Apóstolos são “testemunhas especiais de Cristo” ou “testemunhas especiais do nome de Cristo”? Qual a diferença entre as duas definições? Que implicações doutrinárias há nessa mudança de linguagem? Embora grandemente despercebida, a mudança na tradicional definição do papel dos Doze Apóstolos ocorreu em uma das publicações de maior tiragem de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o livro Princípios do Evangelho.
Um profeta, sob a direção do Senhor, dirige a Igreja. Esse profeta é também o Presidente da Igreja. Ele possui toda a autoridade necessária para dirigir o trabalho do Senhor na Terra (D&C 107:65, 91). Dois conselheiros ajudam o Presidente. Doze apóstolos, que são testemunhas especiais de Cristo, ensinam o evangelho em todas as partes do mundo. Edição de 1995, p. 112.
Um profeta, sob a direção do Senhor, dirige a Igreja. Esse profeta é também o Presidente da Igreja. Ele possui toda a autoridade necessária para dirigir o trabalho do Senhor na Terra (D&C 107:65, 91). Dois conselheiros ajudam o Presidente. Doze apóstolos, que são testemunhas especiais do nome de Cristo, ensinam o evangelho e governam os assuntos da Igreja em todas as partes do mundo. Edição de 2009, p. 100.
Dificil nao perceber a Igreja (corporacao) se afastando cada vez mais dos pontos essenciais do evangelho. Ja ha muito tempo que aqueles que dizem serem Profetas e reveladores nao produzem nenhum tipo de profecia e nem revelacao. Mesmo com tantas coisas acontecendo no mundo que afeta a vida de bilhoes de pessoas e os supostos servos do Senhor se limitam a se envolverem com coisas irrelevantes ao evangelho.
O profeta e os seus doze apostolo nos diz td o q irá acontecer pois eles são inspirados pelo Senhor a fazer tdoas as ordenanças da terra eles nos alerta de TUDO, mas eu reconheço q realmente os “membros” mtas das vezes n vivem os padrões do evangelho, mas n tem defeito na igreja pq td nela é perfeito
Interessante,
Eu li isso há alguns anos atrás, logo que o manual foi modificado para esta versão moderna eu li esta lição… pior que na época me chamou atenção, mas aquele tipo de coisa que teima em passar batido… eram outros dias, meu desenvolvimento em conhecimento um pouco diferente, talvez por isso.
Mas não deixa de ser interessante. Mudanças sutis, mas pontuais ocorreram em vários manuais e lições desde essa época, mas as mais intensas foram nos manuais de: “Ensino, Não Há Maior Chamado”, os livros missionários e seminários e institutos, além dos manuais gerais de instrução.