Brigham Young: Mãe das Mães

Nesse dia das mães, celebremos a mãe de todas as mães: Quem foi Eva?

Brigham Young
O Presidente Brigham Young fez os seguintes comentários sobre a mãe de todas as mães, Eva, explicando quem ela era:

“Agora ouçam, ó habitantes da terra, judeus e gentios, Santo e pecador! Quando nosso pai Adão entrou no jardim do Éden, ele adentrou-o com um corpo celestial, e trouxe Eva, uma de suas esposas, consigo. Ele ajudou a fazer e organizar este mundo. Ele é Miguel, o Arcanjo, o Ancião dos Dias! sobre quem os homens santos têm escrito e falado – Ele é nosso Pai e nosso Deus, e o único Deus com quem temos que nos relacionar. Cada homem sobre a terra, cristãos professos ou não professos, deve ouvi-lo, e vai saber disso mais cedo ou mais tarde. Eles vieram aqui, organizaram a matéria-prima, e arranjaram em suas ordens as ervas do campo, as árvores, a maçã, o pêssego, a ameixa, a pêra, e todas as outras frutas que é desejável e bom para o homem; a semente foi trazida de outra esfera, e plantadas nesta terra. O cardo, o espinho, o mato, e a erva daninha não surgiu até depois que a terra foi amaldiçoada. Quando Adão e Eva comeram do fruto proibido, seus corpos se tornaram mortais por causa de seus efeitos e, portanto, seus filhos eram mortais. Quando a Virgem Maria concebeu o menino Jesus, foi o Pai quem O gerou em sua própria semelhança. Ele não foi gerado pelo Espírito Santo. E quem é o Pai? Ele é o primeiro da família humana; e quando ele tomou tabernáculo, este foi gerado por seu Pai no céu, após a mesma maneira que os tabernáculos de Caim, Abel, e o resto dos filhos e filhas de Adão e Eva … É verdade que a terra foi organizada por três personagens distintos, a saber, Eloheim, Yahovah, e Miguel, estes três formam um quórum, como em todos os corpos celestes, e em elemento organizador, perfeitamente representada na Deidade, como Pai, Filho e Espírito Santo”. (Journal of Discourses 1:50)

Young explicou que Eva era uma das esposas plurais de nosso Pai e nosso Deus, e que ela possuia um corpo celestial ao vir com Ele para a Terra, habitar o Jardim do Éden.

“Quanta incredulidade existe nas mentes dos Santos dos Últimos Dias em relação a uma doutrina particular que eu revelei a eles, e que Deus revelou a mim – a saber, que Adão é nosso Pai e Deus… Nosso Pai Adão ajudou a fazer esta terra, … ele e seus companheiros chegaram aqui. Ele trouxe uma de suas esposas com ele … Nosso Pai Adão é o homem que está no portão e possui as chaves da vida eterna e salvação para todos os seus filhos que já vieram ou que jamais virão sobre a terra …. Nós dizemos que o Pai Adão veio aqui e ajudou a fazer a terra. Quem é ele? Ele é Miguel … Ele foi o primeiro homem na terra, e seu arquiteto e criador. Ele, com a ajuda de seus irmãos, a trouxe à existência. Então ele disse: ‘Eu quero que meus filhos que estão no mundo espiritual venham morar aqui. Uma vez eu morava sobre uma terra parecida com esta, em um estado mortal. Fui fiel, recebi minha coroa e exaltação. Tenho o privilégio de estender meu trabalho, e ao seu aumento não haverá fim. Eu quero que meus filhos que nasceram para mim no mundo espiritual venham aqui e tomem para si um tabernáculo de carne, para que seus espíritos possam ter uma casa, um tabernáculo ou uma local de moradia como o meu tem e onde está o mistério?'” (Deseret News, 18 de junho de 1873)

Deus Pai desceu à Terra com uma de suas esposas, Eva, para poder trazer consigo Seus filhos espirituais, que presumidamente seriam os filhos espirituais dela também. Deus Pai Adão havia passado por uma vida mortal em um planeta similar à nossa Terra, e havendo sido “fiel” na mortalidade, recebeu sua “coroa” e “exaltação”, podendo agora ter filhos espirituais e popular novos planetas com eles. Young não especifica, porém logicamente presume-se que insinuara que Eva também havia percorrido o mesmo trajeto que seu esposo, Adão-Miguel.

Então quem fora Eva, a mãe de todas as mães?

De acordo com Brigham Young, Deus lhe revelou que Eva fora uma mulher mortal em outro planeta, que provou-se fiel em sua vida mortal, e após sua ressurreição e recebeu sua exaltação e um corpo celestial e imortal. Em determinado, porém não especificado momento, uniu-se à família de Adão sendo-lhe selada como uma de suas esposas e, em conjunto com outras esposas-irmãs, gerou-lhe bilhares de filhos espirituais. Desceu, eventualmente, à esta Terra com seu marido eterno para trazer Seus filhos à uma vida mortal, para que pudessem passar pelo mesmo processo. Eva, portanto, teria sacrificado sua vida imortal e seu corpo celestial, por uma vida mortal e os sofrimentos de um corpo mortal (i.e., dor, fome, doença, cansaço, depressão, morte) apenas para oferecer a oportunidade de uma vida melhor para Seus filhos.

Não seria isso o protótipo da Mãe com “m” maiúsculo?

Feliz dia das mãe a todas as mães.


Leia mais sobre o que Brigham Young achava de médicos

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre Adão

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre negros

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre poligamia e expiação

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre a palavra de sabedoria

Leia mais sobre a proibição de ordenação de negros ao Sacerdócio

Leia mais sobre o que Brigham Young ensinou sobre honestidade

3 comentários sobre “Brigham Young: Mãe das Mães

  1. Alguns ensinamentos de Brigham Young são de um todo intrigantes nos deixam um tanto confuso pois fico aqui pensando como um ser ja ressuscitado como Adão e Eva de acordo com Brigham Young depois de ja haverem recebido sua exaltação e ressurreição tornaram-se sujeitos a morte sendo que as escrituras ensinam que não pode mais haver morte apos a ressurreição?Podemos entender então que Young disse que o Pai Celestial é o mesmo Adão?Se for como Brigham Young ensina mesmo assim é difícil compreender como isso se conecta com os ensinos que nos dizem que o Pai falou com Adão e Eva no Jardim do Éden.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s