Novo planejamento da reunião sacramental

Conselhos de ala ajudarão a planejar reuniões

sacrament-meeting-297011-gallery1A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estará em breve implementando mudanças para suas reuniões sacramentais. A reunião sacramental deverá ser a primeira das três horas de reuniões dominicais, sempre que possível, e planejada com um mês de antecedência. A principal novidade é que seu planejamento não ficará restrito aos membros do bispado, mas contará com as sugestões do conselho da ala.

Conselho de ala são formados pelas principais lideranças da congregação local, incluindo as mulheres que presidem a Sociedade de Socorro, Primária e Organização das Moças.

As inovações foram confirmadas pelo porta-voz da Igreja SUD ao jornal The Salt Lake Tribune. De acordo com Eric Hawkins, “a contribuição de todos os membros do conselho de ala acrescentará compreensão espiritual ao planos dos bispados, enquanto os bispados continuarão sendo responsáveis por aprovar os planos”.

Leia também “Quem são os mórmons?”

33 comentários sobre “Novo planejamento da reunião sacramental

  1. Eu acho louvável a participação para sugestões do Conselho da Ala, quanto mais pessoas participarem da organização da Reunião Sacramental, mais salutar e espiritual ela será. Com uma participação mais ativa do Conselho, teremos mais exemplos de reverência e adoração nas congregações santos dos últimos dias.

  2. É um alento que Deus (a partir de agora, e somente agora!) esteja inspirando e revelando a toda a liderança das alas, e não apenas ao Bispado, na organização daquela que é a principal reunião do serviço religioso dominical. Quem sabe, os próximos passos (de Deus, bem entendido…) serão a permissão para ordenação de mulheres ao Sacerdócio, a reinstituição do casamento plural, a restauração da lei da consagração e mordomia, a afirmação mais incisiva da lei do comum acordo e “last, but not least”, a divulgação em detalhes dos balanços contábeis da Corporação do Presidente da IJCSUD, para a qual são remetidos os dízimos de todo o mundo. Espero ansiosamente por essas mudanças!

    • Friederick, talvez voce venha a testemunhar todas as tuas expectativas, menos divulgacao de balancos contabeis com valores de receitas e abertura de despesas..Isso meu amigo, esqueca!!

      • Caro irmão Taborda, se eu fosse rei as coisas seriam bem diferentes no mundo, inclusive na IJCSUD. E se Jesus Cristo fosse o cabeça dessa igreja, conforme apregoado, também. Portanto, tenho que concordar com você.

  3. Sinceramente isso para mim não muda nada. O que deveria mudar é o tempo das reuniões. 3 horas de reunião é muito tempo. Que tal somente 2 horas, Muito melhor chegaríamos cedo em casa, evitaríamos das crianças chorarem de fome por que termina muito tarde.

    • KKKK…Concordo em gênero e grau com o Kadu….3 horas é muito tempo mesmo….principalmente aquelas aulas chatas do Quorum de Élderes…..hoje vou só na sacramental e tchau!!!!

      • Anderson, é verdade eu mesma antes de me afastar totalmente da igreja não aguentava mais aquelas reuniões todo domingo, principalmente as reuniões de testemunho que são mais do que insuportáveis, eu sempre chegava atrasada de propósito para o dia terminar mais rápido!

  4. O manual 2(manual vermelho) tem duas cronologias a respeito da ordem das reuniões de domingo e a primeira sugestão é que a primeira reunião seja a sacramental, escola dominical e por fim a auxiliares e a outra sugestão é a que começa pelas auxiliares, escola dominical e terminando pela sacramental. então sobre isso não vejo mudança nenhuma, vendo que o manual sugere a primeira sugestão.

  5. Acredito que essa mudança não vai somar em nada. Além do mais pq quem acaba tomando a decisão final será o bispado. Acho que as mudanças mais significativas deveriam ser nos discursantes. As vezes me envergonho em convidar alguém para assistir a reunião sacramental e ouvir pessoas que se denominam “antigas na igreja”, irem discursar e precisar ler tudo o que tem que falar. Os discursos deveriam ser melhores preparados e verificados pelos “líderes” do bispado. Também os Testemunhos são tão mecânicos e repetitivos que se tornam vergonhosos. Todo mês as pessoas repetem as mesmas coisas, não vejo experiências espirituais. Apenas choros sem nexo e os ex-missionários acabam contando as mesmas histórias que aconteceram a dez, vinte, trinta anos atrás. Todos ali já estão cansados de ouvir. Muita administração e pouquíssima ministração na igreja. Transformaram a igreja de Cristo em empresa de Cristo.

    • Sim José, seu comentário foi perfeito, vejo que a frequência diminui muito por causa disso, eu mesma detestava ir todo domingo e principalmente no dia de testemunho que era uma verdadeira tortura mas, não há muitas opções pois vejo que os missionários só batizam pessoas semi-analfabetas.

  6. Estimados organizadores do Vozes Mórmons, (A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estará em breve implementando mudanças para suas reuniões sacramentais). Essa informação dada no vosso Blog não procede pois, essas reuniões são manualizadas e que existe duas opções para realiza-las, o que ouve realmente foi num treinamento para líderes que o Elder Ballard sugeriu que a Reunião Sacramental fosse a primeira das reuniões dominicais pelo motivo que ele explicou que eu por exemplo concordo porém, não foi uma instrução e sim uma sugestão, os líderes devem seguir o Manual.
    Abraços.

  7. Seria muito melhor se houvesse mudancas em conteudo tais como mais adoracao, mais louvores e menos reunioes desnecessarias. Tenho ouvido de membros que tem testemunho do LM, da restauracao mas que preferem nao irem a igreja ou em alguns casos ate frequentam outras religioes onde ha mais espiritualidade, e antes que alguem julgue isso um absurdo, e bom deixar claro que o Espirito do Senhor nao se limita ou e exclusivo a uma religiao or dominacao. Muitos membros novos se afastam depois de mais ou menos 10 meses, e o tempo suficiente para perceber a falta de espiritualidade nas nossas reunioes. Creio que se dessemos mais enfase na adoracao, caridade, louvor e amor nossas reunioes seriam muito mais proveitosas.

    • Falta de espiritualidade nas reuniões?
      Eu nunca frequentei uma Igreja que fosse tão espiritual!
      A cada domingo saio renovada, os ensinamentos tocam profundamente meu espírito. Muitas vezes choro ao ler as aulas e ouvir os testemunhos.
      É maravilhoso!

      • Viviane, nao tenho duvida que suas experiencias sejam legitimas, o Espirito do Senhor se manifesta de varias formas para diferentes pessoas, talvez a sua experiencia tenha a ver com voce ser uma pessoa de caridade e amor sincero. No meu comentario eu disse que geralmente nossas reunioes sao monotas e sistematicas, muito diferente da epoca da restauracao onde houve muitas manifestacoes do Espirito e que hoje em dia isso nao mais acontece. muitas vezes eu tambem sinto o Espirito quando alguem presta um testemunho sincero ou alguem ensina uma aula atraves do Espirtio mas nao podemos achar que o mesmo nao ocorra em outras religioes pelo mundo a fora, porem nos declaramos para o mundo todo ser a “unica igreja verdadeira na face da terra” e se isso e o caso entao temos que ser muito diferentes e nossas reunioes nao podem ser sistematicas, se somos de fato a verdadeira igreja entao temos que ser o ” sal da terra” como Jesus ordenou.

  8. Como alguns ja mencionaram, espiritualidade eh o que devemos buscar. As reunioes se tornaram burocraticas e administrativas. Somos bons em relatorios mas muito ruins de servico..de obras! Precisamos de Caridade, de efetivo amor pelas pessoas. Precisamos ajudar ao proximo, e nao apenas orar por ele.. Ha muitas criticas a Igreja Catolica, mas os caras sao a maior entidade de ensino do mundo, com suas inumeras universidades. Tambem nao ha no mundo maior entidade de saude do que a Igreja Catolica. Tenho respeito pelos caras! Vejam o trabalho das Santas Casas e dos Hospitais Universitarios das PUC’s espalhadas pelo Brasil..Quem nunca foi atendido num deles? O Hospital Conceicao em Porto Alegre eh um exemplo de servico efetivo a comunidade e considerado um dos melhores do Brasil. Parabens a Igreja Catolica por este trabalho tao importante e necessario. Isso sao obras em favor do proximo!

    Quando li que a nossa Igreja investiu milhoes num shopping fiquei pasmo! Por que nao fizeram um Hospital no Brasil, por exemplo? Ou varios hospitais, ne? Pelo que foi gasto no shopping, daria pra construir uma cidade inteira! Nao ha nada que justifique a construcao de um shopping..

    O trabalho feito pelas Igrejas Evangelicas nas penitenciarias eh notavel. Ja pararam pra pensar? Ja repararam na dedicacao e obras dos caras? Que inveja!

    Em nossa ala, o lider dos sumos sacerdotes cobrava visitas de mestre familiar..pra variar..Deveria cobrar quantas pessoas foram ajudadas na semana. Um irmao relatou que era vizinho de um membro que estava desempregado havia meses..e ele estava orando por esse irmao…Pois bem, algumas semanas depois ficamos sabendo que um OUTRO vizinho desse membro, estava levando comida pra familia dele e ainda havia pago algumas despesas, como agua e luz…essa pessoa era da Igreja Batista, e ao ver alguem em dificuldades, ele nao se limitou a ORAR, ele foi la e FEZ alguma coisa. Ficaram todos na reuniao procurando razoes pra se desculpar…ora, esse irmao deveria ter nos procurado, disse um..ou procurado o bispo, disse outro…sim, se tivesse feito isso o bispo o mandaria procurar seus parentes ou vender alguma coisa de dentro de casa pra comprar comida, certo? Por que a instrucao eh o que o dinheiro arrecadado deve ser preservado..

    Na verdade, as vezes acho que estamos cada um por si..Precisamos retornar as origens do Evangelho, ao basico, que eh servir as pessoas, com genuino interesse. Isso nos aproximara de Deus!

    • Muito bom o seu comentário, irmão Taborda! E faço minhas as suas palavras sobre o que outras igrejas estão fazendo em ajuda ao próximo — com a nossa, enquanto isso, construindo shopping e hotel de luxo. Quando eu morava em São Paulo tive a curiosidade de visitar uma unidade da Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, atualmente denominada Comunidade de Cristo. Trata-se de uma unidade quase familiar, pois além da família do líder, chamado de pastor, muito poucas pessoas frequentam o serviço religioso. No entanto, percebi que essa igreja, que deriva da nossa, inclusive adotando o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor como escrituras, realiza um trabalho muito precioso ao manter uma creche que atende dezenas de crianças da comunidade local. Francamente, tive a vontade de direcionar meu dízimo para lá. Aqui em Cáceres, Mato Grosso, quase fronteira com a Bolívia, um exemplo oposto: o ramo da IJCSUD, diretamente vinculado à Missão Brasil-Cuiabá, está praticamente irreconhecível sob o ideário mórmon, tanto atual como passado. Para que se tenha ideia, tentei organizar uma tropa de escoteiros, mas desisti diante da falta de apoio. Também busquei reconstituir os Membros Adultos Solteiros (MAS), porém o presidente disse que ia “pensar no meu caso” — e deve estar pensando até hoje, pois nada foi feito nesse sentido. Eu, que moro aqui desde março de 2013, nunca recebi uma visita de mestres familiares, embora durante meu período de maior atividade eu as realizasse rigorosamente. E, para uma congregação de frequência média de 60 pessoas, eu e a maioria dos demais membros não somos mais chamados a discursar ou a participar ativamente. Isso é visível até quanto aos hinos escolhidos para as reuniões: pelo menos um deles invariavelmente termina com o algarismo “7”, que, como sabemos, é o símbolo da perfeição para Deus, mas da mentira para o Diabo. O que se pode perceber é a assunção à liderança do ramo de um grupo muito provavelmente guiado por demônios e com a orientação de impedir os de fora de chegar ao comando, mesmo que isso acarrete, como de fato ocorre, um progressivo esvaziamento da Igreja . Para que se possa ter uma ideia do que acontece aqui, há alguns meses fui convidado a comparecer a uma reunião na casa do presidente do Quórum de Élderes, mas ao chegar lá me deparei com um tremendo churrasco, ao qual só faltou mesmo a cerveja… Entendo que o que o que ocorre aqui está ocorrendo em escala ampliada globalmente e vejo que a IJCSUD encontra-se hoje muito distante dos valores que levaram à sua fundação. Portanto, não tenho dúvidas de dizer que a nossa Igreja precisa passar por um profundo processo de refundação.

    • Taborda.
      Quanta fantasia na tua cabeça… não manja nada de gestão hospitalar, tampouco da constituição Federal e legislação brasileira.
      As maneiras que são gastos os fundos da igreja você acha que faz melhor? Não, pois não tem competência nem qualificação para isso.
      Cara você consegue tempo para julgar o conselho da tua ala? se achar melhor que os outros que não servem como você acha que seria melhor… teu orgulho te leva as alturas, ( sabe o que todos no mundo devem fazer, tens um plano melhor que o criador.., (porque você não resolveu o problema desse cara que precisava de ajuda e todos os que precisam e moram nos limites da tua ala?) por tu não criou uma Sião na tua cidade pro senhor? não precisa de chamado para ajudar e levar as pessoas a cristo..
      És mais um falastrão dessa igreja dos Mórmons.

    • Excelente comentário, alguns minutos atrás a igreja iniciou uma custosa campanha publicitária nos EUA a fim de instruir os membros a serem bondosos e ajudarem os refugiados Sírios em suas comunidades. Minha pergunta seria o porque gastar dinheiro sagrado do dízimo em campanhas publicitárias a fim de ensinar aquilo que os membros já sabem é que já deveriam estar fazendo? Afinal o que fazem nas tantas horas de igreja, templo, seminário, instituto sem mencionar as conferências? Ainda necessita se de comerciais avisando para ajudar o próximo? Quando esse dinheiro poderia ser utilizado de forma mais eficaz para verdadeiramente ajudar as pessoas necessitadas!

  9. A mudança que haverá realmente será com relação ao sacramento: Que ninguém será impedido mais de entrar na hora da distribuição do sacramento. Se entrar na hora da distribuição da água toma só a água, não tem mais aquela coisa de voltar com o pão e blá, blá blá. Chegou atrasado não toma mais nem um nem outro. Justificado estará. O Bispo claro manterá os casos de irmãos que precisam tomar em casa . Fora isso, o tempo continuará infinito, ou seja tres horas que parecem ser eternas beijos…

  10. Me entristece a alma e magoa meu espirito ter que ouvir esses comentarios idiotas que vcs ,que se dizem membros da igreja fazem,vcs envergonham a igreja de cristo,arrependam se.se eu podesse ficava o dia todo na igreja tres horas pra mim e muito pouco.quantas vezes na minha adolecencia a igreja alimentou minha familia,pagou meus acampamentos,passagens de onibus para alugum curso,vcs nao sabem o que falam.ainda dizem q nas reunioes nao sentem o espirito,mais pq vcs ja saem de casa sem ele,ai chegam na igreja ficam colocando defeitos.

    • Concordo com a Cledja! Quem acha a reunião demorada e não sente o Espírito Santo é porque não o tem.
      E também achei este site pouco produtivo…

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s