo; nao ter preconceito; ajudar pessoas necessitadas etc…) Voce acha que somente alguem que esta ativo na Igreja(Instituicao) pode fazer o bem? Vc acredita que dos bilhoes de pessoas vivendo na terra hoje, somente aqueles ativos na igreja SUD fazem o bem? Vc esquece que grandes milagres e atos de puro amor e caridade na grande maioria das vezes foram realizados quando nao havia nenhuma igreja estabelecida na terra. Espiritualidade ou conexao divina tem pouco haver com estar ativo em uma igreja ou outra se esse fosse o caso Joseph Smith nao teria recebido nenhuma manifestacao divina ate que a igreja estivesse completamente estabelecida e ele super ativo nela. Para concluir, muitos membros inativos podem estar muito mais conectado com Deus do que aqueles que passam horas dentro da igreja indo de reuniao para reuniao sem realizar nada de importante.

      • Seria bom se isso fosse verdade. O problema é que a Igreja se comporta diferente do que ensina nos manuais.
        O Manual ensina: Chamado deve ser por revelação.
        A prática funciona: Chamado por simpatia ou laços de amizade

        O manual ensina: Devemos amar o próximo
        A prática funciona: “Ele conhece a verdade, vamos focar em ajudar quem não tem tanto testemunho”

        O manual diz: Os jovens são responsabilidades do bispo
        A prática funciona: Os jovens ficam largados, com atividades chatas (quando tem) e quando se afastam é pq “preferem mais as coisas do mundo do que as coisas do Senhor”

        As escrituras dizem: “Não é necessário que em todas as coisas eu mande, os homens são livres para realizar muita retidão”
        A prática funciona: Se vc tenta fazer um baile sem vínculo com a Igreja para os membros vc fica recebendo ameaça de excomunhão.

  8. Tambem concordo Joao, infelizmente na igreja os lideres e membros acreditam que Moroni esta falando sobre os gentios fora da igreja mas isso nao faria sentido porque ele diz que esta falando diretamente a aqueles que tem o registro Nefita, os gentios fora da igreja nao tem o Livro de Mormon, nao creem no LM e nao tem interesse nenhum no LM, se esse fosse o caso entao Moroni estaria falando para as paredes. Como vc bem disse o orgulho tomou conta de nos que achamos que os avisos do LM nao sao para nos. A parte que ele diz ” Por que haveis corrompido a igreja de Deus” confirma que ele esta culpando os lideres por corromperem a igreja de Deus e se nos cremos que somos a unica igreja verdadeira entao ele esta se referindo a nos. Vc tambem disse bem sobre a apostasia da igreja restaurada, algo que os membros acham que nao acontecera, pois afinal a igreja foi restaurada, mas um estudo cuidadoso das profecias em 3 Nefi, Isaias e Eter, indica que havera sim uma nova apostasia entre os gentios e uma nova restauracao entre os da casa de Israel convenios do Pai com a casa de Israel, se considerarmos o aviso mais claro e explicito dado pelo proprio Salvador podemos ver que esse e o caso:

    10 E assim ordena o Pai que eu vos diga: NO DIA EM QUE OS GENTIOS PECAREM CONTRA MEU EVANGELHO E REJEITAREM A PLENITUDE DO MEU EVANGELHO E EXALTAREM-SE POR CAUSA DO ORGULHO DE SEU CORAÇÃO SOBRE TODAS AS NAÇÕES E SOBRE TODO O POVO DE TODA A TERRA; e estiverem cheios de toda sorte de mentiras e de enganos e de injúrias; e toda sorte de hipocrisia e homícidios e artimanhas sacerdotais e libertinagens e abominações secretas; e se fizerem todas estas coisas e rejeitarem a plenitude do meu evangelho, eis que, diz o Pai, retirarei a plenitude do meu evangelho dentre eles. (Vemos que nao e uma possibilidade mas sim uma afirmacao do Salvador que os gentios pecarao contra o evangelho, novamente isso se aplica aos lideres e membros da igreja pois afinal somos a “unica igreja verdadeira” e temos o verdadeiro evangelho de Cristo) ele tambem menciona o orgulho, combinacoes secretas e principalmente artimanhas sacerdatais que de acordo com o livro de Mormon significa pessoas pagas para ensinar o evangelho e se tornando popular (2Nefi 26:29)

    11 E então me lembrarei do convênio que fiz com meu povo, ó casa de Israel, e levar-lhes-ei meu evangelho. ( Ele afirma que tirara o evangelho dos gentios e dara aos descendentes de Lehi e outros da casa de Israel)

    12 E mostrar-te-ei, ó casa de Israel, que os gentios não terão poder sobre ti; lembrar-me-ei, porém, de meu convênio contigo, ó casa de Israel, e terás conhecimento da plenitude do meu evangelho.

    13 Mas se os gentios se arrependerem e voltarem a mim, diz o Pai, eis que serão contados com os de meu povo, ó casa de Israel. ( somente se arrependermos e voltarmos a Deus teremos parte no evangelho novamente).

    Nao ha como nao entender essas passagens tao claras.

  9. Sabe oq me preocupa? Que a igreja mede a espiritualidade de seus membros pela entrevista pra recomendação do templo, o bispo não te pergunta se vc lê as escrituras ou se pratica caridade…. a preocupação maior parece ser com o dízimo, se vc bebe ou não café….e se usa sua roupa de baixo….

    Gostei do comentário feito acima, temos que tirar o manto de exclusividade nas coisas do senhor…minha mulher nao é membro, ela é espírita, conhece o novo testamento como ninguem, pratica caridade, ajuda animais de rua, dá sopão para moradores de rua…. ajuda a todos….é simpática com todos…. nao critica ninguém….

    E eu? Com meus quase 30 anos de membro? Ex missionário…. tenho o sacerdocio…. minha espiritualidade nao anda bem, e se eu falar sobre isso com o bispo ela me dirá que é pq nao uso os garments todos os dias, (sou um paulistam acima do peso que mora no nordeste, muiittoooo calor) ou pq nao pago o dizimo (estou desempregado) cadê o aconselhamento espiritual???

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s