A Linha de Autoridade do Sacerdócio

Uma das doutrinas essências que distinguem A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é sua alegação de possuir o mesmo sacerdócio e autoridade que os apóstolos de Jesus Cristo.

Cristo Ordenando os Apóstolos por Harry Anderson (Reproduzida com permissão)

A definição básica do sacerdócio é “o poder e autoridade de Deus dado aos homens para agir em nome dele”. Qualquer missionário SUD e líder eclesiástico do sexo masculino possui o sacerdócio. Mas, será que ele possui sua linhagem de autoridade do sacerdócio?

Dentro da teologia mórmon Jesus organizou sua Igreja e ordenou os apóstolos com o Sacerdócio de Melquisedeque e deu a eles toda a autoridade para liderarem sua Igreja. Os apóstolos morreram ou foram mortos e esse sacerdócio teria se perdido. Após séculos de suas mortes, em maio de 1829 às margens do rio Susquehanna, os apóstolos Pedro, Tiago e João apareceriam com corpos ressurretos e ordenariam Joseph Smith Jr e Oliver Cowdery. Assim seria novamente feita uma linha ou uma “árvore genealógica” (ainda que o tema em nada tenha a ver com genética ou famílias) do sacerdócio.

Todo membro da Igreja ordenado ao sacerdócio tem sua origem nesse acontecimento no século 19. Após este, vários apóstolos e setentas foram ordenados durante as décadas subsequentes, até chegar de fato a um líder local brasileiro e, consequentemente, a você. Ou seja, essa linhagem mistura a sua história pessoal com a da sua religião. Recentemente recebi parte da minha linhagem e, pesquisando mais com um irmão belo-horizontino, descobri toda ela. Esse é um registro importante e, para quem gosta de manter sua história, vale muito a pena ter sua linhagem sacerdotal a mão. As únicas exceções para esse recebimento são de membros excomungados ou que tenham pedido sua remoção das lista de membros.

O site oficial da Igreja d as seguintes instruções sobre o tema:

“A linha de autoridade do sacerdócio é determinada pelo ofício no sacerdócio que o oficiante possuía na época em que a ordenação aconteceu. Por exemplo, se um pai que é élder ordena seu filho ao ofício de élder, a linha de autoridade do filho é traçada por meio da ordenação a élder do pai. Se o pai for sumo sacerdote na época em que ordenar seu filho, a linha de autoridade do filho é traçada por meio da ordenação a sumo sacerdote do pai.

A linha de autoridade dos membros pode incluir portadores do sacerdócio no ofício de setenta. No entanto, não se pode traçar uma nova linha de autoridade do sacerdócio para quem é ordenado setenta. Os bispos e patriarcas ordenados traçam sua linha de autoridade do sacerdócio com base em sua ordenação a sumo sacerdote. Não se traça linha de autoridade quando o Sacerdócio Aarônico é conferido ou é feita ordenação a um de seus ofícios.”

Abaixo o exemplo da linhagem do apóstolo James E Faust:

  • James E Faust foi ordenado Apóstolo em 01 de outubro de 1978 por Spencer W Kimball
  • Spencer W Kimball foi ordenado Apóstolo em 07 de outubro de 1943 por Heber J Grant
  • Heber J Grant foi ordenado Apóstolo em 16 de outubro de 1882 por George Q Cannon
  • George Q Cannon foi ordenado Apóstolo em 26 de agosto de 1860 por Brigham Young
  • Brigham Young foi ordenado Apóstolo em 14 Fev 1835 sob as mãos das Três Testemunhas (Oliver Cowdery, David Whitmer e Martin Harris)
  • As Três Testemunhas  (Oliver Cowdery, David Whitmer e Martin Harris) foram chamadas por revelação para escolherem os Doze Apóstolos e em 14 Fev 1835 foram abençoadas pela imposição das mãos da Primeira Presidência: Joseph Smith Jr, Sidney Rigdon e Frederick G Williams para ordenarem os Doze Apóstolos
  • Joseph Smith Jr e Oliver Cowdery receberam o Sacerdócio de Melquisedeque em 1829 sob as mãos de Pedro, Tiago e João.
  • Pedro, Tiago e João foram ordenados Apóstolos pelo Senhor Jesus Cristo. (João 15:16)

Pode-se solicitar através dos passos descritos abaixo em três situações distintas:

  1. Qualquer portador do Sacerdócio de Melquisedeque que more na mesma casa do solicitante (inclusive o próprio)
  2. Um rapaz que atualmente esteja servindo como missionário de tempo integral
  3. Um antepassado falecido

Para se solicitar a linha de autoridade do sacerdócio:

  • Envie uma carta com sua solicitação para:

Priesthood Line of Authority
Global Service Center
120 North 200 West
Salt Lake City, Utah 84103-1514, USA
Fax: 1-801-240-6816
Telefone: 1-800-453-3860, ramal 2-3500

Para receber o formulário de solicitação da linha de autoridade do sacerdócio em português, digite as letras PLA PT no campo assunto.

Para receber o formulário de solicitação em espanhol, digite as letras PLA SP no campo assunto.

Para receber o formulário de solicitação em inglês, digite as letras PLA no campo assunto.

As instruções para preencher o formulário de solicitação e receber a linha de autoridade do sacerdócio por e-mail serão incluídas no e-mail de resposta.

Na sua região é tradicionalmente dada essa linha de autoridade do sacerdócio? É comentada sobre em aulas do sacerdócio? Ou é desconhecido o tema pela maioria? Você sabia e possui a sua em mãos?

4 comentários sobre “A Linha de Autoridade do Sacerdócio

  1. parece que entregar a linha de autoridade à quem é conferido um oficio do sacerdócio maior, está meio que esquecido. Recentemente, eu conferi o sacerdócio maior, e o ordenei ao ofício de élder, e entreguei a ele a linha de autoridade, no meu caso, sumo.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.