Joseph F. Smith: Onde Está Caim?

O Presidente Joseph F. Smith explicou o destino e paradeiro de Caim, filho de Adão e assassino de seu irmão Abel, ao Apóstolo Abraham H. Cannon, que prontamente anotou em seu diário, no dia 09 de novembro de 1893, esse relato de Smith:

“O Ir[mão] J[oseph] F. Smith contou sobre quando [o Apóstolo] David Patten viu e caminhou com Caim. Ele descreveu Caim como um homem muito alto, sua cabeça no mesmo nível com a de David Patten enquanto ainda montado na sua mula. Eu sempre imaginei que Caim estivesse morto, mas me chamaram a atenção à passagem de escritura concernente à maldição de Deus que recairia sobre qualquer um que matasse Caim. Eu imaginava que isso se referia a quem matasse sua semente.” (Diário de Abraham H. Cannon, vol. 17: 1893)

38 comentários sobre “Joseph F. Smith: Onde Está Caim?

  1. Deus pode ter feio isso? Pode. Ele permitiu que um dos 12 permanecesse na Terra até a Sua volta.
    Tem membros que associam Caim ao pé grande…sei não.

  2. Observem que a imaginação do homem não tem precedentes. Ninguém cogitou sequer a possibilidade de Caim ter morrido de morte natural… Se ele tivesse existido literalmente porque na realidade não existiu. A prova disto é o capitulo 5 que inicia relatando as gerações do homem, lá não se menciona Caim tampouco Abel. Por que? Porque a escritura em seu original possui uma mescla de “midrash” e história. Isto leva à necessidade de uma leitura mais atenta e séria. Algo um pouco acima do nível “limod” que as pessoas estão acostumadas. A torah é dinâmica e seu estudo pode levar a vida inteira. Portanto a visão de Josef F Smith é uma fantasia dentro de uma fantasia o que torna o fato algo “impissionante”…

    • A Torah foi corrompida com o passar do tempo,assim como a Bíblia,por aqueles q não querem q a VERDADE esteja presente.Tbem foi deturpada,a TORAH e a BÍBLIA por pessoas q se auto intitulavam homens de DEUS,achando q tem O DOM DO ESPÍRITO de discernimento.Portanto não podemos julgar nada pelas escrituras q temos hoje por serem elas deturpadas e corrompidas por mão humana.

      • Sua sorte é que eu não sou mais o jumento de outrora. Direi apenas não fale aquilo que você não sabe. A Torah dada a Moisés é a Torah de onde se copiam outras… É uma responsabilidade fazer esta copia e por isso não há perda ou distorção e por isso não há necessidade de fé para o povo judeu, por isso também eles são os escolhidos guardiões da Torah.

  3. Nosso planeta guarda mistérios que relutamos em discutir, e muito menos aceitar, por temor ao ridículo. Por exemplo, os gigantes que habitavam a Terra ao tempo de Noé, os tripulantes de discos voadores, o já lembrado pé-grande, os índios loiros e os judeus negros, entre vários outros. Não me assusta que o Livro de Mórmon relate o episódio dos três nefitas, aos quais foi dado viver até o tempo presente. Mas a permanência de Caim nessas condições, confesso, é para mim uma informação nova. Teria ele também incorporado a cor negra à sua pele, como seus descendentes?

  4. E inacreditável o poder de semear heresias que esses líderes mórmons tem sobre seus seguidores. Dizer que caim apareceu depois de milhares de anos ou insinuar que ele não morreu! !! Isso mostra o grau de heresia que essa igreja ensina em suas reuniões.

  5. Tenho o costume de estudar um pouco de tudo, pois acredito que o entendimento real só se alcança quando entendemos que o mesmo não pode ser detido, ele se espalhou livremente por onde quis e se apresentou a muitos sem qualquer critério e por mais difícil que seja de aceitar, muitas vezes a historia do mundo traz varias peças de um quebra cabeça e cabe a nós juntá-las e assim pouco a pouco trazer a luz do conhecimento a nossas vidas. Não abram mão de nenhuma oportunidade de aprender e não se envergonhe de parecer viajar nas estorias, há tanta riqueza na história egipcia, oriental, até mesmo aqui nas américas, as culturas se misturam e levam-nos a uma certeza: Há muitas coisas que não nos é dado conhecer por não sabermos procurar e principalmente ouvir. Infelizmente muita coisa já se perdeu, mas a busca está apenas começando.

    • Missão: sou ignorante, nao sei ainda a palavra devaneio. Mas não importa, nao sou seguidor dos profetas mormon ate onde nao traga verdades profundas e ensinamentos reais de Jesus Cristo, sou seguidor Jesus Cristo. Me recuso a seguir conselhos de homem algum que nao traga a vontade de Deus e que não tenha conteúdo de compaixão, bondade e caridade o amor puro de Cristo. Me desculpa, nao quero parecer indelicado, mas ha maldade em todo lugar, e nao será somente aqui nesta igreja, se você participa de alguna denominação ha tanta maldade e falsidade também como aqui, nao estou julgando ninguém, e nenhuma denominação, mas seriamos muito hipócrita dizer que no olho desta igreja haja tanta heresias, quando na denominação que você esta nao enxergue o tamanho da heresia, nao sou Deus, mas como um servo de Deus e você também deve se hachar também assim, convenhamos então, nao atacando um denominação que fala em nome de Deus que acabaremos com as heresias que dizemos que existi, mas buscando o reino de Deus e sua justiça, o Reino de Deus é o propio salvador e sua justiça e toda riqueza da benevolência e e amor profundo de Deus, se somos cegos, como pois guiaremos outros cegos, cairíamos ambos no poso, então sabendo disso, te digo, nenhuma pessoa que professa ser servo de Deus ou seguidor e que ao menos intenta fazer o que é certo pertence a igreja de satanás e seus anjos, mas aqueles que praticam iniquidade, se em verdade existi em você uma luz, saberá por si mesmo que o que digo segundo verdade. Então nao ataque e nao diga coisa alguma contra igreja alguma a nao ser contra a igreja de satanás. Este nao e uma igreja anátema como muitos pensam que he. Este nao prega um outro evangelho como muitos pensam que prega, o evangelho de Jesuscristo contem a fe, arrependimento, batismo e a confirmação e outros, como vez este prega o mesmo evangelho de Jesus Cristo. E o evangelho fala de Jesus Cristo, se um vem falando de um outro evangelho quer dizer pregar uma salvação e que nao seja falando sobre Jesus Cristo então e aqui este é anátema/maldição.

      • Mecânico,

        O seu discurso é muito romântico e ecumênico, com certeza você desconhece a mensagem dos “profetas” mormons. E tipico de um neófito tocado pela alegria dos missionários.Vou tentar te responder, espero conseguir ser eficiente nas resposta ao seu texto.

        1)”atacando um denominação que fala em nome de Deus que acabaremos com as heresias que dizemos que existi.” Engano amigo, quem sempre atacou as religiões foi exatamente os lideres mórmons, exatamente seus “profetas”. Na literatura mórmon existe diversos ataques a fé alheia, essa sempre foi a forma que esses homens trataram quem pensava diferente deles. Hoje essa forma de proselitismo não funciona mais, então pessoas como você pensa que sempre foi assim, esse ecumenismo mórmon.

      • Concordo com você que nao conheço muitos e talvez milhares de discursos dos profetas mormon, mas conhecendo ou não a igreja de Jesus Cristo foi restaurada. Me doeu muito ter que engolir isso no passado, hoje apos revelações direta e sem interferência de homem algum sei disso com toda certeza. Neófito? No passado me preocupava também ser um neófito, em outras palavras você quer dizer uma pessoa que e levado por doutrinas sem pé nem cabeza tão facilmente…deve ter lido abaixo como orava e pedia sabedoria para nao ser levado tão facilmente pelas doutrinas dos missionários falando-me de Jesus Cristo e da sua Igreja restaurada… , mas vou te confesar, nao foi a minha propia sabedoria e nem os ensinamentos dos missionários que me converteu ao mormonismo, mas tive que deixar de lado o meu orgulho e as revistinhas e os folhetos que tantos falavam mal dos mormons e de escutar os irmãos… entrar pra dentro…de mim mesmo… para depois enxergar com meus próprios olhos e sentir e palpar para depois ver e falar. Se fui levado tão facilmente agradeço a Deus por isso, porque não fosse por isso ate hoje estaria querendo converte-los e lutando contra os aguilhoes. Na minha opinião nao são os profetas que disseram que todos estavam errados exceto o profeta Josep Smith quem testemunhou dizendo que o Propio Salvador lhe dizia que os corações dos homens ou das outras denominações estavam longe… pois de labios me honran mas os corações longe…, e se foi Josef quem disse que Deus lhe disse isso, ja não foi ele também então, mas o Propio Salvador, agora querer aceitar ou não que Ele esteve face a face diante de Deus e de seu Filho, ja não é problema de ninguém e nem dos profetas e nem de nos hoje que profesamos que a Igreja de Jesus Cristo foi restaurada e este foi restaurado por Deus por intermédio ou seja, Deus lhe deu instruções a Josep como recomeçar tudo de novo.

  6. Quando soube da primeira vez, sobre a permanência de cain neste mundo e nao provar da morte, me deixou pensativo espiritualmente, e senti no peito nem ao menos precisar negar ou afirmar se isso e verdade ou mentira, porque a minha consciência nao me permitiu relutar ou afirmar tal historia, porque não foi me dado saber por mi mesmo se assim foi. Então me calo e deixo na mão de Deus, sei que um dia se Deus quiser que eu saiba que saberei e que se isso for importante e vai me acrescentar algo que assim também Deus me revelara. Mas a historia contada na bíblia e a contada pelos profetas modernos coincidem, nao me lembro quem, mas alguém ai diz ter se encontra uma vez com ele e foi como um homem andarilho sem rumo, como abandonado e levando uma culpa eterna sobre os hombros e diz ter afirmado ser Cain quem matou seu irmão Abel. No entanto nao cabe a mim discutir ou afirmar ou negar se verdade ou mentira, como disse o salmista as coisas ocultas pertencem ao Senhor.

  7. Gostaria de prosseguir com meu comentário já publicado acima quanto ao instigante tema da permanência de Caim na Terra. Porque, conforme assinalei, se ele não morreu, não é o único a permanecer nessa condição: de acordo com o que está registrado em 3 Nefi 28, os chamados três nefitas também não experimentaram a morte, da mesma forma como, segundo Doutrina e Convênios 7, o apóstolo João. Uma leitura mais atenta e fundamental das escrituras poderia igualmente nos revelar que outros personagens deixaram de experimentar a morte, e posso citar entre eles Elias, Enoque e Melquisedeque. Minha intenção aqui, no entanto, não é discutir se essa crença realmente possui base escriturística, ou se os registros escritos estampados nos livros sagrados devem ser interpretados de uma forma diferente. Desta feita, o que desejo é colocar em questão um dos pilares organizativos da Igreja Mórmon, que é a Restauração do Sacerdócio. Meu raciocínio é bastante simples: o argumento utilizado por Joseph Smith para que o Sacerdócio fosse restaurado, e que fosse através dele próprio, é que o Sacerdócio havia se perdido ao longo da longa noite de apostasia transcorrida especialmente durante a Idade Média. Ora, se exceto Caim, aqueles personagens citados, servos fiéis de Elohim, permaneceram vivos durante todo esse tempo e até hoje, parece óbvio que o Sacerdócio continuou com eles. Pois o que aprendemos na Igreja Mórmon é que o Sacerdócio, uma vez atribuído a alguém, nunca mais poderá ser dele retirado. Pode, sim, ser suspenso, especialmente em circunstâncias pautadas pela indignidade, mas não parece que foi este o caso daqueles personagens, exceto, novamente, Caim. Desta forma, se o Sacerdócio permaneceu na Terra desde os tempos primevos, por que precisou ser restaurado através de Joseph Smith? Ou será que estamos diante de uma enorme contradição que, em última análise, pode nos conduzir à constatação de uma fraude grosseira? Aguardo contribuições criativas e inteligentes, mas antes, a título de subsídio, vejamos uma peça escrita pelo presidente Bruce R. McConkie em 1979 em Doutrina Mórmon, página 793, a propósito dos três nefitas, e que reproduzo no original: “They [the Three Nephites] continued their ministry among the Nephites for some 300 years, until the time of Mormon, when they were finally withdrawn because of the wickedness of the people (4 Ne.1:30-37; Morm.1:13-16.) Unbeknowns to the world, they are continuing their assigned ministry at this time, and there have been occasions when they have appeared to members of the Church in this final dispensation. It is the common practice in the Church to call them the Three Nephites.” Como pode ser verificado, não apenas eles permaneceram vivos como seguiram ministrando o Evangelho, inclusive APARECENDO PESSOALMENTE AOS MEMBROS DA IGREJA NESTES ÚLTIMOS TEMPOS (destaque meu). Por que, então, a Restauração?

    • Raciocínio singular o seu Brum! Arrisquei rabiscar uma tradução: “Eles [os três nefitas] continuaram seu ministério entre os nefitas por uns 300 anos, até que Mórmon, quando foram finalmente retirados por causa da iniquidade do povo (4 Ne.1:30-37; Morm.1:13-16.) Unbeknowns para o mundo, eles estão continuando seu ministério atribuído neste momento, e há ocasiões quando eles apareceram aos membros da igreja, nesta dispensação final. É a prática comum na Igreja de chamá-los os nefitas três.” Não consegui entretanto traduzir “Unbeknowns”…

      Em minha opinião outra coisa desapercebida pelo argumento de Smith é que haviam judeus na Terra, pelo menos no Oriente Médio, e eles eram os verdadeiros portadores do sacerdócio… Eles eram e são nação sacerdotal para sempre… Logo o argumento é falho… Outro detalhe que na letargia do discurso as pessoas não se tocam, Se estes seres maravilhosos estão na Terra, porque jamais fizeram contato no decorrer da história do mundo com outros seres iluminados…

      Porque afirmo que não fizeram? Porque se tivessem feito não seria possível o jargão de “única igreja verdadeira na face da terra”… Se João tivesse falado com Agostinho ou com Tomas de Aquino estes teriam boa parte da verdade… Porque se ocultou a verdade para desvelar-se apenas a Smith? Não faz sentido algum, pois muitas gerações se perderam sem a verdade, havendo (segundo os SUDs) o oraculo vivo…

      Tudo fantasia… Fantasia aceita pelos adoradores de formas… Fantasias necessárias a alimentação de praticas idolatras. Assim é o mundo, assim são as pessoas, necessitam de muletas espirituais para não reconhecerem ao D’us echad…

      Shalom

    • Eu tenho grande razão para me converter ao mormonismo, digo assim porque pertencia a outra denominação e andava em busca da verdade, falava com Deus de dia e de noite encontrar uma igreja que realmente esteja de acordo ao seu evangelho se e que de fato existi. Os mormons na verdade sempre batiam na minha porta mas os irmãos da outra igreja sempre me aconselhavam, cuidado nao fale com eles porque eles trazem um outro evangelho, o evangelho da maldição /anatema. So escutei mesmo eles quando meu pai se converteu e se batizou sem eu saber, quando isso fiquei muito furioso com meu pai, chamei-o de traidor e apostata. Nao sabia que meu pai estava no caminho onde eu sempre pedi a Deus me mostrar. Meu pai me desafiou um dia e me disse: Você não pode julgar as pessoas ou qualquer que seja so pelo nome ou aparência antes de conhecer, porque seu julgamento será injusto, então escute o que eles tem a te falar. Achei certo o conselho de meu pai, então marquei um dia e os missionários e missionárias foram em cas e me visitaram, lembro ter orado a Deus que me protege-se de todo mal e que eu nao deixa-se ser enganado por eles, porque so Jesus Cristo e Pai celeste é Deus e profetas são do passado e que esas coisas nao existem mais. Fis muitas perguntas e todas elas tinham respostas, nao como eu esperava, mas tinham respostas, fiquei com a cabeça grande feito uma jaka. Fazia as minhas orações depois das nossa conversas pessoalmente e pedia sabedoria e inteligência para que eu possa refutar todos os seus ensinamentos porque acreditava que eles fossem uns missionários do diabo e anticristo que deveria vir antes do fim. Os missionários me perguntaram nas outras conversas, você orou a Deus sobre o que nos conversamos? Falei sim, mas não falei que pedia a Deus que não me deixa-se ser enganado por eles. O irmão Elder Ford, parecia saber que eu nao estava sendo sincero na minhas conversas e na minha oração, como se fosse saber exatamente das coisas me disse: Fulano, faça o seguinte, quando você orar, pergunte a Deus se o que nos te falamos e verdade ou mentira, seja sincero a Deus e ele te respondera, você acha que Deus pode te responder? Falei sim, mas fiquei relutante a fazer isso. Ate que um dia, num inverno muito frio antes de dormir, lia as histórias e as pregações do profeta josep Smith, mas eram tão bonitas e maravilhosas como despertase em mim uma curiosidade, curiosidade esa que Jesus nos chamou de seu irmão, e que quer compartilhar com agente o que Deus lhe entregou e que somo coparticipe de todas as benção do pai. Que o poder e os bem do pai lhe e dado e ele a dar a quem ele deseja dar e confiar, como Deus é o homem pode chagar a ser, como o homem é Deus uma vez foi. E que toda a família humana tem a oportunidade de ficar juntos para sempre, parece ser um conto de fadas, um sonho de criança cheio de imaginações, seria bom de mais se fosse verdade. Então eram umas dez horas da noite e me ajoelhei e finalmente mudei a minha oração, em troca de pedir ser protegido por Deus dos ensinamento dos missionários, pedia por favor com todo desejo e coração que tinha me respondesse se aquilo era mentira ou verdade. A resposta me veio naquela mesma noite em um sonho maravilhoso, nela vi a um filho do homem, vestido de uma túnica branca, nao vou contar em detalhes, mas de manha novamente ao me levantar fiquei muito pensativo a respeito do sonho e fis outra oração sobre o que seria aquilo, como uma voz suave falando aos ouvidos, coisas que so os que reconhecem a voz de Deus pode discernir me disse, fulano, esta e a minha igreja e nela estou eu. Naquele instante senti como todas as duvidas que tinha fosse desaparecer e desde então parei de questionar qualquer coisa que seja, se tinha alguma coisa que que me incomoda-se perguntava diretamente a Deus e não mais o homem algum, porque compreendi com todas as letras que so Deus pode levar e tirar qualquer duvida que eu tivesse, por isso que hoje sempre digo, se deseja ou quer que eu saiba disto e aquilo ele me lo revelara e nao adianta homem algum querer me dizer isto ou aquilo e mentira, porque se nao tiver o espirito e apalavra de Deus consigo em vão falara e seu esforço terá efeito nenhum, porque antes do homem ensinar qualquer coisa sem antes obter sua palavra nao dira coisa alguma da parte de Deus. Se Deus não mandar falar e homem disser que foi diante de Deus será contado como mentiroso, e a verdade nao estará com ele exceto se obtiver a palavra de Deus em seu coração e for enviado e comissionado por Deus a falar a realizar qualquer coisa, por isso antes sou lerdo para julgar e tardo em acreditar, analiso antes tudo e faço minhas orações e pergunto se aquilo e verdade ou mentira, Deus não me responde imediatamente mas assim cada coisa a seu tempo, a paciência é o fruto da fe, de modo que, quem tem fe, tem paciencia e esperança e sua esperança se transforma em plena certeza de que Deus em verdade existi e pode vê-lo e tocar sem precisar realmente enxergar, porque a fe produz a certeza que o que parece nao existir de fato existi e seu coração nao se engana enquanto a existência do Deus de Jesus Cristo e seu Filho e a terceira pessoa da trindade o Espirito Santo.

  8. Caro irmão silvionu: obrigado pelo seu contraponto. Em primeiro lugar, deixe-me esclarecer-lhe que o vocábulo “unbeknown” em inglês quer dizer, por minha humilde versão livre, “desconhecido”. Quando tiver dúvidas em inglês que não possam ser resolvidas em consultas ao dicionário, lembre-se que o inglês é um idioma originado do alemão antigo e que os termos mais formais, como é o caso deste, tendem a seguir a tradição da língua alemã de unir diversas palavras ou partículas. Portanto, tente separar o vocábulo em suas diferentes partes constitutivas. Assim temos “un”, que quer dizer negação + “be”, ou seja, o particípio presente do verbo ser e estar + “known”, que é o particípio passado do verbo conhecer. O que o articulista (McConkie) queria dizer era que os três nefitas eram desconhecidos na Terra e que, não obstante, ou talvez a propósito, pregavam o Evangelho. No que toca ao restante de seu comentário, presumo que ele confirma o meu ponto de vista, isto é, que o Sacerdócio não desapareceu da Terra durante a Grande Apostasia, e que assim, pelo menos com base na lógica que me foi atribuída cultural e geneticamente, não havia a necessidade da Restauração pretensamente realizada através de Joseph Smith.
    Caro irmão Mecânico de ar condicionado: também obrigado pelo seu comentário. Nós, seres humanos, possuímos almas que são parte emocionais e parte racionais. Às vezes uma parte tem dominância sobre a outra. De vez em quando é preciso mesmo deixar aflorar o coração, mas não creio que seja este o caso, pois há uma questão que somente pode ser resolvida colocando nossa cabeça para funcionar. Ou seja, não estamos aqui debatendo se acreditamos ou não em que Joseph Smith tenha sido um profeta, etc; o que estamos debatendo é se havia necessidade da restauração do Sacerdócio que ele apregoou realizar e que constitui uma das principais bases, senão a principal, sobre a qual se assenta a doutrina da Igreja Mórmon. Se, como vimos, o Sacerdócio nunca foi realmente retirado da Terra, por conta dos seres que não experimentaram a morte, então, por consequência, também não havia necessidade de restauração. As conclusões que daí podem advir ficam por conta de cada um…

  9. Mecânico,

    O testemunho deve ser movido pelo que está escrito nas escrituras, e não pela emoção dos homens. Afirmar que o mormonismo é fruto de revelação divina, mostra que o caminho que você trilha não aponta para uma esperança bíblica. A fé e a razão devem ficar junto, caso contrário seremos vítimas de fábulas e ventos de doutrinas. Examine o que ensina essa loja maçônica, e compare com o que diz a Bíblia.

    • Missão: Ja comparei varias vezes e nao fosse pouco ate hoje comparo com a bíblia, porque foi por meio da bíblia que conheci primeiro a Deus. E amo a bíblia, tanto e que em meus comentários utilizo mais a bíblia do que o livro de mormon, mas igualmente como a bíblia aceito o livro de mormon, mas a minha paixão mesmo é a bíblia. Veja um exemplo: Malaquias 2: 14-16 A igreja SUD ensina por via revelação ao profeta Josep Smith que nos antes de nascermos ja existíamos na vida pré-mortal e que tínhamos somente espirito y que precisávamos vir aqui nesta terra para adquirir corpos, para sermos provados. Na bíblia no libro que mencionei no capitulo e versículos Deus espera que esses espíritos da vida pré-morta venha nascer em um casamento devidamente aceitável e abençoado por Deus. Nao fiz eu um, disse o Senhor? …Quando alguém se junta no casamento se torna uma so carne com seu cônjuge… E neles esperase que nasça filhos para O Pai Celeste…tendo nele abundancia de espíritos? Deus espera que nossos irmãos espirituais ou seja aqueles que ainda ao de nascer nesta terra e que estão na presença de Deus, na vida premortal…que possam nascer em um lar cristão, os judeus naquela época foram reprendidos por suas infidelidades, por causa do repudio e ter se juntado com outras que nao foi abençoado legalmente por selamento no templo e por Deus segundo a ley do sacerdócio. Um relato muito conhecido e muito usado dis respeito quando Jeremias foi escolhido para ser o porta voz de Deus, O senhor lhe disse ter conhecimento dele antes de ele nascer e que foi escolhido na premortalidade. Uma outra citaçao e em vários passagens da bíblia há, são os ditos pelos apóstolos… A salvação por meio da graça de Jesus Cristo foi preparado antes da fundação deste mundo… A Igreja Sud ensina que Jesus Cristo foi preordenado por Deus para que visse a se tornar o Salvador dos seus irmãos espirituais quais irmãos somos nos. Estes são apenas uns dos exemplos quais eu comparo e sempre faço isso. E acredito firmemente que Josep Smith foi um profeta de Deus.

  10. Como que poderia ser possível , se teve o dilúvio e todos morreram , somente a família de noé ficaram vivos, outra coisa pela descrição do profeta deixa dúvidas que homem alto era esse, que de fato só existiam nos primórdios dos tempos.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s