Mormonismo É Uma Seita?

O que é uma seita?

Mórmons são uma  seita?

Você pertence ou pertenceria a uma seita?

Vlogueira Anna Flores (Foto: YouTube Screengrab)

Vlogueira Ana Roxo (Foto: Print do YouTube)

A vlogueira Ana Roxo apresenta, através de um testemunho pessoal, um interessante resumo do que ela qualificaria como uma seita, e como identificar se determinado grupo é ou não uma seita.

Você concorda com os parâmetros que ela estabelece? Baseando-se nesses critérios, mórmons formam uma seita?

Assista o vídeo:

Em resumo, ela postula os seguintes critérios:

  1. O grupo é “único” sem igual ou par?
  2. O grupo é liderado por um líder carismático e único, com poderes ou intuições especiais que ninguém mais tem?
  3. Você tem amigos íntimos e frequentes fora do grupo?
  4. O grupo consome uma enorme fatia do seu tempo? Impondo cargos? Tirando-lhe tempo de lazer e família?
  5. O grupo exige ou coage pagamentos? Doações? Há transparência em suas finanças?
  6. O que diz o grupo das pessoas de fora? Proíbe contato? Critica-os até formar uma dicotomia “nós e eles”?
  7. É possível criticar o grupo ou líder sem retaliações?
  8. O grupo dita normas sobre conduta íntima? Com quem namorar, com quem casar?
  9. É possível sair do grupo sem retaliações sociais?

Seita é frequentemente um termo pejorativo e raramente é utilizado em auto-referência. Seu sentido mais amplo é simples e neutro:

“Seita (latim secta = “secionar”, “dividir”, “sectar) de forma geral é um conceito complexo utilizado para grupos que professem doutrina, ideologia, sistema filosófico ou político divergentes da correspondente doutrina ou sistema dominantes.”

Contudo, seu sentido mais comum é notadamente mais crítico e específico:

“Segundo Peter L. Berger, seita seria a organização de um grupo contra um meio que consideram hostil ou descrente. O grupo então se fecha em um corpo de doutrinas e vê o restante da sociedade como inerentemente má ou pecadora, passível da ira divina, que inevitavelmente sobrevirá sobre eles. As seitas de orientação cristã usam as noções de pecado e santificação como forma de dar legitimidade discursiva aos neófitos e manter os que já são seguidores. A saída do grupo pode acarretar diversos efeitos psicossociais em decorrência do sentimento de solidão, de autoculpabilização e da hostilidade advinda do grupo que se está deixando. Sair de uma seita nunca é fácil porque ela exerce controle sobre toda a vida individual e coletiva dos indivíduos. As seitas, assim como as religiões instituídas, são agências reguladoras do pensamento e da ação, mas com a diferença de que na seita a regulação tende a ser mais totalizante, devido ao rígido controle que exercem sobre os sujeitos.

Embora o termo seja frequentemente usado apenas às organizações religiosas ou políticas, estende-se também à adesão a grupos militantes minoritários em tensão com a sociedade ampla.”

Baseando-se nesses critérios, vocês diriam que mórmons são uma seita?

24 comentários sobre “Mormonismo É Uma Seita?

  1. O problema de seitas é que elas controlam muito a vida pessoal de seus seguidores e exigem obediência cega de seus líderes…. a igreja SUD é uma seita? Enquanto continuar o culto velado as autoridades gerais ao invés do culto a Deus e a prática da caridade, sim a igreja é uma seita!!!

      • A igreja SUD tem todos os requisitos para ser considerada uma Seita, em detrimento da manifestação dos membros. Infelizmente a definição de seita se enquadra com a Igreja SUD.

  2. Minha opinião, sim o grupo sud, é uma seita com seus próprios preceitos, dialeto(gírias mórmons), onde o relacionamento se da na maioria das vezes com o grupo é aconselhado manter amigos apenas da igreja, grupo seleto onde você percebe que grande parte de seu tempo é gasto na igreja, e claro a maioria não vai ligar pois acredita que o tempo gasto servindo na igreja é essencial para salvação,mesmo que não sobre tempo para família.
    Os casamentos são feitos em sua maioria entre membros onde não é aconselhado casar ou namorar alguém de fora, e se alguém namorar ou casar as criticas e retaliações são abusivas, com entrevistas com bispos e lideres, que vão tentar te convencer a trazer s pessoa para grupo oi se livrar dela.
    E sim caso você saia, haverá retaliações o grupo irá te ignorar e ainda falaram mal de vocês, perde o ciclo social e amigos, simplesmente por nao acreditar na ideologia do grupo.
    Sim a igreja ou grupo sud é uma seita, mesmo tal termo muitas vezes ser usado como algo pejorativo e ligado algo satânico, isso nada tem a ver com o real significado da palavra.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.