9 Gráficos Para Entender o Crescimento Mórmon no Brasil

Estes gráficos ajudam a visualizar os dados demográficos sobre o mormonismo no Brasil. Baseados nos dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010 e publicado em 2012, eles mostram dados concretos sobre o crescimento d’A Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias no país.

O que mais chama a sua atenção nesses gráficos? Que perguntas lhe surgem?

1. Sul e Sudeste concentram maior parte da população mórmon

ibge mórmons regiões brasileiras estatísticasO Sudeste é a região com maior concentração de santos dos últimos dias (41%). Juntos, Sudeste e Sul são lar para 67% dos mórmons brasileiros. O Nordeste é a terceira região com maior número de membros SUD (18%). As menores concentrações estão nas regiões Norte (8%) e Centro-Oeste (6%).

2. Distribuição desigual entre estados

ibge estados brasileiros mórmons

Das 496 pessoas no Tocantins às 65.556 em São Paulo, a população mórmon brasileira está distribuída de forma bastante irregular pelas 27 unidades da federação. São Paulo é disparadamente o estado com maior número de mórmons, seguido por Rio Grande do Sul (26.206), Paraná (21.448), Ceará (14.011) e Pernambuco (11.518).

Santa Catarina, berço da Igreja SUD no Brasil, conta com 6.928 mórmons, totalizando 13% da população mórmon nos estados do Sul.

3. São Paulo lidera

vm-ibge-12

Mórmons são apenas 0,15% da população do estado de São Paulo. Mas a proporção é impressionante para o mormonismo no país: de cada 10 mórmons brasileiros, 3,1 vivem em São Paulo. Mórmons paulistas são 74% dos mórmons vivendo no Sudeste. O menor índice entre os estados da região está no Espírito Santo, com 3%. Sem São Paulo, a região Sudeste seria ultrapassada pelo Nordeste em número de membros.

4. Ceará é o estado mais mórmon no Nordeste

ibeg mórmons nordeste

Apesar de constituírem uma população bem menor (14.011 pessoas), mórmons no Ceará estão proporcionalmente empatados com mórmons paulistas: membros da Igreja SUD no estado nordestino são 0,16% da população. Ceará é o estado mais mórmon do Nordeste, com 26% dos membros SUD na região, seguido por Pernambuco (22%). Os menores índices estão no Maranhão (4%) e em Sergipe (4%).

5. Amazonas é o estado mais mórmon no Norte

ibge mórmons brasil pará amazonas

Depois do Sudeste, a região Norte é onde mórmons apresentam a maior concentração em um único estado: o Amazonas concentra 48% da população SUD na região, seguido pelo Pará, com 32%. Rondônia, Acre e Amapá têm 5% cada. Roraima tem 4% e Tocantins, 3%.

6. Rio Grande do Sul tem maior proporção nacional

ibge mórmons rio grande do sul

Com 26.206 pessoas, mórmons são 0,24% da população gaúcha. O gráfico acima mostra o número de membros SUD em comparação a outras religiões minoritárias no estado: Testemunhas de Jeová, Umbanda e Candomblé, Judaísmo e Islamismo.

7. Números inchados

ibge membros igreja sud mórmons

Qualquer um que já tenha olhado os registros de membros de uma unidade da Igreja SUD, ou mesmo uma chamada de aula da Igreja, sabe como os registros oficiais são falhos, sendo muitas vezes acidental ou propositalmente inflacionados. Não se trata, porém, de um problema apenas de unidades locais. Isso resulta na discrepância entre os dados do censo e os dados eclesiásticos.

Em 2000, a Igreja SUD afirmava ter 775.822 membros, enquanto o Censo do IBGE contava apenas 199.645. Dois anos depois, a Igreja afirmava ter 842.296  membros. Em 2008, a Igreja contabilizava 1.060.556 membros. Já o censo brasileiro de 2010 mostrou 226.509 membros residentes no país.

8. Retenção em queda

ibge mórmons retenção censo

O número de mórmons brasileiros no censo de 2000 foi 25% do total afirmado pela Igreja SUD. Já em 2010, o IBGE registrou 22% dos membros reportados pela Igreja. Considerando que há pessoas que se declaram ao IBGE como santos dos últimos dias, mesmo que não frequentem mais a Igreja, a taxa de retenção de membros (proporção de membros que frequentam reuniões dominicais da instituição) estaria, em 2010, ainda inferior a 22%. Os dados mais recentes da Igreja afirmam a existência de 1.326.738 membros no Brasil.

9. Pouco acima do crescimento populacional

ibge mórmons crescimento estatísticas sud

De acordo com esses dados colhidos pelo IBGE, entre 2000 e 2010, o número de membros da Igreja SUD cresceu no país 13,46%, enquanto a população brasileira cresceu 12,29%.


Referência

Dados do Censo Demográfico 2010, Amostras por Estado.

21 comentários sobre “9 Gráficos Para Entender o Crescimento Mórmon no Brasil

  1. São as sempre as mesmas pessoas todos os domingos e eles insistem em encher a cabeça dos membros e dizer que há muita gente, é só olhar de lado, esse povo só existe no papel.

    • Verdade! Sao sempre os mesmos…. E os elderes batizando pessoas que nao sabem o que estao fazendo. Consequencia retencao ZERO! Mas tudo vai bem em Siao!!!!

  2. Na minha opinião,acho que precisa de reforma,acompanhamento das mudanças sociais , pensamentos e cultura local.analizar e mudar regras , como palavra de sabedoria,dízimo forçado,rotulagem de recém converso.Bispos precisam ser preparados ,qualificados ,reciclados remunerados ,precisa ser um verdadeiro pastor,para suas ovelhas,não aquele que foi chamado,porque alguém orou e recebeu uma revelação que você tem que ser Bispo.Eu já ouvi (bispo)comentado com membro e membro espalhando,confissões extremamente sigilosa.mas é minha opinião talvez o que penso seja utopias!

    • Sergio, não são utopias, já vi tudo isso na igreja SUD, e nunca contava nada de minha vida para eles, eu sempre sabia da vida dos outros por intermédio dos líderes “inspirados” ou de suas esposas desocupadas, confiança zero!

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.