Russell Nelson: Deus Ordenou Discriminação

Em discurso na BYU-Havaí ontem, o Apóstolo Russell Nelson explicou como e porquê Deus revelou à Igreja SUD a importância da discriminar contra crianças em famílias LGBT.

Apóstolo Russell Nelson serve atualmente como Presidente do Quórum dos Doze

No final do ano passado, a Igreja SUD alterou sua posição oficial sobre crianças em famílias LGBT e ainda especificou o banimento de homossexuais como “apóstatas” que se valerem do recém-legalizado direito constitucional nos EUA de casar-se.

Explicando que os 15 líderes máximos da Igreja (os 3 membros da Primeira Presidência e os 12 Apóstolos) se reuniram diversas vezes por meses para discutir as ramificações desta legalização em junho do ano passado, Nelson oferece uma descrição do processo revelatório que culminou na política discriminatória oficial:

“Cada um de nós durante esse momento sagrado sentiu uma confirmação espiritual … Foi o nosso privilégio como apóstolos sustentar o que havia sido revelado ao Presidente Monson.”

“A Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos aconselhou-se juntos e compartilhou tudo que o Senhor dirigiu-nos a compreender e sentir, individual e coletivamente … E então, vemos a inspiração do Senhor sobre o presidente da Igreja para proclamar a vontade do Senhor.”

Nelson não relata nenhuma experiência sobrenatural, exceto narrar uma série de reuniões de comitês e confirmar os rumores que Thomas Monson explicitamente expressara sua decisão de incluir tais mudanças nas regras oficiais de conduta.

A mudança fora realizada na surdina, porém ela vazou para a internet por um líder anônimo e rapidamente viralizou pelas mídias sociais.  Após uma longa semana em que milhares de membros da Igreja SUD saíram em protesto contra a nova política oficial recente da Igreja discriminando contra crianças em famílias LGBT, e uma semana depois de uma resposta improvisada, a Primeira Presidência publicou uma resposta oficial sobre as mudanças de regras institucionais.

A Primeira Presidência em 2015: Thomas S Monson, com Henry B Eyring à esquerda e Dieter F Uchtdor à direita da foto

A Primeira Presidência em 2015: Thomas S. Monson, com Henry B. Eyring à esquerda e Dieter F. Uchtdorf à direita da foto

A Primeira Presidência publicou esta carta no seu site oficial tentando oferecer algumas respostas oficiais para os líderes locais que estavam sendo inundados de questionamentos e protestos. É importante notar que no anúncio oficial da Primeira Presidência não há nenhuma menção a nenhuma revelação divina inspirando essa decisão:

A Primeira Presidência Esclarece as Mudanças no Manual da Igreja

A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS

ESCRITÓRIO DA PRIMEIRA PRESIDÊNCIA
47 EAST SOUTH TEMPLE STREET, SALT LAKE CITY, UTAH 84150-1200

13 de novembro de 2015

Para: Autoridades Gerais; Setentas de Área; Presidência Geral das Auxiliares, Presidentes de Estaca, Missão, Distrito e Templo; Bispos e Presidentes de Ramo

Prezados irmãos,

O Conselho da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos fornece a seguinte orientação no tocante às normas, recentemente acrescentadas ao Manual 1, sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo:

A doutrina revelada é clara de que as famílias são eternas em natureza e propósito. Temos a obrigação de agir de acordo com essa perspectiva para o bem-estar de adultos e crianças. As recém-acrescentadas normas do Manual 1 afirmam que adultos que decidem ter um casamento com uma pessoa do mesmo sexo ou um relacionamento semelhante cometem um pecado que justifica uma ação disciplinar da Igreja.

Nossa preocupação com relação aos filhos é o bem-estar atual e futuro deles e a harmonia de seu ambiente familiar. As normas do Manual 1, na Seção 16.13, que limitam as ordenanças do sacerdócio para menores de idade, só se aplicam àquelas crianças que residem com um casal de pessoas do mesmo sexo que sejam casadas ou que tenham um relacionamento semelhante. Como sempre, os líderes locais podem solicitar orientação adicional sobre assuntos particulares quando tiverem dúvidas.

Se um filho que mora com um casal de pessoas do mesmo sexo já tiver sido batizado e participa ativamente na Igreja, as normas da Seção 16.13 não exigem que as atividades do membro ou seus privilégios do sacerdócio sejam restringidos ou que ordenanças posteriores lhe sejam negadas. As decisões sobre todas as ordenanças futuras para esses filhos devem ser feitas pelos líderes locais, levando-se em consideração principalmente a preparação e os interesses da criança.

Todos os filhos devem ser tratados com muito amor e respeito. Eles são bem-vindos para frequentar as reuniões da Igreja e participar de atividades da Igreja. Todos os filhos podem receber bênçãos de saúde e de orientação espiritual advindas do sacerdócio.

Que o Senhor continue a abençoá-lo em seu ministério.

Atenciosamente,

[Assinado]
Thomas S. Monson
Henry B. Eyring
Dieter F. Uchtdorf

A Primeira Presidência

Russell Nelson assegura aos membros da Igreja que todas as decisões tomadas pelo Profeta veem de Deus, porém em nenhum momento descreve revelações específicas como, por exemplo, descrevia Joseph Smith. Ademais, Nelson afirma que é mister que todo membro siga as instruções do Profeta sem nunca questioná-lo:

“Profetas enxergam à frente. Eles veem os perigos angustiantes que o adversário colocou, ou ainda colocará, em nosso caminho … Os profetas também preveem as grandes possibilidades e privilégios que aguardam aqueles que escutam com a intenção de obedecer … Você não pode sempre entender cada declaração de um profeta vivo … Mas quando você sabe que um profeta é um profeta, você pode se aproximar do Senhor com humildade e fé e pedir pelo seu próprio testemunho sobre o que quer que seu profeta proclamou … A realidade sombria é que há ‘servos de Satanás’ infiltrados em toda a sociedade … Por isso tenha muito cuidado qual conselho você segue.”

Com o recente falecimento de Boyd Packer, e a progressiva senilidade e debilidade física de Thomas Monson, Nelson é o herdeiro aparente e iminente ao trono de Profeta. Ezra Taft Benson, quando se encontrava na exata mesma posição de herdeiro de um Profeta doente e fragilizado, também fez sua campanha por obediência total e absoluta ao Profeta.

Para enfatizar a importância da obediência absoluta dos jovens, Nelson lança mão do mesmo discurso apocalíptico utilizado por quase todos os Profetas desde 1830:

“Você foi enviado para a Terra durante a dispensação mais importante na história deste mundo … para ajudar a preparar as pessoas deste mundo para a Segunda Vinda de Jesus Cristo e Seu reino milenar … O Senhor declarou que esta é a última vez que Ele irá chamar os trabalhadores para a Sua vinha para reunir os eleitos dos quatro cantos da Terra.”

Os líderes da Igreja SUD veem demonstrando particular preocupação com os altos índices de deserção de jovens da Igreja, inclusive reduzindo a idade missionária numa tentativa de estancar a emigração em massa. O problema crônico de evasão só se agravou com essa nova política discriminatória, com milhares pedindo resignação em protesto, inclusive entre os mais fiéis e ativos. As gerações mais jovens demonstram cada vez maior relutância para discriminação e preocupação com questões de igualdade e justiça social, o que veem criando essa dissonância entre a velha guarda da liderança e a geração que representa o futuro da Igreja SUD.

A questão se impõe, portanto, se essa postura exemplificada por Russell Nelson de insistir em linguagem apocalíptica e obediência cega e absoluta ao Profeta será o suficiente para reverter o êxodo dos jovens da Igreja.

O que vocês acham?


Leia mais sobre a política oficial da Igreja SUD aqui.

Leia mais sobre as resignações de membros SUD aqui.

Leia reações e histórias pessoais de membros SUD aqui.

Leia mais sobre a reação oficial da Igreja ao vazemento aqui.

Leia mais sobre a reação extra-oficial da Igreja SUD a isto aqui.

Leia pronunciamento da Primeira Presidência sobre Casamento Tradicional aqui.

40 comentários sobre “Russell Nelson: Deus Ordenou Discriminação

  1. Creio que vai depender do discernimento de cada um e da disposição pessoal à submissão as normas e regras da Corporação religiosa, o que inclui a obediência cega aos homens que possuem o titulo de profeta. Para os crentes que estão sob o efeito dos “dogmas” ,é fortalecedor discursos com linguagem apocaliptica e que favoreça a obediência cega, pois há a necessidade intrínseca de serem mandados, visto que submissão, na ótica SUD é sinônimo de mais santidade, de maior retidão.

  2. O Elder Nelson talvez nunca leu o Livro de Mormon para saber como o Senhor revela sua vontade aos seus servos. O Espirito do Senhor transmite luz e entendimento de forma clara e objetiva. Hoje em dia na igreja muita enfase se da a sentimentos, inspiracao, emocoes etc… Infelizmente o Senhor nao trabalha dessa forma, revelacao vinda do Senhor e nada mais nada menos que puro conhecimento, Os lideres atuais acreditam que o Senhor nao revela coisas com frequencia: ” Revelacao nao e constante e o Senhor limita a frequencia de revelacoes” Elder Oaks Ensign abril 2013. President G. B. Hinckley em entrevista ao SF Gate em abril de 97 disse: “Nos nao recebemos revelacoes, de fato nos nao necessitamos de revelacoes pois ja temos muitas” Podemos citar muitas outras declaracoes recentes dos lideres, agora compare com o Livro de Mormon e a frequencia que os servos do Senhor recebiam revelacoes (Helaman 11:23)” E no septuagésimo nono ano começaram a surgir muitas contendas. Aconteceu, porém, que Néfi, Leí e muitos de seus irmãos que conheciam os verdadeiros pontos da doutrina, recebendo DIARIAMENTE MUITAS REVELACOES, pregaram ao povo, de modo que puseram fim às suas contendas nesse mesmo ano” Moroni e Mormon nos alertaram para esse estado que nos encontrariamos onde rejeitariamos mais palavras do Senhor, que nao precisariamos de mais palavras do Senhor, pois ja temos o suficiente. Talvez o problema maior entre nos e que muitas vezes confundimos inspiracao, emocao, sentimentos com revelacoes, inspiracao ao meu ver, esta disponivel a todos, em todas religioes e ate para aqueles que nao pertencem a nenhuma religiao, inspiracao sao sentimentos e emocoes porem revelacao e algo completamente diferente, revelacao e conhecimento direto e objetivo transmitido pelo Senhor atraves do Espirito, sonhos, visoes ou seres Celestiais. A igreja atual e mesmo todas outras igrejas assim como grandes empresas, investem fortemente em gerar emocoes em seus fieis, se vermos todas campanhas publicitarias da igreja, filmes, musica e apresentacoes sao sempre direcionadas a causar emocoes nas pessoas, mas o que precisamos mais do que nunca e de revelacoes e conhecimento para dispersar a escuridao e confusao que ha hoje no mundo. Vozes Mormon perdao pelo comentario longo!

    • Tudo para Legitimar a posição de muitas outras seitas para concordar com a união de pessoas do mesmo sexo; pessoas que utilizam de um parco conhecimento e distorção das escrituras para provar que estão certas e os líderes que têm uma relação tão próxima com o Senhor e anos de serviço ao Senhor pela igreja estão errados não preciso dar referência da escritura, mas vocês vão lembrar, lembram que Néfi disse que quando aparecem “profetas” que falam o que é agradável a mente carnal a pessoas o recebem e o consideram que este é profeta lhe dão roupas vestimentas e dinheiro mas quando lhes aparecem e testificam sobre as iniquidades dizem que este é um falso profeta ou até do demônio e querem lhe tirar-lhe a vida; Lembram de Serém, Corior, Neor, Elimas o mágico, os Sacerdotes do Rei Noé,?? Paulo nos ensina que satanás pode se tornar “um anjo de luz” muito cuidado com o que lê e escreve pois, pode te ajudar a andar a passos largos para a apostasia; o Blogueiro que não me responde Salienta que MEMBROS FIÉIS E ATIVOS questionam a posição da igreja REAFIRMO QUE NÃO SÃO MEMBROS FIÉIS E ATIVOS DE FORMA ALGUMA SE ASSIM FOSSEM NÃO ESTARIAM QUESTIONANDO A DECISÃO DO SENHOR COMO DIZ EM D&C “SEJA PELA MINHA VOZ OU DE MEUS SERVOS É O MESMO!! então não me venha com essa que querer ensinar uma testemunha especial de Cristo a receber revelações seria como se fosse Neor testificar a Alma que nenhum Cristo haveria !!

      • Denilson, Nao creio que estamos aqui para concordar ou discordar do casamento de pessoas do mesmo sexo mas sim se esta nova regra foi recebida por revelacao ou nao, tudo indica que nao, se olharmos para as escrituras e como o Senhor revela sua vontade aos seus servos podemos claramente ver que essa mudanca foi evidentemente aconselhada pelos advogados da igreja e nao pelo Deus todo poderoso. Vc lembra bem as palavras de Nefi sobre Profetas entre o povo, pois bem, os lideres atuais sao bem aceitos entre o povo, eles sao recebidos pelos lideres das principais nacoes do mundo, sao reconhecidos e honrados por importantes empresarios e instituicoes do mundo alem de serem amados e quase adorados por membros do mundo todo, agora compare tudo isso com os Profetas do passado, Abinadi foi queimado, Lehi ameacado de morte, muitos outros foram apredejados, expulsos, excomungados, atirados em prisoes etc… Certamente essa escritura de Nefi nao reflete nem de perto os lideres da igreja atual, sobre receberem dinheiro, vestimentas e outros beneficios, sao os lideres atuais que recebem tudo isso e muito mais sem trabalhar ao contrario do ensina o livro de Mormon. Para terminar vc novamente usa a escritura correta no contexto errado de D&C onde o Senhor se refere exclusivamente aos mandamentos e profecias reveladas ao Profeta Joseph Smith, o verso inteiro esta no passado e mesmo assim muitos acham que o Senhor esta se referindo a tudo que os lideres disserem no futuro, por favor volte a D&C e leia novamente e depois me informe onde o Senhor esta se referindo a qualquer coisa que os lideres dizem hoje?

      • Caro Fábio acho que não aplica a regrinha descrita no livro de Néfi que diz ” E aplicamos todas a escrituras a nós” e temos a nona regra de fé que diz : ” Cremos em tudo o que Deus revelou, em tudo o que Ele revela agora, e cremos que Ele ainda revelará muitas coisas grandiosas e importantes relativas ao Reino de Deus.” então meu caro, não é prudente de sua parte querer classificar o que sabe para querer ensinar um apóstolo como diz a escritura “O que eu, o Senhor, disse está dito e não me desculpo; e ainda que passem os céus e a Terra, minha palavra não passará, mas será toda cumprida, seja pela minha própria voz ou pela voz de meus servos, é o mesmo”.não disse especificamente sobre Joseph mas que seria um padrão para a igreja e como já disse o falecido Presidente Benson : ” Um profeta vivo vale mais que um profeta novo” mas fica de lição para o Senhor o que diz De NOVO em D&C 58:29: (…..) “recebe um mandamento com o coração duvidoso e guarda-o com indolência, é condenado”. Mas pelo que vejo não soube interpretar as escrituras a ponto de entender o Espírito da Lei mas, para alguém que questiona os preceitos ensinados pelos servos de Deus não é uma surpresa mas para fechar, mais uma Regra de Fé para o senhor :”Cremos na mesma organização que existia na Igreja Primitiva, isto é, apóstolos, profetas, pastores, mestres, evangelistas, etc.” e uma escritura para reforçar a regra Amós 3:7-8: “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. Bramou o leão, quem não temerá? Falou o Senhor Deus, quem não profetizará?” medita sobre estas coisa dia e noite caro amigo.

      • Irmão Denilson…obrigado por sua fé e testemunho, fico admirada pela resignação que muitos membros da igreja tem quando uma revelação é dada. É tão simples entender…só há duvidas na falta de um testemunho

      • Concordo com Denilson e com a Eunice, nunca duvidei ou questionei as palavras dos profetas, acredito ser falta de fé e testemunho. O dia que eu fizer isto, com certeza minha fé ns Igreja não será a mesma.

  3. ENTÃO NÃO MUDOU NADA ?? PELO QUE ENTENDI , CRIANÇAS FÍLHOS DE PESSOAS DO MESMO SEXO ,NÃO VÃO PODER TER O BATISMO E NEM SACERDÓCIOS !! É ISSO MESMO ????

  4. Fazendo isso eles estão impedindo as crianças de virem a Cristo. Mateus 19:14 diz que não devemos impedir as criancinhas e que devemos ser como elas para entrar no reino de Deus. Com uma declaração dessas, com toda a certeza digo que isso não provém de Deus e sim da mente destes líderes que, a cada dia, estão se afastando dos ensinamentos do Salvador e afundando no fundamentalismo, afastando a comunidade LGBT do evangelho.

  5. Appoio e amo o evangelho e seus apostolos e nosso Profeta.
    Sei que Deus criou Adao e Eva e ordenou multiplicai vos. Não há outra forma natural.
    Deus ama todos seus filhos . Mas não muda.
    Ore e saiba por si mesmo . Deixou modelo. Família de Adao e Eva. Abraço a todos

  6. Acho no mínimo intrigante as políticas de batismo da igreja.

    Ao entrarmos no CTM como recém ordenados missionarios de tempo integral aprendemos a seguir e respeitar D&C 20:37. Isso é um fato mundial. No entanto, quando vamos à pratica, receber umas lições que não são entendidas e dizer sim ou não em uma entrevista feita por um garoto, ja torna o candidato pronto para ser batizado. Por um lado, aceitamos isso, afinal, segundo O Livro de Mórmon, todos podem beber livremente. Aí vemos o milagre de pecados perdoados, imigrantes permanentemente ilegais sendo batizados, e quem se importa com as leis do país?

    Mas tudo bem, a salvação em primeiro lugar. Vemos uma pressa de batizar toda sorte de amigos da igreja. Quanto a questão de tratar homossexualidade como pecado, uma ótica bíblica antiga ainda vai. Mas negar o batismo as crianças? E agora, o reino do céus ficam como? Não é este dos pequenos? E sobre vir e beber livremente? Será que realmente parece aos olhos dos que nos guiam que essa política traria sucesso missionario?

    Temos por conclusão que como essa política só causou problemas e obstáculos, como é incompreensível e controversa, deve vir de Deus. Não se arriscaria dinheiro. Não se arriscaria crescimento demográfico real. Não se arriscaria o orgulho e bom nome.

    E no fim entre fé e lógica, obedecer e entender, só nos resta a loucura. Que me perdoem a minha. A confusão é tanta que já nem tenho certeza de que estou em um planeta plano. Talvez vivo em um globo.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s