Joseph Smith: Obediência

O que ensinou Joseph Smith sobre o quanto devemos obedecer aos líderes da Igreja? O que ele ensinou sobre o conceito de que SUDs devem sempre obedecer aos seus líderes e seguir seus conselhos sem questioná-los?

Joseph Smith, jr., ca. 1843, por Lucien Foster.

Joseph Smith, jr., ca. 1843, por Lucien Foster.

“Ouvimos, de homens que portam o Sacerdócio, que fariam qualquer coisa que lhes dissessem aqueles que presidem sobre eles – ainda que soubessem que era errado. Mas obediência como esta é pior do que tolice para nós. É escravidão ao extremo. O homem que assim, de bom grado, se degrada não deveria reivindicar um posto entre os seres inteligentes, até que ele abandonasse esta sua insensatez. Um homem de Deus… desprezaria essa ideia… Outros, no extremo exercício de sua autoridade onipotente, ensinam que tal obediência é necessária, e que não importa o que os Santos fossem instruídos a fazer pelos seus presidentes, deveriam fazê-lo sem quaisquer perguntas. Quando os anciões [élderes] de Israel abraçam estas noções extremas de obediência a ponto de ensina-las para o povo, geralmente é porque eles têm, em seus corações, o desejo de fazer o mal eles mesmos…” — Joseph Smith (Estrela Milenar vol. 14 n. 38 Cap. Sacerdócio pp. 594-5).

 

Leia mais sobre os ensinamentos de Joseph Smith:

Sobre Liberdade de Pensamento

Sobre Abolição da Escravatura

Sobre Pecados e Caridade

Sobre o seu futuro em Utah

13 comentários sobre “Joseph Smith: Obediência

  1. Pingback: Labão e os muitos “Labões” | Vozes Mórmons

  2. Fiquei pensando em como aplicar esta citação em minha vida…

    Como posso ensinar o princípio da obediência com sinceridade e em harmonia com a escritura “Não sei, exceto que o Senhor me ordenou”?

    • David,

      acho que a frase expressa a humildade de Adão ao agir por fé, sem um conhecimento perfeito, mas ao mesmo tempo aponta para o fato de que ele desejava saber e buscou tal conhecimento. Do contrário, ele não teria sido instruído por um mensageiro.

  3. Obrigado amigo. Acho muitíssimamente válida sua opinião!
    Até porque, no caso dele (Adão), a instrução veio diretamente de Cristo e não por intermédio de homens… Difícil questioná-LO! (rsrs)
    Obs. Acho que esta passagem de escritura é a menos compreendida entre os santos, e a que dá mais “embasamento” para a “obediência cega”!

    Ademais, acredito que a questão de “filtrar” os conselhos dos “líderes” perde a complexidade levando em conta a sensibilidade espiritual que tivermos (ou que deveríamos ter) no momento em que recebermos a “orientação”, ou seja, se estivermos preparados e sensíveis espiritualmente, podemos discernir se uma instrução vem de Deus através do líder eclesiástico ou se vem apenas do intelecto do homem que porta o cargo de liderança, o que não a desvalida, mas a torna passível de refuta.

  4. sinceramente nunca concordei com essa obediência cega aqui na ala que frequentei por tantos anos,vejo pessoas sem nenhum tipo de estrutura para ter filhos e só parindo,sofrendo ao meu ver abuso físico,com um salário e nenhum foco em faculdade ou trabalho,e os líderes só aconselhando!

  5. Eu nunca fui ensinada na igreja SUD, a ter obediência cega, aliás, fui ensinada que cada mandamento tem um propósito. Que até mesmo o fato de “multiplicar” é questão para que os casais tivessem filhos, próprios ou adotivos, mas com consciência da quantidade, e que não ficassem apenas o casal sem filhos. Temos uma coisa muita importante que é sabedoria, e temos que usa lá.

  6. Saber que algo pedido por seu líder, é ou está errado, e seguir o curso desta ação”(…)é escravidão ao extremo(…)!” Sou contra a, obediência cega, ela precisa vir acompanhada por doses racionais, a oração e confirmação do Espírito Santo,sendo esta última para mim a mais importante. Excelente este texto!

  7. Minha experiência como membro na igreja e como líder que trabalhei em diversos cargos aprendi que o Espírito é o mais importante devemos estar sempre dignos para receber orientação do Espírito do Senhor e a resposta de como obedecer a um líder sem questionar e se ele fala a verdade ou não é por meio do Espírito Santo ele confirma a verdade de todas as coisas!! Eu servi missão na igreja e nunca vou dizer que aquelas pessoas as quais se batizaram se converteram por meio do meu poder nunca foi meu poder ou estudo foi por meio do Espírito do Senhor eu apenas fui um instrumento nas mão do Senhor. Assim como qualquer instrumento estiver afinado fará seu efeito eu devo estar digno na igreja.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s