Apóstolo Russell Ballard Ofende Católicos

O Apóstolo M. Russell Ballard ofendeu Católicos em discurso proferido em Buenos Aires.

Russell Ballard

Os comentários de Ballard foram proferidos no ano passado, mas vídeo do discurso viralizou apenas esta semana.

O trecho em questão surge no marco de 58m50s:

A crítica de Ballard ao Catolicismo foi clara e inequívoca:

A maioria das pessoas não sabe de onde vieram. Eles não sabem por que estão aqui, e eles não sabem aonde estão indo.

E se eles têm uma criação Católica, eles não sabem nem quem é Deus. Eles não sabem quem é o Salvador; eles nem sabem quem o Espírito Santo é.

E nós sabemos quem eles são, porque Joseph ajoelhou-se na presença do Pai e do Filho, e o nosso Pai introduziu-o ao Salvador com estas palavras: “Joseph, este é o meu filho amado. Ouve-O.” Um menino, que, em seguida, foi nutrido e treinado pelo Salvador do mundo para restaurar a plenitude do evangelho eterno.

Tais críticas ao Catolicismo entre Apóstolos e Profetas Mórmons não são novidades.

O Profeta Joseph Smith classificou todas igrejas Cristãs de “abominação” e demais “religiosos” como sendo “todos corruptos”.

O Apóstolo Bruce McConkie chamou a Igreja Católica de “Igreja do Diabo” e “a grande a abominável igreja”.

O Apóstolo James Talmage escreveu um livro para a Igreja SUD, publicado como manual oficial e vendido até hoje, explicitamente para delinear argumentos contra a Igreja Católica.

Em outra época, críticas de líderes Mórmons à Igreja Católica ou ao Catolicismo eram comuns e aceitáveis. Num mundo mais interconectado e com preocupações de relações públicas, essas críticas se tornaram cada vez menos comuns. A Primeira Presidência exigiu que McConkie amenizasse o tom em futuras edições do seu livro e tirou o livro de Talmage da lista de leitura obrigatória de missionários.

Seriam as críticas de Ballard um sinal de nova mudança de volta às críticas explícitas? Ou apenas o equívoco de quem pressupões um discurso para consumo exclusivamente interno?


Outro comentário de Ballard que possa causar controvérsia foi a sua injunção (18m47s-23m) para rapazes jovens se casarem e terem muitos e muitos filhos imediatamente, mesmo que não tenham como sustentá-los, irresponsavelmente comparando a situação sócio-econômica atual na Argentina com a dele quando se casou durante o maior boom econômico (nos Estados Unidos do pós-guerra) na história da humanidade.

21 comentários sobre “Apóstolo Russell Ballard Ofende Católicos

  1. Ao relacionar a primeira visão de Joseph não foi ofensa alguma, quis mostrar que o profeta da restauração afirmou ter visto Deus, coisa que líderes católicos nunca afirmaram. Isso serve para qualquer denominação.

  2. Uma vez fui num serão que foi falado um padre católico da idade média disse o evangelho verdadeiro seria restaurado.Os reformistas tinham a esperança em uma igreja melhor e mais verdadeira.Hoje vivemos num tempo onde a comunicação é mais difundida e exigente. Elder Ballard poderia ter pegado mais leve.Uma sugestão seria dizer: ” As pessoas tem oportunidade de saber que …Aprender mais sobre…” .Pronto sem polemica !

  3. Parece que apoiou-se na ideia de que falava para membros, apenas. Sinceramente, não acho legal comentários deste tipo, pois para defender a própria doutrina, não é preciso rebaixar a de outros, é arrogante, na minha opinião. Quanto ao conselho aos jovens sobre casar e ter muitos filhos, está de acordo com a ideia do plano eterno, com a “fábrica de deuses”, pois como irão povoar seus próprios planetas? Faz parte do plano.

  4. Interessante, esse site parece focar nos pontos aparentemente negativos e não debate sobre nenhum ponto positivo. Estou começando achar estranho. Não quero chamar ninguém de tendencioso kk

    • “Positivo” ou “negativo” é inteiramente subjetivo, não? Tome os 10 artigos imediatamente anteriores a esse:

      4 são inteiramente positivos e elogiadores da Igreja (Igreja publica sobre Mãe Celestial, Igreja publica apoio oficial a maior transparência, Joseph Smith chamou Jeová de Elohim, Apóstolo Mórmon critica postura homofóbica);

      1 deles é positivo para quem acredita que a Igreja deva ter sucesso financeiro;

      1 é inteiramente neutro, apenas tangencialmente tocando no Mormonismo em si (sobre ilusões de ótica);

      1 é parcialmente neutro (sobre problemas filosóficos que alguns Mórmons, mas não a Igreja SUD em si, têm com a Ciência);

      2 são mistos, tanto positivos como negativos (ambos discutindo os pontos altos e os pontos baixos sobre mulheres e o sacerdócio na história Mórmon, distante e recente);

      1, apenas, é inteiramente negativo. E, ainda assim, há aqueles que concordam com Boyd Packer que historiadores não devem explorar a verdade, ou todas verdades, exceto aquelas que favorecem a Igreja SUD. Para essas pessoas, o artigo em si é positivo.

      Não obstante, todos os 10 artigos são inteiramente factuais e relevantes para qualquer pessoa que queira entender e explorar o Mormonismo, passado e presente.

      Considerando isso, Pedro, seria interessante ponderar se o seu comentário não é simplesmente uma tentativa de, como Boyd Packer, censurar aqueles (ou impor-lhes auto-censura) que não acreditam que se deva discutir apenas as verdades que elogiem essa ou aquela igreja, essa ou aquela religião, essa ou aquela figura histórica.

      • Fica tranquilo caro amigo, abomino qualquer tipo de censura, ou qualquer forma de manipulação. Mais vale uma curiosidade ai: Ser imparcial é a melhor forma de censurar, não que esse seja o caso claro.
        Espero ter de alguma forma contribuído. Um grande abraço

  5. A que ponto chega o delírio Mórmon, somos os escolhidos de Deus na terra. Que provas temos desta tal primeira visão que só foi relatada quase 18 anos após o acontecido. Não devemos atirar pedras no telhado dos outros, quando nosso telhado é de vidro. A história da igreja é confusa, cheia de misticismos, não somos melhores que ninguém.

  6. Muito chateada em ler isso…
    Sou recém conversa (02 anos) já passei no templo, selei a minha família e tento ser uma pessoa melhor a cada dia, me esforço para renovar meus convênios semanalmente.
    Contudo, antes de conhecer e me afiliar a igreja mormom, sempre fui católica.
    Católica praticante durante muitos anos….e digo SEMPRE SOUBE QUEM É DEUS….SENTI O ESPÍRITO SANTO por diversas vezes!!!
    Como vivenciei essas coisas, jamais poderei negar que o que vivi foi verdadeiro.
    Cada dia que passa percebo que a liberdade religiosa que é tão publicada….não existe.
    Somente a fé, a obediência ao senhor que me ajudam para a decepção nas crenças sud não me afetar. #triste

    • Oi Evelyn. Ainda bem que pensa assim, se apegue ao Senhor e não ao homem. Lembre-se que o homem é falho, independente de ser um líder ou não. Precisamos é perdoar e nos arrepender dos nossos erros, pois cada um vai pagar pelos seus erros e não pelo do próximo. Mas nesse caso, ele disse é que os líderes católicos não viram Deus e Jesus Cristo como Joseph e outros viram.

    • Sim, concordo com você, Evelin. Como alguém que nunca foi de outra crença, alem da crenca SUD, pode afirmar algo sobre a crença Católica ou qualquer outra que seja? É uma atitude, no mínimo sem ética, ficou muito feio para ele, sendo um ancião, com o título de apóstolo de Jesus Cristo rebaixar a crença alheia para enaltecer a sua. Sinceramente, não há necessidade disto.

  7. Quanta asneira!
    A verdade torna-se ofensa…
    Concordo e confirmo tudo dito pelo Elder Ballard.
    Tempo virá que todos saberão a verdade, e essa verdade será dita pelo próprio Cristo, daí quero ver algum religioso se sentir ofendido.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.