Falece Apóstolo Russell Ballard

M. Russell Ballard, presidente interino do Quórum dos Doze Apóstolos, faleceu no último domingo à noite, em sua residência, aos 95 anos de idade. Ballard havia sido hospitalizado em outubro por problemas respiratórios.

Melvin Russell Ballard Jr. nasceu em 08 de outubro de 1928, em Salt Lake City, Utah. Pelo lado materno de sua família, ele era um descendente de Hyrum Smith e de Joseph F. Smith. Ambos seus avós, Hyrum Mack Smith e Melvin J. Ballard, foram membros do Quórum dos Doze.

De acordo com o historiador Benjamin Park, com a morte de Ballard, esta é a segunda vez na história da Igreja SUD em que o Quórum dos Doze não conta com um membro da família Smith. A primeira vez foi entre 1972 e 1985, entre a morte de Joseph Fielding Smith e a ordenação de Ballard.

Em 2014, em visita à Argentina, Ballard falou abertamente contra o catolicismo, afirmando que católicos sequer sabiam quem é Deus. Isso não o impediu de acompanhar Russell M. Nelson, em 2019, durante seu histórico encontro com o Papa Francisco no Vaticano.

Nos últimos meses, o nome do Apóstolo Ballard apareceu com frequência em notícias relacionadas às acusações e polêmicas envolvendo a organização não governamental Operação Underground Railroad, que se diz dedicada a erradicar o tráfico sexual de menores. Documentos descobertos pelo site de notícias VICE em setembro mostraram que o então CEO da OUR, Tim Ballard, usava o nome de Russell Ballard para obter apoio e arrecadar doações entre membros da Igreja SUD. A revelação veio no momento em que Tim Ballard planejava concorrer ao senado, substituindo Mitt Romney no congresso americano.

Apesar do sobrenome em comum, os dois não possuem parentesco conhecido. A mesma reportagem ainda afirmou que Tim Ballard e o Élder Ballard eram parceiros em empreendimentos com fins lucrativos.

Um anúncio da Igreja confirmou a amizade entre os dois Ballards, e classificou o comportamento de Tim Ballard como moralmente inaceitável: “Assim que ficou claro que Tim Ballard havia traído sua amizade, por meio do uso não autorizado do nome do Presidente Ballard para vantagem pessoal e atividades de Tim Ballard consideradas moralmente inaceitáveis, o Presidente Ballard retirou sua associação”, afirmou o comunicado.

Em um processo judicial movido por cinco mulheres contra Tim Ballard e OUR, o presidente Ballard é acusado de vazar os registros confidenciais de dízimo da Igreja SUD para que a ONG pudesse atingir mais doadores ricos. A Igreja negou a acusação através de seu porta-voz.

M. Russell Ballard deixa sete filhos, 43 netos, 105 bisnetos e um tataraneto. Seu funeral acontecerá nesta sexta-feira (17/11) no Tabernáculo da Praça do Templo, em Salt Lake City, sendo transmitido ao vivo pelos canais da Igreja.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.