Depois da Excomunhão

A pedido de um leitor, publicamos seu relato e reflexões sobre a experiência de ser excomungado d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Jesus Cristo. Crianças. Mórmons. Mormonismo.

Detalhe de “Deixai as crianças”, pintura de Carl Heinrich Bloch.

***

Eu sou membro excomungado da Igreja SUD. Apesar do meu testemunho e do desejo de me reconciliar com a Igreja, decidi não fazê-lo ainda. Então me preocupo: “e se eu morrer nessa situação?”.Bem, eu me batizei quando tinha 12 anos de idade. Desenvolvi no sacerdócio até o ofício de élder. Não servi missão.

Lutei contra minha natureza homossexual até o dia de minha excomunhão. Foram anos frustrantes que me causaram muita dor. Lembro-me que no dia do Conselho me deram a oportunidade de falar e então eu fui muito sincero… cheguei a dizer que a Igreja era um fardo sobre minhas costas e que o Nome de Cristo era um tormento para minha consciência.

Disseram-me que eu fui excomungado porque meus pensamentos já haviam me corrompido tanto que só as águas do batismo poderiam me limpar novamente. Na verdade o real motivo para minha excomunhão foi proteger a imagem da Igreja, penso eu. Creio eu que o motivo que me levou ao Conselho não é relevante então quero expressar o quão feliz fiquei por não ter mais comunhão com o Evangelho de Cristo que tanto me cobrava só por estar vivo. Era uma infelicidade horrível.

Com o passar dos anos aquela sensação de alívio foi findando. A excomunhão tornou-se uma sentença que me trouxe preocupação com minha alma. Existem muitas pessoas que não conhecem a restauração da Igreja de Jesus Cristo e serão justificadas mas eu já conheço… Eu já li que algumas pessoas morreram excomungado da Igreja e fico pensando em suas situações no mundo espiritual.

A Igreja ainda é um lugar hostil pra pessoas homossexuais. O próprio Evangelho de Cristo não contempla essas pessoas. Por isso, apesar do desejo de voltar, sinto que não posso fazer isso com meu bem-estar de novo ainda. Mas e se eu nunca me batizar de novo? Não terei chance alguma mais? Essas indagações me consomem.

Eu ainda acredito na visão de Joseph Smith, por conseguinte acredito na Igreja. Não vejo motivo algum para viver os padrões e práticas, tais como lei de castidade, jejum, dízimo, etc; mas não creio que teria dificuldades de viver essas regras.

Não me sujeitei ao Conselho de novo, a fim de me batizar de novo, porque não vejo alegria alguma nisso. Eu particularmente me sinto deslocado quando o assunto é o “Plano de Felicidade do Pai Celestial para Seus Filhos”.

Eu acredito que a homossexualidade não tenha nenhum espaço no Evangelho de Cristo porque fui ensinado a pensar assim. Não vejo possibilidade de tradições errôneas, não consigo nem pensar nisso, mas seria tão bom se fosse…

Nunca, desde minha excomunhão, recebi qualquer visita dos membros da Igreja. Muito pelo contrário! Sinto que eles se afastaram propositadamente de mim.

A Igreja deve aceitar qualquer tipo de pessoa que creia na veracidade dela. Ela fez isso no passado: os negros não receberam o sacerdócio até uma nova revelação. Não há revelação alguma sobre pessoas homossexuais, foi o que eu li. Então por que não nos amar do nosso jeito até que o Senhor revele algo?

8 comentários sobre “Depois da Excomunhão

  1. Triste relato, infelizmente os membros não estão preparados a amar incondicionalmente, existe um pré conceito gigante na igreja não só para excomungados, mas para todo membro afastado com opinião divergente, existe mas orgulho que amor. Orgulho, achismo de salvação, acreditam possuir a verdade absoluta.
    Isso gera uma imparcialidade, uma falta de amor, uma falta de respeito e um comodismo. A minha opinião sobre o caso a igreja nesse momento não poderá ajuda-lo, será para você um inferno na terra. A cegueira dos membros, o pré julgamento, o falso amor cristão.Mesmo que volte e negue quem você é, as pessoas ainda te julgaram e vão falar mal de você. Ser mórmon não é frequentar a religião ou melhor a instituição. Ser mórmon é acreditar em uma filosofia iniciada por Joseph e escrita no livro de mórmon. Você sempre será mórmon pois é sua crença, e Deus jamais te julgará por você assumir quem você é ele te ama incondicionalmente.

  2. Os membros deveriam entender que a igreja deveria ser guiada por revelacao e que nenhum Profeta recebeu qualquer revelacao sobre esse assunto desde a restauracao, O Livro de Mormon, que de acordo com o Profeta Joseph Smith e o mais correto de todos e que de acordo com a lideranca da igreja e a pedra angular do Mormonismo, tambem nao diz nada sobre o assunto, alem de Doutrina e Convenios e o livro Perola de Grande Valor tambem nao dizem nada sobre o assunto, isso nos leva a pensar que Deus nao esta tao preocupado com esse assunto e que devemos focar nos principios mais importantes do Evangelho como amor e caridade. Muitos membros da igreja usam a Biblia para justificar o preconceito mas esquecem que Nefi no livro de Mormon avisou que a Biblia seria uma pedra de tropeco para nos gentios nos ultimos dias. Enquanto Deus nao se manifestar sobre o assunto tudo que devemos fazer e amar o proximo e fazer o bem e deixar que Deus julgue cada um, nao cabe a nos julgar os outros porque nao conhecemos toda historia, nao acredito que uma pessoa nasce e depois de repente escolhe ser gay, creio que haja muitas coisas que afetam uma pessoa e nos simplismente nao sabemos todas coisas e portanto nao estamos qualificados para julgar ninguem, ha outras coisas morais para se preocupar, se os lideres empregassem a mesma energia e recursos para ajudar criancas mal tratadas, pessoas passando fome, criancas sendo abusadas, desigualdade entre outras coisas, o mundo ja poderia ser um lugar melhor.

  3. Interessante!! Eu sou gay até hoje, já pequei e confessei meus erros. Mas não consegui ser feliz com um homem. Sou mais feliz na Igreja, e parei de sentir pena de mim mesmo. Quando estou ajudando os missionários eu me sinto feliz e não sinto o fardo pesado da atração sexual por homens. Aprendi muito nestes últimos anos como viver em paz. A igreja não é um fardo para mim. Aprendi também a rir com os críticos sobre minha solidão. Espero continuar firme na Igreja, e quero continuar lendo o Livro de Mórmon por toda vida. Me lembro de que eu fiquei sem estudar o livro de Mórmon por dois meses e assim eu comecei a entrar em conflito de novo, e para não mais sentir este conflito eu tomei a decisão de estudar um capítulo do Livro de Mórmon diariamente. Bom é continuar orando a Deus, mesmo não sendo mais membro da Igreja, afinal somos todos filhos de Pai Celestial.

  4. Olá meu caro rapaz, em nome de todos os membros que fizeram algo que possa ter te magoado eu peso desculpas, mas você está errado se pensa que ninguém te ama do jeitinho que você é, eu não posso dizer que sei como você se sente porque eu não sei, mas saiba que Deus sabe Ele que sofreu por seus pecados por suas tristezas e por suas transgressões, eu não te conheço mas Ele te conhece muito bem, porém, quanto as pessoas, bem, elas são imperfeitas e nem todos de nós sabem amar plenamente alguém, mas, eu sei que você sabe que Cristo sabe te amar de qualquer maneira e só essa preocupação com a sua condição espiritual já é um bom caminho para o arrependimento. Tente novamente, você vai encontrar forças no amor do Pai Celestial, e já que você pensa não ter dificuldades em voltar a viver os padrões de Deus os viva novamente, vá a Igreja, leia as escrituras e ore ao Pai Celestial, Ele que te ama como exatamente você é, como um filho Dele.

  5. Ser Mórmon não se resume a ser membro da Igreja SUD. Como já foi dito antes por uma leitora. Há uma motivo pelo qual o plano de salvação é chamado de Plano de Felicidade, ele deve servir para dar Felicidade e não tristeza. As escrituras modernas (D&C e Livro de Mórmon) são completamente omissas sobre o assunto. Talvez Deus não ache isso importante ou que atrapalhe no plano de Salvação. Talvez Jesus não ache importante pq ele também não falou nada sobre isso. Se for errado, Deus teria revelado no Livro de Mórmon ou a Joseph Smith.. Às vezes o preconceitos são mais fortes. Viva uma vida plena, guarde os mandamentos de Deus que foram revelados e siga o Livro de Mórmon. Segundo os princípios do LM nos aproximamos mais de Deus do que seguindo qualquer outro livro.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s