Wilford Woodruff: Pais e Filhos Multirraciais

O então Apóstolo Wilford Woodruff anotou os seguintes ensinamentos em seu diário pessoal, sobre os pais de filhos miscigenados ou multirraciais, de um discurso de Brigham Young proferido diante da Assembleia Legislativa do Território de Utah:

woodruff

Wilford Woodruff, Profeta e Presidente d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias entre 07 Abr 1889 e 02 Set 1898.

“Adão teve dois filhos, Caim e Abel. Caim era mais inclinado para o mal do que Abel. Adão foi chamado para oferecer sacrifício assim como seus filhos. O sacrifício de Abel foi mais aceitável do que o de Caim, e Caim pôs em seu coração tirar Abel fora do caminho, de modo que ele matou Abel. O Senhor disse que não iria matar Caim, mas que iria colocar uma marca sobre ele e ela é vista no rosto de cada Negro sobre a terra, e é o decreto de Deus que essa marca deva permanecer sobre a semente de Caim e a maldição até que toda a semente de Abel seja redimida e Caim não irá receber o Sacerdócio ou a salvação até que toda a semente de Abel seja redimida.

Qualquer homem que tenha uma gota da semente de Caim nele não pode portar o Sacerdócio, e se nenhum outro profeta jamais disse isso antes, eu vou dizer agora, em nome de Jesus Cristo. Eu sei que é verdade e outros sabem disso. O Negro não pode portar uma parte do Governo. Mas o dia virá em que toda a descendência de Caim será redimida e terá todas as bênçãos que temos agora e muito mais. Mas a semente de Abel estará à frente da descendência de Caim por toda a eternidade. Deixe-me concordar hoje em misturar a minha semente com a semente de Caim, e isso traria a mesma maldição sobre mim. E isso serve para qualquer homem.

E, se algum homem misturar sua semente com a semente de Caim, a única maneira através da qual ele poderia se livrar dela ou obter salvação seria vir adiante e ter sua cabeça cortada e derramar seu sangue sobre o chão. Significaria também tirar a vida de seus filhos. 

Diz-se que se um homem mata outro, que ele toma aquilo que ele não pode dar. Se a cabeça de um homem é cortada, a sua vida não é destruída ou o seu espírito que vive. Seu tabernáculo foi destruído. Mas eu posso fazer bons tabernáculos quantos eu puder – se você não acredita, olhe para os meus filhos. Tal sangue foi derramado nos tempos antigos, tanto de homens como de animais. Os primogênitos e melhores do rebanho foram sacrificados no altar, e em alguns casos muitos homens e nações quase inteiras foram sacrificadas ou mortas por causa de seus pecados e iniquidades. Esta fora a única maneira através da qual eles poderiam ser salvos. Se Jesus Cristo não tivesse tido seu sangue derramado, o sangue que Ele recebeu de Maria, sua mãe, o mundo não teria sido salvo.

Não há um descendente do velho Caim que será permitido governar e reinar sobre a semente de Abel e nem você, nem eu podemos ajudá-los. Aqueles que os governam devem fazê-lo em justiça. Sou contra o atual sistema de escravidão. O Negro deve servir a semente de Abrão, mas isso deve ser feito corretamente. Não abuse do Negro e não o trate com crueldade. Tem sido instado aqui que muitos dos judeus eram negros. Sempre que a semente de Judá foi misturada com a semente de Caim, eles perderam o seu Sacerdócio e todas as suas bênçãos.

Como um exemplo, deixe a Presidência, os Doze, os Setenta, os Sumos Sacerdotes, os Bispos e todas as autoridades dizerem agora: Vamos todos nos misturar com a semente de Caim, e eles poderão ter todos os privilégios que eles quiserem. Assim que nós levantarmos nossas mãos para o céu em apoio a isso, naquele momento perderemos o Sacerdócio e todas as suas bênçãos e nós não seríamos redimidos até que Caim o fora. Eu nunca vou admitir isso por um momento.

Alguns podem pensar que eu não sei tanto quanto eles sabem, mas eu sei que eu sei mais do que eles sabem. O Senhor vai nos vigiar a todos nós; o Diabo gostaria de governar parte do tempo, mas estou determinado que ele não nos governará em nada, e os Negros não governarão sobre nós. Não vou admitir a que o Diabo governe em nada. Eu não vou consentir para que a semente de Caim vote em mim e em meus irmãos. Se você quer saber por que não falamos sobre isso na Constituição, foi porque não era da conta deles. Qualquer homem é cidadão, preto, branco ou vermelho, e se os judeus vêm aqui com uma parte do sangue cananeu neles, eles serão cidadãos e terão seus direitos, mas não para governar sobre mim e meus irmãos. Essas pessoas das ilhas e de países estrangeiros não sabem nada sobre governar o povo. Os cananeus não têm a sabedoria necessária para fazer as coisas como o homem branco tem. Devemos precaver-nos contra todo o mal. Eu não vou deixar este povo condenar-se conquanto eu possa ajudá-lo.”


Referência
Diário Pessoal de Wilford Woodruff, Jan 1852, Escritório do Historiador da Igreja, reproduzido em compilação da Kraut’s Pioneer Press sob permissão do Historiador da Igreja como Wilford Woodruff’s Journal Selections, tipografado por Anne Wilde. Ênfases nossas acima.


Quatro observações históricas contextuais:

  1. Brigham Young autorizou a legalização de escravidão negra no Estado de Deseret e, depois, no Território de Utah.
  2. A escravidão negra foi abolida nos EUA em dezembro de 1865.
  3. A “maldição de Cã” foi “removida” em junho de 1978.
  4. Essa foi apenas a primeira vez que a proibição ao sacerdócio foi anunciada na história da Igreja.

Leia mais sobre o que Joseph Smith ensinou sobre negros

Leia mais sobre o que Joseph Fielding Smith ensinou sobre negros

Leia mais sobre a proibição de ordenação de negros ao Sacerdócio

Leia mais sobre o que Joseph Smith ensinou sobre escravidão negra

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre a semente de Cã

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre escravidão negra

Leia mais sobre o que Brigham Young e John Taylor ensinaram sobre negros

7 comentários sobre “Wilford Woodruff: Pais e Filhos Multirraciais

  1. “Os negros não governarão sobre nós.” . kkkk, esta afirmação acintosa e extremamente racista da parte dele, confirma a doutrina, preceitos, pensamentos, etc, etc que fundamentou a seita religiosa mórmon. Imaginem esta afirmação nos dias de hoje, em que os EUA é presidido por um homem negro?kkkk caiu por terra. Esta mensagem só interessa ao grupo de fieis mesmo , pois fora dali, não há fundamento nenhum.

  2. Justo Woodruff, que eu estimava tanto, também cria nesse pot-pourri de idéias, ideologias, doutrinas, pré-conceitos, etc.. Levando em conta que era uma crença comum da época e sem as mídias da atualidade, até entendemos essas ‘doideras’, mas no fundo, religiosos (ou seja que ideologia abrace) dificilmente questionam suas idéias e o quão cruel ou desconexas da realidade elas são.

    Tenho pra mim que na polarização está o cerne da ignorância humana.

    • Gerson, ao que parece não foi Woodruff que fez o discurso, e sim o nosso velho amigo “linguarudo” Brigham Young. Woodruff apenas registrou no diário (diário este, que também era meio misturado com as anotações de história da igreja).

  3. Nenhum profeta é perfeito… até Davi caiu. Quantas vezes pessoas naquela época não ficaram arrasadas com o comportamento de Davi? Deus perdoa a todos nós. Provavelmente Wilford Woodruff deve ter se arrependido de ter falado sobre isso. Quem sabe? Muitas pessoas também não acreditaram em Paulo porque ele foi um grande pecador.
    Davi se arrependeu mas teve que pagar muito caro pelos seus pecados, e mesmo assim ele que foi um grande líder de Deus se perdeu. Veja;
    Deus não tirou a vida de Davi. Ele foi perdoado, mas ainda tinha que sofrer muitas consequências graves. Ele foi humilhado quando um dos próprios filhos tomou algumas de suas mulheres. E, como Davi falou que o ladrão do cordeirinho deve pagar quatro vezes, ele mesmo pagou quatro vezes. Tirou a vida de Urias, e pagou com a vida de quatro de seus filhos. O filho de Bate-Seba nasceu, e morreu logo depois (2 Samuel 12:15-25). Depois, Amnom foi morto pela espada de Absalão (2 Samuel 13:23-36). Joabe matou o rebelde Absalão (2 Samuel 18:9-18). Depois da morte de Davi, Salomão mandou que Adonias fosse morto (1 Reis 2:13-25). …. Então não adianta nada estudar as vidas dos profetas, eles não são perfeitos. … Sejamos humildes e vamos parar de criticar o comportamento dos outros, vamos olhar pra dentro de nós mesmos e fazer o nosso melhor. Quem não quer mais nenhuma religião então que semeie o bem em derredor que é melhor com alegria.

  4. Hoje recebi e almoçei com um setenta de área e falei as coisas que a igreja tinha que melhorar ele me ouviu quieto, mas uma coisa é certa e ambos concordamos. Os pensamentos dos homens evoluem e se refinam, assim como as práticas do Evangelho, isso é certo como Cristo vive, podemos ver as crenças do Velho Testamento serem reconfiguradas no Novo testamento, por isso, muitos não aceitaram Cristo. Para nós a doutrina e prática religiosa ensinada no tempo de Moisés é um choque. Se Wilford Woodruff detectou alguma maldição ou qualquer visão distorcida é nosso dever ponderar e orar para saber se a maldição foi retirada ou se houve uma visão pessoal compartilhada, é nosso dever ponderar e orar para saber se a maldição foi realmente colocada, é nosso dever ponderar e orar para evoluir nossa fé e relacionar-se com o Senhor sobre o assunto. Temos que saber que muitos de nós podemos estar em uma situação de muito mais revelação do que muitos dos profetas antigos. Eu converso com líderes da igreja e sou polêmico. Falo tudo que esse blog publica e por que me ouvem? Porque antes eu já conversei com Deus sobre o assunto e isso faz toda a diferença! Sei que o Espírito Santo amplia nossa capacidade intelectual, ele aumenta e dá variedade às nossas conexões neuronais, nos revela conhecimentos inéditos. Nos conforta e nos consola com dúvidas ainda não solucionadas, destila a verdade sobre nossa alma. Na igreja podemos debater, questionar mas nunca ser inimigo do Espirito do Senhor, porque quando ele nos disciplina, nos deixa num lugar e num limite seguro. Depois disso, se ultrapassarmos a linha e ofendermos o Santo Espírito não estamos mais em campo NEUTRO e sim em território inimigo sendo enganados por falsos espíritos. Quando menos percebemos deixamos de fazer as coisas básicas que nos traziam paz na alma como ler as escrituras, participar e oficiar em ordenanças sagradas, oração, serviço ao próximo, jejum entre outros… Seremos como os lamanitas quando combatiam os nefitas somente dependendo de sua própria força.

  5. Esse post é interessante e instigante!
    Quando se faz base e fundamento de doutrina, criado em cima de uma situação utópica, inexistente, apenas lendária, instituída para fundamentar a auto estima e preservação de um povo. Os Judeus. Nitidamente, os homens modernos, com conhecimento acumulado pela história e ciência, tem o dever moral e a capacidade intelectual de dar um prisma melhor para tis erros doutrinários e separar nitidamente o que era, o que é o que não é revelação, e sim, auto preservação daquele povo, para que não saiamos em erros crasos doutrinários ou fundamentemos nossas vidas , em situações que irá fazer com que tenhamos preconceitos, por sermos de cor diferente, status social diferente, orientação sexual diferente.
    Tal indagação se urge…Se os SUD, fundamentaram sua vida de fé em erros crasos ontem, podemos fundamentar nossa vida de fé e atitudes em erros ditos por autoridades eclesiásticas hoje? Na minha opinião sim, erram e muito em doutrina e em estilo de vida. Mas a oração e o discernimento faz com que o Espírito vivifica a verdade em casa ser que a busca.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s