John F. Kennedy em Utah

Há 52 anos atrás, 26 de setembro de 1963, Salt Lake City, Utah, recebeu a ilustre visita do presidente estadunidense John F. Kennedy. A imprensa e cidadãos da cidade esperavam com ansiedade sua vinda. Em plena quinta-feira, 3 mil pessoas foram ver sua chegada no aeroporto e outros 125 mil entusiasmados cidadãos de Utah ficaram nas ruas assistindo seu passeio na limusine presidencial até a chegada ao Hotel Utah. Muitos naquele dia lhe perguntavam se ele voltaria a cidade. Kennedy sorrindo lhes respondia:
“Não se preocupem um dia eu volto”.
John F. Kennedy acena à multidão Mórmon em frente ao templo de Lago Salgado

John F. Kennedy acena à multidão Mórmon em frente ao templo de Lago Salgado

Infelizmente, contudo, essa promessa ficou perdida no tempo.

Em menos de dois meses, no fatídico 22 de novembro, Kennedy foi assassinado com um tiro na cabeça em Dallas, Texas. O jornal Deseret News, em 2008, no aniversário de 45 anos de sua morte, fez uma bela homenagem a sua última visita à cidade.  Ele detém quase 400 fotografias tiradas das suas 5 visitas aos estado e muitas delas nunca foram publicadas. O historiador amador Ron Fox as digitalizou e muitas estão disponíveis para todos. As visitas foram em  novembro de 1957 e março de 1959 quando era senador de Massachusetts, e em janeiro e setembro de 1960 durante sua campanha presidencial.

Na sua última visita, Kennedy discursou diante de 2.500 pessoas na Assembleia Legislativa e pela segunda vez teve o privilégio de dar uma palestra no histórico Tabernáculo Mórmon, quando ainda servia como centro para as Conferências Gerais da Igreja. Naquela ocasião, 8.000 pessoas estavam no Tabernáculo e mais 5.000 ficaram do lado de fora na Praça do Templo lotando o local para tentar ouvir algo.

Presidente da Igreja SUD David O. McKay em momento descontraído com o Presidente dos EUA John F. Kennedy

Presidente da Igreja SUD David O. McKay em momento descontraído com o Presidente dos EUA John F. Kennedy

O então Presidente da Igreja David O. McKay o recebeu e presidiu a reunião informal. O coro brindou com o hino “Já Refulge a Glória Eterna”. O presidente falou sobre assuntos políticos e seculares. Em determinado momento fez uma homenagem aos pioneiros locais:

“De todas as histórias de pioneiros e colonos americanos, nenhuma é mais inspiradora que o êxodo mórmon. As qualidades dos fundadores dessa comunidade são as que buscamos na América… As qualidades que gostamos de pensar que esse pais tem: Coragem, paciência, fé, autossuficiência, perseverança e mais que tudo, uma firme determinação… Que lembremos que os mórmons de um século atrás foram perseguidos, processados em minoria, transportados de um lugar a outro, vítimas de violência e ocasionalmente assassinato. Hoje em dia, no curto espaço de cem anos, a fé e obras deles são reconhecidos e respeitados no mundo e suas vozes ouvidas nos conselhos mais altos desse país. Como os mórmons têm sucesso,  a América [EUA] também pode ter sucesso se não desistirmos ou voltarmos para trás.”

Por trata-se de uma reunião informal, após seu discurso Kennedy foi ovacionado e aplaudido de pé por todos.

 Algumas considerações adicionais sobre o Presidente norte-americano visitante e o estado de Utah:
  • Kennedy era do Partido Democrata e a maioria dos  cidadãos de Utah são conservadores eleitores do Partido Republicano.
  • Ele foi o único Católico a ser eleito Presidente dos EUA. Utah é um dos estados com o menor percentual de Católicos.
  • Entre os Apóstolos servindo então estava Ezra Taft Benson, que além de Republicano era conhecido por muitas criticas ao socialismo.
  • Nas eleições de 1960 a maioria da população de Utah votou no Republicano Richard Nixon.
  • Futuramente em 12 de julho de 1972, a irmã e cidadã de Utah Jean Westwood se tornaria a primeira mulher Presidente do Comitê Nacional do Partido Democrata.

No final de seu discurso naquela ocasião, Kennedy deixou uma mensagem que lembra a seção 136 de Doutrina & Convênios:

“Nós devemos ir como pioneiros… para uma terra de paz.”

Teria o carisma e populismo de Kennedy conquistado o tradicionalista e conservador povo de Utah? O que mais lhe impressionou nessa visita histórica?
Leia a matéria do jornal ‘Deseret News‘ sobre esse evento.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s