Humor Mórmon no Brasil

Uma das missões do Vozes Mórmons é a de buscar um pouco da história nacional do mormonismo brasileiro.

Acompanhando as redes sociais, vi o sucesso que fez uma paródia da música Hello da Adele em relação a obra missionária:

Outra que atualmente é muito popular é a paródia de California Gurls da Katy Perry entitulada “Provo, UT Girls” do grupo BYU Divine Comedy, mostrando como são ansiosos os casamentos com missionários retornados na cidade onde se situa a BYU:

Porém, nem de longe essas músicas são exclusividade estadunidense recente, sendo talvez brasileiros os verdadeiros pioneiros nesse assunto.

Para quem não conhece a história (ou estória) foi na terra de Renato Aragão, Tom Cavalcante e Cicho Anysio, ou seja, na Missão Brasil Fortaleza que um grupo de missionários fez algumas paródias em relação a obra missionária. Reza a lenda que nos tempos do Presidente Leonel Sá Maia (2002-2005) esses élderes foram a um estúdio de um membro gravar essa músicas. As únicas fontes são ex-missionários que serviram lá, de onde cada vez mais se propagou o feito desses missionários e suas músicas.

adele-parody

Do MPB ao rock, do forró ao clássico, eles buscaram mostrar como é a realidade missionária. Na música Vamos Fugir do Skank, fala-se sobre a vontade de ser transferido:

“Vamos fugir
Pra outra área Elder.
Vamos fugir
Tô cansado de esperar,
Pra você me transferir…”

Em Como Eu Quero do Kid Abelha, o tema são as moças e/ou mulheres pesquisadoras conhecidas como snakes:

“Diz pra eu ficar muda
Faz cara de mistério
Tira essa plaqueta
Não quero você sério

Mesmo as seis palestras que vocês vão me dar
Só Livro de Mórmon não vai me conquistar
Uh! Eu quero você como eu quero (snake)
Uh! Eu quero você como eu quero (snake)…”

Em seu maior sucesso, o clássico forró Coração, fala-se sobre os pesquisadores “moles”:

“Coração para um pesquisador
Que é mole e nunca mudou
Que é mole e nunca vai mudar

Eu vou fazer promessa
Quando eu for convidar
Para o convite recusado não ser
Pra que possa sentar mais GH

Mas eu preciso sair dessa
Pois só vim pra acompanhar
E ele só quer a Bíblia debater
E fazer o que o pastor mandar…”

Por fim, essas músicas, para quem é bem humorado, são ótimas. Mas como sabemos, há pessoas fundamentalistas demais que jamais aceitarão uma piada em relação a sua religião.

Uma lembrança da história SUD no Brasil. Não tão chique, mas bem mais engraçada.

Você conhecia essas músicas? Tem alguma lembrança de outra?

10 comentários sobre “Humor Mórmon no Brasil

    • A autoria ou as gravações?

      Bem… há várias versões mesmo. Mas, a música “Vamos Fugir” mesmo sendo de autoria de Gilberto Gil com um estilo de reggae, no CD da Missão Fortaleza há uma pegada de rock como a da banda mineira fez em 2004 no álbum “Radiola”. O que pode corroborar com a hipótese de ser nos tempos do Maia mesmo. isso também devido ao sucesso que fez na época por conta da novela global das 7, “Da Cor do Pecado”.

      Agora só mesmo um dos que fizeram a proeza se manifestar…

      • A autoria e a gravação.No caso dessa:(Como eu quero )é a unica da Missão Fortaleza que foi citada aqui e é exatamente do tempo do Presidente Leonel Sá Maia (2002-2005) corrigindo não foi anos 90 eu confundi com a época em que nos anos 90 era a Missão Recife e 2OO2 ano que fui batizado aqui quando era apenas esta Missão para o Ceará,Piaui e Maranhão.

  1. Meu primo voltou recentemente da missão salvador sul com um monte parodias que um Elder de lá fez! são muito engraçadas, mas precisa de alguém pra explicar as musicas, pq só conta as historias da missão!
    Na minha missão todas as músicas que foram listadas aí era proibidas!

  2. Tá vamos lá…eu conheço a “História por trás da História” as paródias envolvendo musicas populares com letras sobre a missão começaram sim, no final da década de 90. Havia um show feito por três duplas de missionários que percorriam as estacas da missão Fortaleza nos finais de semana, este SHOW chamava-se “SHOWCOLATE” (pois os lideres das estacas serviam chocolate no final de cada apresentação para pesquisadores) O SHOW era voltado para o público infantil, mas os adultos eram os maiores fãs era regado com muita musica, e pequenas enquetes (com figurino e efeito especial) que satirizavam o cotidiano dos missionários o vocalista usava um microfone camuflado em uma banana de pelúcia (o que se tornou marca do show). O show durou 5 meses em uma de suas apresentações conseguiu reunir duas estacas perfazendo uma lotação de 3mil pessoas! os missionários tiveram que chamar uma irmã de uma das estacas para gerenciar a “AGENDA” dos Shows e uma outra para confeccionar ou arrumar os figurinos (parece mentira mas é a mais pura Verdade) Por fim o presidente da missão (não era o presidente Leonel Sá) descobriu e foi escondido em um dos shows e ao invés de cancelar, ralhar ou o que os missionários mais temiam serem expulsos da missão, ele simplesmente deu altas gargalhadas e disse que o show havia chegado aos ouvidos da área e que portanto deveriam cessar. O show terminou E esses missionários ficaram tão conhecidos na missão e nas estacas que o presidente mantinha o grupo, agora dividido nos interiores da missão principalmente no Piauí afim de evitar polêmica . No entanto outros grupos de missionários até mesmo em outras missões começaram a fazer coisas semelhantes em pequena escala e até mesmo gravar música. Como eu sei de tudo isso? tudo que posso dizer é que eu estava lá….rsrsrsrs

      • Não, se as tais paródias ainda acontecem hoje lá na Missão Fortaleza certamente são autênticas e não recebem qualquer influencia desta da década de 90. Mas na época esta é a História.

  3. Richard
    eu não sabia a respeito dessas apresentações nos anos 90,o que eu disse foi quanto a gravação de uma em especifica(Como eu quero)que com certeza você já ouviu rsrs

    • Adriano,

      Sim, conheço. E o pior sei quem foi o autor, um bom missionário gentil e muito engraçado que não recebia cartas na missão e por isso era muito querido por todos nós.

      Bons tempos, quando meninos faziam papel de homens e ainda encontravam tempo para rir e fazer outros sorrirem.

      *suspiro*

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s