Blogueiro é excomungado

Alan Rock Waterman, autor do blog Pure Mormonism (Puro Mormonismo, em tradução livre), foi excomungado na última quarta-feira (04/06) por autoridades locais de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Waterman, que vive no estado americano da Califórnia, costumava escrever sobre o que acreditava serem contradições entre a religião estabelecida por Joseph Smith e as atuais doutrinas e práticas da Igreja SUD.

Sua excomunhão acontece quatro meses depois da excomunhão de John Dehlin e quase um anos depois da excomunhão de Kate Kelly, embora à mesma época Waterman relatasse haver sido ameaçado com um conselho disciplinar caso não parasse de publicar.

Leia também Quem São os Mórmons?

28 comentários sobre “Blogueiro é excomungado

  1. Muito bem!
    Está faltando disciplina na Igreja.
    Quem responde diferente hoje às perguntas feitas pelos missionários na entrevista pré batismo e não se arrepende disso deve sair da Igreja.

    • Fui dar uma relembrada nas perguntas ‘pré-batismo’, Moroni, já que tinha tempo que não as lia, por pensar que alguma coisa tinha mudado. Mas não, estão como estavam há 15 anos atrás. Então não faz muito sentido essa parte do teu comentário, talvez queira explicar melhor essa parte, especialmente aos daqui que não são membros SUD.

      [Página 31 do Pregar Meu Evangelho, não recordo com ficava no antigo e extinto manual missionário antes desse]. Tem na internet em PDF e online para buscar.

      A propósito, batismo não é ‘o banho aquele’; vai alguns quilômetros longe disso, mas pra simplificar a liturgia entre os novos prosélitos é ensinado do modo como conhecemos. Uma pena que alguns, por falta de um estudo mais aprofundado, acreditem que ‘batismo’ seja só esse ritual de passagem (ou ordenança temporal, como desejar).

      Mas eu não sei como estava a vida dele ou dos demais antes disso. Sei que temos todo tipo de gente nas entranhas e bordas da Igreja, inclusive na liderança, cujos motivos de estarem onde estão não assemelham-se muito ao que pregam ou deveriam ser, mas também há milhares de boas pessoas (algumas das melhores) entre nós também.

      Mas tenho uma crença pessoal de que se os próprios membros SUD tivessem mais convicção de sua própria fé, e se a própria liderança local fosse mais esclarecida em doutrina e verdade e espírito, opiniões ou crenças de pessoas como a dele não causariam qualquer ‘problema’ ao ‘rebanho’, muito pelo contrário, e essas excomunhões (que sim, parecem, perseguições a quem pensa diferente), não nos manchariam como intolerantes.

      Ao contrário de alguns (que creio serem maioria esmagadora de ‘ativos’ aos domingos) fico triste com notícias assim.

      • Eis as perguntas:

        1. Você acredita que Deus é nosso Pai Eterno? Acredita que Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Salvador e Redentor do mundo?
        2. Você acredita que a Igreja e o evangelho de Jesus Cristo foram restaurados por intermédio do Profeta Joseph Smith? Você acredita que [o presidente atual da Igreja] é um profeta de Deus? O que isso significa para você?
        3. O que significa arrepender-se? Você sente que se arrependeu de suas transgressões passadas?
        4. Você já cometeu algum crime grave? Se já o fez, está atualmente em liberdade condicional ou em suspensão condicional da pena? Você já participou de um aborto induzido? De um relacionamento homossexual?
        5. Foi-lhe ensinado que ser membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias implica viver os padrões do evangelho. O que você compreende a respeito dos seguintes padrões? Está disposto a obedecer a eles?
        6. Quando você for batizado, fará um convênio com Deus de que está disposto a tomar sobre si o nome de Cristo e a guardar Seus mandamentos durante toda a vida. Está disposto a fazer esse convênio e a esforçar-se para ser fiel a ele?

        Ele caiu na pergunta 2, mais precisamente na pergunta, “o que isso significa pra você?” Para ele, acima da palavra de um Profeta atual está em primeiro lugar as escrituras sagradas (sendo que ele esquece que os escritos contidos ali são de profetas que tem a mesma autoridade que o profeta atual, mas para ele a palavra escrita do profeta primevo vale mais do que a do Profeta atual)

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.