Milhares de Mórmons Resignam

Milhares de membros pedem resignações d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias por causa das recentes mudanças de política eclesiástica.

FOX Jornalista

A Igreja Mórmon alterou suas políticas internas na semana passada para oficialmente discriminar contra famílias LGBT e crianças em tais famílias. O anúncio destas mudanças, forçado pelo vazamento inesperado do secreto sagrado manual oficial, gerou reações diversas, e surpreendentes, entre membros da Igreja.

Em entrevista ao noticiário da KiviTV, Mark Naugle, advogado em Salt Lake City, reconta como expediu gratuitamente mais de 1,400 solicitações de resignações da Igreja SUD até ontem, e por causa da alta demanda, organizou um evento para o próximo Sábado para legalmente orientar os mais de 1,000 membros agendados a completar suas petições.

Assista a entrevista aqui:

Naugle relata que antes do anúncio da semana passada, ele havia expedito apenas 200 solicitações de resignação em toda sua carreira de Direito. Ele explica que o processo não exige a intermediação de um advogado, podendo ser facilmente realizado através de carta registrada ao seu Bispo e ao Presidente de Estaca. Contudo, ele crê que muitos membros preferem a intermediação para tornar o processo, doloroso para muitos, menos emotivo.

“Porque há tantos, tenho de lhes enviar os formulários em branco, pedi-los que os preencham e enviá-los de volta para mim. Se eles podem fazê-lo facilmente, eu me sinto como se estivesse do outro lado e seguir em frente com o resto do sua vida vale a pena… Renunciar completamente faz uma declaração, que eu não acredito que isso é a coisa certa a se fazer, e que eu não vou ser parte de algo assim de qualquer modo.”

Jornalistas da KiviTV também repetiram contato com o jovem de 17 anos Francisco Negron, cuja história é recontada aqui, para confirmar se após ponderação durante o fim de semana, eles mantinham a mesma decisão de não servir sua missão, e da sua mãe de renunciar a Igreja.

Negron não somente manteve-se firme em não servir missão, como pretende seguir o exemplo da mãe e renunciar da Igreja em protesto.

“Então, eu estou muito confiante com a minha decisão de sair… Amar é uma necessidade humana básica, e eu não poderia impedir ninguém de fazer isso. É errado, na minha opinião… Eu acho que se eu fosse ficar, em qualquer forma, seria uma espécie de aquiescência implícita. “


Leia reações e histórias pessoais de membros aqui.

34 comentários sobre “Milhares de Mórmons Resignam

  1. Será que a igreja não sabia que ia dar esse “rebuliço” todo?

    Uma igreja que os missionários são super bem treinados a dizer as coisas no momento certo, mudar de assunto no momento certo, onde quem ensina é super cauteloso no que vai dizer, não é mesmo?

    Mesmo o assunto sendo secreto, uma hora iria vazar. Eles não sabem o numero de ex membros gays casados com alguém do mesmo sexo? Não sabem que discriminando um filho pode provocar uma dor enorme num pai/mãe?

    Isso me cheira maldade.

  2. “Milhares de Mórmons Resignam”……………….. 1.400 assinaturas feitas…………. isso são MILHARES????? E todas as 1.400 assinaturas são de Mórmons ativos, ou de EX Mórmons?

    vozesmormons, menos sensacionalismo e mais exatidão nos títulos, por gentileza. Senão vocês perderão toda a credibilidade nas notícias divulgadas aqui.

    • Parece que o Luciano Puntel não aprendeu português ou matemática no colégio!

      1,400 assinaturas são mil e quatrocentos assinaturas. Mais do que mil, certo? Adicionados aos mais de mil agendados para o próximo sábado, totaliza-se mais de 2,400 assinaturas, certo? Mais de duas mil assinaturas não são “milhares”?

      Dica do dia? Adição algebraica simples e números ordinais.

      Outra dica, em termos de leitura e compreensão de texto. Um leitor competente, que tenha lido o artigo acima, e compreendido as palavras e as frases que o compõe, percebe as várias histórias pessoais de membros “ativos” que literalmente sofreram com essa decisão da Igreja e com suas decisões pessoais de resignar dela. E esse leitor, se for inteligente, perceberá que essas histórias pessoais foram incluídas no artigo para ilustrar que as estatísticas de números de membros resignando não são números numa tabela contábil, mas pessoas com histórias, crenças, sentimentos, e famílias.

      Dica do dia? Leitura e compreensão de textos.

      E, além das dicas para aprimorar habilidades básicas e primárias de raciocínio, necessários para todos os cidadãos em uma sociedade democrática, deixamos com uma última dica de cunho lógico e ético.

      Desumanizar a experiência pessoal de outras pessoas por não concordar com suas opiniões (e.g., “elas eram ex-mórmons então suas opiniões não contam) não apenas é um comportamento imoral e anti-ético, pois lhe rouba de suas identidades e relevância enquanto indivíduos e lhes invalida seus sentimentos e suas vidas, mas é uma falácia lógica não-estrutural do tipo argumentum ad hominem.

  3. Gostaría de dirigir minha pergunta aosO Conselho da ABEM é formado, atualmente, por quatro membros:
    Antonio Trevisan Teixeira
    Emanuel Araújo Santana
    Kent Larsen
    Marcello Jun de Oliveira

    Primeiramente elogiado o trabalho que vocês vem fazendo, sou blogueiro e sei que não é nada fácil coleta informação para o blog.

    Vocês igual que muito sabe que o manual “azul vol 1″ e totalmente acessível a qualquer membro que queria usar para pesquisar ( na que o mesmo só é disponível para bispo , presidente de estaca e ” auto escalão da igreja”
    Vejo que você estão dando uma ênfase maior no assunto. Que venho acompanhado pela pagina de vocês.
    É pelo fato do vazamento da informação.?
    Pelo fato de querer ir contra a igreja?
    O pelo assunto ser tratá de algo que segundo vocês gera um mídia e debate para a pagina.?

    É meu último questionamento, levando em conta que vocês ensinarão, sobre família etc em suas respectivamente Missões e suponho que vocês são casados.
    Qual e a opinião de vocês. Referente ao assunto

  4. Este é um momento interessante de observar atentamente a Igreja. Tantos pedidos de resignação significam menos membros pagando dízimos e outras ofertas, e também impopularidade. Se continuar havendo baixas significativas, a Igreja pode voltar atrás de alguma maneira.

    • Quando um membro da Igreja pede formalmente para deixar de ser membro e apagar seu nome do ról de registros de membros.

      Para um SUD, é uma medida extrema, pois ela anula todas as ordenanças sacerdotais e, de acordo com a doutrina Mórmon, o separa de sua família por toda eternidade.

  5. Brigham Young uma vez disse que os lideres dessa igreja iriam levar a igreja a beira do inferno, creio que estamos quase la, isso tambem me leva a crer que o dia que a igreja seria varrida de toda sujeira tambem esteja perto. Incrivel como os lideres perdem tempo com coisas que nao deviam enquanto tanta coisa acontecendo no mundo que eles, justamente como supostos Profetas, Videntes e Reveladores deveriam se ocuparem em buscar do Senhor respostas para tais problemas mas ao contrario perdem tempo em mudar politicas de administracao e coisas que nao benefeciam ninguem, muito pelo contrario acabam criando mais problemas. A doutrina do batismo de criancas ja foi revelada ha muito tempo atras e nao ha o que mudar a menos que o propio Senhor revele algo diferente. Toda essa dor de cabeca para a igreja e o resultado de nao seguir as revelacoes do Senhor ou melhor de alterar as revelacoes do Senhor.

    • Bom dia Fábio,
      Como todo respeito! Sua fala diz assim: “A doutrina do batismo de criancas ja foi revelada ha muito tempo atras e nao ha o que mudar a menos que o propio Senhor revele algo diferente.
      Eis que te digo: Já revelou, na semana passada!
      É dificil? sim é difícil, assim como foi todas as revelações que balançou e vai balançar ainda mais. Olhe para a história; um exemplo que posso dar que balançou muito é a história de Abraão. Ele fugiu de seu pai idólatra por ter acabado em um altar para ser sacrificado a “deuses pagãos”, depois de anos e anos o mesmo Ser queo libertou das garras de homens idólatras pediu pra ele sacrificar seu filho Isaque.
      Fábio, creio que estamos naquela fase da colheita, separação do joio do trigo.
      Fábio, continue no velho “barco chamado Sião”,” segure com as duas mãos” e ” use o colete salva vidas”, porque a tempestade vai tragar muita gente!
      Abraço,
      Lígia

      • É óbvio que não se trata de uma revelação. Tanto que a decisão foi tomada e introduzida com discrição e não de forma pública. Se fosse uma revelação, eles deveriam ter ido até a Conferência Geral e ter anunciado a medida como a vontade do Senhor, especialmente quando esta será usada para negar ordenanças de salvação a crianças e adolescentes que tenham vínculos com homossexuais.

        Quando o Pres, Kimball estava para remover a barreira étnica em 1978, ele não se poupou de dizer que se tratava de uma revelação do Senhor. Por que os Profetas e Apóstolos de agora são temerosos de afirmar que recebem orientação divina nesses casos específicos?

      • Ligia, vc teria que ser muito ingenua para acreditar que essa mudanca foi dada por revelacao, talvez vc ainda nao saiba o que e revelacao, talvez vc poderia estudar Doutrina e Convenios novamente e ver que todas revelacoes dadas foram apresentadas como REVELACOES, ou seja quem recebeu a revelacao deve apresentar a igreja como vindo diretamente do Senhor, revelacoes devem serem escritas tambem como revelacoes, E o Senhor disse; E a voz do Senhor veio a mim; Assim diz o Senhor etc… Seu exemplo de Abraao confima o que estou dizendo. A ideia de que qualquer lider pode abrir a boca ou mudar regras e constitui em revelacao nao faz sentido nenhum, isso criaria muita confusao pela parte de Deus. A mudanca feita na semana passada para comecar foi feito em segredo e jamais foi declarada por nenhum lider que tal mudanca foi feita atraves de revelacao e se fosse seria o Presidente Monson que deveria anunciar em conferencia geral para todos membros e depois acrescentado em D&C, o Senhor deixou claro a forma de receber e transmitir revelacoes justamente para nao haver confusao e para que os membros nao sejam enganados. Vc realmente acredita que o Deus todo poderoso que tem estado calado sobre todos os eventos que vem acontecendo no mundo afetando a vida de bilhoes de pessoas, como guerras no oriente medio; genocidios na Africa, milhares de criancas morrendo de fome; desastres e calamidades afetando milhoes de pessoas, sem contar os tsunamis devastadores, os ataques terroristas no EUA, guerras sem fim envolvendo os Americanos, crise economica que afetou milhares de Americanos inclusive causou uma perda milhonaria para a propia igreja, derrepente esse mesmo Deus decide abrir os ceus e a unica coisa a revelar e que os filhos de gays nao mais podem ser batizados? Ligia vc precisa voltar as escrituras e aprender o que significa revelacao, de fato ja fazem muitas decadas que a igreja nao recebe revelacao alguma o que confima as escrituras e profecias feita no livro de Mormon.

      • Volta p seminário,onde que isso foi revelação?
        Foi pura politicagem negando batismo a filhos homossexuais e pior,fazer eles a neguem a seus pais!
        Tudo isso p preservar a imagem da Igreja sendo que agora foi um tiro no pé,p ser revelação tem que ser apresentada a congregação e votada como na Declaração Oficial que se encontra em D&C,enquanto no LM encontramos nefitas indo aos lamanitas p tentar converte-lós da tradições de seus pais,hoje a liderança faz ao contrario negando batismo.

      • Journal of discourses volume 2 dado em 1861. As profecias no livro de Mórmon também confirmam uma eventual dissolução da igreja incorporada e uma nova reorganização pelo poder de Deus.

    • Fabio, vamos aguardar a proxima Conferencia Geral! Obrigada, vou ler D&C e vc vai me fazer um favor: Eh muito inteligente pra escrever “propio” escreva proprio.
      Grande abraco!

      • Perdao pelo erro gramatico, mas o conteudo do meu comentario nao muda. A proxima conferencia geral sera como todas as outras nos ulimos anos com discursos pre fabricados, revisado pelo departamento de publicidade da igreja e lido atraves do teleprompter. Vc acha que o Espirito Santo trabalha dessa forma?

  6. Logo teremos novas “revelações”. A igreja mudará de ideia.
    Pessoas resignado é intolerável para os lideres, isso gera baixa receita.
    Até final de Dezembro teremos novos pronunciamentos.

    • Não se enganem. Óbvio que a liderança da Igreja sabia que haveria resignações, e é justamente isso que eles querem: “separar o joio do trigo”. Eles não querem que essas crianças cresçam entre outras e possam influenciá-las, namorá-las, enfim.

      • Paulo, o trabalho de separar o joio do trigo foi reservado para o julgamento final, a igreja mal consegue distinguir o que e revelacao e vc acha que ela estaria pronta para assumir o papel do Salvador em julgar o mundo? E lembre se que o Senhor comecaria varrendo a sujeira de sua propia igreja, ou seja removendo falsas doutrinas, falsos profetas, hipocritas, falsas tradicoes etc… antes de julgar o mundo. Por favor, siga seu propio conselho e nao SE ENGANE!

  7. acho que os membros deveriam se ajoelhar,para que o senhor testifique da veracidade da igreja e seus lideres.como foi citado acima “os lideres dessa igreja iriam levar a igreja a beira do inferno”,realmente é verdade,quando lideres isso inclui todos aqueles que são chamados a liderar em uma organização,isso q fala a citação.Quando lideres começam a não guardar os mandamentos,criticam o tamanho dos garmets,ou qualquer coisa relacionada a mandamentos e regras da igreja,começam a apostata e leva a igreja a beira do abismo.Se em vez de criticar ou querer q a igreja volte atras,era melhor se ajoelhar e orar e perguntar ao dono da igreja que é o pai celestial sobre essas coisas.Quando uma pessoa se batiza ela aceita a seguir a cristo e seus ensinamentos,se a pessoa não concorda com o mandamento não se batiza,agora ficar querendo q a igreja mude,no reino celestial só vai entrar quem guardou os mandamentos,e isso exige esforço e abandono de coisas que gostamos as vezes vai ser o dinheiro,as vezes o desejo por outro sexo,ou qualquer coisa que seja ao contrario dos mandamentos dado pelo pai celestial,pq quando um mandamento é revelado a igreja são pelos profetas aqueles que pai celestial escolheu para falar em nome dele,e quando não ouvimos os profetas pq não concordamos,pq queremos adaptar os mandamentos a “mim”,então deixamos de ouvir o próprio DEUS.
    A trindade sabe de todas as coisas,se acredita realmente que existe um Deus que nos ama e nao ama nosso pecados.Esculte!
    Sei que os profetas são chamados por Deus,sei por mim mesma

    • Jamile, em nenhum lugar das escrituras somos aconselhados a orar a Deus para saber a veracidade dos lideres, muito ao contrario somos aconselhados a nao confiar no braco da carne. No sonho de Lehi aprendemos que a barra de ferro que significa a palavra de Deus dada por revelacao e profecia que devemos seguir, na verdade nao precisamos orar para obter nem mesmo testemunho da igreja, o unico testemunho que as escrituras nos ensinam a buscar e o testemunho de Jesus Cristo, todo o livro de Mormon ensina que e Jesus quem devemos buscar e nao se apegarmos a nenhum outro. Quanto a criticar as coisas da igreja, nao se trata de criticas e sim de julgar se as coisas de Siao estao em ordem afinal o Senhor deu a seguinte revelacao e responsabilidade aos membros atraves do Profeta Joseph Smith: Doutrina e Convenios Secao 64 38 Pois acontecerá que os habitantes de Sião(Membros da igreja) julgarão todas as coisas pertinentes a Sião.

      39 E por eles pôr-se-ão à prova os mentirosos e hipócritas e conhecer-se-ão os que não forem apóstolos e profeta.(Lideres que se dizem serem Profetas e Apostolos mas nao produzem nenhuma revelacao, visao ou profecias)

    • Jamile você citou uma coisa interessante o tamanho dos garments. Dá então uma olhada na propaganda do shopping da igreja em salt lake city. As fotos mostram pessoas consumindo alcool, mulheres usando roupas ultra decotadas e outro detalhe o shopping funciona aos domingos. Além da declaração OFICIAL do porta-voz da igreja dizendo que não é contra o consumo de bebidas alcoólicas dentro do shopping que PERTENCE A IGREJA. Dois pesos e duas medidas são uma abominação ao senhor.

  8. Mas é muito bom pertencer a uma igreja que as pessoas discordam da liderança, criticam e tentam mudar as coisas.

    Na minha adolescência (por diversos motivos espirituais e sociais) entrei pras Testemunhas de Jeová, e lá, o que a liderança “revelar” com ‘novas luzes’ as pessoas cumprem cegamente. Se o Corpo Governante mandar matar, eles matam sem dó! Em 2002 foram “encorajados” a cortar relações com parentes excomungados ou resignados, hoje é regra, nem filhos podem falar com os pais nessa condição. Nenhum membro ativo reclamou, pois “é ordem do próprio Jeová”. Alguém ter um site crítico sem ser fake? Nem pensar, isso daria exclusão e fama de louco, fora a difamaçào perante a cidade como sendo um “sem vergonha”.

    Eu admiro quem discorda, isso é liberdade.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s