Joseph F. Smith: Sem Poligamia Não Há Exaltação

O Profeta Joseph F. Smith explicou que é impossível para um homem ser exaltado no Reino Celestial com apenas uma esposa, em discurso no histórico Tabernáculo Mórmon, em 7 de julho de 1878:

Joseph F. Smith serviu como Presidente da Igreja SUD (1901-1918), Conselheiro na Primeira Presidência (1866-1877, 1880-1887, 1889-1901), e Apóstolo (1866-1918).

Algumas pessoas supõe que a doutrina do casamento plural era uma espécie de superfluidade, ou algo não essencial para a salvação ou exaltação da humanidade. Em outras palavras, alguns dos santos disseram, e acreditam, que um homem com uma esposa, selada a ele pela autoridade do Sacerdócio para o tempo e a para eternidade, receberá uma exaltação tão grande e gloriosa, se for fiel, quanto ele possivelmente poderia com mais de uma [esposa]. Quero aqui registrar o meu solene protesto contra essa ideia, pois sei que é falsa. Não há bênção prometida senão sob específicas condições, e nenhuma bênção pode ser obtida pela humanidade, exceto através do fiel cumprimento das condições, ou lei, sobre as quais a mesma é prometida. O casamento de uma mulher a um homem, para o tempo e para a eternidade pelo poder de selamento, de acordo com a lei de Deus, é um cumprimento da lei celestial do casamento [apenas] em parte – e é bom até onde dá – e conquanto o homem cumpra essas condições da lei, ele receberá sua respectiva recompensa, e essa recompensa, ou bênção, ele não poderia obter por qualquer outro motivo ou condição. Mas este é apenas o começo da lei, não ela toda. Portanto, quem imaginou que poderia obter a plenitude das bênçãos relativas a essa lei celestial, cumprindo apenas uma parte de suas condições, enganou-se. Não se pode fazê-lo. (Journal of Discourses, vol. 20: 28)

6 comentários sobre “Joseph F. Smith: Sem Poligamia Não Há Exaltação

  1. Sem poligamia não há exaltação. Bom, nesse caso, onde fica o pecado do adultério? Às vezes eu quero entender, mas assim fica difícil.

    • Nao confunda adulterio com poligamia poi na poligamia um homem casa se com duas ou mais mulheres adulterio e ter outra ou outras mulheres sem estar casado com elas em do mais eles se casavam com o consentimento da primeira esposa

  2. Entendo que na época a situação era diferente e tal assunto tinha outro contexto; porém, mesmo naqueles tempos tal prática não era aceitável na sociedade mundial especialmente se tratando dos EUA cujo valores familiares eram rígidos no tocante ao casamento e moral familiar.

    Alguns podem argumentar que tal discurso era necessário na época pois o povo era duro, mas os lideres SUD sempre tiveram esse tipo de discurso como se fossem mais importantes que outros membros e povos. O proprio Elder McConkie disse algo que mesmo na época era considerado racista pois ele disse que negros eram decendentes de Caim e não podiam receber o sacerdócio.

    Em outras palavras, líderes SUD faziam discursos que realmente fugia dos valores que Jesus ensinou quando estava em vida Terrena e falavam na base da emoção. Eu mesmo nunca levei a sério algumas coisas que os líderes falavam como um lider autoridade geral que disse que se não apoiasse os líderes, esses automaticamente não apoiavam Jesus Cristo o que não faz sentido algum pois jamais Cristo iria sentir fez ver as pessoas apoiando pessoas fazendo coisas anti-éticas ou imorais dentro da instituição.

    Diria eu que para o bem desses líderes, eles deveriam ficar calados pois muitas vezes falam muitas coisas sem sentido algum.

  3. Desculpe a minha rudeza,mas quando leio estas coisas,digo com firmeza no meu coração, NÃO SÃO DE JESUS CRISTO,está igreja peca por discriminar as mulheres,por promover casamento plural,por discriminação racial(velada),etc.Eu poderia enfileirar outras coisas mais porém o que citei já é suficiente para descaracterizá-lá como detentora do evangelho pleno de Jesus,pois o Cristianismo luta justamente contra estas coisas que por si só já faziam tanto mal naquele tempo qto.fazem nos dias de hj.Hipocrisia.Lamento,é isso..

  4. O Papa SUD em sua infalibilidade afirmou que sem poligamia não há exaltação. E agora? O Papa atual ensina o contrário… Qual deles tem razão. Para quem diz ter revelações diretas de Deus, ou o Deus Mórmon muda muito de idéia, ou os seus Papas etão indecisos em relação a essa questão.

    • Revelacao nao pode contradizer outras revelacoes, os membros atuais se encontram em uma encruzilhada no momento e na verdade so ha tres opcoes quando se trata de Mormonismo. Uma seria que Joseph Smith foi de fato um Profeta, Vidente e Revelador e apesar de suas fraquezas e iniquidades ele ainda foi chamado para restaurar o Evangelho, se essa hipotese for a correta entao todos que vieram depois dele sao falsos profetas e impostores, pois todos abandonaram os ensinamentos da restauracao, principalmente a igreja atual. Segunda hipotese seria que Joseph foi um impostor mas os que vieram depois dele tentaram corrigir os erros e formar uma religiao mais alinhada com as outras denominacoes Cristas, a terceira seria que tanto a Igreja formada por Jospeh quanto a atual sao falsas mas assim como muitas outras tentam fazer o melhor que sabem apesar da corrupcao e abuso financeiro da instituicao. Cabe a cada membro honesto a buscar saber atraves de estudos e oracoes qual dessas hipoteses seria a correta. Uma coisa e certa que a igreja fundada por Joseph Smith nao e a mesma que a igreja atual, ambas se contradizem profundamente.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s