Brigham Young: Mulheres Choramingam Demais

O Presidente Brigham Young fez os seguintes comentários sobre esposas e seus relacionamentos com seus maridos, em setembro de 1856:

Brigham Young

“Agora, para minha proposta; é mais particularmente para as minhas irmãs, como é frequente acontecer que as mulheres dizem que são infelizes. Os homens dirão: “Minha esposa, embora uma excelente mulher, nunca viu um dia feliz desde que eu arrumei a minha segunda esposa”; “Não, não houve um dia feliz por um ano”, diz um; e outro não tem visto um dia feliz há cinco anos. Diz-se que as mulheres são amarradas e abusadas: que elas são mal usadas e não têm a liberdade que deveriam ter; que muitas delas nadam em uma inundação perfeita de lágrimas, por causa da conduta de alguns homens, juntamente com a sua própria loucura.

Eu desejo que minhas próprias mulheres compreendam que o que vou dizer é tanto para elas como as demais, e quero que aquelas que estão aqui contem a suas irmãs, a todas as mulheres desta comunidade, e, em seguida, escrevam lá para os Estados Unidos, e façam o que quiserem com isso. Eu estou dando-lhe de hoje até o dia 6 de outubro próximo, para reflexão, que vocês possam determinar se desejam ficar com seus maridos ou não, e então eu vou soltar cada mulher em liberdade e dizer a elas “Agora siga o seu caminho”, minhas mulheres com as demais, sigam o seu caminho. E as minhas mulheres têm que fazer uma de duas coisas; ou se segurem firmes para para suportar as aflições deste mundo, e viver sua religião, ou podem ir embora, porque não as quero comigo. Eu irei para o céu sozinho, ao invés de ter arranhação e brigas em torno de mim. Vou soltá-las todas em liberdade.

“O que, a primeira esposa também?” Sim, eu vou libertar todas vocês.

Eu sei o que minhas mulheres vão dizer; vão dizer: “Você pode ter tantas mulheres quanto você quiser, por favor, Brigham”. Mas eu quero ir a algum lugar e fazer alguma coisa para me livrar das choronas; não quero que elas recebam uma parte da verdade e rejeitem o resto porta afora.

Desejo que minhas mulheres, e as mulheres do irmão Kimball e as do irmão Grant, e cada mulher neste território, que vão embora, ou então que digam em seus corações que irão abraçar o Evangelho – todo ele. Diga aos gentios que eu vou libertar todas as mulheres neste território em nossa próxima Conferência. “O que, a primeira esposa também?” Sim, não haverá nenhuma presa em cativeiro, todas devem ser libertadas. E que o pai seja o chefe da família, o mestre de sua própria casa; e que as trate como um anjo as trataria; e que as esposas e os filhos digam amém a tudo o que ele diz, e que se sujeitem a todos os seus ditames, ao invés de ficar ditando ao homem, ao invés de ficar tentando governá-lo.

Sem dúvida, alguns estão pensando, “Eu desejo que o irmão Brigham explicasse o que seria dos filhos.” Vou dizer-lhes como meus sentimentos são; vou deixar as minhas mulheres levar as crianças, e tenho propriedade suficiente para sustentá-los, e posso educá-los e, em seguida, dar-lhes uma boa fortuna, e posso dar um novo começo.

Eu não desejo manter uma partícula de minha propriedade, exceto o suficiente para me proteger de um estado de nudez. E eu diria, esposas vocês fiquem com as crianças, apenas não ensine-lhes a iniquidade; pois se o fizerem, vou enviar um Élder, ou irei eu mesmo, para ensinar-lhes o Evangelho. Você ensinar-lhes a vida e salvação, ou vou enviar Élderes para instruí-los.

Que cada homem trate, assim, suas esposas, mantendo roupas o suficiente para vestir seus corpos; e diga a suas esposas “Leve tudo o que eu tenho e seja posta em liberdade, mas se você ficar comigo você deve cumprir a lei de Deus, e também sem qualquer murmuração e choramingo. Você deve cumprir a lei de Deus em todos os aspectos, e aguente o tranco para caminhar até a marca sem quaisquer grunhidos”.

Agora, lembrem-se que em duas semanas a partir de amanhã eu vou para libertar todas vocês. Mas a primeira mulher dirá: “É difícil, porque vivi com o meu marido vinte anos, ou trinta, e criei uma família de crianças para ele, e é uma grande provação para mim ele ter mais mulheres”; então eu digo que é hora de você dar a ele até outras mulheres que vão lhe dar ainda mais filhos. Se minha esposa tivesse me dado todos os filhos que poderia dar, a lei celestial me ensina a arrumar mais mulheres jovens que ainda possam ter filhos.

Vocês entendem isso? Já lhes disse muitas vezes que há uma multidão de espíritos puros e santos esperando para tomar tabernáculos, agora qual é o nosso dever?- preparar tabernáculos para eles; tomar um rumo que não vai tender a conduzir os espíritos para as famílias dos iníquos, onde serão treinados na maldade, devassidão, e toda espécie de crime. É o dever de todo homem e mulher justos preparar tabernáculos para todos os espíritos que possam; portanto, se minhas mulheres forem embora, eu irei e procurarei outras que vão viver a lei celestial, e que todas as que agora tenho vão aonde bem entenderem; embora eu irei enviar-lhes o Evangelho.

Esta é a razão pela qual a doutrina da pluralidade de esposas foi revelada, para que os espíritos nobres que estão esperando por tabernáculos possam ser trazidos à luz.

Se os homens do mundo estivessem certos, ou se eles estivessem em qualquer lugar perto de certos, poderia não haver a necessidade que existe agora. Mas eles estão totalmente entregues à idolatria, e a toda sorte de iniquidades.

Se eu acho que os meus filhos serão condenados? Não, não acho, porque vou lutar o diabo até salvá-los todos; tenho a minha espada pronta, e é uma de dois gumes. Eu não tenho nenhum medo disso, pois teria quase vergonha do meu corpo se ele gerasse uma criança que não iria cumprir a lei de Deus, embora eu possa ter algumas crianças indisciplinadas.

Vou pedir-lhe um bom número de coisas, e para começar vou perguntar, qual é a sua oração? Você não pede para se aumentarem os justos, enquanto os injustos devem se reduzir e definhar? Sim, essa é a oração de cada pessoa que reza. Os metodistas oram por isso, os batistas oram por isso, e a Igreja da Inglaterra e todos os reformadores, e até os Quakers não são exceção. E se as mulheres que pertencem a esta Igreja vão virar Quakers, acho que suas tristezas em breve chegarão ao fim.

Irmãs, não estou brincando, eu não jogo fora a minha proposta para brincar com seus sentimentos, para ver se vocês vão deixar seus maridos, todas ou qualquer uma de vocês. Mas sei que não há nenhuma cessação da lamentação eterna de muitas das mulheres neste território; estou convencido de que este é o caso. E se as mulheres se desviarão dos mandamentos de Deus e continuarão a desprezar a ordem do céu, vou rezar para que a maldição do Todo-Poderoso estaja perto de seus calcanhares, e que as sigam o dia todo. E aquelas que entram nele e são fiéis, prometo-lhes que serão rainhas no céu, e governantes para toda a eternidade.

“Mas”, diz alguém, “Eu quero ter o meu paraíso agora”. E diz outra, “Eu achava que estaria no paraíso se eu fosse selada ao irmão Brigham, e pensei que estaria feliz quando me tornasse sua esposa, ou do irmão Heber. Eu o amei tanto, que pensei que ia ter um céu logo de cara, aqui na terra.”

Quão curiosa doutrina é, que estamos nos preparando para desfrutar! O único céu para vocês é o que vocês fazem a si mesmas. Meu céu está aqui [colocando a mão sobre o seu coração]. Eu levo-o comigo. Quando espero tê-lo em sua perfeição? Quando eu chegar na ressurreição; em seguida, vou tê-lo, e não antes.

Mas agora temos de combater o bom combate da fé, espada na mão, tanto assim como os homens têm quando vão para a batalha; e é uma guerra contínua de manhã e à noite, com a espada na mão. Este é o meu dever, e esta é a minha vida.

Mas as mulheres vêm e dizem: “Realmente, irmão John, e irmão William, pensei que você estava fazendo um paraíso para mim”, e elas têm problemas porque um céu não lhes é feito para elas pelos homens, embora o arbítrio seja sobre as mulheres, bem como sobre os homens. A verdade é que há uma maldição sobre a mulher que não há sobre o homem, isto é, que “todo o afeto dela deve ser direcionado no sentido de seu marido,” e qual é o próximo? “Ele terá domínio sobre você.”

Mas como é agora? O seu desejo é o do seu marido, mas vocês se esforçam para reinar sobre eles, enquanto que o homem deve reinar sobre vocês.

Alguns podem perguntar se é esse o caso comigo; vá para minha casa e more lá, e então você vai saber que sou muito gentil, mas que sei governar.

Se eu tivesse apenas sábios com quem conversar, não haveria necessidade de dizer o que vou dizer. Muitos e muitos Élderes não sabem melhor do que ir para casa e abusar de tão boa mulher quanto habita nesta terra, por causa do que eu disse esta tarde. É você, que age dessa forma, apto para ter uma família? Não, você não é, e nunca será, até conseguir um pouco de bom senso.

Então você pode ir para o seu trabalho e magnificar seus chamados; e pode fazer o melhor que sabe; e por esse motivo prometo a salvação, mas sobre nenhum outro princípio.

Se eu estivesse falando com um povo que se compreendesse e a doutrina do santo Evangelho, não haveria necessidade de dizer isso, porque vocês iriam entender. Mas muitos têm sido (o que posse dizer? Perdoem-me, irmãos), dominados por suas mulheres por tanto tempo, que não sabem o lugar do homem ou da mulher; abusam e governam uma boa mulher com mão de ferro. Com eles é como Salomão disse – “Mesmo que você batesse num tolo até quase matá-lo, ainda assim ele continuaria tão tolo como antes.” Você pode falar com eles sobre seus deveres, sobre o que é exigido deles, e ainda assim são tolos, e continuarão a ser.

Preparem-se por duas semanas a partir de amanhã; e vou lhes dizer agora, que, se vocês decidirem ficar com seus maridos, depois de eu ter libertado vocês, vocês deverão se curvar a ele, e sujeitar-se à lei celestial. Você pode ir aonde quiser, depois de duas semanas a partir de amanhã; mas, lembre-se, que eu não vou ouvir mais nada desses choramingos.

No meio de todas as minhas palavras duras, darei broncas? – Estou disposto, no meu coração, a abençoar esse povo; e eu lhes abençoo, em nome de Jesus. Amém.” — Brigham Young (Journal of Discourses 4:55 ênfases nossas)


Leia mais sobre Brigham Young e o direito das mulheres

Leia mais sobre o que Brigham Young achava de médicos

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre Adão

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre negros

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre poligamia e expiação

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre a palavra de sabedoria

Leia mais sobre a proibição de ordenação de negros ao Sacerdócio

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre honestidade

25 comentários sobre “Brigham Young: Mulheres Choramingam Demais

  1. Ele era um senhor muito bitolado com as coisas religiosas algo semelhante a diversos usuários do youtube que são membros e vivem falando de forma fanática sobre religião e doutrina. Não se deve levar a sério o que ele falou na época pois mesmo em sua época muitos o considerava como um doido. Com todo respeito a seus decendentes é claro!

  2. O poder leva o homem a loucura. Um discurso como esse nos mostra o tipo de poder que o Brigham Yong exercia em sua época.
    Um discurso manipulador, utilizado a seu próprio interresse e dos demais homens polígamos da igreja.
    Isso só mostra que grande parte dos profetas mórmons eram apenas um homem comum com um cargo elevado. Onde os seus pensamentos e desejos se tornam mandamentos.
    E aos que defedem esse tipo de atitude creio que está na hora de conhecer o verdadeiro cristianismo que jamais utilizaria de poder, manipulação, influencia e coerção para conseguir o que deseja.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.