Igreja Mórmon Perde Membros

Colunista do site de notícias The Huffington Post delinea em excelente artigo como A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias vêm perdendo membros na última década.

Tempos difíceis para a Igreja Mórmon?

Tempos difíceis para a Igreja Mórmon?

Nós já publicamos vários artigos delineando os problemas de crescimento da Igreja no Brasil e no mundo, inclusive de uma distorção oficial das estatísticas de membros.

Inclusive, publicamos um artigo demonstrando preocupação da liderança SUD com essa deserção de membros por causa da sua cruzada contra homossexuais.

Esse artigo, levanta dados muito relevantes e pertinentes sobre essa questão:

  • A Igreja Mórmon causou enorme fissão entre membros por causa de seu apoio à campanha da Proposição 8 na Califórnia para suspender a legalização do casamento homossexual no estado. (Ver “Mormon Power Grab: It’s Tearing Families Apart”).
  • O consultor de marketing da Igreja Gary Lawrence confessou ao Washington Post que os danos na imagem pública por causa da Proposição 8 foram muito maiores que teriam antecipado.
  • Informantes dentro da Igreja indicam que ela perdeu até 1 milhão de membros ativos e fiéis nos últimos 7 anos por causa da cruzada anti-gay. Esses membros, ativos e voluntários dentro da Igreja (em chamados) optaram sair da Igreja em demonstração de apoio a seus familiares e amigos dentro da comunidade LGBT.

Proclamação da Família

A Igreja Mórmon recentemente “celebrou” o  20° aniversário de seu odioso “A Família: Uma Proclamação Ao Mundo.” A proclamação foi lida pelo então Presidente da Igreja Gordon B. Hinckey na Conferência Geral da Sociedade de Socorro em 23 de setembro de 1995, na Cidade de Lago Salgado, Utah. A ocasião marcou o dia em que a Igreja Mórmon declarou guerra contra o casamento gay. A Igreja ordenou que seus membros enquadrassem suas cópias da Proclamação para pendurá-las em seus lares. A maioria das famílias Mórmons fizeram isso.

Não coincidentemente, também em 1995, a Igreja Mórmon iniciou sua luta [política] contra o casamento gay no Havaí. [Os líderes da Igreja] traçaram planos elaborados para bloqueá-lo no primeiro estado onde estava sendo considerado. Quando a liberdade para [bloquear] casamento [gay pelo estado] finalmente chegou a voto no Havaí após três anos, ela foi aprovada. Após essa vitória em 1998, a Igreja Mórmon deu seguimento à sua campanha furtiva para proibir casamento gay por todos os Estados Unidos.

Campanhas Políticas

  • A Igreja Mórmon contribuiu diretamente com USD 400 mil no Havaí, e ainda angariou muito mais de membros e amigos.
  • A Igreja Mórmon contratou um exército de advogados, consultores políticos, e lobistas em 30 estados.
  • A Igreja Mórmon criou grupos fantoches para esconder seu envolvimento nessas campanhas.
  • A Igreja Mórmon gastou diretamente milhões de dólares e mobilizou milhares de membros pelos próximos 13 anos até a campanha da Proposição 8 em 2008.
  • A Igreja Mórmon foi pega de surpresa ao ter sua participação central em todas aquelas campanhas estaduais por quase duas décadas denunciada em público em 2008.

Proposição 8

  • Em 20 de junho de 2008, apenas três dias após o casamento gay haver sido legalizado pela Suprema Corte da Califórnia, o novo Presidente da Igreja Thomas Monson anunciou através de carta lida em todas as unidades no estado que todos os membros deveriam “doar seu tempo e seus meios” para a campanha para passar a Proposição 8 [que ilegalizaria o casamento gay]. Na carta, o Presidente Monson ameaça os membros que “suas almas estariam em perigo” se não doassem dinheiro [para a campanha]”.
  • A Igreja Mórmon coagiu membros a doarem mais de USD 30 milhões durante os 4 meses de campanha, 77% de todo o dinheiro arrecadado para essa votação.
  • A Igreja Mórmon foi a principal força responsável pela vitória da Proposição 8, que passou com a pequeníssima margem de 52-48.
  • A Igreja Mórmon não apenas financiou, mas também controlou, a administração da campanha política ‘Yes on 8’.
  • A Igreja Mórmon montou uma verdadeira campanha de guerra em Utah e Idaho para telemarketing de eleitores na Califórnia.
  • A Igreja Mórmon transportou milhares de membros da Igreja para fazer campanha política.
  • A Igreja Mórmon enviou material impresso para milhões de eleitores.
  • A Igreja Mórmon organizou 25 000 voluntários membros da Igreja para bater portas durante 9 fins-de-semana por todo estado.
  • A Igreja Mórmon financiou e administrou treinamentos para seus representantes.
  • A Igreja Mórmon distribuiu centenas de milhares da placas de publicidade, além de panfletos.
  • A Igreja Mórmon mobilizou 100 000 membros como voluntários para trabalhar no dia da eleição.
  • A Igreja Mórmon constriuiu e manteve vários sites na internet para o ‘Yes on 8’.
  • A Igreja Mórmon criou 4 eventos televisivos e 9 comerciais.
  • A Igreja Mórmon conduziu 2 transmissões ao vivo para 5 estados em preparação à mobilização de voluntários.

A Igreja Mórmon Mente Sobre A Proposição 8

  • A Igreja Mórmon registrou gastos de apenas USD 2 078 por toda sua operação de guerra como contribuições para o ‘Yes on 8’.
  • A Comissão de Práticas Políticas Honestas da Califórnia (California Fair Political Practices Commission ou FPPC) investigou a Igreja SUD por 18 meses, condenando-a em 13 casos de fraude eleitoral.
  • A Igreja Mórmon confessou-se culpada e pagou uma multa não publicada.

Documentos Mórmons Secretos

  • Em fevereiro de 2009 um informante vazou documentos secretos da Igreja Mórmon, delineando toda campanha política contra casamento gay pelos últimos 13 anos, que o repórter publicou no site Mormongate.com.
  • A Igreja Mórmon recusou-se a confirmar ou a negar a autenticidade desses documentos.
  • Outros documentos adicionais foram publicados no Mother Jones e no Frontiers Magazine.
  • Os documentos provam que a declaração de guerra da Igreja Mórmon contra o casamento gay e a comunidade LGBT em 1995 foi deliberada e planejada por mais de uma década.
  • Os documentos provam que a Igreja Mórmon entrou em coluio com a Igreja Católica para a cruzada anti-gay.
  • Os documentos provam que a Igreja Mórmon foi a extremos para ocultar sua participação nessa cruzada política, inclusive criando o último grupo fantoche Organização Nacional pelo Casamento (National Organization for Marriage ou NOM) em 2007 para conseguir qualificar-se para elaborar e passar a Proposição 8.

Leia mais sobre a Proposição 8.

Leia mais sobre discriminação oficial pela Igreja SUD.

Leia mais sobre associação de Igreja com essas organizações.

Leia mais sobre reações da Igreja com controversias legais.

42 comentários sobre “Igreja Mórmon Perde Membros

    • Magnolia, independente de a igreja ser ou nao verdadeira, nos ainda temos a responsabilidade de seguir o Evangelho, amar e servir o proximo; arrependermos e acima de tudo trabalharmos para que o verdadeiro reino de Deus se estabeleca na terra. O fato de a igreja ser ou nao ser a verdadeira igreja de Deus nao nos da o passe livre para agir como se Deus nao existisse e seus mandamentos nao estejam em vigor.( Nao estou, de forma alguma achando que vc pense assim) simplismente colocando as coisas em sua correta perspectiva. Abraco!

  1. Todos conhecemos suas palavras proféticas: “O estandarte da verdade foi erguido; nenhuma mão iníqua pode impedir o progresso da obra; perseguições podem levantar-se, turbas podem agrupar-se, exércitos podem reunir-se, a calúnia pode difamar, mas a verdade de Deus irá adiante com coragem, nobreza e independência até que tenha penetrado todo continente, visitado todo clima, varrido cada país e sido proclamada em cada ouvido, até que os propósitos de Deus sejam cumpridos e o Grande Jeová declare que a obra está concluída. Testifico que cumpre seus propósitos da verdade de Deus indo avante “com coragem, nobreza e independência”.

    • Concordo com essa escritura Flavio mas o que vc falha en entender e que o Senhor esta se referindo a sua obra, seu convenio e a Siao, nao se trata da Igreja SUD ou qualquer outra Igreja. O livro de Mormon ensina que depois dos gentios cairem em incredulidade e pecarem contra o Evangelho o Senhor tiraria o evangelho dos gentios(SUDS) e levaria ao povo da casa de Israel e somente depois disso que Siao seria estabelecida e o Senhor lembraria dos convenios feito com a casa de Israel. Ver terceiro Nefi 16, o capitulo inteiro ensina a sequencia desses eventos.

  2. VILIPENDIADORES , SE EXISTIR O INFERNO , E EU IMAGINO QUE VCS IMAGINAM QUE ESTE PORTAL HETÉREO NÃO POSSA SER POSSÍVEL ULTRAPASSAR , HAVENDO QUE DEMONSTRAM ATRAVÉS DAS CRITICAS E OFENSAS SOBRE A VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO RESTAURADA , E QUE POR TODA A VEZ O É : A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DO ÚLTIMOS DIAS . É PARA ESTE LUGAR QUE PASSARÃO A VOSSAS ETERNIDADES , POIS ASSIM COMO RENEGAM A CRISTO DIFUNDINDO HERESIAS CONTRA A VERDADEIRA IGREJA , SABEIS , NÃO É PARA O REINO TERRESTIAL QUE VOS AGUARDA COM VAGAS.

  3. A Igreja está corretíssima em ter agido segundo os procedimentos que foram citados na matéria. Qualquer pessoa que tenha um pouco da luz de Cristo sabe disso…Pra ser membro da igreja tem que viver os mandamentos , inclusive a castidade que prega que relações sexuais somente são aceitáveis a Deus dentro do matrimônio heterossexual. Isso é tao simples….os autores desse site parece que não conhecem a própria bíblia…isso é doutrina básica não só da Igreja SUD ,mas da maior parte do cristianismo histórico. Quem quer viver de outra maneira, o melhor lugar é o mundo e não a igreja.

  4. Perdeu e continuará a perder membros, à medida que o “efeito do opio, que provoca a fé cega” passar. É impossível manter a crença na instituição se não compactuar com suas lutas. Penso que por se colocar numa posição de única e verdadeira igreja de Cristo, deveria postular por misericórdia, respeito, amor e tolerância com a diversidade, visto que Jesus assim o fez e ensinou, todavia, não é o que se constata, invés disso, percebe-se atitudes mentirosas e fascistas. O que a meu ver, é insustentável!!!

    • Muito bem Lisiane, sem falar do avanço da internet e o acesso a informação cada vez mais rápido e presente a todas as pessoas hoje em dia, essa igreja é abertamente homofóbica,racista e machista, em uma época onde as pessoas toleram cada vez menos essas atitudes, nunca vi pelo tempo que estava lá ser pregado amor aos outros nem por parte dos membros e nem da liderança, que ao meu ver tem humildade ZERO, eles só sabem bater no peito,empinar o nariz e se acharem os melhores!

      • Ninguém tem como que gostar de nada. Não gosto de gays. Nem negros. E isso antes de ser sud. Agora nunca vi nenhum comentário homofobico ou racista. Na igreja onde vou. Sempre vi a defesa da família. Sendo ela como for. E a defesa da relação entre homem e mulher. Muito mimi cada um sabe de si e seus pecados. Ficar chorando E culpando a respeito igreja por alguma frustração pessoal é ridículo!

  5. Sinceramente…vão comecar a olhar a própria e deixem a vida e a crença dos outros em paz…pregam tanto a liberdade de expressão e ficam aí tentando impor a verdade de vcs!!!! Cada um crê no que lhe convém.. boa tarde

    • Da mesma maneira que a Igreja SUD e seus membros vêm deixando “a vida e a crença dos outros em paz” desde 1995, quando esses outros são homossexuais?

      Discutir documentos recém descobertos e fatos é “impor a verdade de vcs” (sic)? Fatos lhe ofendem as suas crenças?

  6. A Igreja de Jesus Cristo luta contra o casamento gay? Não é estranho pra mim, estranho seria se ela apoiasse ou consentisse com tal iniquidade! (Ser gay não é pecado, mas se relacionar sexualmente com pessoas do mesmo sexo ou de qualquer sexo, fora do casamento estabelecido por Deus, sim é pecado) e o fato de A Igreja esta perdendo membros, acredito que quem esta perdendo algo são os que se apostatam! Extiste 3 graus ou céus, e para herdar o mais elevado, devem entrar no novo e eterno convênio do casamento! Mas como diz os ensinamentos, a escolha de tentar o mais alto é da pessoa!

      • Irmão Roni e Reinaldo de Freitas, falar em casamento eterno e exaltação é algo complexo, onde a própria igreja demonstra um certo machismo. O homem pode ir para o maior de todos os graus, ser exaltado se levar uma mulher e for selada a ela no mundo espiritual porque ele possui o sacerdócio, já uma mulher não tem o mesmo privilégio. Se ela morrer sem ser casada, mesmo que seja selada no mundo espiritual, não poderá ser exaltada. Acredito que o grande número de membros que se afastam da igreja, são aquele que passam a conhecer a doutrina e ver as aberrações pregadas. A igreja prega sempre que devemos ficar apenas nas coisas simples do evangelho, porque ela sabe que quando nos aprofundamos nas verdadeiras intenções SUD, nossos são abertos e acordamos para a verdade. A todo instante, a igreja está tentando se explicar sobre o ensinamentos do passado e quando não conseguem uma explicação plausível, mudam ou pedem ao membro para considerar o que o apóstolo atual está ensinando. Gastou fortunas tentando barrar o casamento gay, como não conseguiu, agora estão mudando o discurso dizendo que ser gay não é pecado e sim viver gay.

    • Caro, Roni,

      A Igreja está errando porque tenta interferir na liberdade de quem NÃO CRÊ em suas doutrinas. Sempre digo isso aos meus amigos Sud’s: Satanás foi supostamente expulso dos céus porque queria retirar o arbítrio da humanidade. Ora, agora vemos a própria igreja SUD tentando impedir que quem não acredita em profetas e apóstolos vivam da forma que desejam, está tentando tirar o arbítrio dos seres humanos.

      O papel da Igreja deveria ser pregar o casamento supostamente ordenado por deus (homem e mulher), mas respeitando o relacionamento das pessoas que não creem nisso. No entanto, a Igreja ultrapassa os limites da tolerância quando faz lobby, se envolve em política e cria outros estratagemas para impedir a liberdade de homossexuais que não são membros da Igreja.

      Ela está fadada ao fracasso devido a essas ações. A questão é: quanto tempo vocês vão demorar para perceber isso?

      • Concordo com tua ideia Jeferson. Creio que há na Igreja, estacas e alas famílias que enfrentam os mais variados problemas e desafios, na qual seria tão mais util auxiliá-los para se manterem na fé do que ficar perseguindo os homossexuais, onde a maioria nem é membro da igreja e ainda se fossem, não está correto tal perseguição. Eles usam a desculpa do casamento tradicional para referendar o preconceito e a perseguição a populacao LGBT, presumindo-se “os donos da verdade. Esqueceram de um princípio fundamental para a boa convivência, que é “a liberdade de um termina, onde começa a do outro”. Por que não investem em visitas por todo o mundo, nas estacas e alas, a fim de conhecerem os membros, a realidade das pessoas, os desafios reais que enfrentam? Por que não deixam a sede da igreja e não saem também pelo mundo para fortalecer as pessoas, levando uma mensagem de paz , amor e solidariedade, com certeza, seria muito mais “cristão” do que envidar esforços para disseminar o ódio e o preconceito.

  7. Existe um vídeo (em inglês) que aborda muuuito bem essa tema dizendo vários fatores que levam a igreja a perder membros.

    O mais engraçado pelo que tenho observado é a crescente tendência dos membros dos Estados Unidos se concentrarem em Utah, pois a igreja anda perdendo muuuitos membros fora desse estado, numa enorme velocidade e os demais estão se mudando para cá.

  8. Eu deixei a Igreja depois que conheci a verdade Bíblia e o verdadeiro Evangelho da Graça em Jesus Cristo. O falso evangelho mórmon prega a salvação por obras, méritos, conquistas e merecimento através da guarda de mandamentos, cerimônias em templos, ordenanças, jsejuns, pagamentos de dízimos, etc. O verdadeiro evangelho de Cristo mostra que a salvação é um presente de Deus obtido exclusivamente pela graça mediante a Fé. Esse presente é inteiramente gratuíto e dado porque Deus nos ama unicamente e não porque fizemos isso, deixamos de fazer aquilo, pagamos dízimos ou cumprimos mandamentos.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s