Spencer Kimball: Casem Com Aqueles da Mesma Raça

Mórmons são hoje aconselhados a casar dentro de seu grupo étnico?

Em uma publicação oficial da Igreja SUD para professores de adolescentes do sexo masculino, é sugerida a leitura, em aula, de uma citação de Spencer W. Kimball (1895– 1985) que recomenda a busca de um marido ou esposa “da mesma raça”.

vm-casamento

A citação, retirada de um devocional dado por Kimball, em 1976, a estudantes da BYU, diz:

Recomendamos que as pessoas se casem com aqueles da mesma raça e que possuam mais ou menos os mesmos antecedentes econômicos, sociais e educacionais (algumas dessas coisas não são totalmente necessárias, mas desejáveis), e, acima de tudo, que tenham os mesmos antecedentes religiosos, sem dúvida alguma.

 

Como jovens adolescentes ou seus professores na Igreja interpretarão o conselho sobre “raça” e “antecedentes econômicos, sociais e educacionais”? Ao afirmar que “algumas dessas coisas não são totalmente necessárias, mas desejáveis”, a citação de Kimball não traz nenhuma clareza sobre a quais dos critérios está se referindo. Ainda, ao dizer que “algumas dessas coisas não são totalmente necessárias”, a citação sugere que alguns dos critérios listados podem ser, sim, totalmente necessários na busca de um futuro cônjuge.

A citação de Kimball, no entanto, é inequívoca em sua recomendação de não casar com pessoas de outros grupos étnicos. Entre 1852 e 1978, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias desaconselhava fortemente casamentos interraciais, principalmente com negros (veja, por ex., aqui, aqui e aqui) e impedia o acesso de homens e mulheres negros às ordenanças do templo. Dessa forma, o conselho de Kimball sobre casar dentro da sua raça é uma das coisas “totalmente necessárias”.

O Manual de Sacerdócio Aarônico 3, de onde vem a citação, teve seu uso descontinuado há cerca de três anos, embora ainda seja utilizado em algumas alas brasileiras nas aulas para a Organização dos Rapazes. Porém, por que uma publicação tão recente ainda incluía um ensinamento contrário ao casamento interracial? E que aceitação esse ensinamento tem hoje entre mórmons no Brasil?

17 comentários sobre “Spencer Kimball: Casem Com Aqueles da Mesma Raça

  1. Sempre ouvi líderes ensinando isso mas, na prática cansei de ver as filhinhas deles casando com quem não era da mesma raça!

  2. Muitos membros seguem isso a risca, Na minha antiga estacas eles so se casam brancos com brancos, ricos com ricos etc… Na minha estaca atual, ainda nao vi nenhuma pessoa casada com alguem fora do seu grupo etnico.

  3. Acredito que tais ensinamentos mesmo provenientes do Profeta não fazem mais o menor sentido nos dias atuais. Talvez à época, devido as regras vigentes e hoje extintas, poderiam formar um critério, mas hoje são totalmentes inoportunas e atemporaris e deveriam a meu ver serem retiradas das atividades curriculares da Igreja ainda mais óbvio se torna o que digo quando são dirigidas aos jovens.

  4. Totalmente ultrapassados tais ensinamentos. Os lideres tem que se antenar que o racismo acabou, que hoje temos a internet……

  5. Nos anos 90 diziam que membros deveriam casar com membros e a prática do casamento fora da religião Mormon era praticamente considerado algo contra os padrões dos jovens Mórmons (fonte: guia para vigor da Juventude 1995). Como resultado, os jovens escolheram dois caminhos que era um casar com alguém que de fato não amava, mas era membro da igreja ou dois casar com alguém que amava, mas não era membro a qual no final das contas na maioria das vezes resultava em afastamento da igreja SUD.

    • Isto ai que tu postou é uma realidade até os dias de hoje,no sentido de pressão para casar com a primeira que aparecer pela frente!

  6. Quando eu era um jovem rapaz de 13 anos ouviu essa citação através do Presidente dos Rapazes numa determinada aula. Ele disse que o que Kimball quis dizer com “raça” se referia ao casar com pessoa do mesmo País. Eu entendi de outra forma. Mas hoje entendo que não existem diversos tipos de raças a não ser uma, a humana.

    • No manual de casamento eterno tem essa citação e eu mesmo sei que tinha na igreja no manual dos rapazes,mas no manual do Instituto casamento eterno na página 188 essa parte da raça foi simplesmente suprimida pelos editores

    • “Recomendamos que as pessoas se casem com aqueles da mesma raça e que possuam mais ou menos os mesmos antecedentes econômicos, sociais e educacionais (algumas dessas coisas não são totalmente necessárias, mas desejáveis), e, acima de tudo, que tenham os mesmos antecedentes religiosos, sem dúvida alguma.” [“Marriage and Divorce” (“Casamento e Divórcio”), 1976 Devotional Speeches of the Year (Discursos de Devocionais do Ano de 1976) (Provo: Brigham Young University Press, 1977), p. 144.]

    • Agradecemos a ajuda, Adrianos. Todavia, solicitamos a bondade de não encorajar a preguiça. As fontes encontram-se nos links. As fontes sempre encontram-se nos links (exceto as raras citações de materiais impressos offline, que encontram-se em notas de rodapé).

      Leitores brasileiros precisam aprender a clicar em links e checar fontes e referências. Especialmente os nossos visitantes mórmons, que costumam demonstrar esse tipo de preguiça (como já avisava o estimado Presidente dos Setenta J. Golden Kimball).

      • Certo tudo bem entendo.O Problema que acontece sempre é esse que se você não mostra na cara das pessoas elas não acreditam,mas a partir de agora elas que cliquem nos links se souberem..Ah os Adrianos é sempre o mesmo só muda os desenho a cada comentário hehe

  7. Engraçado que naquela série de vídeos “I’m a mormon” a igreja desesperadamente tenta mostrar uma imagem mais “normal” e menos bizarra, casais de religiões diferentes, mormons motoqueiros e tatuados, tem um vídeo entitulado “country girl” que a mulher fala que depois de ter viajado o mundo e ter tido contato com várias religiões ela percebeu que todos os caminhos falam do mesmo Deus e essa seria uma prova de Sua existência!!!

    Vejo isso como um ponto positivo, a igreja na epoca de joseph era menos rígida e aberta a novas ideias, o livro de mormon era um complemento e não o alvo de culto, a biblia era mais usada e nao havia o “culto aos empresarios e autoridades gerais”

  8. Olá. Realmente quando já tinha me percebido disso eu já tinha me batizado na igreja. Eu tinha 16 anos. Comecei a notar que os rapazes não olhavam para as moças negras, pois sou negra. As brancas se casaram rapidamente, tinham namorados, mais a pequena parte de negras, em geral, estão solteiras até hoje, mesmo sendo mulheres virtuosas. Acabei me casando fora da igreja com um branco francês, mas hoje percebi aos 38 anos de idade que na igreja aqui na Europa tem muitos casamentos interraciais. Já no Brasil, não.

  9. Bom, sou membro da igreja, negro e casado com uma mulher negra. Percebo realmente que infelizmente as mulheres negras na igreja são deixadas de lado, inclusive pelos próprios homens negros da igreja, que massivamente se casam com brancas. Posso contar nos dedos, o número de casais negros que casam entre si.
    Eu sou favorável à politica de casamento entre pessoas da mesma etnia, pois desse modo garantiríamos a diversidade genética tal como o Pai Celestial criou, sem a mistura de étnica e sem a confusão que a mestiçagem causa.

    • Oi, acho que você não está certo. Não tem nenhum problema haver mestiçagem e diversidade de raças, resultante do casamento de etnias diferentes. Para Deus só existe uma única raça, a raça humana.
      Eu, as vezes não concordo com alguns profetas, que fazem citações, que considero que são bastante levianas. Algumas citações não são inspiradas por Deus, mas inventada pelos próprios profetas.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s