Falece Wallace Smith, Último Descendente de Joseph Smith a Presidir Igreja Reorganizada

Anunciamos o falecimento de Wallace B. Smith, 94 anos, presidente emérito da Comunidade de Cristo, ocorrido no dia 22 de agosto, em Lee’s Summit, estado americano do Missouri.

Comunidade de Cristo Igreja Reorganizada Profeta
Wallace B. Smith, em abril de 2017. | Imagem retirada do YouTube, cortesia da Comunidade de Cristo.

Bisneto de Joseph Smith Jr. e Emma Smith, ele foi o último de cinco descendentes do Profeta fundador do mormonismo a liderar a Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, como a denominação era conhecida entre 1872 e 2001.

Wallace Bunnell Anthony Smith nasceu em 29 de julho de 1929, em Independence, Missouri. Quando jovem, graduou-se na Faculdade Graceland, fundada por seu avô, Joseph Smith III, e concluiu seu bacharelado em ciências pela Universidade de Kansas, em 1950, formando-se em Medicina pela mesma universidade em 1954. Após quatro anos trabalhando como oficial de reserva da Marinha, Smith retornou à vida civil e iniciou sua prática de oftalmologia em 1958.

Ele deixaria sua carreira médica em prol do serviço religioso em 1976, quando chamado por seu pai, W. Wallace Smith, entāo profeta-presidente da igreja. Naquele ano, o futuro sucessor foi ordenado presidente designado – uma espécie de “estágio” dentro da hierarquia eclesiástica, seguindo a tradiçāo da Igreja Reorganizada de sucessāo presidencial em vida. Em 1978, com seu pai ganhando o status emérito, Wallace B. Smith foi entāo ordenado como profeta-presidente.

Durante os 16 anos de sua presidência, Smith intensificou a internacionalizaçāo da igreja, visitando seus membros em diversos países.

Uma das transformações mais importantes na Igreja Reorganizada aconteceu sob a sua presidência em 1984, quando Smith apresentou uma revelação à Igreja que abriu o sacerdócio exclusivamente masculino às mulheres. Nela, a “voz do Espírito” afirmava que, pelo orgulho e a falta de diligência em relação ao sacerdócio, a igreja enfrentava “uma perda de poder espiritual”:

Eu ouvi as orações de muitos, inclusive de meu servo, o profeta, ao procurarem conhecer minha vontade em relação à questão de quem será chamado para compartilhar os fardos e as responsabilidades do sacerdócio em minha igreja. (…)

Portanto, não se admirarem que algumas mulheres da Igreja estejam sendo chamadas para responsabilidades no sacerdócio. Isto está em harmonia com a minha vontade e quando esses chamados se fizerem conhecidos aos meus servos, poderão ser tratados de acordo com os procedimentos administrativos e as disposições da lei.

A revelação foi aprovada pela maioria da igreja e canonizada como a seção 156 de Doutrina e Convênios. O texto ainda falava da construção de um “templo dedicado à busca da paz” em Independence.

Uma das características principais da Igreja Reorganizada, e que a distinguia claramente das demais denominações que traçavam sua origem a Joseph Smith, era a sucessāo patrilineal por um descendente de Joseph e Emma Smith.

Wallace Smith, porém, decidiu justamente romper com essa tradiçāo, indicando como seu sucessor alguém sem parentesco com a família Smith. Em 1994, Smith escolheu como sucessor seu conselheiro W. Grant McMurray. Foi durante a presidência de McMurray que a denominação adotou o nome Comunidade de Cristo, embora retendo legalmente seu nome anterior.

Com sua morte, Wallace B. Smith deixa sua esposa, Anne, suas três filhas e seis netos. A Comunidade de Cristo realizará uma cerimônia em sua memória no dia 08 de outubro, com transmissão ao vivo pela internet.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.