Jesus, você não pode entrar.

No dia 17 de janeiro de 2014 a página do SFY Brasil 2014 – For the Strengh of Youth no Facebook publicou fotos mostrando o padrão de se vestir do jovem SUD. Abaixo mostro a foto síntese para os dois gêneros.

Padrão dos jovens SUD.

Padrão dos jovens SUD.Não é preciso pensar muito para chegar a uma conclusão: Jesus Cristo e seus apóstolos não poderiam estar inseridos no grupo dos jovens rapazes SUD. Não sei você, mas para mim isto é completamente contraditório. Ok, a foto abaixo divulgada pelo site oficial da Igreja está muito longe de um possível Jesus real, palestino tal como arqueólogos ouvidos pela BBC já mostraram publicamente.

Enquanto o Jesus cristão é uma representação de um homem europeu nórdico (nem mesmo mediterrâneo o é!), homem este visto como padrão de beleza e supremacia humana no Ocidente por séculos da história Ocidental.

Jesus Mórmon

Jesus Mórmon

O Jesus real (aproximação feita através da pesquisa de restos mortais de homens daquele tempo, assim como com o estudo do Santo Sudário) possui características típicas das populações do Oriente Médio – pele mais escura, cabelos escuros e mais crespos, etc.

 Jesus Histórico

Jesus Histórico Mas não importa esta discussão sobre qual representação da imagem dele se aproxima mais ou não de fato. Seja como Jesus cristão, seja como Jesus real, para os padrões SUD, ele não poderia ser parte do grupo. Então, como membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, lamento muito, mas devo dizer algo: Jesus, você não pode entrar!

(Sim, isto é completamente contraditório para mim, mas “estou seguindo os meus líderes”).


Texto convertido para de autoria anônima a pedido do autor em 10/1/2020.

LEIA TAMBÉM:
A pintura original de Bloch e sua versão com photoshop na revista da IgrejaAnjos “fora dos padrões”?
Se lá em casa as roupas fossem todas assim, acabariam-se todos os dramas!Machismo no Mormonismo

50 comentários sobre “Jesus, você não pode entrar.

  1. A Bíblia nunca dá qualquer descrição física de Cristo. A coisa mais próxima que temos a uma descrição pode ser encontrada em Isaías 53:2: “Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.” Tudo o que essa passagem nos diz é que a aparência de Jesus era como a de qualquer outro homem – Ele era de aparência comum. Isaías estava aqui profetizando que o Servo sofredor por vir surgiria em condições humildes sem nenhum dos emblemas costumários da realeza, tornando a Sua verdadeira identidade visível apenas ao olhar perspicaz da fé.Isaías descreve ainda a aparência que Cristo teria ao ser açoitado antes de Sua crucificação. “…sua aparência estava tão desfigurada, que ele se tornou irreconhecível como homem; não parecia um ser humano” (Isaías 52:14). Estas palavras descrevem a crueldade desumana que Ele sofreu a ponto de não mais parecer um ser humano (Mateus 26:67, 27:30, João 19:3). Sua aparência era tão terrível que as pessoas olhavam para Ele com espanto.A maioria das imagens que temos de Jesus hoje provavelmente não é precisa. Jesus era um judeu, por isso provavelmente tinha a pele escura, olhos escuros e cabelos escuros. Essa descrição é bem diferente do cabelo loiro, olhos azuis e pele clara dados a Jesus em muitas pinturas modernas. Uma coisa é clara: se fosse importante que soubéssemos como a Sua aparência realmente era, Mateus, Pedro e João, os quais passaram três anos com Ele, certamente seriam capazes de nos dar uma descrição precisa, assim como seriam também os Seus próprios irmãos, Tiago e Judas. No entanto, esses escritores do Novo Testamento não oferecem detalhes sobre os Seus atributos físicos. O Jesus escandinavo produzido pela cristandade é mais uma manifestação do racismo que predomina nas religiões.

    • Irmão, boa noite.
      Concordo com tudo que você falou, mas acho que essa é uma discussão irrelevante, pois tentar retratar Cristo da forma que mais se aproximaria da realidade, nada influenciaria em nossa visão de quem foi Jesus Cristo, e o que ele representa em nossas vidas.

      “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3

      Conhecer a Cristo, nada tem haver com a imagem física Dele.

    • Então fica uma pergunta para você refletir. Se não há descrições sobre seu aspecto físico, sua aparência, por que a Igreja reproduz em seus manuais e em seus meios de comunicação uma imagem de um Jesus bonitão com pinta de europeu nórdico? O que será que estão querendo dizer com essa imagem?
      Se Jesus é uma pessoa comum e uma pessoa comum é bonitão tal como suas representações oficiais, então eu não seria uma pessoa comum por não ser bonitão e ter aparência europeia mediterrânea?

      Historicamente falando, a questão do Jesus europeu nórdico vai um pouco mais além de racismo. Só vamos nos lembrar do contexto histórico no qual aquela imagem foi construída – Idade Média europeia. Período onde a população europeia não tinha contato com povos de outras regiões (raramente se tinha contato com indivíduos de outras regiões da própria Europa – o camponês comum, o nobre comum e o clero comum jamais saia do feudo no qual vivia). Logo, a imagem de belo que eles tinham era aquela. Daí vem outro questionamento. Se a igreja é verdadeira, se tantos historiadores, antropólogos, arqueólogos, cientistas sociais em geral, sabem disso, por que a Igreja que é verdadeira reproduz uma iconografia que é falsa de Jesus?

      Novamente, as questões que estou levantando é muito para para se refletir do que para dar uma resposta imediata.

      • Você cre que esse sistema religioso é verdadeiro? Eu não acho. Um sistema religioso que pegou emprestado diversas doutrinas do paganismo, e fez com que algumas se tornassem pior. O racismo mormon foi aperfeiçoado para se tornar mais cruel. A imagem que a igreja semeia de Cristo, é a prova mais real, pois essa imagem escandinava é usada bem antes de surgir esse movimento chamado mormonismo.

        [Editado e moderado de acordo com a Política de Comentários]

      • Li atentamente o que você escreveu, e compreendo que está tentando fazer-nos refletir, entretanto suas palavras já começaram impregnadas de preconceito quando diz que o Cristo das imagens tradicionais é bonitão e boa pinta por ser nórdico.

        Ele não poderia ser considerado boa pinta se fosse de outra “raça”? Eu não o julgo por isso, também tenho muitos preconceitos, isso é normal, herdamos sem sequer notar.

        Mas o que eu quero dizer é que, se o Presidente atual da Igreja inquirisse ao Senhor, e perguntasse a Ele, quais são as suas características físicas (se é que ele já não sabe), e isso fosse revelado ao mundo, eu te pergunto, seria algo que mudaria o comportamento das pessoas em relação ao próximo? As pessoas teriam mais o desejo de ser melhores? Teriam mais vontade de Segui-lo?

        Gostei muito do discurso do Elder DIETER F. UCHTDORF da última conferencia, pois ele deixou claro que nossos lideres do passado e de hoje, disseram e dizem coisas de difícil compreensão, e assim como nós, possuem suas mazelas, e nem por isso não são os ungidos do Senhor. Pode ter certeza que a Igreja de Cristo não deixará de ser verdadeira por supostamente não retratar Cristo como ele foi fisicamente na mortalidade.

        O Senhor quer que tenhamos essa visão das pessoas, e claro, dele também:

        “Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” 1 Samuel 16:7

  2. Do ponto de vista lógico, de fato não faz sentido, mas não entendo que é contraditório, pois partindo do pressuposto que a Igreja SUD se fundamenta na revelação contínua, tal recomendação é perfeitamente razoável.
    “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
    1 Coríntios 2:14

    • Vamos nos conter na discussão da verdade enquanto revelação divina tal como é pregado pela fé SUD. Vamos, só dentro desta perspectiva, ver a contradição.

      Sabendo que é por revelação, sim, houve uma revelação sobre esse padrão para os jovens seguirem. Contudo… observe em seu manual Princípios do Evangelho (C)1978/2009, página 266. Essa é a ilustração do capítulo “A Segunda Vinda de Cristo”. Observe atentamente a figura. É a mesma que eu retratei aqui como “Jesus Cristão”. Pois bem, pensemos. Se nós utilizamos um manual no qual retrata Jesus barbudo e cabeludo, um manual produzido por revelação moderna (que fique bem frisado), então esse Jesus retratado no manual não poderia participar das atividades do SFY.

      Observe bem, caro irmão. São duas revelações modernas dizendo coisas opostas. Pois, se Jesus vai voltar (mesmo que alegoricamente) como esse carinha cabeludo e barbudo e carinhas cabeludos e barbudos não podem participar das atividades do SFY, logo, quando Jesus voltar ele será, no mínimo discriminado dentro de sua própria igreja. Não sei enquanto você, mas para mim isso é extremamente contraditório sim.

      • O pior é que voce está certo.
        Não só Jesus Cristo mas até mesmo os antigos profetas da Igreja Restaurada, vide Lorenzo Snow.
        No ano passado tinhamos em mãos um manual cuja capa retratava um homem de barba longa……nosso Profeta Snow, grande profeta por sinal.
        Eu pergunto se isso não é doutrina de homens ??????
        Profeta Snow, voce pode nos ensinar grandes coisas mas, se fosse hoje, voce também não poderia participar…..favor cortar a barba aí no reino celestial !

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.