Livros Para Mórmons

Hoje é o Dia Mundial do Livro.

Como não poderia deixar de ser, isso significa que é o dia mundial de listas de livros.

Eis, portanto, a minha lista pessoal de sugestões para 11 livros que todo Mórmon deveria ler.

Ao menos todo Mórmon que deseja ser minimamente informado e educado sobre o Mormonismo. E que, infelizmente, saiba ao menos ler em inglês, posto que nenhum deles se encontra disponível em português.

Joseph Smith: Rough Stone Rolling” por Richard Lyman Bushman: Boa biografia de Joseph Smith escrita por historiador competente com propensão para apologista. Excelente forma de ser introduzido à historiografia Mórmon que não seja hagiográfica, mas que tampouco deixe de ser excessivamente caridoso com Smith.

No Man Knows My History: The Life of Joseph Smith“, por Fawn McKay Brodie: Um clássico na literatura Mórmon, a primeira biografia acadêmica escrita sobre Joseph Smith e, possivelmente, a melhor publicada até hoje.

Mormon Enigma: Emma Hale Smith“, por Valeen Tippetts Avery e Linda King Newell: Além de uma excelente biografia acadêmica sobre a primeira esposa de Joseph Smith, oferece uma visão ímpar do Profeta através dos olhos de sua mulher.

In Sacred Loneliness: The Plural Wives of Joseph Smith“, por Todd M. Compton: Excelente biografia coletiva das múltiplas esposas de Joseph Smith, oferecendo uma visão única dos desafios e da introdução da prática Mórmon de poligamia, especialmente quando vistos pelos prismas das mulheres envolvidas.

Early Mormonism and the Magic World View“, por D. Michael Quinn: Excelente análise historiográfica sobre as influências esotéricas sobre Joseph Smith em sua infância e adolescência, e seu impacto na formação do Mormonismo.

Conflict in the Quorum: Orson Pratt, Brigham Young, Joseph Smith“, por Gary J. Bergera: Excelente reconstrução historiográfica dos conflitos de personalidade entre três líderes do Mormonismo, ilustrando bem o impacto das idiossincrasias humanas na instituição da Igreja.

The Mormon Rebellion: America’s First Civil War, 1857-1858“, por David L. Bigler e Will Bagley: Excelente reconstrução historiográfica da famosa (e famigerada) Guerra de Utah, suas causas, seus desdobramentos, e acima de tudo, oferecendo uma visão perspicaz e factual do caráter e da personalidade de Brigham Young.

The Mountain Meadows Massacre“, por Juanita Brooks: Um clássico na literatura Mórmon, a primeira (e melhor) avaliação acadêmica escrita sobre o maior pecado do Mormonismo e, possivelmente, o livro que mais influenciou o rumo da Igreja no século XX. Além disso, oferece inigualáveis insights sobre o Mormonismo no século XIX.

The Mormon Hierarchy: Extensions of Power“, por D. Michael Quinn: Excelente reconstrução historiográfica da evolução da, e dos dramas circundantes à, estrutura de poder institucional dentro da Igreja SUD. (O primeiro capítulo inclui a excelente reconstrução da primeira tentativa abortada para suspender a proibição de negros ao Sacerdócio)

American Apocrypha: Essays on the Book of Mormon“, por Brent Metcalfe e Dan Vogel: Coletânea de 9 instigantes ensaios de alta qualidade intelectual, elevando o nível de compreensão e consideração sobre o Livro de Mórmon.

The New Testament: A Historical Introduction to the Early Christian Writings“, por Bart D. Ehrman: Excelente introdução ao estado-atual dos estudos acadêmicos sobre o Novo Testamento. A quarta edição pode ser encontrada muito mais barata (usada) que a custosa quinta edição, sem considerável perda de conteúdo.

Joseph Smith lendo Fawn Brodie?

Será que Joseph Smith gostaria de ler Fawn Brodie?

Aqui está outra lista de 50 livros que Mórmons deveriam ler, por Kent Larsen.

Quais livros fariam parte da sua lista de essenciais?

14 comentários sobre “Livros Para Mórmons

    • Alguns destes títulos podem ser comprados em versões eletrônicas no site da Amazon (links no artigo acima) para leitura no aplicativo Kindle. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente para celulares Android e Apple (e alguns modelos do BlackBerry) e para os computadores Windows e Mac.

      Alguns dos títulos que ainda não estão disponíveis para o Kindle, mas que são da editora ‘Signature Books’, estarão disponíveis em breve. Eles estão progressivamente digitalizando os seus títulos antigos e vendendo-os na Amazon.

      Se você estava perguntando sobre arquivos em pdf gratuítos, então eu sinto em lhe desapontar. Não, não estão disponíveis, ao menos até onde sei. Mas os preços das versões para o Kindle realmente não são caras, na minha opinião. Especialmente quando comparado com livros vendidos no Brasil.

  1. Marcelo, você já leu todos eles, ao que parece. Confere?

    Por qual eu deveria começar (creio que eu só conseguiria ler um por ano)? Posso seguir a ordem da lista.

    Ah, e obrigado por disponibilizar a lista.

      • Sim, todos. Aliás, desta lista, eu já re-li todos. Minha memória é péssima, e eu tenho uma baixa taxa de retenção na primeira leitura, infelizmente.

        Essa sua pergunta é muito melindrosa, porque depende muito dos seus interesses pessoais e do seu foco particular. Eu listei os 9 históricos em mais ou menos ordem cronológica de eras abordadas justamente para poder oferecer uma visão geral e progressiva do Mormonismo, porém com um iniciante em mente. Assim, tal leitor se beneficiaria de uma progressão natural e fluída da evolução histórica do Mormonismo. Você, contudo, já é familiarizado com história Mórmon, então talvez pular para livros que abordem temas mais relevantes para seu gosto e sua curiosidade pessoal seja uma estratégia mais adequada.

        Eu selecionei esses livros, também, com o intuito de não haver muita repetição. Lógicamente que 6 deles lidam diretamente com Joseph Smith, mas destes todos apresentam-no sob prismas e focos diferentes, então eu espero que uma leitura de todos ofereça sempre insights novos.

        Pessoalmente, o ‘Mormon Hierarchy’ pra mim é a leitura mais divertida, especialmente porque aborda conflitos interpessoais de várias pessoas interessantes e influentes em situações dinâmicas e contextos históricos distintos, oferecendo narrativas ágeis e intrigantes. Os livros mais introspectos são o ‘In Sacred Loneliness’ e o ‘Mountain Meadows Massacre’, que oferecem leituras de prender a atenção, mas que abordam temas mais tristes e, no caso deste, deprimentes. Não obstante, pra mim todos estes ofereceram excelente, inteligente, intrigante, e educativas leituras.

        Como você notou, eu deixei de fora livros sobre poligamia, racismo, e homofobia. Apesar destes três temas serem proeminentes na história Mórmon, e sem dúvida alguma importantes e relevantes para qualquer avaliação historiográfica da evolução do Mormonismo, eu não os vejo como fundamentalmente relevante para uma avaliação ontológica do movimento, da religião, e da cultura Mórmon.

        Dito isso, para uma discussão da questão da Proibição do Sacerdócio aos Negros eu recomendaria “All Abraham’s Children: Changing Mormon Conceptions of Race and Lineage” por Armand L. Mauss.

  2. Todos estes devem ser livros bem interessantes e enriquecedores,em um futuro próximo irei adquirir alguns pelo Kindle, porém eu recomendaria ao membro ativo,recém-converso ou pesquisador,O LIVRO DE MÓRMON,como leitura primordial.

    Porque é enorme e factual a quantidade de irmãos e irmãs que contentaram-se em ler os dois parágrafos finais da Introdução do livro,3 Néfi capítulo 11 e Morôni 10:4-5, em seu próprio idioma imagine ler estes livros em Inglês.

    • O Projeto Papéis de Joseph Smith (JSPP) é impressionante, fundamental, e louvável.

      Pra quem não conhece, o projeto é inteiramente financiado pela Igreja SUD e visa organizar e publicar todos os documentos escritos, editados, ditados, ou supervisionados por Joseph Smith. O projeto publica estes documentos online e também em versão impressa. O projeto já dura mais de uma década, e perdurará no mínimo mais outra, com custos nas dezenas de milhares de dólares, empregando dezenas de pesquisadores e auxiliares.

      Como a Igreja paga o salário de todos os pesquisadores envolvidos, e como ela controla acesso a quase todos os documentos primários, é impossível saber ao certo se não há documentos sendo excluídos do processo de publicação. Não parece, até agora, haver sinais deste tipo de omissão, porém mesmo que ele exista, o volume de documentos primários sendo disponibilizado pela primeira vez é de valor incalculável.

      O impacto real deste projeto não será calculado por décadas, até que historiadores tenham a oportunidade e o tempo para analisar todos estes novos documentos. Mas eu posso lhe dizer que todos nós acompanhamos as publicações com muito afinco e animação. Toda semana eu recebo emails entusiasmados sobre este ou aquele documento recém-publicado.

  3. Marcello, qual você me sugeriria para um primeiro contato com a História mórmon? Para facilitar a compreensão inicio por qual?

  4. Você deixou para trás ótimas publicações como ‘Expose of Joe Smith and Mormonism’, ’19th Wife’, e outras publicações perfeitas para ilustrar fielmente e ‘sem pretensão alguma’, as verdadeiras facetas daquilo que chamamos de mormonismo…

  5. Esse livro ‘Joseph Smith: Rough Stone Rolling’ é simplesmente demais. Ele aborda muito bem a história de Joseph Smith.

    Gostei tanto do mormonismo que comprei o livro da Fawn Brodie também.

    Obrigado Marcello pelas indicações.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s