Manual Missionário e Ensinamentos Esquecidos

Quem serviu uma missão já leu e releu por diversas vezes a conhecida “Bíblia branca”.  Seus padrões conforme a sua introdução foram “aprovados para missionários pela Primeira Presidência e Quórum dos Doze Apóstolos”.

missionários mórmons roupas

Missionários com chapéus e óculos de sol (Imagens: lds.org)

Alguns desses padrões são para proteção física e espiritual dos missionários. Acredito que muitos deles são lembrados no campo missionário e após seu regresso. Porém, há dois ensinamentos importantes que por descuido ou rumos na vida são esquecidos.

Na página 38 temos a seguinte advertência:

“É também sua responsabilidade fortalecer os conversos na Igreja. Talvez não seja possível visitá-los, no entanto, poderá escrever-lhes ocasionalmente para fortalecê-los. (…) Quando retornar para casa, não se esqueça daqueles a quem você ensinou. Seja digno de sua confiança o tempo todo. Escreva-lhes ocasionalmente e incentive-os a permanecerem fiéis.”

Na página 57 onde fica a seção sobre a “Liderança da Missão” há uma explicação sobre designações mal compreendida entre muitos missionários e menos ainda entre os membros leigos:

“A designação de liderança nunca deve ser vista como uma forma de obter reconhecimento ou progresso pessoal, mas sim como oportunidades de servir aos outros (…) Um assistente do presidente não é mais importante que qualquer outro missionário.”

Às vezes me pergunto como estão aqueles que um dia foram missionários nessas duas questões. Vocês mantem contato com seus conversos nas redes sociais? Onde residem os membros conseguem analisar que um chamado não é sinônimo de prestígio mas, de trabalho na Obra?

14 comentários sobre “Manual Missionário e Ensinamentos Esquecidos

  1. Eu vou ser sincero. sempre estive disposto servir ao próximo, mas ultimamente não estou tendo resiliência com esse assunto, pois tal causa mais decepção do que satisfação, por isso pra não ficar totalmente isento dessa responsabilidade prefiro servir aos mais próximos, principalmente minha família.

    • Estou na mesma situação, possuo um testemunho do evangelho, mas preferi me afastar dos canalhas que alguns chamam de lideres! Hoje eu entendo que o “Evangelho Restaurado” é uma coisa e a “Igreja” instituição humana são coisas completamente diferentes, para mim a igreja é um mau necessário que tenho que engolir por causa do evangelho!! Conheço muito bem a história da Igreja, inclusive sua parte nebulosa e bizarra e isso em nada diminui minha crença de que Joseph mesmo com todos os muitos defeitos e limitações fez o que pode para servir ao Senhor, assim como seus sucessores. Creio que o grande problema da maioria dos suds é gerar expectativas irreais sobre a vida de membro e especialmente a maioria dá credito demais aos babacas que estão na liderança!! Existem bons homens? Sim mas são poucos, a maioria é ignorante, despreparada, arrogante e orgulhosa!! Confesso que a única coisa que me mantem ativo na igreja é o desejo de viver com minha amada familia para sempre!! Se não fosse essa motivação, já teria partido sem olhar pra tráz!!! Creio no evangelho, creio muito no Senhor Jesus Cristo e acredito na missão de Joseph Smith, assim como no LDM, mas hj para mim frequentar as reuniões é um pé no saco, tomo o sacramento e vou embora!! Me cansei de tudo!!!

      • passei por essa percepção na igreja sud. hoje nao creio q ela seja a igreja verdadeira. creio sim q joseph smith fez o possivel pra viver um evangelho de fatoas atualmente se estivesse entre os vivos era com tristeza que ele veria com o que fizeram com o seu legado. eu lua as escrituras e no via nada na prática a ponto de perem pra eu sair de um bamco porq quem iria sentar ali era a familia dela ….e eu ficar pasma ..nao…fiz como joseph orei pedindo direcionamento a Deus e ele me deu a familia espiritual que eu precisava pra mim e minha filhinha.: a igreja de Cristo no Brasil.
        Um abraço. tenha fé em Deus e ore pedindo discernimento

  2. Eu sou dessa época , quando os missionários tinham amor pelas pessoas que ensinavam, quando levavam tudo a sério , não aceitavam um copo d’Água se estivessem fazendo jejum, procuravam não quebrar as regras, enfim. Mantive contato com muitos deles após a missão , inclusive por cartas, usando correio !!
    Eu vejo que hoje as coisas mudaram, o nível dos missionários caiu muito, levam tudo na brincadeira, e a igreja só perdeu com isso.

    • Na verdade Camila o que acontece é totalmente ao contrário! Hoje em dia os missionários tem muito mais dificuldades para fazer o trabalho normal de proselitismo, eles dependem muito mais da ajuda dos membros. Por mais que de uns anos para trás a idade tenha sido reduzida, percebo que ao longo da história da igreja, os missionários possuem muito mais conhecimento do que se comparado aos missionários de décadas anteriores. Não podemos generalizar todos pela falha de um ou outro.

      • Que tipo de dificuldades, Renan ? Por que está mais difícil hoje ? E se é dificil, por que não dobrar os joelhos e orar ? Talvez fosse melhor do que postar fotos no facebook. Sim, porque até isso eles fazem hoje…
        Outro dia, convidei os missionários para cantar um hino, como faziam antes, e eles caíram na gargalhada. Não tem comparação, o nível espiritual caiu muito !

  3. Eu ainda sou amiga dos meus recém conversos mas não exijam perfeição de quem já foi missionário, cada um tem suas dificuldades 🙂
    Não somos perfeitos pelo motivo de que saímos para pregar o evangelho, melhor cada um avaliar sua vida e ser feliz fazendo o possível aos olhos do Senhor.

  4. Eu particularmente sempre procuro manter contato com os conversos;de longe realmente não dá para fazer muito a não ser como diz o manual: Escreva-lhes ocasionalmente e incentive-os a permanecerem fiéis.”

  5. Após trinta anos de retorno do campo missionário, não tenho contato com ninguém. Nem com ex companheiros, nem com conversos. Posso acrescentar que o que mudou foi minha perspectiva sobre muitas coisas relacionadas á igreja.

  6. Mudaram muitas coisas no Trabalho Missionário.

    Antes, saíamos de casa 9:30 da manhã para trabalharmos.

    Aqui na Missão Cuiabá os missionários saem 11:30 para o almoço e começam a trabalhar 14:00.

    Para mim o Trabalho Missionário era integral, esquecer das coisas do mundo e se concentrar nas coisas de nosso Deus.

    Aqui onde moro ulaguns missionários foram liberados para fazer ENEM.

    Fora que nos dias de jejum o Presidente liberou os missionários para tomarem água.

    Falta mais seriedade no Trabalho.

    Eu ainda tenho contato com membros e pesquisadores que eu conheci na época em que trabalhei na Obra Missionária.

    Faz 17 anos que voltei.

    Saímos da missão, mas a missão não sai de nossas vidas.

    Me adicione no Facebook :

    Altamir Albuquerque Botelho

  7. Realmente com a baixa da idade existe o ônus e o bônus.Tudo isso são as mudanças culturais das épocas, vejamos no tempo de BY e Elder Pratt que deixavam as esposas sozinhas para ir para missão.Lembremos da época que vendiam LDM , dos missionários de construção.Tudo isso é metamorfose ambulante! Mas a obra é do Senhor ! Que usa as coisas “fracas” do mundo para abater as fortes. Alguns acham que está “fraco” ou tem “fraqueza” demais , mas é o que o Senhor tem e possui como recurso não é mesmo? Feliz é de quem aproveita a oportunidade para crescer e evoluir. Aproveitar a missão como o grande momento de sua vida! Creio que a responsabilidade de ser um bom missionário vem mais de dentro pra fora do que de fora para dentro.

  8. Ainda tenho contato com meus conversos e sempre me emociono ao falar com eles!! Mas verdae seja dita o nível de maturidade, conhecimento e comprometimento dos missionários de hoje é muito baixo comparado com a minha geração e gerações passadas!! Parece que a maioria só vai para fazer turismo!!

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s