Heber Grant: Faça O Mal, Mas Obedeça

Mórmons acreditam que o Profeta é literalmente a Voz de Deus na Terra. Obediência cega e absoluta aos ditames dele é esperado de todo membro da Igreja.

Heber J. Grant, Presidente d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (1918-1945)

Heber J. Grant, Profeta Mórmon e Presidente da Igreja SUD (1918-1945)

O Apóstolo Marion Romney relatou algo que o Presidente Heber J. Grant lhe havia ensinado sobre obediência ao Profeta:

“Meu filho, você sempre mantenha seus olhos fitos no Presidente da Igreja, e se ele lhe pedir para fazer algo errado, e você o fizer, o Senhor lhe abençoará por isso.”

Mórmons são ensinados que obediência é a “primeira lei do céu” e, portanto, o princípio mais importante de sua religião. Devem os membros da Igreja ignorar suas próprias consciências, seus instintos e seu julgamento pessoal e apenas obedecer o Presidente da Igreja sem hesitação ou questionamento?

38 comentários sobre “Heber Grant: Faça O Mal, Mas Obedeça

  1. Tive um bispo que falava algo parecido com isso, logo que entrei para a igreja, ainda adolescente. Como sempre fui muito curioso e sempre lia muita coisa relacionada a nova fé, mais dentro dela do que fora, achava interessante e curioso tudo d enovo que me era ensinado.

    Ele afirmava algo como: “se um líder levar você até a porta do inferno, siga-o. Você não precisa entrar depois dele, mas apoie-o até ali”. Alguns anos atrás, já perto da idade de hoje, eu novamente pensava sobre esse assunto e na época cheguei à simples conclusão (relacionada à ideia passada por esse meu bispo): os líderes são pessoas, falhos e imperfeitos, e precisam de nosso apoio mesmo quando erram, pois precisam de amigos por perto caso abram o coração para ouvir e assim corrigir algum mal feito. Mas mesmo essa lógica não tem muito sentido, pois muitos erros podem lesar outros membros, ou até ser pecaminosos em essência, o que de fato faz essa ideia de apoio ter um campo de aplicação muito pequeno, mais com relação a atitudes (como um gênio forte ou teimosia) mesmo do que ações (como fraude ou outras).

    No caso do ensinamento de J. Grant, vejo sim como danoso, ainda mais em se tratando de pessoas sem muito senso de lógica ou mesmo bom senso (algo comum entre prosélitos e maioria dos devotos). Com ideias como essa é que se perpetuou, na igreja em tempos passados (com certos resquícios), várias atitudes de líderes intrometendo-se na vida pessoal dos membros a bel prazer. E aqui infiro que podemos incluir os ‘bispos casamenteiros’, que por serem líderes arranjavam casamentos com certa facilidade mesmos os nubentes não estando muito confortáveis sobre o assunto… e por aí vai.

  2. Acho loucura obedecer cegamente esse povo, o que eles falam são conselhos e devemos ponderar e ver o que melhor se aplica mas, a maioria são fanáticos e sem bom senso racional que é o mínimo que todo ser humano deveria ter, se eu seguisse eles tão cegamente como a maioria faz, já estaria casada com rapazes mais do que ignorantes, sem trabalho e 10 filhos para criar, ainda bem que saí em tempo.

    Devemos sim ouvir conselhos mas NUNCA desistir da nossa PRÓPRIA opinião!

    • A fonte da citação está embutida em um link no artigo acima.

      Por via de regra e convenção, se as citações não contém suas fontes por escrito, estarão embutidas em um link introduzindo-a.

      • Poderia ter colocado toda a citação, seria mais fácil de entender. Porém, não tem como tirar conclusões com apenas uma citação isolada, lembrando que atrás de uma citação como essa, existe um discurso inteiro, onde nos ajudaria a entender a posição dos líderes da igreja. Joseph Smith disse : “Ensino aos membros os princípios corretos e eles governam a si mesmos”. Se querem conhecer os Mormons, entrem em nosso site, ele é infinitamente mais completo do que esse.
        Leio bastante, tanto em português, como inglês e nunca vi nada sendo ensinado sobre liderança cega aos líderes, mas a Deus, quando sabemos e temos certeza que provém Dele, pois tem muita coisa que nem o profeta saberia nos dizer o porquê. Fácil de encontrar vários exemplos no Velho e Novo Testamento…. Fica a dica…
        Talvez um bispo ou outro falará sua opinião pessoal e quem sou eu para julga – lo? Quando meu bispo se engana em algo, rapidamente falo com ele e assim crescemos juntos e ele continua sendo meu bispo.
        Abraço

      • Essa é a citação toda.

        O discurso na íntegra pode ser encontrado no link no artigo.

        Você nunca viu nada sendo ensinado sobre obediência cega? Viu aqui. Marion Romney dizendo isso em plena Conferência Geral.

        Se queremos conhecer os Mórmons? Nós somos Mórmons. Nós acumulamos centenas de artigos no nosso site sobre aspectos do Mormonismo que a maioria dos Mórmons não conhecem. Ou nunca prestaram atenção, como por exemplo, as insistências em obediência cega. Há outros exemplos disso, que você talvez não tenha prestado atenção. Só no artigo acima, há outros dois links para um discurso do Thomas Monson e uma lição de manual que reforçam esse princípio.

  3. Eu vejo isso com frequência. Bispos, presidentes de estaca, sumo conselheiros, todos eles falando que a gente tem que obedecer sem questionar, fazer tudo que os profetas e os doze nos dizem sem pensar. Eles até falam que é proibido estudar literatura que não seja o oficial publicada da igreja, e que a gente tem que evitar sites como esse. Obedecer, obedecer, obedecer. De preferência, sem pensar muito. Por que vocês acham que eles ficam falando pra gente se casar cedo, não adiar para casar e ter filhos? Quando mais cedo casa e começa a ter um monte de filhos, menor a chance de ter tempo pra ler e estudar, porque você tem que trabalhar pra sustentar a mulher que não pode trabalhar fora e o monte de filhos pequenos.

    • Sou um líder da igreja e não ensino esse tipo de coisa. O que falta para muito membro é estudar as escrituras, você poderia ter ensinado esses líderes a fazerem de maneira correta seus sermões. Eles ensinaram o que sabiam e você retém o que sabe…. A igreja é governada por conselhos, onde aprendemos uns com os outros.
      Olhamos os erros dos líderes ao invés do nosso, um erro fatal para nossa fé. Vejo homens que na sua simplicidade ensinariam errado um preceito ou outro, mas seriam os primeiros a chegar na minha casa quando eu precisasse. E se não, foi porque eu não avisei e fui orgulhoso para não pedir ajuda… Sabe, me esforço de coração para meus irmãos, como amigo, pois não somos melhores do os outros. Porém, ainda assim, recebemos críticas alheias… Sabemos que um casamento não pode ser forçado, a obediência e qualquer outra coisa

    • Perfeito seu comentário, eles obrigam a casar rápido e depois vc que se vire com sua vida louca e estressada, cheia de filhos e nada de $$$ afinal quem não estuda nunca será ninguém na vida e isso é o que querem os mórmons, ignorantes que os seguem sem pensar.

    • Boa noite irmãos. Incrível. Isso acontece na Ala que frequento. Vejo um bispo jovem, casado a dez anos com uma moça bonita. Agora eles tem três filhos pequenos. A esposa dele as vezes desabafa com minha esposa. Ela diz que antes de casar, trabalhava,, estudava, tinha o próprio carro, com seu próprio dinheiro e bem elegante, agora com três crianças pequenas, mau tem tempo para se maquiar, e mesmo assim precisa demonstrar ser feliz no casamento e ter uma família eterna, porém vemos no rosto dela a tristeza. Os conselhos de nossos líderes que o rapaz deve fazer uma missão quando chegar a idade, sem adiar, abandonar tudo e quando retornar da missão procurar uma jovem para casar e ter filhos, procurar crescer juntos, com dificuldades, e mesmo assim ser felizes. No meu ponto de vista não vejo muita felicidade nessa decisão. Meu filho chegou de missão ano passado, dois meses depois arranjou uma namorada e já estava planejando o casamento, mesmo com um trabalho de salário mínimo e precisei abrir os olhos dele, sendo criticado pela minha esposa e alguns da igreja, mas, ainda bem que ele percebeu e adiou o casamento e também do namoro, agora está na faculdade, trabalhando e com seus objetivos mais concretos e, acredito, mais acertados. Quero dizer com isso, que essa ideia da igreja que devemos obedecer cegamente, não deve ser tomado na íntegra. Como vemos que a igreja ensina, na batalha nos céus, o único que prometeu resgatar todos os homens foi lúcifer (satanás), ele queria pregar a obediência cega. Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pregou o livre arbítrio e acho que deve ser assim. Devemos obedecer mas com bom senso. Somos seres pensantes e inteligentes.

  4. Falando em sentido carnal e nao espiritual. Uma vez uma vizinha foi em casa pedir socorro, porque o marido dela o batia, pediu por favor que fica-se naquela noite com agente, falei para meu pai que a deixa-se dormir la porque nao e bom agente negar quando alguém pedi socorro. Pouco depois o marido veio e queria levar ela a força, puxou ela com todas as forças enquanto ela se segurava na porta da nossa casa, a esa situação meu pai mediu força com o homem tentando fazer o homem parar de puxá-la para fora. Conseguimos com q a mulher fica-se em casa aquela noite, e claro que minha mãe e meus irmãos estavao presentes. No outro dia o homem furioso saiu contando a história de que os crentes da nossa casa tinham roubado a mulher dele. Nao sei quantos acreditaram nessas conversas mas provavelmente um montão de gente deve ter acreditado nessa história. Mas a verdadeira historia mesmo so agente que sabe, embora fica-se chocado pela repercussão da situação, orei a respeito agradecendo pelo que aconteceu, fiquei sem palavras porque doeu no coração. Fiquei com vergonha porque parecia que todos estavam nos julgando como ladrão de mulheres alheias. O que quero dizer com esa historia toda e o seguinte, humanamente falando, quantas historias vocês ja devem ter ouvido e escutado alguém falar ou dizer e prontamente julgar como se iso fosse realmente verdade sem antes analizar, estudar, pesquisar. É igual a historia que o profeta Natan lhe contou ao rei David sobre o homem que so tinha um animalzinho com quem compartilhava tudo quanto tinha, ate que um homem rico que tinha tudo quanto e tipo de animal lhe tirou o único animalzinho por pura cobiça. O rei, al saber da historia rasgou o vestido e jurou diante de Deus que aquele tal deveria morrer sem perdão. Mas o profeta Natan lhe disse: Você e aquele homem, porque tirou do Potifar a única mulher que ele tinha, enquanto você tinha bastante esposas, e concubinas y virgens, e se quisesse era so pedir que Deus te dava muito mais y bla,bla,bla…
    Lhes pergunto, o que lhes acrescenta falar dos mormons e dos sicranos como se eles fossem os mais errados de toda a raça de crentes que existi? Todos sabemos e ja estamos carecas eu pelo menos ja estou careca de saber que homens perfeitos e lideres perfeitos que nao existem, todos os dias é um poste que so fala mal dos mormons, que poe em duvida se a igreja e verdadeira ou não, ou se seus lideres são inspirados ou não, ou se os profetas são chamados por Deus ou sei la por quem. Esa atitude parece ou claramente me diz o seguinte, os mormons e uma seita, uma mentira do diabo, uma escoria que entre cristão nao deveria nem existir nao creiam nela, nao participem nao escutem, são raças de víboras e etc…
    Mas voltando agora em mim mesmo, olhando para mim, entrando na minha vida espiritual. Sei e peguei este ensinamentos dos mormons e estou muito agradecido a eles pelos bons exemplos que me passaram, lembrando somente do que e bom. Que nao e da doutrina de Cristo semear a discórdia e a divisão entre irmãos igreja e qualquer coisa que seja. Que nao permiti ou seja que nao aconselha e nao é de seu ensinamento brigar ou colocar contenda nenhuma igreja a nao ser a igreja de satanás. Porque tenho este entendimento e sei que isto é de Deus que todas as verdades que estão em cada denominação pertencer somente a Cristo, e cabe a mim acata-lo para o meu progreso. Em provérbios disse: … o sábio ouvira e sua sabedoria aumentara… Ouve o conselho o justo e sua justiça aumenta a cada dia. Paulo aconselhou que devemos analisar tudo e reter somente aquilo que vai nos servir como progresso espiritual. Mas o que semeia contenda e fala e julga, diante de Deus não são bem vistos e nao por isso que vai acabar ou engrandecer uma denominação, o que pode fazer diferença mesmo são nossas boas atitudes y fazer bem sem tentar derrubar alguém ou uma instituição qualquer por inveja ou por olho grande. Faça sua parte apenas e espera no Senhor se em verdade hachar que todos estão errados e então Deus te respondera e tte dira qual caminho e melhor para vocês seguir. Falando com sinceridade, nao estou me doendo que falem dos mormons, podem falar o quanto quiserem somente que isso não lhes acrescentara em nada, o guardar dos mandamentos de Deus e amar o próximo e fazer o que é certo, e o que lhes engrandecerá.
    Shalon…

  5. O que eu vou perguntar não tem a ver com o poste mas é um curiosidade minha: já ouvi falar essa história mas como não era membro na época não sabia e queria saber se é verdade que o Gordon B o ex- profeta divulgou em uma conferencia geral um número de telefone para membros ligarem caso soubessem de alguma mulher ou vizinho que sofria abusos do marido.

  6. “Obediência cega e absoluta aos ditames dele é esperado de todo membro da Igreja.”

    Para os mais fundamentalistas sim. Porém, não foi issoq ue o primeiro líder da Igreja ensinou:

    “Ouvimos, de homens que portam o Sacerdócio, que fariam qualquer coisa que lhes dissessem aqueles que presidem sobre eles – ainda que soubessem que era errado. Mas obediência como esta é pior do que tolice para nós. É escravidão ao extremo. O homem que assim, de bom grado, se degrada não deveria reivindicar um posto entre os seres inteligentes, até que ele abandonasse esta sua insensatez. Um homem de Deus… desprezaria essa ideia… Outros, no extremo exercício de sua autoridade onipotente, ensinam que tal obediência é necessária, e que não importa o que os Santos fossem instruídos a fazer pelos seus presidentes, deveriam fazê-lo sem quaisquer perguntas. Quando os anciões [élderes] de Israel abraçam estas noções extremas de obediência a ponto de ensina-las para o povo, geralmente é porque eles têm, em seus corações, o desejo de fazer o mal eles mesmos…”— Joseph Smith, em ‘Estrela Milenar‘, vol. 14, n. 38, Cap. Sacerdócio, pp. 594-5.

    Com todo o respeito as autoridades gerais e profeta atual, e como colaborador e amigo do blog eu prefiro seguir a Joseph Smith que ao Presidente Grant nesse sentido.

  7. Isso nao tem fundamento em escrituras e portanto nao passa de heresia. As escrituras ensinam que devemos seguir o Espirito Santo e ele nos ensinara todas coisas. Essa ideia de seguir os lideres contradiz as escrituras que ensina em nao confiar “no braco da carne” Devemos sim seguir o Profeta quando ele revela ou profetiza algo, a importancia de ter um profeta que comunica a vontade do Senhor e muito importante. Devemos porem entender o que e uma revelacao e o que e profecia. Muitos membros dizem que o Profeta recebe revelacoes o tempo todo e as coferencias estao repletas de revelacoes, serio? Entao o Profeta esta guardando todas revelacoes para si mesmo. Para entendermos o que e uma revelacao devemos olhar para as escrituras e nao recorrer as tradicoes, ideias dos homens ou mesmo especular. De acordo com as escrituras revelacoes sao: Comunicacao direta de Deus; Revelacao e algo que revela algo novo, (conhecimento que ainda nao existe); Vem do Espirito; E dada aquele que foi escolhido por Deus para receber la; e transmitida ao povo como se o Senhor tivesse falando ( E assim diz o Senhor; Ouvi a voz do Senhor etc..) As revelacoes dada a Joseph Smith foram todas transmitidas como se o Senhor estivesse falando (na primeira pessoa) Joseph Smith, Lehi; Nefi, Moises, nunca transmitiram revelacoes em suas propias palavras e ideias. Revelacoes devem serem escritas e publicadas, nunca o Senhor deu uma revelacao sem ordenar que fosse registrado por escrito; Revelacoes nunca contradizem revelacoes anteriores. Dessa forma e atraves das escrituras podemos saber se os lideres estao recebendo revelacoes ou nao. Um lider subindo no pulpito e dando um discursso (por mais bonito que seja) nao constitui em revelecao a MENOS que ele declare que e uma revelacao vindo do Senhor, publique como tal e nao esteja em contradicao com outras revelacoes. Qualquer coisa fora isso nao e revelacao e os membros nao estao sob condenacao por nao obedecer. Essa e maneira que o Senhor sempre trabalhou.

  8. “Devem os membros da Igreja ignorar suas próprias consciências, seus instintos e seu julgamento pessoal e apenas obedecer o Presidente da Igreja sem hesitação ou questionamento?”

    Nem tudo o que um profeta diz é oficial e vontade do Senhor. Ele tem suas opiniões e é um homem normal. Não vemos o caso de Doutrinas de Salvação com todos os erros e opiniões do então apóstolo Joseph F. Smith futuro Presidente da Igreja?

    Creio em revelação pessoal. Um exemplo simples:

    Fui para a Missão com 21 anos. Alguns líderes queriam que fosse com 19 mas, não tinha terminado o Ensino Médio. senti que deveria fazer isso e na Conferência Geral de outubro de 2012 o Presidente Monson disse que era pra ir com os estudos completos(o Ensino Médio pelo menos). Num discurso disse simplesmente que o jovem deve orar e se ele sentir que deve ir mesmo sem o Ensino Fundamental que vá mas, que sinta pelo Senhor e não porque alguém simplesmente disse. lembremos do conselho de Ronald E. Poelman que foi mudado na Liahona da Conferência Geral de Outubro de 1984:

    Versão original

    “De fato, não é suficiente que obedeçamos os mandamentos e conselhos de líderes da Igreja. Em resposta , pelo estudo, oração e influxo do Santo Espírito, um testemunho pessoal de que o principio ou conselho é correto e divinamente inspirado.”

    Versão publicada

    “Devemos obedecer mandamentos e conselhos dos lideres da Igreja: mas também buscar e obter pelo estudo, oração e influxo do Santo Espírito, um testemunho pessoal de que o principio ou conselho é correto e divinamente inspirado.”

    No caso com a mudança sutil é mostrado que devemos obedecer sim. mas, na realidade devemos ter um testemunho se sim é algo correto para depois fazer senão, será mais uma exigência da Igreja e não do Senhor.

  9. Muitos pensarão “está em apostasia”, pois não vejo a obediência cega como algo espiritual. Ela leva à preguiça mental e pressupõe uma ideia de perfeição por parte do Profeta, quando na realidade , não o é.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s