Gerontocracia Mórmon

Em uma semana, a Igreja SUD deve anunciar 3 novos Apóstolos para o rol dos 15 líderes máximos, estilizados “profetas, videntes, e reveladores”.

A oportunidade histórica de mudar 20% da liderança da Igreja não pode ser subestimada e ainda pode oferecer pistas para qual direção a Igreja rumará nas próximas décadas.

A última vez que três vagas no Quórum dos Doze foram preenchidas ao mesmo tempo foi em abril de 1906. Mathias Cowley e John W. Taylor haviam renunciado em outubro de 1905 em protesto contra o Segundo Manifesto (eventualmente, este foi excomungado e aquele desassociado) e Marriner W. Merrill tinha acabado de falecer em fevereiro. George F. Richards, Orson F. Whitney, e David O. McKay foram chamados para substituí-los. A presente situação histórica, 109 anos depois, ocorreu pelos recentes falecimentos de L. Tom Perry, Boyd K. Packer, e Richard G. Scott em menos de 4 meses.

três anos atrás, nós publicamos uma excelente tabela, criada por um entusiasta em estatísticas, que calculava a média da idade de todos os membros da Primeira Presidência e do Quórum do Doze Apóstolos (i.e., os 15 líderes máximos da Igreja SUD): [1]

Eixo Horizontal: Ano, de 1835 a 2009
Eixo Vertical: Idade
Linha Azul: Idade média dos 15 Apóstolos (PP + Q12)
Linha Laranja: Idade do líder mais velho
Linha Verde: Idade do líder mais novo
Linha Preta Quebrada: Idade do Presidente da Igreja
Barras Brancas e Cinzas alternantes: representam cada administração de um Presidente de Igreja (nomes em cima ou abaixo).

O que essa tabela nos demonstra?

Acima de tudo, ela nos demonstra que, progressivamente, a Igreja vem sido liderada por homens cada vez mais velhos.

Isso, sem dúvida, tem suas vantagens. Com o passar do tempo e da idade, ideias e ideais mais radicais e menos conciliadores tendem a se dissipar e dar lugar a posições mais ponderadas e tolerantes. Extremismos de homens como Joseph Fielding Smith e Ezra Taft Benson causaram muita ansiedade quando estes assumiram a presidência da Igreja, mas até chegarem a essa posição, muito do radicalismo de outrora já se havia dissipado, e suas administrações não demonstraram a virulência de suas juventudes. [2][3]

Por outro lado, há certamente desvantagens. Um grupo de homens idosos tem mais dificuldade para entender problemas de jovens, às vezes 3 ou 4 gerações atrás deles. Não há como discutir que os problemas de hoje, e os contextos sociais, econômicos, ou culturais são completamente diferentes de quando Thomas Monson tinha 20 ou 30 anos de idade na década imediatamente após a Segunda Guerra Mundial.

Uma outra questão é a capacidade de produção administrativa: Quando David McKay morreu, alguns Apóstolos não queriam ordenar Joseph Fielding Smith como Presidente da Igreja por ser velho demais, especialmente porque McKay já havia estado tão debilitado durante os últimos anos de seu presidência que fora necessário convocar 3 Conselheiros extras, inchando a Primeira Presidência a 6 membros. Semelhantemente, Spencer Kimball e Ezra Benson sofreram debilidades mentais intensas nos seus últimos anos de vida, forçando a liderança da Igreja a delegar a seus Conselheiros a tarefa de liderar a Igreja de facto. [4][5]

A idade avançada, por exemplo, explicaria umas posturas ideológicas difíceis de se compreender em 2000 ou 2015, mas que seriam perfeitamente normais para 1930 ou 1940. Por exemplo, há alguns anos atrás o Presidente Gordon Hinckley escolheu estabelecer que mulheres SUD não poderiam ter mais que um par de brincos. O Apóstolo Russell Nelson, há meros três anos, escarneceu teorias científicas muito bem estabelecidas há quase um século. [6][7]

Recentemente, uma tabela interativa foi publicada com os dados dos líderes atuais (e recém-falecidos) que explora de maneira didática as idades e tempo de serviço dos respectivos líderes.

Líderes Tabela Interativa

Tabela interativa de líderes da Igreja SUD (15 Apóstolos, ou Profetas, Videntes e Reveladores) , incluindo os 12 vivos e os 3 recém-falecidos. Clique na foto para checar a tabela e suas funções interativas para ver mais informações detalhadas.

Entre outras coisas, essa tabela demonstra que dos 11 Apóstolos vivos (excetuando-se, aqui, o Profeta), 8 deles (73%) tinham entre 57 e 63 anos de idade quando foram chamados ao apostolado. Apenas 2 deles (27%) tinham entre 51 e 53 anos, e nos últimos 10 anos, os convocados tinham 57, 63, e 67 anos de idade. A tendência histórica até aqui óbviamente favorece idosos acima dos 60 anos de idade, com uma pequena minoria de adultos de meia-idade (i.e., acima dos 50 anos), e excluindo completamente adultos (e.g., entre 35 e 50 anos) e adultos-jovens (e.g., entre 25 e 35 anos).

Outra consideração consideravelmente fácil de se visualizar nessa tabela é a alta probabilidade estatística que David Bednar servirá como Profeta, considerando que o chamado profético na Igreja SUD é burocraticamente regimentado: Profeta é o Apóstolo com mais tempo de serviço na liderança (i.e., entre o Quórum dos Doze e a Primeira Presidência).

Um fato interessante que não se pode interpretar dessa tabela, mas certamente fácil de se inferir com sua ajuda, são os credenciais e requisitos curriculares para o chamado apostólico. Dos 11 Apóstolos vivos (novamente, excluindo-se o Profeta), todos subiram pela hierarquia eclesiástica progressivamente, seja pelos chamados religiosos (i.e., Presidentes de Estaca, Representantes Regionais[8], Primeiro Quórum de Setenta), seja por carreira no Sistema Educacional da Igreja (3 deles serviram como Presidentes da BYU). A única exceção, justamente o Apóstolo com mais tempo de serviço de Apóstolo — e, consequentemente, quem recebeu seu chamado há mais tempo e menos representa tendências atuais — que fora chamado sem servir no Primeiro Quórum de Setenta ou como Presidente da BYU é o atual Presidente do Quórum dos Doze Russell Nelson, que galgou os degraus da escada eclesiástica SUD como os demais (i.e., Presidente de Estaca, Representante Regional), mas trabalhava como médico pessoal do idoso e enfêrmo Spencer W. Kimball quando este decidiu chamá-lo diretamente ao apostolado.

Além da notada preferência pela chamada “terceira idade” e homens em idade de aposentadoria, a liderença da Igreja inequivocadamente favorece promoções em etapas dos carreiristas eclesiásticos. Apóstolos são convocados dentre os homens que demonstraram décadas de fidelidade e dedicação à instituição, galgando sequencialmente a ordem de ofícios eclesiais de maneira muito similar ao cursus honorum da República Romana Antiga, que coincidentemente ou não, também serviu de padrão para a Igreja Católica Apostólica Romana.

Que a Igreja é liderada por um grupo fechado de homens idosos é fato inegável. Que a idade média desse grupo vem aumentando com o passar do tempo, e que a preferência por indução de homens igualmente idosos é, face aos dados estatísticos, também inegável. Sem entrar no mérito de que são exclusivamente homens, e que são, no geral, do mesmo contexto sócio-cultural, a questão da preferência por uma gerontocracia certamente tem impacto em toda Igreja, e cultura, Mórmon.

Quando chamarem os 3 novos Apóstolos, e confirmarem os novos 20% dos líderes SUD, na semana que vem, poderemos todos novamente checar essa excelente tabela para comparar suas respectivas idades com as idades dos atuais líderes, e também com suas idades à época de suas ordenações ao apostolado. Se as idades dos calouros se enquadrarem com a tendência histórica recente, saberemos que os líderes atuais não enxergam o processo gerontocrático como algo a ser corrigido. Se as idades, contudo, romperem com essa tendência, isso pode significar uma preocupação em mudanças para o futuro. Sem uma pedra de vidente, essas pequenas dicas são as melhores ferramentas disponíveis na atualidade para contemplarmos as ponderações contemporâneas na liderança SUD.


[1] Reproduzida com permissão, original aqui.
[2] Religion: Smooth Succession? Time, 14 Jan 1974.
[3] Quinn, Michael. The Mormon Hierarchy: Origins of Power. Signature Books, 1994, pp. 256-258.
[4] Quinn, Michael. The Mormon Hierarchy: Extensions of Power. Signature Books, 1997, pp. 55-58.
[5] Mormon President’s Health Raises Questions. Los Angeles Times, 31 Jul 1993.
[6] Hinckley, Gordon. Grande Será A Paz De Seus Filhos. Conferência Geral, Out 2000.
[7] Ver Mórmons Contra Ciência?
[8] Representantes Regionais hoje são estilizados Setenta – Autoridades de Área

29 comentários sobre “Gerontocracia Mórmon

  1. Me desculpem mas, tantas expectativas em cima desses homens tidos como tão “santos” por alguns e nunca vi eles fazerem quase nada pelo mundo, exceto dedicar templos e assinar cheques o dia todo.

    Saudades da Lady Diana que, ela sim, tentava mudar o mundo. E até Angelina Jolie. Estas sim fizeram e fazem muito mais pelo mundo!

    • Eu sou membro e acho legal todos estes posts, comentários.Quero seria melhor de todos os “Cristãos” tivessem a capacidade de amar as pessoas e respeita las com sua escolhas.

      • Magnólia, EU poderia fazer uma lista bem extensa para te apresentar, mas como estou sem tempo e principalmente paciência, vou te passar apenas um site da Igreja, para que estude, se assim quiser: http://www.ldscharities.org
        Depois responda: quem você acha que administra esses projetos imensos? Você não sabe o que diz. Eu conheci em Utah áreas gigantescas, nas quais a Igreja mantém fazendas para produção de alimentos, com o único objetivo de ajudar os necessitados em todas as partes do mundo! Quem supervisiona todos esses projetos, essa estrutura toda? Quem você acha que é? Informe-se melhor, procure conhecer a Igreja a fundo.
        Arranjei um pouco mais de paciência – lembrei de mais um exemplo recente: a Igreja produziu um filme chamado Meet the Mormons e exibiu em salas de cinema por todos os Estados Unidos. Arrecadou alguns milhões de dólares com isso (uns dez, se me lembro bem). O que foi feito com essa grana? Foi toda doada à Cruz Vermelha! Você sabia disso? Você realmente conhece essa Igreja? Informe-se.

  2. Texto muito interessante. Parabéns.
    Os gráficos bem esclarecedores.
    Só lamento não terem entrado no mérito, ainda que especulativo, dos prováveis nomes a serem escolhidos.
    Se formos levar em conta a hierarquia, devem chamar alguém da presidência dos 70.
    O que acham?

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.