Mangas nos Padrões

Jovens d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são ensinados desde muito jovem que aparência física é um atributo fundamental para uma pessoa Mórmon.

Aparência É Tudo!

A Igreja Mórmon estabalece regras de vestuários bastante específicas. Além de machistas e extremistas, essas regras não parecem ser aplicadas consistentemente.

Recebemos recentemente uma carta de uma leitora pedindo ajuda ou orientações justamente sobre essa rigidez e essa inconsistência e gostaríamos de compartilhar sua estória e sua dúvida para que mais pessoas pudessem oferecer sugestões.

Por que não podemos usar roupas sem mangas? Pode parecer ridícula essa pergunta mas eu ando um pouco intrigada com esse padrão. Desde que fui batizada na Igreja, sempre ouvi que não podemos usar blusas ou vestidos sem mangas por que é uma preparação para o uso dos garments e que os mesmos não devem ficar à mostra. Eu concordo que eles não devem ficar à mostra, mesmo porque as pessoas achariam estranho se vissem essas “roupinhas” por baixo de nossas roupas. Essa dúvida me ocorreu quando vi que uma ex missionária gringa, que veio morar aqui depois da missão. Ela usa blusas e vestidos sem mangas e vai até mesmo às reuniões de domingo assim. Eu achei o máximo, visto que aqui onde moro, é muito quente e úmido (no meio da amazônia). Eu já ouvi diversas mensagens de líderes locais e não líderes também, que diziam que não se pode usar roupas sem mangas por que o braço não pode ficar todo a mostra, e isso vale para os homens também. Aliás, eu ouvi cada coisa sobre vestimentas desde minhas primeiras semanas como membro, certa vez uma irmã chegou pra mim e outra moça recém batizada: “está na hora de vocês duas começarem a vir de saia pra Igreja”, ou até mesmo missionárias medindo o tamanho de nossas saias pra ver se estavam abaixo dos joelhos, e tem também as famosas palavras do Profeta Joseph Smith (pelo menos dizem que é de autoria dele) dizendo que pra ver se uma mulher está vestida nos padrões é quando se ajoelha e a saia toca o chão. Sei que a mulher tem muito mais tendência de se vestir fora dos padrões pelos variados modelos de roupas, mas é mesmo necessário usar roupas somente com mangas? Vejo que existem modelos de vestidos e blusas sem mangas que são nos “padrões” diga-se de passagem, não são escandalosos que mostram partes que realmente não devem aparecer, cobrem muito bem, são apenas sem mangas! Eu não uso roupas assim, por respeito ao que já aprendi na Igreja, mas vejo umas poucas irmãs, que ainda não foram ao templo, que usam e não parecem estar fora dos padrões da Igreja. Bom, pelo que já vi, aqui no Brasil é muito rigoroso quanto a esse tipo de vestimenta, mas parece que lá fora não é tão rigoroso assim. Eu não quero sair por aí vestida fora dos padrões da Igreja, mas tenho essa dúvida, por que não pode, nesse calor horrível amazônico de ano inteiro, usar roupa sem mangas. Me desculpem se a pergunta é tola, mas é minha dúvida.

Como vocês responderiam à essa pergunta? Uma blusinha sem manga é um pecado? Deveríamos estar focando em peças de vestuários para avaliar dedicação espiritual? Os ensinamentos de Jesus têm alguma relevância nesta questão?

“Sim, ai de vocês, mestres da lei e fariseus, fingidos! Pois dão o dízimo da última folha de hortelã do vosso quintal, mas esquecem as coisas importantes, como a justiça, a compaixão, a fé. Sim, devem dar o dízimo, mas não devem esquecer as coisas de maior monta. Guias cegos! Tiram um mosquito que cai na comida, mas seriam capazes de engolir um camelo! Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, fingidos! Tão cuidadosos em polir o copo por fora, enquanto que por dentro está todo sujo de roubos e de cobiça! Fariseus cegos! Limpem primeiro o interior do copo e então todo ele ficará limpo. Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! São como jazigos — belos, mas cheios de ossadas e de podridão. Procuram parecer santos, mas por baixo dos vossos mantos de piedade escondem­se corações manchados por toda a espécie de fingimento e pecado.”

27 comentários sobre “Mangas nos Padrões

  1. Primeiramente essas são regras do FSY, com os jovens precisam ser beem especificos, porque se lerem no Para Vigor da Juventude, algumas coisas não estão escritas e implicitas, mas como há muitas dúvidas, é o que é falado no FSY.
    Segundo, um conselho para essa menina é siga sua fé e não fique deslumbrada com os americanos, porque muitas vezes, como todos erram eles não fazem tudo certo, acredito que nem eu e nem você. Todos nós temos algo para melhorar.
    E com os padrões não tem nada contra, pelo contrário amo! No mundo profissional e muitos escritórios só podemos entra formalmente, porque não implica com eles e deixa a igreja em paz? Quem segue, segue, quem não seguir ela que se entenda com Deus ou com quem ela acredita depois!

    • Mas então vc quer dizer q p o restante do tempo, sejam jovens ou adultos, são outros padrões. Esse padrões só servem p o FSY?

      • FSY é um padrão missionário, ajuda os jovens a terem experiencias espirituais e missionárias antes da missão. O padrão de roupa missionária é diferente, o visual missionário é mais profissional, convenha que não exista ninguém que não vai andar desleixado por ai, resumindo na missão seu estilo de roupa não deve chamar mais atenção que sua mensagem.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.