Desafio de história mórmon – estrela

Em que prédio mórmon está este vitral com um hexagrama?

estrela

8 comentários sobre “Desafio de história mórmon – estrela

    • Caro Esd,

      você afirma que “a estrela foi tomada de assalto da maçonaria”. Como podemos traçar o uso mórmon da estrela ao uso maçônico dela? O que significa um símbolo ser “tomado de assalto”? E de quem/onde maçons “tomaram de assalto” a estrela de Davi/selo de salomão?

      “Como tudo no mormonismo”? “Tudo” é forçar a barra, não? Faça uma lista de doutrina, práticas e outras características do mormonismo e aponte quais foram tomadas da maçonaria.

      Um abraço!

  1. É ao contrario esd,os simbolos e sinais foram dados aos profetas desde a antiguidade,a maraçonaria é que tomou de assalto tambem na antiguidade.O porfeta Joseph Smith apenas reconheceu esses sinais na marçonaria o que facilitou a implantação deles no templo.

  2. Sobre os pentagramas no Templo de Nauvoo, ele foi ornamentado porque no Templo destruído haviam esses e outros símbolos. Sobre o significado dos mesmos, eu particularmente acredito que eles foram retirados da maçonaria, como também de esoterismo, cabala e gnosticismo que Joseph Smith estudava, a maçonaria estuda todos esses aspectos místicos, sobre falar que o pentagrama representaria o reino telestial, isso é meio que inverídico, pelo menos pelo seu uso inicial feito por Joseph Smith, como o sol e a lua representariam os reinos Celestial e Terrestrial também é uma inverdade, estes são símbolos maçônicos que possuem outros significados, sobre o sol e a lua uma das explicações atestada por várias bibliografias maçônicas, seria que o sol representaria o masculino e a lua o feminino, por isso seu uso no Templo, porque lá ocorriam uniões entre o princípio masculino e o feminino em seus selamentos por exemplo; sobre o pentagrama, o que realmente significa, se eu falar aqui, acredito que vai haver polêmica… A história que Joseph Smith caçava tesouros não é totalmente infundada, e que usava meios místicos para o fazer como o que chamamos de Goetia… Alguns judeus cabalistas também tem o pentagrama como símbolo, sendo mais ou menos parecido com o significado de diversas escolas, com a ponta para cima tem um significado, com a ponta para baixo outro significado… porém particularmente no caso de Joseph Smith, acredito que está relacionado com a Goetia, cheguei a essa conclusão por ligar os pontos históricos, mais cuidado, pela internet tem muita besteira, que ao ler pode trazer explicações erradas e portanto se chegar a um entendimento errado, o bom mesmo é ir a uma livraria, como a Saraiva e comprar livros de autores maçons, que vão dar explicações sobre esses símbolos, fazendo com que a pessoa chegue a um entendimento mais adequado.

  3. Vou deixar uma lista de livros de autores maçons e um sud, acredito que foi excomungado, onde vai explicar os significados de certos símbolos… Sobre eu ter falado anteriormente que o sol representaria o princípio masculino e a lua o princípio feminino, isso também tem um significado na maçonaria, da dualidade entre todas as coisas, ou como está no livro de Mórmon, a oposição entre todas as coisas… Os livros são: Maçonaria 50 Instruções de Companheiro – Raymundo D´ Elia Jr; Maçonaria Simbologia e Kabbala – Helvécio de Resende Urbano Juníor; Revelando o Código da Maçonaria – Robert L. D. Cooper, (Este é um autor que faz uma análise historicista da maçonaria, é uma minoria que segue esse tipo de análise, esta análise vai discordar das outras, em alguns aspectos é válida em outros não.); A Cidade Secreta da Maçonaria – David Ovason, (No inicio ele faz uma análise interessante e correta sobre os princípios masculino e feminino, porém tem algumas “viagens” também, porém a explicação sobre os dois princípios está correta); O Simbolismo na Maçonaria – Albert G. Mackey, vols. 1 e 2; Early Mormonism and the Magic World View – D. Michael Quinn.

  4. Olá Abel Bruder!
    O D. Michael Quinn não foi um dos 6 historiadores da igreja excomungados no chamado “September Six” nos anos 90? (Sem falar inúmeros outros recentes)
    Sei que ele enquanto membro da Igreja escreveu livros fantásticos, o cara parece ser alguém de peso. Faz horas que espero ler esse livro dele que você postou!
    Forte abraço!

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s