Quem São Os Mórmons?

questionComo VOCÊ responde a essa pergunta? QUAIS perguntas você está acostumado a ouvir quando diz que é Mórmon? Como as pessoas reagem ao ouvir a palavra “Mórmon”? O que você gostaria de responder, mas não acha apropriado? Qual pergunta comum você acha mais engraçada? Triste? Irritante?

Nós estamos montando uma página dedicada às perguntas mais comuns que não-Mórmons fazem quando conhecem ou descobrem um Mórmon em suas vidas, e logicamente, também às suas respostas.

Gostaríamos, para isso, de sua ajuda. Queremos que isso seja um projeto colaborativo, e queremos ouvir as perguntas que vocês já ouviram, ou escutam com frequência, ou mesmo as perguntas que vocês já tiveram ou têm ainda. Aos nossos leitores não-Mórmons, o que vocês gostariam de saber sobre Mórmons, mas talvez tiveram vergonha de perguntar para aquele seu amigo ou vizinho Mórmon?

Nós já fizemos algo parecido há seis meses atrás, e agora gostaríamos de elaborar mais nessas perguntas e expandir para um projeto permanente, onde adicionamos mais e mais perguntas, e vamos editando e discutindo melhor as respostas.

Oferecemos abaixo algumas sugestões de perguntas mais comuns, que nós recebemos por email. Adicione as suas perguntas nos comentários abaixo, e deixem suas sugestões para quais perguntas vocês gostariam de ver respondidas (e ajudar a responder através dos comentários e discussões) primeiro.

  • Mórmons acreditam em Jesus?
  • Mórmons adoram a Joseph Smith?
  • Mórmons são polígamos?
  • Mórmons acreditam na Virgem Maria?
  • Mórmons são politeístas?
  • Mórmons usam cuecas sagradas?
  • Mórmons acreditam que Deus já foi um homem mortal?
  • Mórmons são todos iguais ou acreditam nas mesmas coisas?
  • Mórmons acreditam que os outros Cristãos vão para o Inferno?
  • Mórmons são racistas?
  • Mórmons são homofóbicos?
  • Existem Mórmons pobres?
  • Existem Mórmons negros?
  • Todo Mórmon fala inglês?
  • Mórmon só casa com Mórmon?

Essa lista é apenas uma sugestão, em nenhuma ordem particular. Vocês ouvem essas perguntas? Quais mais? Quais gostariam de discutir primeiro?

34 comentários sobre “Quem São Os Mórmons?

  1. Bem, eu não gosto de sair gritando aos quatro ventos que sou Mórmon ou SUD, mas quando o assunto religião aparece, eu comento. As perguntas que já ouvi algumas vezes são:
    – No que os mórmons acreditam?
    – Os mórmons seguem a bíblia?
    – Por que existe um livro próprio e não somente a bíblia?
    – Por que Deus escolheria Joseph Smith para a tradução de um outro livro que não é a bíblia?
    – Mórmons tem alguma coisa a ver com Maçonaria?
    – Mórmons tem que usar umas roupinhas por baixo, né? Tu usa?

    • A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias, não é racista, desde 1978, pessoas da raça negra podem receber o Sacerdócio de Deus, e agir em Seu Nome.
      Cremos que Deus revela suas coisas a seus servos aqui na Terra, os Profetas, aquele foi o momento em que os Negros deveriam receber o Sacerdócio.
      Hoje em dia, temos muitos lideres Negros, e os próprios nunca alegaram pertencer a uma Igreja Racista.

    • Antigamente(ainda hoje), para receber o sacerdócio o homem precisava ser digno e LIVRE,onde na época maioria dos negros não eram.

      • Bem lembrado…Os senhores destes escravos negros …que eram brancos não aceitavam nem mesmo a adoração à Deus, o que se dirá de escolha religiosa…isso tbm já justifica em partes porque se levou tanto tempo para que a revelação se tornasse oficial dentro da igreja. Relatos da família do Presidente. Martins…sofreram muito e esperaram no Senhor para que a bênção chegasse.

    • Bom dia irmãos,
      Há uma profecia em O Livro de Mórmon inspiradora. É daquela natureza de escritura que o espírito testifica ao coração desejoso e nos trás paz e alegria e alimenta-nos cessando a nossa dúvida, “fome” ou “sede” “da palavra de Deus”. Nosso Pai, Ele nos ama :D, sabemos disso, só precisamos ter mais fé e arrependimento para ouvirmos os sussurros divinos. Vejam a profecia:

      2 Néfi 3: 12 = 12 “Portanto, o fruto de teus lombos escreverá; e o fruto dos lombos de Judá escreverá; e aquilo que for escrito pelo fruto de teus lombos e também o que for escrito pelo fruto dos lombos de Judá serão unidos, confundindo falsas doutrinas e apaziguando contendas e estabelecendo paz entre o fruto de teus lombos; e levando-os nos últimos dias a conhecerem seus pais e também meus convênios, diz o Senhor.”

      Usem de sabedoria irmãos. Se sabem que Deus responde as nossas orações e realmente acreditam nisso, pesam a Ele (Tiago 1:5).
      Testifico que O Livro de Mórmon é verdadeiro, contém muito, se não tudo, do que nosso coração precisa nesses dias que vivemos. Testifico que Deus responde nossas orações, o Espírito é-me enviado o qual toca-me profundamente e me orienta em minhas escolhas para que minhas obras sejam agradáveis a Deus. Sou mórmon e prometo que essa religião não os fará racistas, ou qualquer outra má influência lhes será ensinada, pelo contrário. Comprometo-me a testificar-lhes isso em nome de Jesus Cristo, amém.

  2. Meu amigo, não vi em nenhum local aqui por falta de pesquisa também.
    Comecei a estudar sobre o Dia do Senhor, e na Bíblia e nem no Livro de Mórmon está que o dia Sétimo foi mudado para o dia Primeiro. Não sou adventista e nem judeu, mas conheci a igreja IJCSUD e essa dúvida me pairou a mente . A alegoria

    • Eu queria saber qual é a equação usada para deixar fora dos dez mandamentos o sábado. Até hoje ouvi diversas explicações por parte da Cristandade, no entanto, o resultado da equação da sempre errado. São dez mandamentos , então só o quarto mandamento não serve mais, ou seja, os dez mandamentos passam a ser nove!!!!. Esses religiosos são espertos, mas não deixaram de fora o dizimo.

      • Missão
        A equação que é usada para deixar fora dos dez mandamentos o sábado é a mesma que é usada pelos que não guardam o sábado completamente,Por que se você for guardar o sábado em sua integra,terá que observar o ano sabático ou seja 1 ano em 7 você não deverá trabalhar.E ai será que você consegue?Guardar só a metade do mandamento também não adianta.E se você ver bem o dizimo não esta dentro dos dez foi e é outra coisa a parte.

      • Olá,

        Pra te ajudar a entender porque nossas reuniões são aos domingos você pode ler Atos 20:7 que diz “E no primeiro dia da semana, reunindo-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles; e prolongou suas palavras até a meia noite.” ou também fazer uso do aplicativo da biblioteca do evangelho e fazer uma pesquisa sobre o “primeiro dia da semana” também há ensinamentos sobre o dia do senhor (como chamamos o domingo) no livro “Princípios do Evangelho” aconselho e convito você a buscar e estudar para que saiba por sí mesmo e adquira um testemunho sobre isso.

      • Nossa igreja acredita e prega todos os Dez Mandamentos, incluindo o dízimo feito como está na bíblia damos ao senhor sua parte que é 10% de nossa renda, no entanto esse dinheiro é sabiamente contabilizado e usado para criações de templos e capelas. Os líderes da igreja não recebem remuneração nenhuma por seu trabalho, no entanto há alguns membros fiéis da igreja que vivem a lei da consagração, que consiste em consagrar todo seu tempo, dinheiro e bens materiais a Deus, por isso líderes da igreja são sempre vistos como ricos porque ao viverem a lei da consagração tudo que é seu passa a ser do senhor e tudo que é do senhor (dono de todas as coisas) também é seu.

    • Olá, quando Jesus ressuscitou, os Apóstolos passaram a reunir-se no Domingo. Desde então, os dízimos e ofertas foram entregues neste dia. Jesus Cristo instituiu o Sacramento neste dia e fê-lo por aliança perpétua.

    • Em Exôdo 20, Moisés recebeu a revelação dos 10 Mandamentos.
      Entre eles está : “Lembra do Sábado para o Santificar” , sabemos que esse dia deve ser separado, para um serviço de Adoração ao Senhor, Deus criou a terra em 6 dias, no 7 descansou, e ele, sendo um Deus, tendo toda a capacidade e Perfeição, necessitou de descanso. E porque Nós, humanos e fracos fisicamente não necessitaríamos?
      Por sermos Cristãos, não vivemos de acordo com algumas das Leis de Moisés, e o dia a ser santificado não é mais o sabado, a partir da Ressuscitação de Cristo, que ocorreu em um domingo.
      Até então, do dia a ser Santificado é o Domingo.

    • Olá Raphael,

      Pra te ajudar a entender porque nossas reuniões são aos domingos você pode ler Atos 20:7 que diz “E no primeiro dia da semana, reunindo-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles; e prolongou suas palavras até a meia noite.” ou também fazer uso do aplicativo da biblioteca do evangelho e fazer uma pesquisa sobre o “primeiro dia da semana” também há ensinamentos sobre o dia do senhor (como chamamos o domingo) no livro “Princípios do Evangelho” aconselho e convito você a buscar e estudar para que saiba por sí mesmo e adquira um testemunho sobre isso.

  3. Raphel, realmente não está na bíblia nem no livro de mórmon, porque esta foi uma revelação dada a Joseph em doutrina e convênios, mas em resumo o dia do senhor foi mudado para o domingo porque foi o dia em que ele ressuscitou e foi o dia em que ele compartilhou o sacramento com seu discípulos. Por isso esse dia foi o escolhido para ser realizada a reunião mais importante da igreja, que é a sacramental.

  4. – Joseph Smith praticava satanismo?
    – Por que no templo de Utah existe tanta simbologia satânica?
    – Se na bíblia está escrito que não se pode adicionar nem retirar nada das Escrituras, por que os mórmons se utilizam de mais Escrituras?
    – Na bíblia existem inúmeras passagens que condenam a poligamia, então, por que os mórmons praticavam a poligamia, sendo que alguns ainda praticam?
    – Por que os mórmons acreditam em Deuses e não em um Deus uno e trino?
    – Por que os mórmons acreditam que Deus tem um corpo físico, sendo que na bíblia Jesus diz que Deus é espírito?
    – A bíblia diz que mesmo que um anjo de luz desça dos céus e nos entregue outro Evangelho, os mesmos deveriam ser considerados anátemas, visto que Satanás se transfigura em anjo de luz. Então, por que os mórmons possuem um outro Evangelho, visto que o mesmo foi entregue por um anjo descido dos céus? Não seria esse anjo Satanás transfigurado em um anjo de luz?
    – Por que os mórmons acreditam em famílias eternas, sendo que a bíblia nos diz que seremos como anjos?
    – Qual a prova de que o mormonismo é a religião verdadeira, visto que contradiz tanto a bíblia?

    Bom, eis algumas sugestões. Espero ter ajudado.

    🙂

  5. Prezada Gabriela, Suas interrogações são interessantes pois demonstra sua preocupação com a nossa religião. E aqui não tenho a pretensão de responde-la, mas apenas comentar algumas de suas indagações conforme o que vejo o que vivo e acredito.
    Primeiro os Templos Mormons são lugares de Santidade as ordenanças e ritos lá praticados são necessários para Salvação e exaltação da raça humana. São lugares sagrados e foram construídos por revelação e demonstra o amor do Senhor para com seus filhos aqui na terra. Essa doutrina só poderá ser entendida a medida que aceitamos que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias é a restauração da Igreja primitiva de Cristo com Profetas e apóstolos videntes e reveladores, é necessário aceitar que a plenitude do evangelho foi restaurado com o chamado profético de Joseph Smith.
    Quanta a Trindade, somos os mais enfáticos em testificar que Deus o Pai Eterno, Jesus Cristo e o espirito santos são Deuses formam a trindade. Deus e Jesus Cristo com corpo físicos exaltados glorificados e santificado e o Espirito Santo um personagem em espírito que todos são um em proposito e vontade. As escrituras são fartas em testificar que Jesus Cristo ressuscitou e esteve com seus discípulos , chegando a convidar a Tome tocar em suas marcas. Quer evidencia maior que estas.
    A Igreja foi restaurada e o Senhor levantou um profeta na terra para nos trazer mais luz e conhecimento, por isso temos o livro de mórmon mais um testamento de Jesus Cristo e Dourina e Convênios que são as revelações modernas, ou sejam ensinamentos para os nosso dias.
    Essa é a evidencia inequívoca da veracidade da Igreja.
    Profetas e Apóstolos, vivos videntes e reveladores. A Bíblia o livro de mórmon foram escritas por profetas antigos e Doutrina e Convênios pelos os profetas da restauração. Todos esses Livros formam a palavra e vontade do Senhor para todos.
    Com esse entidimento fica mais fácil de seguir a Deus.

  6. Nossa, quanta ignorância até mesmo para os membros da Igreja em responder as perguntas dos que não são membros. Temos que estudar mais as escrituras antes de virmos comentar nesses blogs cheios de heresias e contendas que não levam a nada, assim diz as escrituras.

    Peguem o livro Princípios do evangelho e lá tem a resposta para maioria dessas perguntas infundadas que só mostram o quanto a grande maioria dos “Cristãos” de todas as denominações, mau leem a bíblia.

    A mudança do sétimo dia para o primeiro, assim como o dízimo, não está explicito, porém está nas entre linhas do novo testamento. Para não me alongar muito vou dar alguns exemplos, referências e pronto, o resto é com vcs, correr atrás assim como eu fiz durante anos, até conhecer grandes verdades através da revelação das escrituras pelo Espírito da verdade que a todos instrui da maneira que Lhe convém.

    Vejam que aqui o Senhor revela que temos que continuar pagando o dízimo, porém Ele o faz de forma bem discreta.

    “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã,
    do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei:
    a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquela.”
    Mateus 23:23

    Aqui nas entrelinhas vemos que o apóstolo Paulo prolongou seu discurso até meia noite demonstrando que estava guardando o Dia do Senhor no primeiro dia e partilhando do Santo Sacramento.

    “E no primeiro dia da semana, reunindo-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles; e prolongou suas palavras até a meia noite.”
    Atos 20:7

    E uma última orientação está em Gálatas 5, que fala quem coloca a Lei acima do sacrifício de Jesus perde a sua Justificação e passa a ser julgado de acordo com seu próprio intento para com a Lei.

    3 De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei.
    4 De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes.
    (Gálatas 5)

    Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.
    Mt 10:25

    Saudações !

  7. Gostaria de saber mais sobre os mormons, eu sou Protestante, e algumas pessoas da minha religião fala coisas más da religião de vcs, só que eu não achei nada de absurdo, ao contrario vi umas propagandas de Natal de vcs muito bonitas que me emocionaram, e gostei muito e acho que todos servimos um só Deus e acreditamos na msm coisa que #NasceuoSalvador..
    Um abraço fiquem na Paz de Cristo!

    • Olá Sarah! Que bom que sentes o desejo de saber mais sobre nossa religião. Gostaria de convidá-la a assistir a uma de nossas reuniões que geralmente acorrem aos domingos a partir de 9:00. Com certeza, perto de onde você mora deve haver uma de nossas capelas. Sinta-se à vontade de entrar e conhecer os irmãos que lá estão. Os missionários de tempo integral irão recepcioná-la com carinho e poderão, se você permitir, ensiná-la sobre nossa fé em Jesus Cristo.

      Foi uma prazer, e que Deus responda suas orações. (Tiago 1:5)

      https://www.mormon.org/por

      • o mormonismo somente odeiam os negros e oprimem as mulheres.ainda denunciam como mentira todo fato contra a “igreja” deles.

  8. Quanta falta de sabedoria de todos vocês.Isso se resolve orando.Orem e perguntem a Deus se A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é verdadeira.Orem e perguntem a Deus se O livro de Mórmon é verdadeiro e se realmente é importante que haja uma única igreja verdadeira na face da Terra.Apostasia é muito difícil de ser identificada,só Deus,o Nosso Pai Celestial pode nos responder isso através do Espírito Santo.Falar e falar não serve de nada,somos servos,apenas Deus pode responder,isso é,se alguém que critica qualquer religião tem realmente interesse em conhecer a Igreja verdadeira.Apenas parece que algumas pessoas estão contra o próprio Deus.Apenas cuidado,pois Deus destroi qualquer que tente deturpar o Seu Plano.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s