O que faz as pessoas se afastarem da Igreja?

Discutindo o assunto da baixa taxa de retenção de membro na Igreja SUD no Brasil, recebi os seguintes comentários de um amigo.

Comentários, não. Desabafo!

Eu gostaria de compartilhar publicamente essa carta que, ao meu ver, expressa bem algumas frustrações comuns entre SUDs no Brasil. Além disso, é honesta, bem humorada, positiva, e excelente início para uma discussão franca.

Ele apenas solicitou que lhe protegera a identidade, não por si, mas para evitar o risco de ferir os sentimentos dos membros de sua Ala ou Estaca.

PORQUE SE AFASTAM?

Alexandre Silva Mil
(pseudônimo)

O que faz as pessoas se afastarem da Igreja?

Esse é um tópico da maior importância, pois ao aborda-lo, talvez nos capacitemos a melhor ajudar outras pessoas.

A pergunta “o que faz as pessoas se afastarem da Igreja” é tão ampla que fica difícil eleger apenas uma resposta.

Coloco aqui algumas considerações pessoais, inteiramente baseadas nas minhas próprias impressões e na minha experiência anedotal. Não presumo expor considerações acadêmicas ou baseadas em pesquisas ou estudos sociológicos.

Primeiramente, noto que a Igreja apresenta-se mais como “empresa” que como entidade “espiritualista”. No dia que a Igreja mudar esse ar corporativo e passar a fornecer alguma coisa realmente espiritual para os membros, ao invés de ficar com esse número infindável de reuniões (focadas em análises de números e estatísticas) que mais parecem reuniões de “marketing-de-rede”; no dia em que a Igreja deixar de ser a Igreja da “diplomacia” e dos “delegados”, com certeza as pessoas não vão querer se afastar tanto.

A pergunta que se deve fazer aqui é o que as pessoas que deixam de ir a Igreja estão procurando lá fora e não encontraram aqui dentro? Com o quê elas se decepcionaram na Igreja?

É incrível como entra ano, sai ano, a inatividade na Igreja aumenta e os métodos continuam os mesmos! Não é preciso fazer um estudo muito aprofundado para se intuir o por quê das pessoas se afastarem, pelo ao menos aqui no Brasil. Basta frequentar uma capela por uns três meses que a maioria das pessoas vai, eventualmente, se desiludir.

A Igreja hoje não oferece espiritualidade em uma época em que as pessoas estão sedentas por espiritualidade. O cidadão entra pra Igreja, começa a frequentar aquele monte de reuniões chatérrimas, que só falam de números, que parecem reuniões de empresa, e junto a isso recebe um pacotão de tarefas que inclui: almoço para os missionários, limpeza das capelas, visitas de mestre familiar, e outros bônus mais. Daí um tempo ele começa a sacar, e aí vem a diplomacia que citei acima, uma ou duas famílias, usualmente as mais antigas na Igreja, se encarregam de ajudar os membros novos a se afastar. Uma ou duas famílias, lá do púlpito, começam a falar com voz mansa que temos que fazer isso, temos que fazer aquilo, temos que fazer mais aquilo outro, que o Senhor esta vendo tudo, e Ele vai cobrar um dia, etc., e além desses membros “antigos” não “pegarem no pesado”, começam com aquela estória de que desde que eles entraram para a Igreja “não sei quantas pessoas entraram e saíram”, mas eles e suas famílias ficaram firmes, e os “fracos” não aguentaram e se afastaram! E aí, tudo que parecia lindo e perfeito começa a cair por terra: você vê que a família do Presidente da Estaca é mais desorganizada que a sua, e mesmo assim os “líderes” delegam. É a Igreja dos “delegados e diplomatas”. Não raro em reuniões de liderança ouvi-se o seguinte: Olha, dá esse cargo para tal pessoa, que é membro novo, por que ele é “sangue novo” e ainda tá animado…

Não tem nada de sangue novo, é que o cara ainda tá fascinado com a imagem dos missionários, e ele demora um pouco pra sacar a jogada. Um pouco de gente dá um monte de ordens, faz um monte de reuniões, uma atrás da outra, manda o cara preparar reunião de integração, visitas isso e aquilo. É claro, somos uma Igreja que prometemos nada mais, nada menos que a eternidade da família. Claro, desde que o indivíduo goste de sua família e queira passar a eternidade com ela.

Uns demoram mais, outros demoram menos, mas cedo ou tarde percebem que toda essa “atividade” (já que a palavra aqui é “inatividade”) faz mais mal do que bem. O cara percebe que o Bispo, além de pedir o dízimo, pede também para ajudar a financiar a missão de alguém, e dai em pouco ele percebe que está sendo completamente sugado, não tem tempo de ficar com sua família, os membros de sua família que não são da igreja se tornam uma espécie de “os outros”, ai ele começa a ter algum problema, conversa com o Bispo e a receita é sempre a mesma: Quando não fala que ele é um portador do Sacerdócio e, portanto, tem que “aguentar firme ” por que alguém não sei onde e não sei quando caiu de uma carroça, morreu, foi atacado pelos índios, e que esses são os pioneiros e que ele também deve ser valente como os pioneiros; ou então manda ele orar, jejuar, e ler as escrituras. Então ele vê aquele líder, que lhe pediu dar do seu dinheiro pra financiar a missão de alguém, usar de alguma forma o dinheiro da Igreja e a “diplomacia” da Igreja para, com o dinheiro da Igreja, pagar um curso de inglês para um filho, arrumar uma bolsa na BYU pra outro filho, e o coitado do membro-novo não tem um Sábado pra passar com a família por que, quando não é missionário, é visita de mestre familiar, é limpeza de capela, é reunião de treinamento, etc. Ufa, eu já estou até cansado só de pensar em toda essa atividade!

E ainda nos perguntamos por que as pessoas se afastam da Igreja. Ainda temos a coragem (principalmente entre os membros antigos) e a covardia de falar que fulano saiu por que é fraco. Que aquela menina que ficou esperando 10 longos anos por um portador do Sacerdócio digno, e se casou fora da Igreja, fez isso por que não tem fé, por que não é fiel!

Sinceramente, esse assunto é muito serio e é cruel a maneira com a qual a liderança de diplomatas e delegados tratam essas pessoas. É por isso que as outras igrejas como a Batista, a Quadrangular, a Renascer, a Universal, o Espiritismo estão cada vez mais cheias. As pessoas chegam, ouvem que Jesus as ama, que a maldição da vida delas vai ser retirada AGORA, e não num futuro distante, numa eternidade incrivelmente inatingível. O cara não precisa entrar nessa espécie de “Big Brother”, no que a nossa Igreja se tornou, onde os próprios membros se encarregam de eliminar uns aos outros, onde a lista infindável de tarefas como Sacerdócio, missão, cargo, casamento no templo, visitas, etc., são pontos que contam pra você vencer o jogo!!!

Eu, como Mórmon, fico preocupadíssimo. Nossa Igreja tem que repensar varias coisas. Líderes da Igreja no Brasil, onde estão? Alguém aqui, por favor, pode repassar essa mensagem para a liderança da Igreja no Brasil, para que possam pensar e refletir em quais mudanças poderiam ser benéficas para a Igreja.

Todo mundo aqui sabe que a nossa Igreja não é uma Igreja de amor, não é uma Igreja de espiritualidade. Muitas vezes você chega em casa pior do que foi. Eu, que sou nascido na Igreja, e passei a minha vida inteira na Igreja, já encontrei maior espiritualidade em visitas a reuniões da Seicho-No-Ie, de igrejas evangélicas, e de igrejas espíritas, do que encontro todo Domingo nas minhas reuniões dominicais. Hoje em dia, você não encontra nenhuma espiritualidade numa reunião da Igreja Mórmon.

Será que precisamos, realmente, perguntar por que as pessoas se afastam???


Leia também

Conheça o luxuoso Shopping da Igreja Mórmon.

Entenda o processo inglês contra o Presidente Monson.

O que os Profetas e Apóstolos ensinaram sobre Sexo Oral?

Saiba como a Igreja Mórmon discrimina contra famílias LGBT.

Por que líderes  estão preocupados com a deserção dos jovens?

Quantos SUD há no Brasil? Como realmente cresce a Igreja SUD?

Resultados da pesquisa sobre membros de Igreja SUD que “perdem a fé”.


417 comentários sobre “O que faz as pessoas se afastarem da Igreja?

    • Tenho no meu Facbook decorrido sobre o Tema (Igreja Mórmon), sou membro afastado, fui presidente de ramo e depois Bispo conselheiro da Estaca, professor da Escola dominical entre outras coisas, era encantado pela Igreja. Agora que exponho coisas investigavas sobre ela além de receber criticas ainda de quebram me bloquearam, por que? Eles não aceitam investigar e querem viver na na mentira, por mim tudo bem, mais calar a minha boca eles não tem direito!

      • vc só fez oque muitas pessoas humilde fazem, vc fez oque o salvador jesus cristo instruiu
        EXAMINAI AS ESCRITURAS POIS JULGAI TER NELAS A VIDA ETERNA,eu tambem tive varios chamados e participei de muitas reunioes mais nem uma das reuioes foi para
        visitar os doentes nos hospitais ou os presos na cadeias. eu sei que essa igrejafoi FUNDADA POR ALGUEM COMO QUALQUER OUTRA Abraço até mais

      • “eu sei que essa igrejafoi FUNDADA POR ALGUEM COMO QUALQUER OUTRA Abraço até mais” Se você estiver se referindo à Joseph Smith, eu concordo. Mas para mim, o fundador é Jesus Cristo, pois a Igreja pertence a Ele.

      • sim mas joseph se refere em seu livro só a jesus cristo qué é pedra da igreja e foi fundada baseado nele então melhor da uma lida 1° antes de criticar

      • “tive varios chamados e participei de muitas reunioes mais nem uma das reuioes foi para
        visitar os doentes nos hospitais ou os presos na cadeias” . Mas você chegou a sugerir estas coisas para a Liderança?

      • nenhum membro dessa igreja não perde o tempo querendo calar a boca de ninguem existe mandamentos principios jesus cristo vai nos ajudar atraves dessas coisas agora se apartir do momento em que vc para de ler a bíblia de fazer as orações sim vc vai enfraquecer espiritualmente e vai começar desacreditar de tudo aquilo que foi ensinado e é que vc já foi membro imagina se não estivesse sido

      • o que cristo quis dizer com esse versiculo é que os farizeus examinavam as escrituras e achavam que elas dariam a vida eterna a eles, mas se reparar no restante ele quer dizer que a salvação vem dele e as escrituras testificam que só ele pagou o preço por nós para que fossemos salvos.

      • Caro amigo, para fazer isso vc não depende dos outros. “Os homens devem fazer “muitas coisas boas” de sua livre e espontânea vontade e realizar muita retidão, pois são seus próprios árbitros… lembra

      • Olá Francisco, talvez sejamos parentes pois também sou Sanguinetti (nome de solteira) e é isto que me motiva a comentar. Fico muito triste em saber o quanto estás desanimado em relação a igreja, e fico triste também em ver quantas pessoas se dedicam a denegrir o nome da igreja mais do a qualquer outra. Mas sei que isto faz parte do plano, sabemos que isto aconteceria. Meu esposo serviu missão em 1984-1985, também foi Bispo durante 8 anos, serviu na Estaca, e teve muitos chamados relevantes, Tenho 3 filhos, uma moça casada no Templo, com um missionário retornado, um filho servindo na Missão Rio de Janeiro, e o outro em preparação para receber o chamado,para a missão. Estruturamos nossa família desde a juventude nos ensinamentos do evangelho através da igreja, estes ensinamentos nos ajudaram a vencer as adversidades, a nos manter-mos unidos, a suportar a perda de um filho, a ter uma vida saudável, enfim a ser felizes com poucas coisas e a reconhecer a mão do Senhor em cada uma delas. Nos tornamos melhores ao servir o nosso próximo e pretendemos continuar neste caminho que não é fácil e cheio de desafios, mas que com a ajuda do Senhor sabemos que conseguiremos.Na igreja existem muitas pessoas que nos desapontam muitas vezes, mas ninguém é perfeito e infelizmente existem pessoas com falta de caráter em todos os seguimentos, religiosos ou não. Mas ore ao Pai Celestial, e pergunte a ele o que ele deseja para a sua vida, Tenho certeza que ele responderá. tenho certeza que teve muitos momentos especiais em sua vida que sentiu a mão do Senhor lhe conduzindo, como um bom líder que acredito tenha sido. Em que momento você se decepcionou? O evangelho para mim e minha família é maravilhoso, só tem me trazido coisas boas, estou casada a 27 anos, namorei 6 anos, e posso dizer que somos muito felizes! Não entendo como o evangelho pode ter lhe prejudicado, com certeza foi alguém que lhe decepcionou! mas pondere em seu coração, o que aconteceu em sua vida para que enfraquecesse em seu testemunho. Oro para que você, possa encontrar a paz e esta certeza novamente, que possa voltar para o seu lugar que é na igreja, e que possa trabalhar com mais vigor que antes ainda nesta obra maravilhosa que só traz felicidade e esperança no futuro, Você é um filho especial do Pai Celestial, e ele o ama profundamente, mais do que nós conseguimos compreender. Independente do que possa ter acontecido volte! Se tiver que se arrepender, faça-o! mas não se torne amargo ou infeliz cheio de dúvidas, lembre que Satanás é o pai da dúvida, da discórdia e de tudo que não edifica. Sua irmã em Cristo, Claudia . ,

      • Caro amigo, posso compreender sua frustação, já passei por muitas situações difíceis nos meus 40 anos que me batizei na igreja de Jesus Cristo. Ao longo do tempo pude observar muitas coisas que os líderes faziam que iam contra aos princípios estabelecidos pelo Senhor, fui muito questionador e sei que incomodei muitas pessoas e fui de uma certa forma discriminado, sentindo-me rejeitado por certas pessoas, que por sinal eram meus líderes direto, mas independente de ter que viver toda essa situação frustante, apoiei-me no meu testemunho, e ignorei essas pessoas, e procurei dar mais atenção apenas as doutrinas e deixei o elemento humano de lado, com muito esforço e sacrifício, adquiri minha própia luz, e assim ando com minhas própias pernas, não dependo de ninguem pra continuar nessa minha tragetória, pois sei que um dia tudo isso vai ter seu fim e o Salvador reinará e teremos uma condição de vida perfeita sem ter que conviver com esses aborrecimentos. Concordo com voçe, somos livres e temos todo direito de questionar, investigar todas as coisas as quais não nos parece claro ao nosso entendimento, esse comportamento de tentar calar-nos, não provém de Deus mas daquele que deseja a destruição de todos os filhos de Deus, o própio Lúcifer. Gostaria de lhe dizer que apesar de voçe ter vivido todas essas experiências amargas, ignore os homens, não abra mão do seu direito a exaltação e de sua família, apoie-se no seu testemunho e confie no Salvador, ele o ama e deseja o seu bem estar, e reconhece seus esforços para viver uma vida em retidão, pois o Senhor disse que a vingança seria dele, que o justo não precisa temer. Desejo-lhe felicidades, e não abra mão daquilo que o Salvador lhe concedeu através da sua expiação, remissão dos nossos pecados e promessas eternas.

      • Verdade que as pessoas fazem muitas reuniões, e que há uma série de problemas,isso devido a igreja de Jesus Cristo,não escolher pessoas de alta classe ou instruidas para serem líderes da igreja,isso é um fato que torna muitos líderes não preparados,e quando temos líderes mais preparados (instruídos) alguns acham que são donos da igreja. Sobre as reuniões, elas servem para colocarmos a nossa mente e o nosso corpo em ação,é uma igreja de ação,mas infelizmente, por culpa nossa mesmo,nós estamos esperando um exemplo para seguir,se ninguém fizer, nós também não fazemos.Todo ensinamento é correto,nós é que entendemos errado,ou fazemos somente reuniões e se não praticarmos o que as reuniões ensinam,tudo vai ser realmente muito chato,por que são as ações é que daram rítimo e vida ,são elas que trarão o espírito,e se não fazemos,tudo fica apenas condicionado a ser mandados,por aqueles que também não fazem.Se não vimos ninguém fazer nada de bom para o próximo, como:vestir os nús, alimentar os famintos, aconselhar os desesperados,visitar as cadeias, ser luz para alguém na escuridão,é por que esperamos alguém fazer, e esquecemos que a igreja somos nós, se eu fizer a igreja também estará fazendo. Estamos fazendo o que é bom para nós, quando fizermos para o nosso próximo,ai sim, sempre teremos a compania do espírito santo, e teremos felicidade,só podemos ser felizes se ajudarmos o próximo, e seguirmos a Cristo, estamos hoje seguindo os líderes que não fazem nada, e assim nos afastamos por que temos que seguir a Cristo, ele é o nosso exemplo a igreja é dele !! Não nossa !! Não dos líderes !! Não das reuniões,mas das ações! Mas, enquanto não agirmos, continuaremos indo nas reuniões, acharemos tudo chato, por que seguimos aos próprios membros e não a Cristo. Seguir a Cristo requer ações, e aos membros apenas reuniões,por que não fazemos nada além disso, culpa nossa !!! Sim, somente nossa !!! A igreja fica vazia, culpa nossa !! A igreja não é isso que estamos vivendo,ela é ação, e nós não estamos praticando o que aprendemos!! A igreja é viva, é muito espiritual,é o poder de Deus !!Já sentiu o espírito do Senhor quando ajudou alguém??Já ficou feliz por alguém ou já viu milagres acontecerem por que você mesmo participou dele na vida de outra pessoa? Isso aí, é a ação !!Essa é a igreja de Cristo, ela somente faz milagres quando nós praticamos a caridade e humildade com os outros ao nosso redor. A visita de mestre familiar é essencial a nossa espiritualidade, é apenas o começo da bondade que devemos ter com o nosso semelhante,se não fazemos como podemos acolher outros filhos do Senhor??Se eu não gosto, nem de visitar um irmão?Focalizamos muitos erros na igreja, por que não seguimos ao Senhor ,estamos seguindo os homens .Quando seguirmos a Cristo, seremos como ele, e faremos os milagres acontecerem.A igreja só é fria,sem espiritualidade por que não entendemos as coisas simples, e é fácil nos afastar, ao invés de, olharmos as virtudes de Cristo, olhamos os defeitos dos outros que passam a ser mais interessantes do que qualquer ação que eu possa fazer !! Creio até que no dia do julgamento, seremos cobrados pelo que ouvimos nas reuniões e não praticamos.Há na igreja todo tipo de membros, muitos que não são exemplos.Mas, atai a Cristo, e aqueles que seguem a Cristo. São poucos, mas existem !!! Se não existirem sejam esses !!!A igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Útimos Dias é Verdadeira, somente quando nós o somos. Pensem nisso !!!

      • Que coisa mais triste é ler uma pessoa que passou pela igreja como você com ditos cargos ter aprendido tão pouco ou quase nada de nosso Salvador. Se você se permitiu cegar pela astúcia dos homens, você tem seu livre arbítrio, mas porque criticar? A crítica já é um sinal que você não é uma pessoa bem espiritualmente. Vou lembrar de voc~e em minhas orações, que você possa encontrar paz!

      • Uma igreja que não exija sacrifício de seus membros não tem poder para salvar as almas dos filhos dos homens.

      • Irmão do fundo do meu coração : se arrependa. Ninguém que foi contra essa obra progrediu. Pq? Porque ela é de Deus não de homens. Esse reino jamais será destruído desde a época de Joseph Smith muitas calúnias e difamações tem acontecido. Mas a verdade seguirá avante até ter penetrado todo o continente. E então o Senhor aparecerá com poder e grande glória para julgar toda humanidade. E todo joelho se dobrará.

      • Qual é a sua dúvida sobre a igreja? Nada do que aconteceu na igreja a faz perder seu mérito, espiritualidade ou divindade!
        E se há falta de espiritualidade nas reuniões da igreja e se vc não sente o espírito, a solução chama-se arrependimento, pra que o Espírito do Senhor habite com vc, porque em templos impuros o Espírito Santo fica LONGE.

      • oi irmão francisco vejo aqui as suas frustações referente aos membros da igreja e digo a você quanto mais se aprofundar mais vai se decepcionar com as pessoas porque digo isto porque somos diferentes um do outro e a igreja esta de braços abertos pra acolher todo tipo de pessoas umas que vão realmente entender a mensagem do mestre e outras que vão simplesmente ir por ir e quando vamos simplesmente por ir não conseguimos receber o testemunho eu acredito muito como eu e você sabemos disso que a igreja é verdadeira e essa verdade ainda esta dentro de você somente busque a verdade no salvador e ele ti libertara abraço meu irmão

      • Que mentira pode justificar a falta de fé de um homem???……Nunca a Igreja de Cristo foi ou se tornou Uma moda ou foi comoda…..ela é sim um desafio constante…..lamento saber que tantos membros veem as dificuldades como limitações que não merecem, e que o trabalho ou o serviço são coisas que podem ser eliminadas das obrigações dos membros…..Todos eles querem uma igreja á sua medida. sem grandes exigências e com boa musica de preferência onde não tenham de participar muito….para isso está lá o pastor ou o padre……aí tem razão esta igreja não é assim e como tal se não se querem sacrificar e humilhar, obedecendo e vivendo por amor a Jesus e ao Seu Evangelho , tem razão …há outras que vos ajudam mais a viver uma aparência de espiritualidade, força…mas eu tenho muita pena que pensem assim…:(

      • Que bom que hoje o irmão Sanguinetti é ativo novamente e é missionário junto com sua esposa e é um grande amigo

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.