Governador Mórmon Apóia Casamento Gay

Contrariando a expressa vontade da liderança eclesiástica da Igreja SUD, o ex-governador de Utah (2005-2009) e ex-candidato à presidência dos EUA (2012) Jon Huntsman, jr., assinou um documento legal chamado amicus curiae para ser entregue à Suprema Corte do país em apoio à legalização do casamento homoafetivo em âmbito nacional.

Jon Huntsman, jr., não vê conflitos entre sua religião, a vontade dos líderes eclesiásticos de sua Igreja, e sua independência pessoal para julgar o que é ou não é preconceito ou ético.

Jon Huntsman, jr., não vê conflitos entre sua religião, a vontade dos líderes eclesiásticos de sua Igreja, e sua independência pessoal para julgar por si mesmo o que é ou não é ético, o que é ou não é preconceito.

Apesar de todo investimento da Primeira Presidência e dos 12 Apóstolos Mórmons para ilegalizar o casamento homoafetivo em estados distantes (sem sucesso), impedir sua legalização em Utah (sem sucesso), e silenciar membros da Igreja que apóiem sua legalização publicamente (sem sucesso), Huntsman se une ao côro de Mórmons que decidiram que não há motivos racionais, éticos, ou morais para seguir discriminando contra uma classe inteira de pessoas por causa de sua orientação sexual.

O caso legal em questão será ouvido pela Suprema Corte em 28 de abril próximo futuro e, dependendo do julgamento, poderá legalizar o casamento homoafetivo em todos os Estados Unidos. Atualmente, ele é legal em 37 dos 50 estados, dentre eles Utah (desde o final de 2014, por determinação judicial desta mesma corte). Quando a Igreja SUD iniciou sua cruzada legislativa e judicial anti-gays, há exatas três décadas e centenas de milhões de dólares atrás, o número de estados era zero.

A despeito da demonstração de sinais de preocupação na liderança pela crescente aceitação de homossexuais e demais LGBT na sociedade em geral, e entre Mórmons em específico, e a despeito das retaliações da liderança da Igreja contra membros que a contradigam, cada vez mais Mórmons (famosos, como Huntsman, ou membros comuns) rejeitam a imposição do preconceito e da discriminação e abraçam seus irmãos e irmãs LGBT assim, como são.

28 comentários sobre “Governador Mórmon Apóia Casamento Gay

  1. FICO MUITO FELIZ COM ESTA NOTÍCIA!

    PENSO QUE DEVEMOS RESPEITAR A TODOS! GOSTARIA QUE A IGREJA CUIDASSE DOS ASSUNTOS RELIGIOSOS E NÃO PROMOVESSE QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO. BASTA O QUE JÁ FEZ COM O POVO AFRODESCENDÊNTE!

    PENSO QUE AMAR O PRÓXIMO É RESPEITAR SEU LIVRE-ARBÍTRIO. A FUNÇÃO DO EVANGELHO É PROMOVER O AMOR E RESPEITO!

  2. Que situação mais complicada hein, me imaginei por um instante no lugar dele tendo que tomar tal posição!!! Acho que ele estudou muito a respeito do livre arbitrio, pois a aprovação não significa um aumento, mas apenas reconhecimento civil daquela situação. É quase como a liberação da maconha no Brasil, se liberar vão fumar mais???
    Vai continuar tendo o mesmo numero de usuarios, mas eles não ficarão mais fumando escondido, se bem que mesmo proibido o uso é escancarado!!!
    Eu pensei o seguinte, se for legalizado o casamento gay, não significa que o político esteja apoiando o homosexualismo, apenas reconhecendo os direitos de uma classe de cidadãos, que tem seguido uma recomendação do profeta de fazer no claro o que fazem no escuro, mas confesso q esses dias vi dois barbados se beijando em publico e quase vomitei de nojo, isso que deve ser a preocupação da liderança, a falta de bom censo e educação dos homoafetados, eu não tenho filhos ainda, mas como eu explicaria uma nojentice dessa nafrente dos meus filhos? É de se pensar! Nas escrituras diz de um servo de Deus que sente horror da iniquidade. Claro q eles tem livre arbítrio, desde que respeitem o espaço público. Não é o fato de eles serem legalmente casados que o relacionamento deles venha a poder se tornar algo mais explícito e público, chega a pouca vergonha das mulheres que perderam o recato e os homens q se aproveitam disso, é um problema a mais…

    • Voce e um tanto quanto imaturo ao pensar que o politico que vota a favor do casamento gay nao esteja apoiando o homesexualismo. Em quem planeta voce vive? Va estudar um pouco de politica e historia, garoto. Boa sorte!

  3. POUCA VERGONHA DAS MULHERES???? ENTÃO HOMENS SÃO VÍTIMAS DE MULHERES SEM RECATO E ASSIM PODEM APROVEITAR-SE DELAS???

    SINCERAMENTE NÃO ENTENDO COMO ALGUÉM PODE PENSAR ASSIM!!! SE BEM QUE O MACHISMO NA CULTURA MORMON É MUITO FORTE, NO QUE DIFERE MUITO DO QUE O SALVADOR ENSINOU, POIS TRATAVA AS MULHERES COM GRANDE RESPEITO E AMOR!! HOJE É O DIA DA MULHER É LAMENTÁVEL VER QUE TEM HOMENS QUE PENSAM DESTA FORMA!!!

  4. Lendo o comentário acima da pessoa de nome Antonio chega a me dar calafrios, embora respeite a opinião desse sujeito, mas ao ler, fico intrigado ao pensar, será que o sujeito não percebe que sua opinião é reflexo direto do preconceito em sua mente? Será que não percebe que está sofrendo uma lavagem cerebral abismal?

    Especialmente ao utilizar termos pejorativos e combatidos categoricamente pela ciência, tipo, HOMOSSEXUALISMO. Quase infartei ao ler “chega a pouca vergonha das mulheres que perderam o recato e os homens q se aproveitam disso,”, nossa agora a culpa é da mulher, por ter homens depravados, com pensamentos e atitudes que ferem a “dignidade” masculina?

    Eu realmente fico envergonhado em ensinar as crianças e adolescentes que existem pessoas como esse sujeito que reflete categoricamente , ou vomita todo preconceito, ódio, contra o ser humano, por ser de cor diferente, de esteriótipo diferente, ou orientação sexual diferente… mas o pior foi o sujeito se declarar impositor de conduta, dizendo que afetos cometidos, entre dois homens ou duas mulheres deve ser proibido em público. Putz, esse sujeito deveria ser seguidor de Hitler entre outros. Pouco se da conta que o que é iniquidade para uns não é para outros, e talvez não seja nem para maioria, e isso varia muito no tempo e no espaço, portanto, a essência do evangelho é o AMOR E O RESPEITO AO PRÓXIMO, NÃO FAÇA AO OUTRO O QUE NÃO GOSTARIA QUE LHE FIZESSEM. O resto é puro preconceito e lavagem cerebral, fora do bom senso.

    • Não entendi… Você falou de “amor e respeito ao próximo” mas se expor de tal forma nas ruas para que as crianças e cidadão veja é amar e respeitar?
      Defender um ponto de vista lógico ou melhor as regras da sociedade “cada coisa no seu lugar” é ser como Hitler?? Tem gente que distorce muito as coisas por favor… Gente coitada das pessoas realmente acho que eles precisam de ajuda de amor mas não de apoio, querer vender a ideia de que pessoas do mesmo sexo podem ter uma família feliz é incoerente!!

  5. Acho que algumas pessoas enxergam a Igreja como se fosse a Igreja Católica na época da “santa Inquisição”. Em nenhum momento a Igreja foi preconceituosa em relação aos que sentem atração pelo mesmo sexo, e naturalmente ela não mede esforços para proteger a instituição familiar e o casamento entre um homem e uma mulher. Os LGBT são bem vindos na Igreja, são pessoas como qualquer outras, que ao sentirem o desejo de se filiarem à Igreja, devem abandonar seus pecados.

    • Dennys,

      A Igreja SUD sempre foi preconceituosa contra homossexuais. Ela era mais preconceituosa há 20 ou 10 anos atrás, sem dúvida, mas ela ainda segue preconceituosa. O próprio fato de você usar o têrmo que ela prefere, mas que cientistas, médicos, psicólogos, psiquiatras, e homossexuais abominam (i.e.”os que sentem atração pelo mesmo sexo”) é, por si só, evidência de preconceito. Homossexuais não são pessoas “que sentem atração pelo mesmo sexo”, da mesma maneira que você não se refere a si mesmo como uma “pessoa que sente atração pelo sexo oposto”. À esta atitude aplica-se o têrmo técnico de heteronormatividade, e é definida pela errônea e preconceituosa ideologia que a heterossexualidade é a norma.

      As pessoas LGBT nunca foram “bem vindas na Igreja” até há uns 10 anos, sendo a política excomunhão imediata se elas não se conformassem ao modelo heteronormativo. Elas continuam não sendo “bem vindas na Igreja”, sendo aceitas (toleradas) apenas se aderirem ao celibato forçado e nunca viverem vidas plenas como seus irmãos e irmãs não-LGBT e nunca formarem famílias. O preconceito nos seus comentários acima, que refletem o discurso oficial da Igreja, é abundante quando se compara a identidade pessoal de pessoas LGBT a “pecados” que devem ser “abandonados”. Os “pecados” de uma pessoa LGBT não pode, nem deve, ser diferentes dos “pecados” de uma pessoa não-LGBT, assim como a identidade de ninguém pode ser um “pecado”. (Da mesma maneira que hoje, na Igreja SUD, não se discrimina mais os membros baseado na cor de suas peles)

      E, apenas para finalizar, a Igreja SUD não faz absolutamente nada para “proteger a instituição familiar e o casamento entre um homem e uma mulher” ao perseguir, denegrir, e condenar a ostracismo as pessoas e as famílias LGBT. O sofrimento e a humilhação destes em nada muda a qualidade daqueles.

  6. NOSSA AGORA FIQUEI FELIZ DE VER QUE TEM MUITA GENTE QUE PENSA! COMO O PCMARCELO E O MARCELLO JUN!

    POIS FICA DIFÍCIL ENGOLIR QUE AS MULHERES SÃO CULPADAS DE TUDO E QUE A IGREJA TRATE OS LGBT COM AMOR E RESPEITO, SE NEM AS MULHERES SÃO RESPEITADAS! IMAGINA NOSSOS IRMÃOS LGBT!

  7. O preconceito é não somente para com os LGBT, mas claramente contra as mulheres e todos os que ousem ser diferentes do modelo pré estabelecido como ideal, com família nuclear, pai provedor, mãe do lar, penca de filhos. É preciso estudar um pouco de História para entender de onde este preconceito vem e de onde se originaram as religiões monoteístas e patriarcais. Mas podemos ver um exemplo bem claro nas palavras do Antonio ali acima. Nossa religião não é diferente. Uma mulher sozinha, dona de sua vida, independente, sem filhos, ou que cria os filhos sozinha, por exemplo, não é valorizada. O caso é ainda pior se já foi casada, e pior ainda se for a mulher quem decide se separar e se livrar de um casamento abusivo. Tudo que evidencia as fragilidades do sistema incomoda e deve ser isolado e neutralizado.
    Agora voltando ao assunto, uma vez que homem e mulher podem demonstrar afeto em público, sinto muito(prazer) em informar mas todos têm o mesmo direito. E será preciso ensinar aos nossos filhos sobre a DIVERSIDADE do mundo, onde diferentes são plenos de direitos iguais. Podem ir se preparando, senhores preconceituosos, porque a tolerância a este discurso de ódio e preconceito está com os dias contados. Seu filho vai ver, conviver, e ser obrigado a respeitar todo tipo de gente, com todo tipo de vida. De uma vez por todas as pessoas precisam compreender o limite entre o estado e a igreja e expurgar o ranço do governo teocrático que é responsável pelas maiores barbáries da história da humanidade.

    • NOSSA OBRIGADA, SUZANASUD!!! FALOU TUDO, PARA OS QUE NÃO ENTENDEM QUE RELIGIÃO NÃO DEVE E NEM PODE FAZER CAÇA AS BRUXAS, LER O QUE SUZANASUD ESCREVEU É NO MÍNIMO SABER QUE TODA E QUALQUER PESSOA DEVE SER RESPEITADA!!! OBRIGADA SUZANASUD.

  8. Não se preocupem, logo, logo, o “Profeta”(ou o próximo, depende da pressão que vão exercer sobre ele!) irá receber uma revelação sobre a aceitação dos homossexuais.

    • Ah Leandro será o dia mais feliz da minha vida porque sou da Igreja e sofro muito preconceito,é muito difícil faz 10 anos que sou membro e até hoje desde que souberam tem passado por muitas dificuldades,oro ao Pai Celestial por revelação peço que conforte minha alma aflita,choro tanto eu amo o evangelho e tudo que tenho aprendido e venho a aprender mas é muito difícil não sei como ainda estou frequentando mas com fé e paciência um dia o Pai Celeste que tudo vê irá revelar algo positivo e bom para que dentro da Igreja os Homossexuais possam ser aceitos e possam se sentir mais bem vindos.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s