Piada SUD Machista

Brasileiros gostam de piadas.

Missionárias da Igreja SUD no Brasil viram meme machista após foto bem-humorada durante tragédia ecológica

Missionárias da Igreja SUD viram meme machista após foto bem-humorada durante tragédia ecológica

Brasileiros são reconhecidos mundialmente como mestres dos memes de internet. Santos dos Últimos Dias brasileiros não são muito diferentes dos demais brasileiros, e gostam de piadas e memes, também.

Contudo, algumas piadas se baseiam, e reforçam, noções preconceituosas. Uma página em rede social de membros da Igreja SUD dedicada a “humor dentro dos padrões” publicou justamente uma piada que promove o preconceito contra mulheres:

Não é segredo que há uma forte cultura de machismo e sexismo entre mórmons. Existe, ademais, o preconceito entre mórmons que mulheres se voluntariam para servir missão apenas para “caçar maridos”, ou porque “encalharam”, ou mesmo na esperança de serem “abençoadas” com um casamento como “recompensa” por seu serviço missionário. A piada em questão obviamente se baseia nessa crença popular e preconceituosa.

Na foto vê-se duas jovens missionárias da Igreja SUD posando para uma foto bem-humorada no meio de uma trágica enchente na cidade argentina de Concórdia. A piada, cujo humor depende exclusivamente do preconceito machista em torno de missionárias mulheres, lê:

“Quanto mais chuva na missão, mais lindo o maridão”

“Essas vão casar com o Brad Pitt e o Chris Evans”

Vocês já ouviram piadas sobre missionários em busca de esposas? Quando mais dedicado o missionário, mais bonita sua futura esposa? Vocês já ouviram comentários maliciosos sobre rapazes que servem missão apenas para achar esposas? É saudável fazer gracejos que se baseiam em estereótipos e preconceitos estabelecidos de uma classe de membros que costumeiramente sofre com estereótipos e preconceitos?

19 comentários sobre “Piada SUD Machista

  1. Eu achei até “de boa” já que não é uma piada exclusiva para mulheres, sempre ouvi essa piada com elder então ….
    Claro que é problematico, mas é a cultura mormon em si e o grande incentivo e até mesmo obrigação dos jovens se casarem. (ambos) Claro que o peso maior cai sobre a mulher e conforme ela vai ficando mais velha… mas no caso dessa piada (longe da “sister só vai pra missao pra achar marido”) que como disse sempre ouvi pra ambos… nao sei o que pensar, talvez esteja com a perspectiva rasa nao sei…

  2. Conheço duas piadas machistas:

    Uma diz que em um Ramo de Missão que era visitado a cada falecimento e escolha de um novo Papa, mulheres estavam abençoando o sacramento. Um líder foi lá e falou que não podia por elas não terem o sacerdócio. Depois de dois meses voltou ao local e continuava essa prática. Ele perguntou o porquê que elas estavam abençoando sendo que não podia. O presidente do Ramo disse que sim, pois, agora elas tinham o sacerdócio.

    A outra é sobre a visão de Néfi relatada em 1 Néfi 11:

    O rapaz lê os versículos 2 e 5:

    “2 E o Espírito perguntou-me: Que desejas tu?

    15 E eu respondi: Uma virgem mais bela e formosa que todas as outras virgens.”

    Na primeira vemos a ignorância ao fato de um dia mulheres terem portado o sacerdócio e uma alusão que nunca poderão ter. Na segunda um preconceito com moças não virgens. A virgindade como podemos ver é algo muito valorizado.

    -Vocês já ouviram piadas sobre missionários em busca de esposas?

    Na missão piadas não, mas críticas a isso sim.

    -Quando mais dedicado o missionário, mais bonita sua futura esposa?

    Não há relação uma coisa com a outra. Se for rico(a) e filho(a) de autoridade geral ou de um membro bem financeiramente a coisa muda.

    -Vocês já ouviram comentários maliciosos sobre rapazes que servem missão apenas para achar esposas?

    Comentários sim. Há muitas críticas de Elderes e Sisteres que se casam com alguém de suas áreas.

    -É saudável fazer gracejos que se baseiam em estereótipos e preconceitos estabelecidos de uma classe de membros que costumeiramente sofre com estereótipos e preconceitos?

    Nesse caso é muito complicado. Como diria Paulo Freire: “Quando a educação não é libertadora o sonho do oprimido é se tornar o opressor”.

    • Júlio ouvi muitas na missão, as companheiras sempre ficavam tentando adivinhar que sister ou élder casaria mais rápido, e isso sempre se baseando no que ele fazia em campo,se a sister é chata ela demora a casar, isso de ser dedicado demais não mudará em nada se a esposa ser mais bonita ou não, muito gringo feio se casa com brasileiras bonitas, e muitas realmente vão pra missão atrás de gringo, conheci muitas, mas isso é em parte o reflexo do que vivemos dentro da igreja, se elas não fossem tão obrigadas a casar todo dia talvez não fizessem isso.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.