Pílula azul x pílula vermelha

Num dia destes estava relembrando do filme Matrix que foi lançado em 1999 e na época iniciou-se uma febre pelos efeitos especiais extraordinários do filme e sua estória que se passava num futuro em que as máquinas que ganharam inteligência artificial começaram
a se rebelar contra os humanos e a dominar nossa raça, nos usando como fonte de energia para sua existência.

Neste cenário, as máquinas conseguiram colocar os humanos em um estado de hibernação aonde impulsos elétricos eram usados para emular uma existência paralela aonde todos acreditavam estar vivendo seus cotidianos de maneira natural.

Alguns dos personagens conseguiram se desvencilhar desta exploração e começaram a se rebelar contra o sistema das máquinas ao se refugiarem no mundo real e construírem um sistema próprio aonde podiam entrar no sistema central das máquinas, dentro desta realidade virtual e oferecerem a outros indivíduos a possibilidade de conhecerem a verdade por trás da ilusão criada pelas máquinas.

Neste ponto da estória, o que me chamou a atenção foi uma cena aonde um dos líderes dos rebeldes do mundo real, Morpheus, reentra junto com seu grupo de revolucionários nesta realidade virtual, para oferecer ao personagem Neo, interpretado pelo ator Keannu Reeves, duas pílulas. Uma azul outra vermelha. Ele diz:

“Se tomar a pílula azul… a história acaba, e você acordará na sua cama acreditando…no que quiser acreditar.  Se tomar a pílula vermelha…ficará no País das Maravilhas…e eu te mostrarei até onde vai a toca do coelho.

Aí está feita a proposta, Neo tem uma importante escolha em suas mãos, a ele foi oferecida a chance de permanecer em seu mundo, seu cotidiano, suas lutas, suas vitórias, seus fracassos, amigos, família, tudo como sempre foi.

A outra opção ele teria a oportunidade de balançar os pilares da sua existência e ver e entender a origens das coisas e conhecer o mundo em seu formato real.

Para concluir a oferta de Morpheus ele conclui antes da decisão de Neo:

“Lembre-se…tudo que ofereço é a verdade. Nada mais.”

Pensando sobre o filme e esta importante pergunta de Morpheus eu me questiono, é bem possível que esta oportunidade não venha à todos, mas será que nós ao nos deparmos em nossas vidas em algum momento aonde temos a oportunidade de descobrir a verdade o que faríamos?
Daríamos um passo atrás, ao aceitar a pílula azul e preferiríamos manter tudo como sempre conhecemos? A mudança é algo a ser temido a ponto de nos deixarmos estagnar nas tradições criadas por homens e passadas de geração a geração?

Ou não, tomaríamos a pílula vermelha e veríamos aonde tudo começou, de onde realmente viemos, de onde vieram as tradições de nossos pais e nos fizeram ser quem nós somos hoje em dia nos deparando com um mundo não tão romacista como idealizamos?

Um amigo meu certa vez me disse, que tomaria a vermelha pela manhã para acordar e a azul à noite para poder dormir. Brincadeiras à parte, o que quero dizer, dentro do mormonismo, será que nos deparamos com algumas discrepâncias históricas que não nos parecem estar de acordo com os princípios que tanto falamos e ouvimos dentro das reuniões dominicais? E se as encontrarmos, quando as encontrarmos como será a nossa reação? Poderemos manter estas dúvidas guardadas dentro de uma prateleira e aguardarmos serem reveladas no Milênio? Ou devemos manter um espírito questionador
que foi pregado por Hugh B.Brown quando disse:

“Eu admiro homens e mulheres que desenvolveram o espírito questionador, que não têm medo de novas idéias, como degraus para o progresso.
Nós devemos, obviamente, respeitar as opiniões dos outros, mas devemos também não ter medo de discordar – se estivermos informados.
Pensamentos e expressões competem no mercado de pensamento, e nesta concorrência a verdade triunfa. Só o erro teme a liberdade de expressão…
Esta livre troca de ideias não é condenável, contanto que os homens e mulheres se mantenham humildes e abertos ao ensino.
Nem o medo das consequências ou qualquer tipo de coerção deve jamais ser usada para garantir a uniformidade de pensamento na igreja.
As pessoas devem expressar seus problemas e opiniões sem ter medo de pensar em consequências negativas …
Temos de preservar a liberdade de pensar na igreja e resistir à todos os esforços de suprimi-la.”  Hugh B.Brown, An Abundant Life: The Memoirs of Hugh B.Brown, Salt Lake City, 1988, pp.137-39

11 comentários sobre “Pílula azul x pílula vermelha

  1. Matrix de fato oferece uma bela metáfora do que ocorre no nosso conflito fatos versus versões. Há inúmeras reações possíveis em relação a descobertas de fatos potencialmente incômodos da história mórmon. Como sempre o conhecimento é a melhor base para fazer a aventura e não se sentir “traído”, uma reação tão comum.

  2. Quando me deparo com essas situações, tento lembrar do testemunho, lembrar da resposta espiritual que nos foi dada através do santo espírito, lembrar das maravilhosas experiências espirituais que são manifestadas nos Templos do Senhor.
    E entender que a Igreja de Jesus Cristo, é feitas de pessoas normais e que sendo normais estão sujeitas ao erro, à falha e até mesmo ao pecado e iniquidade.

    A esta situação levantada por você (sobre as discrepâncias históricas) acho que cabe o ensinamento deixado pelo Mestre na parábola do Joio e do Trigo que diz:

    “Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
    Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio.
    Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio?
    Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo?
    Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo.
    Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro.”

    No livro Ensinamentos Smith, o Profeta fala sobre essa parábola e diz:

    “Através dessa parábola, não só ficamos sabendo do estabelecimento do reino nos dias do Salvador, o qual é representado pela boa semente que deu fruto, mas também sobre a corrupção dentro da Igreja, que é representada pelo Joio semeado pelo inimigo. E esse inimigo, se o Salvador permitisse, teria sido extirpaddo da Igreja pelos seus discípulos. Mas ele, sabendo de todas as coisas, disse-lhes: Não! Foi como se lhes tivesse dito:
    As suas idéias não são acertadas; a Igreja está em sua infância, e, se derem um passo tão precipitado, destruirão o trigo, ou a Igreja, junto com o joio; portanto é melhor deixá-los crescer juntos até a ceifa, ou o fim do mundo, que significa o extermínio dos iníquos…”

    A Igreja já foi organizada uma vez e caiu em apostasia justamente por causa dos homens, que são falhos, e o Senhor, que nos conhece perfeitamente, sabia disso e disso profetizava.
    Porém, ela foi reorganizada nesses últimos dias e de acordo com as revelações, ela não cairá em apostaria, mas sim, crescerá em beleza e santidade até que venha o grande e terrível dia, o dia da segunda vinda.

    Eu creio que a IJCSUD seja a verdadeira e única Igreja de Jesus Cristo na Terra, mas como o próprio Profeta falou, há corrupção na igreja, mas que isto não a faz dexar de ser verdadeira, o sacerdócio e suas chaves estão nesta Igreja.

    • Rafael, só uma correção em suas últimas frases, não há corrupção na igreja, há corrupção nos homens. Como sabemos quem ordenou que a igreja fosse criada foi Jesus Cristo. O profeta Joseph foi um instrumento na vontade do Pai Eterno. Concordo como disse nos ensinamentos, há corrupção dentro da igreja e não corrupção na igreja, pode parecer a mesma coisa mas a palavra “dentro” explica melhor para pesquisadores. Pessoas adoram caçar agulhas em palheiros para destruir uma verdade, portanto cabe a nós defendermos o que acreditamos.

      • O teu profeta , fez alguma,previsão de algo que iria acontecer? Assim como os profetas do antigo e novo testamento? Este que utiliza de “Magia” para tradução do suposto livro de mórmon. Estou conhecem a igreja a pouco tempo, muitas perguntas sem respostas. Doutrina e convênios muitos fatos relacionados ao que ocorria na época. A verdadeira história esta no túmulo com Joseph Smith. Mas na hora do juízo final, saberemos da verdade,o qual não temos pelos passos.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.