Mormonismo É Uma Seita?

O que é uma seita?

Mórmons são uma  seita?

Você pertence ou pertenceria a uma seita?

Vlogueira Anna Flores (Foto: YouTube Screengrab)

Vlogueira Ana Roxo (Foto: Print do YouTube)

A vlogueira Ana Roxo apresenta, através de um testemunho pessoal, um interessante resumo do que ela qualificaria como uma seita, e como identificar se determinado grupo é ou não uma seita.

Você concorda com os parâmetros que ela estabelece? Baseando-se nesses critérios, mórmons formam uma seita?

Assista o vídeo:

Em resumo, ela postula os seguintes critérios:

  1. O grupo é “único” sem igual ou par?
  2. O grupo é liderado por um líder carismático e único, com poderes ou intuições especiais que ninguém mais tem?
  3. Você tem amigos íntimos e frequentes fora do grupo?
  4. O grupo consome uma enorme fatia do seu tempo? Impondo cargos? Tirando-lhe tempo de lazer e família?
  5. O grupo exige ou coage pagamentos? Doações? Há transparência em suas finanças?
  6. O que diz o grupo das pessoas de fora? Proíbe contato? Critica-os até formar uma dicotomia “nós e eles”?
  7. É possível criticar o grupo ou líder sem retaliações?
  8. O grupo dita normas sobre conduta íntima? Com quem namorar, com quem casar?
  9. É possível sair do grupo sem retaliações sociais?

Seita é frequentemente um termo pejorativo e raramente é utilizado em auto-referência. Seu sentido mais amplo é simples e neutro:

“Seita (latim secta = “secionar”, “dividir”, “sectar) de forma geral é um conceito complexo utilizado para grupos que professem doutrina, ideologia, sistema filosófico ou político divergentes da correspondente doutrina ou sistema dominantes.”

Contudo, seu sentido mais comum é notadamente mais crítico e específico:

“Segundo Peter L. Berger, seita seria a organização de um grupo contra um meio que consideram hostil ou descrente. O grupo então se fecha em um corpo de doutrinas e vê o restante da sociedade como inerentemente má ou pecadora, passível da ira divina, que inevitavelmente sobrevirá sobre eles. As seitas de orientação cristã usam as noções de pecado e santificação como forma de dar legitimidade discursiva aos neófitos e manter os que já são seguidores. A saída do grupo pode acarretar diversos efeitos psicossociais em decorrência do sentimento de solidão, de autoculpabilização e da hostilidade advinda do grupo que se está deixando. Sair de uma seita nunca é fácil porque ela exerce controle sobre toda a vida individual e coletiva dos indivíduos. As seitas, assim como as religiões instituídas, são agências reguladoras do pensamento e da ação, mas com a diferença de que na seita a regulação tende a ser mais totalizante, devido ao rígido controle que exercem sobre os sujeitos.

Embora o termo seja frequentemente usado apenas às organizações religiosas ou políticas, estende-se também à adesão a grupos militantes minoritários em tensão com a sociedade ampla.”

Baseando-se nesses critérios, vocês diriam que mórmons são uma seita?

21 comentários sobre “Mormonismo É Uma Seita?

  1. E quando digo que os SUD são uma seita eles acham ruim, o negócio é que seita no popular é sempre ligado a coisa ruim como cultos ou algo satânico e ninguém quer estar junto a isso.

  2. A vlogueira Ana Roxo descreve de forma jocosa uma experiência pessoal que inicialmente parecia não ter a compreensão. Em seu vídeo ela defende pejorativamente a idéia de seita.
    É compreensível que, às vezes, façamos brincadeiras com questões, assuntos, temáticas as quais ainda não estamos preparados para entender.
    Para mim, não existe nada de negativo quanto ao significado dessa palavra. Portanto, o mormonismo caracteriza-se como seita. Eu sou parte dessa seita e também pertenceria a qualquer outra em que eu acreditasse.

  3. O problema de seitas é que elas controlam muito a vida pessoal de seus seguidores e exigem obediência cega de seus líderes…. a igreja SUD é uma seita? Enquanto continuar o culto velado as autoridades gerais ao invés do culto a Deus e a prática da caridade, sim a igreja é uma seita!!!

      • A igreja SUD tem todos os requisitos para ser considerada uma Seita, em detrimento da manifestação dos membros. Infelizmente a definição de seita se enquadra com a Igreja SUD.

  4. Minha opinião, sim o grupo sud, é uma seita com seus próprios preceitos, dialeto(gírias mórmons), onde o relacionamento se da na maioria das vezes com o grupo é aconselhado manter amigos apenas da igreja, grupo seleto onde você percebe que grande parte de seu tempo é gasto na igreja, e claro a maioria não vai ligar pois acredita que o tempo gasto servindo na igreja é essencial para salvação,mesmo que não sobre tempo para família.
    Os casamentos são feitos em sua maioria entre membros onde não é aconselhado casar ou namorar alguém de fora, e se alguém namorar ou casar as criticas e retaliações são abusivas, com entrevistas com bispos e lideres, que vão tentar te convencer a trazer s pessoa para grupo oi se livrar dela.
    E sim caso você saia, haverá retaliações o grupo irá te ignorar e ainda falaram mal de vocês, perde o ciclo social e amigos, simplesmente por nao acreditar na ideologia do grupo.
    Sim a igreja ou grupo sud é uma seita, mesmo tal termo muitas vezes ser usado como algo pejorativo e ligado algo satânico, isso nada tem a ver com o real significado da palavra.

  5. Vou com a tia do vídeo. O Último ponto é o mais relevante. É fácil sair do grupo? No caso dos Mórmons sim. Só você ter uma vida sexual ativa que rapidinho o pessoal te manda pro olho da rua.

    É fácil entrar, é fácil sair. Na Igreja os malucos já eram malucos antes de entrar na Igreja e se juntam a outras seitas quando saem. O predisposição pra fazer bobagem está na pessoa, não na instituição. Por isso que acho que tem a cara de seita, mas no fundo não é.

  6. Seita – por considerar-se a única verdadeira na face da terra;
    seita – por achar que é é a única que possui o sacerdócio real;
    seita – por acreditar que é a única que possui um profeta vivo;
    seita – por acreditar que Joseph Smith era perfeito e foi chamado por Deus;
    seita – por crer que o homem somente alcançará a salvação se for através dela;

    Depois dessas minhas considerações acima, todos os dias fico imaginando se Deus seria tão egoísta em considerar apenas um pequeno número de seguidores como os mais perfeitos na face da terra, os únicos que terão o privilégio de habitar com Ele no mundo espiritual.

    Sim, para mim, a IJCSUD é uma seita.

    • Jrsilva, Onde voce tirou a ideia que Deus considera apenas um grupo pequeno de pessoas como os mais perfeitos na terra? E onde nas escrituras voce encontrou evidencia de esse grupo sao os unicos a ter o privilegio de habitar com ele? As escrituras indicam que todos tem o mesmo privilegio e que Deus ama a todos, tanto a Biblia como o Livro de Mormon testificam do amor, caridade e eterna compaixao que Deus tem por todos nos. A igreja tenta monopolizar a verdade, ela tenta ser a dona do evangelho quase como uma empresa que tem o direito de patentear um produto ou uma marca e isso e errado. Deus da conhecimento a todas pessoas em todas partes do mundo, o Espirito Santo nao pertence a igreja SUD e o Espirito Santo nao pode ser controlado por nenhuma igreja. Volte estudar as escrituras para aprender mais sobre o amor de Deus.

      • Fábio,
        Vou tentar responder meu ponto de vista sobre suas indagações:

        1 – Onde voce tirou a ideia que Deus considera apenas um grupo pequeno de pessoas como os mais perfeitos na terra?
        R –
        DALLIN H. OAKS
        Do Quórum dos Doze Apóstolos
        R – “Três aspectos — (1) a plenitude da doutrina, (2) o poder do sacerdócio e (3) o testemunho de Jesus Cristo — explicam por que Deus declarou e por que nós, como Seus servos, reiteramos que esta é a única Igreja verdadeira e viva na face de toda a Terra.”.

        2 . E onde nas escrituras voce encontrou evidencia de esse grupo sao os unicos a ter o privilegio de habitar com ele?
        R – “Nenhum homem que rejeita o testemunho de Joseph Smith pode entrar no reino de Deus,” (Doutrinas da Salvação, vol. I página 190).

        3 – As escrituras indicam que todos tem o mesmo privilegio e que Deus ama a todos, tanto a Biblia como o Livro de Mormon testificam do amor, caridade e eterna compaixao que Deus tem por todos nos.
        R – Concordo com vc que a bíblia fala muito da caridade. Encontramos histórias de caridades, as quais podem ser comprovadas tanto física quando espiritualmente. Até hoje encontramos evidências das obras de caridades da bíblia. Mas a caridade citada no LM não encontro evidências físicas.

        4 – A igreja tenta monopolizar a verdade, ela tenta ser a dona do evangelho quase como uma empresa que tem o direito de patentear um produto ou uma marca e isso e errado.
        R – Concordamos nesse ponto.O evangelho é para todos, não pode pertencer apenas a uma denominação, não pode ser monopolizado. Realmente a igreja é uma empresa. Ela visa apenas o lucro. Girando em torno de comprar terras, aplicar em bolsa de valores e construção de prédios. Não pode ser patenteado. Deus não é um produto ou marca.

        5 – Deus da conhecimento a todas pessoas em todas partes do mundo, o Espirito Santo nao pertence a igreja SUD e o Espirito Santo nao pode ser controlado por nenhuma igreja.
        R – Quando a igreja diz: “O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Ele é o Santo Espírito da Promessa (ver Efésios 1:13; D&C 132:7, 18–19, 26). Nessa função, Ele confirma que as ordenanças do sacerdócio que recebemos e os convênios que fizemos são aceitáveis a Deus. Essa aprovação depende de fidelidade contínua. a plenitude das bênçãos dadas por meio do Espírito Santo só estará disponível para aqueles que recebem o dom do Espírito Santo e permanecem dignos. Depois do batismo na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, um ou mais portadores do Sacerdócio de Melquisedeque impõem as mãos sobre a cabeça da pessoa e, em uma ordenança sagrada do sacerdócio, confirmam-na membro da Igreja. Como parte dessa ordenança, chamada de confirmação, a pessoa recebe o dom do Espírito Santo.” SE A PESSOA SO PODE RECEBER O ESPÍRITO SANTO POR UM PORTADOR DO SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE, SERÁ QUE VCS NÃO ESTÃO DIZENDO QUE SÃO DONOS DESSE ESPÍRITO?

        6 – Volte estudar as escrituras para aprender mais sobre o amor de Deus.
        R – Fábio, estamos em constante aprendizado da palavra de Deus. Ninguem sabe tudo. Gosto muito do versículo: “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros.”
        1 João 4:9-11

        Obrigado por suas observações.

    • Jrsilva, seu comentário me fez repensar o que eu disse acima. Em todas as definições apresentadas até o momento a Igreja Mórmon é claramente uma seita.

      Que fique claro ele ser ou não seita não muda nada para mim. Eu combati o politicamente correto, acho hediondo tentar amenizar algo errado ou criminalizar ao bom simplesmente trocando o nome da coisa.

      Entretanto, pelo bem da verdade, Joseph Smith não era perfeito. Muitos não membros serão exaltados. Não somos os mais perfeitos da terra. Provavelmente você se baseou nos malucos ( eles existem em qualquer grupo, partido ou família) ao listar esses pontos.

      • Jose Leonardo,

        Na verdade o que escrevi é somente é minha opinião.
        Escrevo apenas para compartilhar meus sentimentos e o pouco que conheço e o que vivi quando estava frequentando a IJCSUD.
        Depois de mais de vinte anos servindo à igreja, estudando a doutrina e conhecendo várias alas por esse Brasil. Vejo que não muda o modus operand. Todos os líderes locais “endeusam” os apóstolos, profetas e membros gerais da Igreja.
        Não conseguia engolir essa ideia de discursar e “endeusar” mais aos líderes do que o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Nas conferências Gerais ouvimos mais falando dos líderes e do Profeta Joseph Smith.
        Sei que o Fábio vai dizer que não conheci muito a igreja, assim como todos os membros fieis dizem que os que se afastam é porque perderam o espírito, mas as seitas fazem com que fiquemos assim, cegos para as outras coisas. Não aceitamos a opinião dos outros, pois achamos que apena nós temos a verdade.
        No vídeo a garota fala que não podemos criticar o líder sem ser retaliados. Isso é verdade. Se vc não concorda com a opinião do líder, não fica bem visto no grupo. É chamado de rebelde.

        O Fábio, que falou a cima, diz que preciso estudar mais as escrituras para conhecer mais o Amor de Deus. Estudei e estudo até hoje, mesmo assim sinto que o Amor de Deus não está em apenas uma Denominação. O Amor de Deus está em todas as coisas.

        Somente as seitas ensinam que eles são os detentores da verdade e todas as pseudos seitas possuem um profeta, um líder e uma obra maravilhosa própria.

        Essa é minha opinião.

  7. Olha, independente do que venha a ser a Igreja SUD ou Mormon, essa já tem uma imagem negativa no mundo. Mesmo seus “projetos humanitários” são vistos como meio de atrair membros à sua congregação como prioridade e suas ações de “boas vindas” são somente placas de publicidade, algo que não bate com a intenção real dos membros da seita ou religião diz.

    Não sei porque os seus membros se irritam quando outros os taxam como seitas sendo que a Igreja Mormon faz coisas que indicam ser uma seita como por exemplo ações feita nos templos e atitudes de quase uma endeusação a líderes eclesiasticos, especialmente quando se refere ao “profeta” atual ou Joseph Smith. Nada contra ter respeito e admiração a fulano ou ciclano dentro de uma instituição, mas a ponto de tratar os mesmos como se estivessem no mesmo patamar de Jesus chega a ser extremamente exagerado.

    Devez de preocuparem com isso, deveria preocupar em melhorar suas atitudes com o próximo levando em conta que a igreja Mormon não cresce de fato já a muito tempo, pelo contrário, tem estado parado e ultrapassado por outras religiões que multiplicaram seus membros ativos.

  8. Jrsilva, Obrigado por responder ao meu comentario e me permita esclarecer um pouco sobre meu ponto de vista.
    Primeiro vc cita Elder Oaks, o Elder Oaks nao e um Profeta, ele nunca profetizou nada, nunca recebeu qualquer revelacao e nunca declarou ter tido qualquer visao, entao para mim ele nao tem credibilidade de estabelecer ou mudar a doutrina encontrada nas escrituras. Segundo vc menciona a “plenitude do evangelho” Isso nao passa de um mito, uma tradicao na igreja de achar que temos a plenitude do evangelho, as escrituras confirmam que ainda ha muito a ser revelado, que ha partes seladas do Livro de Mormon que ainda nao foram traduzidas e Jesus declarou que outras tribos de Israel tambem tem registros e ensinamentos com eles que ainda serao revelados no futuro, se considerarmos tudo isso vemos que estamos longe de ter a plenitude. Terceiro vc menciona o poder do Sacerdocio, essa e outra fantasia ou tradicao que temos na igreja, somos ordenados ao Sacerdocio mas nao temos o poder do Sacerdocio, nenhum lider atua tem tal poder, na traducao de Genesis 14, O Senhor declarou o seguinte sobre o poder do Sacerdocio de Melquisideque:

    27 E assim, tendo sido aprovado por Deus, ele foi ordenado sumo sacerdote segundo a ordem do convênio que Deus fez com Enoque,

    28 Sendo isso segundo a ordem do Filho de Deus; ordem que veio, não por homem, nem pela vontade do homem; nem por pai nem mãe; nem por começo de dias nem fim de anos; MAS POR DEUS;

    29 E foi dada aos homens pelo chamado DE SUA PRÓPRIA VOZ, de acordo com sua própria vontade, a tantos quantos acreditaram em seu nome.

    30 POIS DEUS, TENDO JURADO A ENOQUE E A SUA SEMENTE COM UM JURAMENTO POR SI PRÓPRIO, QUE TODO AQUELE QUE FOSSE ORDENADO SEGUNDO ESSA ORDEM E ESSE CHAMADO TERIA PODER, PELA FÉ, PARA DERRUBAR MONTANHAS, DIVIDIR OS MARES, SECAR AS ÁGUAS, DESVIÁ-LAS DE SEU CURSO;

    31 PARA DESAFIAR OS EXÉRCITOS DAS NAÇÕES, DIVIDIR A TERRA, QUEBRAR TODOS OS GRILHÕES, PERMANECER NA PRESENÇA DE DEUS; FAZER TODAS AS COISAS SEGUNDO A VONTADE DELE, DE ACORDO COM AS SUAS ORDENS, SUBJUGAR PRINCIPADOS E PODERES; E ISSO PELA VONTADE DO FILHO DE DEUS, QUE EXISTIA DESDE ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO.
    Ate agora eu ainda nao vi nenhum lider da igreja ter ou exercer qualquer dessas caracteristicas e poderes, entao podemos com seguranca saber que ninguem hoje na terra tem esse poder, no futuro o Senhor chamara alguem que vira com tal poder para convencer os Gentios e judeus.

    Quanto ao testemunho de Cristo, Desde de Joseph Smith nenhum outro lider viu ou conversou com Cristo face a face. Por ultimo vc menciona outra fantasia que muitos membros acreditam e repetem o tempo todo de sermos a unica igreja verdadeira na face da terra, para entender melhor isso precisamos entender qual e a definicao dada pelo Senhor sobre a igreja, para isso podemos ver no LM que o significado da Igreja para o Senhor sempre foi o grupo de seguidores e nao a instituicao, O Senhor confirma essa definicao novamente nos ultimos dias em D&C 10:67

    67 Eis que esta é a minha DOUTRINA: Aquele que se arrepende e vem a mim, esse É A MINHA IGREJA.

    68 Aquele que declara mais ou menos do que isso, esse não é meu, mas está contra mim; portanto, ele não é da minha igreja.

    Para o Senhor o que importa e se as pessoas se arrependem e vem a ele, qualquer um que fizer essas duas coisas se tornam parte de sua igreja, ele nao define a igreja como uma instituicao ou uma corporacao, ele acrescenta no verso 68 que qualquer coisa fora isso nao vem dele e de fato esta contra ele, por isso quando os membros tentam definir a igreja como sendo essa ou aquela instituicao, eles estao de fato contra o Senhor.
    Quanto a sua mencao sobre o livro Doutrina da salvacao, esse livro foi rejeitado pela maioria dos lideres da epoca e a igreja descontinuou a publicacao devido a varios erros doutrinarios nele.

    Quanto a caridade no LM, ha abundancia de evidencias que isso foi ensinado extensivamente aos Nefitas e Lamanitas, Moroni ao terminar o registro do seu pai escreveu o seguinte:

    20 Portanto, é preciso haver fé; e se é preciso haver fé, também é preciso haver esperança; e se é preciso haver esperança, É PRECISO TAMBÉM HAVER CARIDADE.

    21 E A NÃO SER QUE TENHAIS CARIDADE, NÃO PODEIS DE MODO ALGUM SER SALVOS NO REINO DE DEUS; TAMPOUCO PODEIS SER SALVOS NO REINO DE DEUS SE NÃO TENDES FÉ E SE NÃO TENDES ESPERANÇA.

    Com respeito a confirmacao do membro na igreja pela imposicao das maos, isso se trata justamente de confirmar o membro da igreja, a ideia de que alguem pode conferir o poder ou o dom do Espirito Santo nao faz sentido para mim, embora assim seja ensinada na igreja, porem vale lembrar que muitos no passado receberam o Espirito Santo diretamente de Deus sem mesmo haver uma igreja na terra, Joseph Smith teve visoes, recebeu revelacoes e o Espirito Santo muito antes de Igreja SUD ter sido estabelecida, no Livro de Mormon ha varios relatos de pessoas recebendo o Espirito Santo sem serem membros de nenhuma igreja, os investigadores da igreja quando oram para receber um testemunho do LM elas recebem antes de serem batizadas, nao podemos achar que a igreja tem o controle sobre o Espirto Santo, essa ideia nao passa de heresia para mim.

    Vc compartilhou o versiculo de Joao e eu tambem concordo com vc nisso.

    Obrigado!

  9. AOS GALATAS CAP 1:8 ( Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do Céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja maldito.) Em outra versão na JFA vai dizer “anátemo” Fiquem todos na Paz e na Graça do Senhor e Salvador de TODA raça humana!!! JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS!!! O PRÓPRIO DEUS!!!! abraço

    • Desculpe, mas é a mais arrogante frase que já li. Paulo só faltou dizer: ainda que o próprio Deus (ou o próprio Jesus) diga algo diferente, seja anátema.
      Pesquise a postura de Paulo em relação aos verdadeiros apóstolos que ouviram os ensinamentos de Jesus da sua própria boca, e tire suas conclusões.

    • Sebastião, o Quintino está certo. O Apóstolo Paulo estava atacando o Evangelho pregado pelos Apóstolos Tiago e Pedro.

      Seria bem interessante você ler e estudar o Novo Testamento, ao invés de ficar decorando trechos para usá-los (fora de contexto e distorcidamente) para julgar os outros.

    • Mais uma coisa. Essa “outra versão na JFA” diz “anátema” (e não “anátemo”) apenas porque esse é o termo usado no manuscrito em grego. Eles simplesmente decidiram não traduzir essa palavra para o português e transliterá-la, ou seja, usá-la em sua versão original.

      Seria o equivalente ao uso de “Star Wars” ao invés de “Guerra nas Estrelas”. Aliás, eles também poderiam ter usado “anjo ouranou” ao invés de “anjo dos céus”, da mesma maneira. Não passa de uma escolha estética e de estilo.

      Mais uma vez, insistimos que seria mais proveitoso para você começar a ler e estudar o Novo Testamento.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s