Spencer Kimball: Casem Com Aqueles da Mesma Raça

Mórmons são hoje aconselhados a casar dentro de seu grupo étnico?

Em uma publicação oficial da Igreja SUD para professores de adolescentes do sexo masculino, é sugerida a leitura, em aula, de uma citação de Spencer W. Kimball (1895– 1985) que recomenda a busca de um marido ou esposa “da mesma raça”.

vm-casamento

A citação, retirada de um devocional dado por Kimball, em 1976, a estudantes da BYU, diz:

Recomendamos que as pessoas se casem com aqueles da mesma raça e que possuam mais ou menos os mesmos antecedentes econômicos, sociais e educacionais (algumas dessas coisas não são totalmente necessárias, mas desejáveis), e, acima de tudo, que tenham os mesmos antecedentes religiosos, sem dúvida alguma.

 

Como jovens adolescentes ou seus professores na Igreja interpretarão o conselho sobre “raça” e “antecedentes econômicos, sociais e educacionais”? Ao afirmar que “algumas dessas coisas não são totalmente necessárias, mas desejáveis”, a citação de Kimball não traz nenhuma clareza sobre a quais dos critérios está se referindo. Ainda, ao dizer que “algumas dessas coisas não são totalmente necessárias”, a citação sugere que alguns dos critérios listados podem ser, sim, totalmente necessários na busca de um futuro cônjuge.

A citação de Kimball, no entanto, é inequívoca em sua recomendação de não casar com pessoas de outros grupos étnicos. Entre 1852 e 1978, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias desaconselhava fortemente casamentos interraciais, principalmente com negros (veja, por ex., aqui, aqui e aqui) e impedia o acesso de homens e mulheres negros às ordenanças do templo. Dessa forma, o conselho de Kimball sobre casar dentro da sua raça é uma das coisas “totalmente necessárias”.

O Manual de Sacerdócio Aarônico 3, de onde vem a citação, teve seu uso descontinuado há cerca de três anos, embora ainda seja utilizado em algumas alas brasileiras nas aulas para a Organização dos Rapazes. Porém, por que uma publicação tão recente ainda incluía um ensinamento contrário ao casamento interracial? E que aceitação esse ensinamento tem hoje entre mórmons no Brasil?

18 comentários sobre “Spencer Kimball: Casem Com Aqueles da Mesma Raça

  1. Sempre ouvi líderes ensinando isso mas, na prática cansei de ver as filhinhas deles casando com quem não era da mesma raça!

  2. Muitos membros seguem isso a risca, Na minha antiga estacas eles so se casam brancos com brancos, ricos com ricos etc… Na minha estaca atual, ainda nao vi nenhuma pessoa casada com alguem fora do seu grupo etnico.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.